sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Produtos #38 - Barrinhas (Sem Glúten e Sem Açúcar) da Flormel




Já mencionei num post aqui no blog que, em virtude da minha parceria com o site Faz Bem - à Tua Vida, podiam num período de tempo limitado receber uma barrinha de oferta em encomendas de valor superior a 25€ (e ainda os 20% de desconto do costume) com o meu cupão, avela.

A oferta da barra era até 20 de Setembro, mas entretanto foi alargada até ao fim do mês (ou seja, até amanhã). Assim sendo, se não souberam da oferta a tempo ou não tiveram oportunidade de fazer uma encomenda têm um tempo extra para aproveitar :)


Como entretanto provei todos os sabores de barrinhas que ainda não conhecia decidi também fazer um ranking com a minha opinião sobre cada um deles. Se quiserem comprar é claro que podem fazê-lo, no mesmo site (e continuam a receber a oferta e os 20% de desconto, desde que atinjam o valor mínimo!)!

Antes de mais, quero avisar que foi difícil fazer o ranking: todas as barrinhas são muito boas e algumas são bastante semelhantes! Se estiverem curiosos em relação ao sabor e consistência, digo-vos já que são bastante diferentes das barras de cereais que se compram nos supermercados: têm mais textura (porque têm frutos secos em pedaços grandes) e são 'pegajosas' (no bom sentido), às vezes parecem mais um nougat do que uma barra (e quem não adora nougat?) :) O sabor é mais neutro nas versões de frutos secos e mais marcado nas versões de fruta (banana e damasco, por exemplo), mas agradável e nada enjoativo em qualquer uma delas!

Em termos nutricionais diferenciam-se por não terem açúcar adicionado nem glúten (o que é ótimo para quem tem intolerância, imagino que seja difícil encontrar barrinhas isentas). No entanto, como vão ver abaixo, a informação nutricional não é propriamente perfeita: inclui alguns óleos, adoçantes e etc. Como sempre, acredito que com moderação não há mal nenhum em comer este tipo de coisas :)

E pronto, já chega de tagarelar - vamos ao que interessa.




Acho que não é surpresa que esta combinação consiga o primeiro lugar: sempre adorei castanhas do Pará e cajus, e tenho a certeza de que também adoraria baru se alguma vez na minha vida tivesse sabido que isso existia. ;)

Esta barra é muito crocante e tem um sabor delicioso, ligeiramente doce e com aquele toque maravilhoso dos frutos secos. Aconselho vivamente :)






Admito que, como a maior parte das pessoas aqui em Portugal, só provei açaí na sua forma processada (congelado com xaropes de açúcar e etc.), mas não consigo deixar de simpatizar com ele, mais não seja pela sua cor adorável :P

Acho que o sabor algo forte do açaí combina muito bem com o caju nesta barrinha (e olhem-me só para aquela cor!) :)





Adoro coco e limão, e a combinação dos dois sabores é um clássico que nunca desilude. Esta barrinha tem um sabor muito fresco e aquela textura caraterística do coco, até associei à cocada da mesma marca :)






Inicialmente admito que pensei que este sabor pudesse ser enjoativo, mas estava enganada! O sabor a morango não é demasiado doce e combina muito bem com os frutos secos. A textura também é incrível :)



5º - Cupuaçú e Coco Verde



Esta barra é ligeiramente parecida à primeira, mas em vez de ter tantos pedaços é mais uniforme. Até lembra um bocado chocolates tipo snickers, por ser sticky e ter pedacinhos pelo meio :P






Não é tão crocante como a primeira, mas o sabor dos frutos secos também é maravilhoso!


7º - Cranberry



Esta barra não está num lugar melhor porque eu não sou muito fã de uvas passas e coisas do género, mas mesmo assim achei-a agradável! Esta tem uma cobertura de chocolate branco :)






Já devem ter reparado que eu tenho preferência pelas barras de frutos secos, mas gostei na mesma das de fruta - e esta combinação de damasco com nozes é muito interessante! Achei que combinava especialmente bem com o chocolate branco :)






Se gostarem de banana neste tipo de coisas esta barra é para vocês, até porque banana, avelã e chocolate é um trio afamado. Eu não morro de amores pelo sabor a banana neste tipo de coisas, confesso. Mas, e correndo o risco de soar a disco riscado, ainda assim não desgostei!



E é isto. Sublinho que foi difícil escolher os lugares, não estava a mentir quando disse que gostei de todas :P

Não se esqueçam de aproveitar a oferta até amanhã! Bom fim-de-semana :)

domingo, 24 de setembro de 2017

Receitas Testadas da Semana #19 e #20



E chegámos à vigésima edição desta rubrica :) Já soma centenas de receitas testadas! Acho muito giro ter uma compilação destas fotos. Espero que gostem!

Arroz de Couve-Flor


Bolo de Batata-Doce


Bolo de Cacau de Microondas


Bolo de Cenoura


Bolo de Tangerina e Coco


Crepioca (receita com claras e quark aqui)


Panquecas com Claras


Pão de Microondas


Papas com Claras (receita para microondas aqui)


Queques de Aveia e Quark


Tarte de Queijada (versão com whey aqui)


Tudo com bom aspeto, concordam? Boa semana :D 

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

25% de Desconto + Oferta de Manteiga de Amendoim na EU Nutrition



Até Domingo poderão novamente usufruir de um desconto mais elevado (de 25%) em encomendas no site da EU Nutrition, desta vez com um bónus - oferta de 1kg de manteiga de amendoim natural para encomendas de valor superior a 60€!

Para obter estas ofertas apenas precisam, como de costume, de usar o cupão euavela15 :)

Há pelo site algumas novidades (pepitas de cacau cru, aveia sem glúten biológica, alguns suplementos...), aproveitem para dar uma vista de olhos :D

sábado, 16 de setembro de 2017

Overnight Oats de Chocolate e Manteiga de Amendoim (Saudável, Vegan, Sem Açúcar Adicionado, Sem Glúten/Lactose)


Os primeiros overnigh oats de que gostei eram algo elaborados. Sem dúvida que eram ótimos, mas às vezes a intenção que temos quando fazemos overnight oats é ter um pequeno-almoço saudável que só exige que o retiremos do frigorífico de manhã (e vamos admitir - quando uma pessoa acordou há pouco tempo até esta tarefa tem o seu quê de desafiante). Quando se adiciona a isto triturar banana congelada para fazer gelado exigimos a nós próprios que sejamos uma morning person, e a partir da primeira vez em que consideramos seriamente esbofetearmo-nos para manter os olhos abertos começa a nascer a suspeita que estas coisas não se forçam.
À primeira vista a solução é fácil - omitir o gelado de banana. E acreditem, esta solução foi testada: não por mim, mas pelo meu processador (contador de saudades com 3 anos passados: nenhumas ainda), que decidiu avariar numa manhã em que já tinha a parte da aveia pronta do dia anterior e só faltava o gelado.
A verdade é que, talvez por comparação, os overnight oats de chocolate sozinhos não tinham grande piada. Ainda tentei aquecê-los, mas foi pior a emenda que o soneto - ficaram com uma consistência mesmo estranha, tanto que a tarefa de os comer não se revelou propriamente agradável.
Como antes tinha experimentado várias receitas de overnight oats mais simples i.e. sem gelado e não tinha ficado grande fã atribuí a culpa ao género de receitas na totalidade. A redenção demorou, mas depois fiz uns mais clássicos que finalmente que me convenceram: os de limão com iogurte.
Um ano depois, seguiram-se estes. Desta vez de chocolate, lembrando más experiências anteriores - o que não os impediu de serem deliciosos (se bem que, sendo honesta, têm manteiga de amendoim, o desfecho era óbvio).
Este é o pequeno-almoço prático e delicioso que sempre desejaram. Porque se ser uma morning person não for uma caraterística inata, acredito seriamente que o caminho para a adquirirem passa por pequenos-almoços com chocolate e manteiga de amendoim. ;)





Overnight Oats de Chocolate e Manteiga de Amendoim (Saudável, Vegan, Sem Açúcar Adicionado, Sem Glúten/Lactose)
Adaptado daqui
Para cerca de 3 doses

Ingredientes:
[  1/2 banana grande
[  180g de abóbora cozida (usei abóbora hokkaido, mas podem usar outra - abóbora manteiga, por exemplo, resultará bem)
[  1 colher de chá bem cheia de manteiga de amendoim natural (cerca de 20g)
[  1 colher de chá bem cheia de mel (cerca de 20g; substituam por xarope de seiva de ácer ou semelhante para a versão vegan)
[  2 colheres de sopa de cacau (cerca de 10g)
[  1 colher de sopa de sementes de chia (cerca de 10g)
[  40g de flocos de aveia (certificada sem glúten para a versão sem glúten)
[  250ml de leite (vegetal para as versões vegan ou sem lactose)
[  1 colher de chá de extrato de baunilha (opcional)

Preparação:
| Colocar a banana e a abóbora cozida num recipiente e triturar com a varinha mágica (podem triturar num processador/liquidificadora ou mesmo esmagar com um garfo, se não se importarem que fique com alguns pedaços).
| Adicionar a manteiga de amendoim, o mel, o cacau, as sementes de chia e a aveia e misturar bem.
| Juntar o leite e o extrato de baunilha. Mexer de forma a que a mistura fique homogénea e colocar num recipiente hermético. Deixar no frigorífico durante pelo menos algumas horas antes de consumir (eu deixo a noite inteira).


Estas papas não ficaram de todo sem graça: entre a abóbora, a banana, a chia e a manteiga de amendoim, a consistência fica magnífica. Uma das coisas que me desagrada nalgumas receitas de overnight oats é a ausência de ingredientes deste tipo: se se confiar apenas na capacidade da aveia e do leite para fornecerem uma textura cremosa ficam com uma consistência 'áspera' que dá a uma pessoa vontade de se ficar pela aveia aquecida que as pessoas normais comem. :P
Pela diversidade dos ingredientes pode parecer que o sabor é meio 'quimera', mas a nota principal é do cacau (adoçado). Recomendo vivamente!
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Informação Nutricional (por uma dose)
Energia: 203kcal
Proteínas: 8.7g
Hidratos de Carbono: 29g 
-       Dos quais açúcares: 10.8g
Lípidos: 7.4g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 1.5g
Fibra:  6.8g
Sódio: 15mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 dose ou 1/3 da receita). O leite considerado foi de soja, sem açúcar adicionado. Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
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