sexta-feira, 19 de junho de 2020

Crème aux Oeufs Proteico


Recentemente tenho-me deparado com fotografias de crème aux oeufs no Instagram. Para quem não conhece, é uma sobremesa francesa: um creme feito com ovos, leite e açúcar, e cozido em banho maria. É parecido com o famoso crème brûlée, mas um pouco menos rico por ser feito com leite em vez de natas e ovos inteiros em vez de gemas. Também há uma clara diferença a nível da popularidade - é o primo desconhecido do crème brûlée, digamos, tristemente destinado a viver sob a sombra do seu parente :P
Por ser uma sobremesa menos densa e menos rica em gordura, despertou o meu interesse: pareceu-me ter potencial para ser transformado com sucesso num creme de perfil nutricional invejável, recorrendo à milagrosa whey de gelado de baunilha para substituir o açúcar.
Inventei uma receita tão simples que fiquei até à última a pensar que ia correr mal. Quando coloquei os copinhos no forno pensei que não iam cozer em condições; quando os tirei do forno e estavam perfeitos pensei que iam abater; quando não abateram pensei que certamente teriam um sabor horrível.
Foi só quando provei a primeira colher que finalmente cedi, rendendo-me às evidências: estava maravilhoso.
Como não podia deixar de ser, partilho tal maravilha com vocês. E se acharem que parece demasiado simples para resultar, já sabem: para se convencerem, só mesmo provando :D






Crème aux Oeufs Proteico
Para 6 copinhos

Ingredientes:
[  500ml de leite magro
[  3 ovos
[  50g de whey (usei e recomendo a de gelado de baunilha da EU Nutrition; o cupão euavela15 dá-vos desconto e ofertas no site. Há sacos de 500g e potes de 2kg; os potes costumam ter ofertas acumuláveis com o cupão!)

Preparação:
| Levar o leite a aquecer a lume médio, até fervilhar. Desligar o lume e reservar.
| Utilizando uma batedeira elétrica, bater os ovos com a whey durante cerca de 30 segundos (apenas até a mistura ficar cremosa e homogénea).
| Adicionar o leite quente aos poucos, mexendo bem com uma vara de arames.
| Transferir o preparado para taças pequenas. Colocá-las num tabuleiro com água quente até metade da altura.
| Levar ao forno pré-aquecido a 160 graus durante cerca de 30 minutos.



O creme ficou com a minha textura ideal, leve e cremosa. No topo ficou um pouco menos denso e com mais bolhinhas de ar, no fundo ficou mais uniforme e macio, quase a lembrar um pudim.
O sabor ficou perfeito também: doce na medida certa, com o clássico aroma da baunilha a destacar-se e a contribuição do ovo e do leite em pano de fundo, a acrescentar aquele sabor típico das sobremesas francesas.
Arrisco repetir-me, mas é mesmo surpreendente que uma receita tão simples e com tão bom perfil nutricional resulte tão bem! Voltarei a fazer sem dúvida :D
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Informação Nutricional (por um copo)
Energia: 103kcal 
Proteínas: 12.9g 
Hidratos de Carbono: 5.3g 
-       Dos quais açúcares: 4.4g 
Lípidos: 3.4g
-          Dos quais hidrogenados: 0g
-     Dos quais saturados: 0.9g 
Fibra:  0g 

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a um copo ou 1/6 da receita)Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
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quarta-feira, 17 de junho de 2020

Receitas Testadas da Semana #176


E temos a clássica dose hebdomadária de coisinhas deliciosas, desta vez com a novidade do mini cheesecake que lanchei num destes dias (porque sou uma gulosa) e partilhei com vocês (para não ser gulosa sozinha :P) :D
Aqui vão elas:



























Overnight Oats Proteicas (a versão de stracciatella está aqui)










Pudim Flan Proteico (a minha versão 'XL' está aqui)


Queijadas de Cenoura




Versão "espuma", como esta que fiz há já algum tempo :)
Boa semana :) 
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