Mostrar mensagens com a etiqueta mealprep. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta mealprep. Mostrar todas as mensagens

domingo, 7 de abril de 2019

Preparação de Refeições #31 - Pescada com Favas, Batatas e Cenoura



À semelhança da semana passada, as refeições desta semana foram muito simples - e na verdade muito semelhantes ao nível da confeção. O tempo escasseia e eu refugio-me logo em refogados básicos, mas a culpa não é minha, não fui eu que os fiz tão práticos e deliciosos :P

Como não adorar comida que só suja um tacho? :)
Tendo sido as refeições tão simples, este será um post curto, só para partilhar alguns dos ingredientes que usei e dizer mais ou menos como fiz (embora não seja nenhuma novidade, acho que basta olhar para o tacho para saber como é que se faz :P).

Basicamente, piquei quantidades generosas de cebola, alho e pimentos, juntei um fio de azeite e levei a refogar a lume médio. Quando a cebola começou a ficar translúcida adicionei um bocadinho de polpa de tomate e água quente. Depois de deixar os vegetais cozerem bem transferi tudo para um copo alto e triturei com a varinha mágica.

A seguir devolvi a mistura ao tacho, temperei (usei o habitual: sal, salsa, orégãos, manjericão, pimenta, pimentão-doce e paprika) e adicionei mais água quente. Voltei a levar ao lume, e quando ferveu juntei o peixe. Deixei-o cozinhar até estar pronto (podem testar com um garfo), depois retirei -o para um prato e coloquei no tacho favas, batatas (descascadas e cortadas em pedaços pequenos) e cenoura (descascada e cortada em tiras).

Quando os vegetais estavam prontos voltei a colocar o peixe no tacho e deixei aquecer. Optei por cozer o peixe em separado porque este desfaz-se facilmente, e assim estive mais à vontade para mexer os vegetais. Mas também podem cozer tudo junto, adicionando os vegetais ao tacho um pouco depois do peixe :)

No meu caso as favas, as batatas e as cenouras demoraram o mesmo tempo a cozer porque as favas eram pré-cozidas e pequenas. No caso de usarem favas normais será melhor adicioná-las um pouco antes do resto!

O peixe que usei foi este:


É da Pescanova e comprei em promoção no E. Leclerc - 1kg (que compreende uma dúzia de medalhões) ficou a cerca de 10€, achei que era um preço razoável. No que toca a pescada congelada prefiro mesmo os desta marca ou da Iglo, acho bastante melhores. Também sou fã dos medalhões do Continente, mas não vou lá com tanta frequência, por isso não costumo comprar. De qualquer forma, penso que o preço também não fica muito abaixo dos 10€/kg!

O único aspeto negativo deste peixe é vir tão cheio de plástico. Não sabia que os medalhões vinham individualmente embrulhados, mas parece-me um exagero - até porque já comprei medalhões de peixe congelados que vinham só numa caixa de cartão, por isso não será indispensável a nível de segurança alimentar.

Quanto às favas, por norma também uso sempre congeladas, e desta vez comprei estas:


Costumo usar as da marca branca do Lidl ou E. Leclerc, mas estas estavam em promoção e ficavam mais baratas. Honestamente não me lembro bem do preço, mas acho que rondava 1€ (por embalagem de 400g). Não são os vegetais mais baratos, mas também não são assim tão caros, e não sei quanto a vocês mas eu adoro favas :)

Achei piada ao tamanho destas - são muito mais pequenas do que as que costumo usar, que por norma têm pelo menos o dobro do tamanho. Nunca tinha visto favas assim, e até fiz questão de mostrar à minha avó, que ficou igualmente surpreendida :P

O facto de serem pré-cozidas é agradável - embora não seja assim tão penoso cozer favas normais, quando há pouco tempo estas são super práticas, ficam prontas num instante :)

E pronto, esta semana foi tão simples quanto isto!

O prato :)
Adorei mesmo as refeições, para variar :P Ficou tudo muito saboroso, e os vegetais com aquele molhinho são só a coisa mais viciante de sempre :)
Rapidamente preparei 5 refeições completas para a semana, o que representa uma economia de tempo considerável - e uma boa forma de garantir que se come uma refeições saudáveis e saborosas!

domingo, 31 de março de 2019

Preparação de Refeições #30 - Frango em Molho de Tomate e Pimentos com Ervilhas e Ervilhas de Quebrar



Aqui estou eu mais uma vez para partilhar as refeições da semana. Como não tenho tido grande tempo, foram bem simples, mas nem por isso menos saudáveis ou deliciosas :)

Apreciem bem aquela bela travessa cheia de ervilhas de quebrar < 3

*O frango*
Não publiquei receita do frango porque é a mesma história de sempre. Refoguei cebola, alho e pimentos num fio de azeite, passados uns minutos juntei polpa de tomate e um pouco de água quente, deixei cozinhar bem e triturei com a varinha mágica. Depois foi só temperar (usei sal, paprika, pimentão-doce, pimenta branca, orégãos, manjericão e salsa), juntar mais água, deixar ferver e adicionar o peito de frango em pedaços :)

Adoro este género de refogados com pimentos e tomate, ficam sempre com um sabor ótimo e dão para tudo: carne, peixe, vegetais, leguminosas, substitutos da carne como soja ou tofu... Não há nada que não fique bem assim preparado!

O frango não foi exceção, claro - ficou muito bom :)
Eu tendo a enjoar mais facilmente de pratos de carne, mas neste caso não me fartei nadinha! Não falha, eu bem digo :)

O acompanhamento foram estas ervilhas-perfeição < 3
Estava sem grandes ideias para o acompanhamento, quando a minha avó me disse que tinha comprado uma saca cheia de ervilhas de quebrar para mim. Escusado será dizer que a partir daí a decisão não foi muito difícil :P Optei por juntar ainda algumas ervilhas, e ficou uma dupla muito boa!

A preparação não podia ser mais fácil: apenas cozi tudo em água com sal. Usei ervilhas congeladas, e juntei-as à panela ao mesmo tempo que as ervilhas. Não contei o tempo que demoraram a ficar prontas, mas é só irem espetando um garfo - ou experimentando, mas diria que tendo em conta o quão viciantes são as ervilhas de quebrar se forem por este método arriscam-se a ficar logo sem metade delas :P

O aspeto final do prato :D
A combinação ficou mesmo boa, acho que foi uma das minhas refeições semanais preferidas até agora (mas eu digo sempre isto, já se sabe :P). Claro que a inclusão de ervilhas de quebrar ajudou imenso - eu tenho uma ligeira obsessão por ervilhas de quebrar, podia comer todos os dias que não enjoava :P

Esta semana foi só isto! De qualquer modo, espero que tenham gostado da sugestão :)

domingo, 24 de março de 2019

Preparação de Refeições #29 - Soja Estufada com Vegetais e Arroz Basmati com Lentilhas



Esta semana as refeições que preparei foram vegan, e admito que já tinha saudades de pratos deste género. Moderar o consumo de carne é uma coisa que ainda tenho de me esforçar por fazer; apesar disso, gosto mesmo deste tipo de refeições, e adoro experimentar cozinhar novos alimentos.

Ainda faço muitas refeições com carne e peixe, mas tento fazer várias vegetarianas e vegan ao longo da semana. Se, como eu, não se sentem preparados para abdicar completamente dos produtos animais, lembrem-se que há sempre um meio termo - e se não estão habituados, uma refeição vegan por semana já é um bom começo :)

Mas continuando: *os tachos*

Publiquei a receita do estufado durante a semana, podem ver aqui
Como disse no post com a receita, foi a primeira vez que usei soja. A que comprei foi esta:

Comprei no E. Leclerc, para variar - mas há em qualquer supermercado menos no Lidl porque o Lidl é estranho

Tabela nutricional
É um produto interessante para usar como fonte proteica numa refeição vegan. Pessoalmente acho um bocado difícil obter uma quantidade de proteína razoável só através de produtos menos processados (como feijões, lentilhas e etc.), por isso acabo sempre por recorrer a 'substitutos da carne' - tofu e seitan são os que já experimentei e costumo usar. 

Há uns tempos tive uma má experiência com soja, daí ter demorado séculos a experimentar cozinhá-la :P Mas desta vez gostei mesmo, e fiquei contente por ter 'descoberto' uma alternativa para alargar o meu ainda pequeno leque de opções no que toca a refeições vegetarianas. Recentemente também comprei tempeh para experimentar, espero que fique tão aprovado como a soja :)

A soja em si é bastante fácil de preparar. Apenas é preciso demolhar durante 1-2 horas, e depois cozinha-se normalmente.

Antes de demolhar

Depois
Ao ser demolhada ganha volume e fica com uma textura mais mole/esponjosa. Admito que achei o cheiro um pouco forte nesta parte, o que me deixou receosa, mas felizmente depois de pronta a soja não ficou com um cheiro (nem sabor) forte - apenas absorveu o molho e ficou com o sabor deste.

Quanto ao estufado não há muito mais a dizer, porque os restantes ingredientes são básicos; deixo apenas uma foto dos flageolets que referi na receita.

*Flageolets* (Acho que nem vale a pena dizer que comprei no E. Leclerc :P)
Acho que não são muito comuns por cá, antes em França. Mas eu acho-os muito bons, têm uma textura algo crocante e um sabor leve e agradável! Lembram-me um pouco de edamame, não sei se conhecem. Quando estava a pensar no que haveria de usar no estufado lembrei-me que seria giro acrescentar estes feijõezinhos que tinha no armário, e ficaram ótimos :)

E pronto, dou por encerrado o assunto 'estufado'. Acho que já me alarguei demais sobre uma coisa tão simples :P 
Passando para o arroz - usei esta mistura:

E. Leclerc, já sabemos
Comprei em promoção há pouco tempo e achei que seria um acompanhamento interessante. Deixo o rótulo:



Como podem ver, é basicamente arroz basmati com lentilhas adicionadas. As lentilhas são pré-cozidas para que os tempos de cozedura sejam idênticos (se já cozeram lentilhas saberão que demoram mais meio século a cozer que o arroz :P).

Devido à adição de lentilhas, é um pouco menos denso em termos energéticos que o arroz tradicional, e também tem um pouco mais de proteína. Eu fiquei fã: achei o sabor bastante agradável, a preparação não podia ser mais fácil e é ótimo, para variar :)

Já pronto
 E desta vez foi isto. Bem simples, mas delicioso! Para terminar, o prato do costume:

Comi isto 5 vezes esta semana e comia mais 5 sem problemas :P
Mais uma vez, adorei a comida que preparei e não enjoei minimamente! Se experimentarem digam-me o que acharam :D

domingo, 17 de março de 2019

Preparação de Refeições #28 - Pota à Lagareiro com Batatas a Murro e Grelos



A sugestão de preparação de refeições desta semana é mais um prato bastante tradicional e fácil de fazer. Prometo que esta semana faço algo mais original, até porque é a vez de a comida ser vegan (já se sabe que não posso quebrar o padrão carne-peixe-vegan :P).

Ainda assim, clássicos são sempre uma boa aposta :)
 Já publiquei a receita da pota durante a semana, está aqui

Comida tostadinha e com imenso alho = amor
Usei estas batatas pequeninas porque tenho um monte delas caseiras, e ficaram ótimas! Acho sempre mais piada a vegetais em formato mini :P

Antes de cozer
E depois. Exatamente iguais, mas pronto, fotos de batatas adoravelmente pequenas nunca são demais :P
Se não me engano, foi a primeira vez que usei batatas nestas refeições. Isto porque não sou a maior fã de batata branca - prefiro o sabor da batata-doce ou mesmo de outros acompanhamentos como arroz não sei se já se aperceberam mas adoro arroz

Mas gostei muito das batatas feitas a murro, e acho que vou começar a usar batatas mais vezes - até porque a minha missão é não repetir refeições semanais e as ideias começam a esgotar :P

Quanto à pota, também nunca tinha usado, mas adoro! Vejo-a muitas vezes em promoção a 3€ e tal o quilo, um preço bastante interessante para moluscos que normalmente custam os olhos da cara. Se calhar é porque não tenho o palato suficientemente refinado, mas não noto diferença nenhuma entre pota e polvo - o que de qualquer forma agradeço, sinceramente :P

Costumo comprá-la congelada, e descongelo de um dia para o outro. Dá jeito ter em casa porque é uma coisa que se prepara rápido, por isso vou abastecendo quando há promoções :)

A pota só tem direito a foto já cozida, porque para ver o quão triste esta quantidade é comparada com a que estava antes de cozer chego eu :P

Por fim: tudo no tabuleiro e pronto para ir ao forno :)
Quanto aos vegetais, optei por grelos. Usei também congelados:

Comprados no E. Leclerc, mas penso que há em praticamente qualquer supermercado
Dão muito menos trabalho do que os frescos, pelo que são ótimos quando a falta de tempo é um problema. Para os preparar apenas cozi em água com sal e escorri bem; depois salteei num pouco de azeite com alho picado e pronto :)

Já cozidos
Depois de saltear :)
Acho que era capaz de comer isto todos os dias sem enjoar. Adoro couves com alho e azeite, que fazer :P

O prato da praxe, para finalizar o post :D
Para variar, estava tudo muito bom. Se gostam tanto de pota e de grelos como eu, experimentem - e se não, experimentem também porque de certeza que só ainda não os comeram preparados da forma certa :P

domingo, 10 de março de 2019

Preparação de Refeições #27 - Feijoada de Feijão Vermelho com Arroz Basmati



Aqui estou eu, para partilhar como de costume as refeições que preparei na segunda-feira passada para comer durante a semana. Desta vez consistiram num prato mais tradicional - feijoada com arroz seco. 

Acho que por ser um prato mais clássico há alguma tendência para achar que não será tão saudável como outras opções, mas na verdade é bastante interessante a esse nível - por norma é uma refeição que tem quantidades equilibradas de proteína e hidratos de carbono, com alguma gordura e uma porção generosa de vegetais (pelo menos se forem tão fãs de couves como eu :P).

Os tachos. Não é o tacho do arroz que é pequeno, é o da feijoada que é grande - um 32, para referência :P

A receita da feijoada está aqui

O arroz :)
Pessoalmente, acho que o arroz basmati é o tipo perfeito para acompanhar a feijoada, porque fica sempre bem sequinho! Além disso, é bastante saboroso, especialmente se juntarem alguns ingredientes para dar sabor :)

Neste usei 1/4 de colher de chá de sal, 2 folhas de louro, 9 dentes de alho picados e o sumo de 1/2 limão pequeno. O procedimento foi o do costume: coloquei água + estes 4 ingredientes num tacho e levei a lume médio. Quando a água ferveu juntei o arroz, tampei e baixei o lume para o mínimo. Neste caso usei 700ml de água para cerca de 300g de arroz, mas podem sempre guiar-se pelo clássico 'uma medida de arroz, duas medidas de água'.

Após cerca de 10 minutos desliguei o lume, e deixei o arroz repousar tampado durante uns 5 minutos extra para acabar de cozer com o vapor. 

Nada de novo, portanto - mas sai sempre bem, e em equipa vencedora não se mexe :D

*O prato*
Ficou tudo ótimo, e tirei a barriga de misérias quanto a couves esta semana (se bem que hoje já não comi e estou pronta para outra) :P Não sei quanto a vocês, mas eu sou obcecada por couves neste tipo de pratos. Não sou esquisita - pode ser penca, repolho, couve-lombarda, espinafres, grelos, couve-galega... Gosto de tudo :P

O único defeito desta comida é que o arroz aquece muito mais rápido que a feijoada - quem costuma aquecer a comida no microondas saberá do que falo. Não queimar a língua com esta dupla exige muito cuidado :P

domingo, 3 de março de 2019

Preparação de Refeições #26 - Estufado de Seitan, Grão-de-Bico e Nabiças com Couscous



As refeições que preparei esta semana foram bem simples: apenas fiz um estufado vegetariano básico (com imensas couves, como não podia deixar de ser!) :)


Nem sequer publiquei a receita do estufado porque, além de quase não se qualificar como receita de tão simples que é, já publiquei muitos pratos deste género. Mas como algumas pessoas pediram digo aqui como fiz:

Comecei por fazer um refogado com cebola, pimento e alho (em azeite). Quando a cebola ficou translúcida adicionei alguns tomates em pedaços e um pouco de água a ferver. Deixei cozinhar mais um pouco, transferi tudo para um copo medidor e triturei com a varinha mágica.

Depois devolvi o refogado ao tacho, coloquei-o novamente no fogão e temperei (com sal, paprika, pimentão-doce, orégãos, manjericão e salsa). Esperei que a mistura fervesse, e nessa altura juntei o seitan em pedacinhos e rodelas de cenoura.

Quando o seitan estava quase pronto adicionei o grão-de-bico cozido, deixei ferver novamente e adicionei as nabiças. Esperei mais uns minutos para as couves cozerem e estava pronto :)

O seitan que usei :)
Como sempre, comprei o que estava disponível no supermercado a que fui nessa semana (como sempre, o supermercado a que fui nessa semana foi o E. Leclerc :P). Há várias marcas, mas por norma o seitan é semelhante. A maior diferença que pode haver é a nível da textura - há alguns mais duros (como este) e outros mais esponjosos. Caso não apreciem muito a consistência experimentem trocar de marcas :)

As couves
Comprei as nabiças no Lidl. Preparei as refeições segunda-feira ao final do dia e já sabia que não ia ter grande tempo, por isso comprei-as já lavadas. Seria preferível, é claro, comprá-las frescas, especialmente por questões ambientais (evita-se o plástico). Admito que comprar couves embaladas é uma daquelas coisas a que cedo sempre, mas vou começar a tentar evitar.

O prato completo :)
 Para acompanhamento usei quase sempre o couscous de espelta da Origens Bio:


Caso queiram encomendar através do site, podem fazê-lo aqui e o cupão cremedeavelas dá-vos 10% de desconto.

Até agora só tinha provado couscous do normal (de trigo), mas gostei bastante deste! São muito semelhantes, para ser honesta :P Mas é um acompanhamento mesmo prático: basta misturar um determinado volume de couscous com o mesmo volume de água a verver, cobrir com um pano e aguardar uns minutos. Não vai ao lume nem nada, e fica infalivelmente soltinho :)

Sendo tão rápido de fazer, achei que não valia a pena prepará-lo antecipadamente, pelo que fui fazendo doses individuais na altura das refeições. Mas isso é porque eu como sempre em casa - se transportam as marmitas para algum lado e for mais prático, claro que podem preparar antes e guardar o couscous já pronto.

Para quem não gosta muito do couscous ou prefere outro acompanhamento, deixo mais uma sugestão:

Com arroz basmati
Num dos dias em que comi o estufado tinha um restinho de arroz basmati no frigorífico, e decidi gastá-lo em vez de preparar couscous. Também é um acompanhamento delicioso! Foi preparado da maneira mais básica possível, mas se estiverem interessados em saber como faço o arroz encontram várias receitas no blog.

E pronto! Pode ser muito simples e não ter o melhor aspeto, mas adoro este tipo de comida. É reconfortante e nunca sai mal :)

domingo, 24 de fevereiro de 2019

Preparação de Refeições #25 - Filetes de Peixe com Batata-Doce Grelhada e Feijão-Verde



Como de costume, deixo hoje mais uma sugestão de comida para preparar para a semana, desta vez com peixe (não sei se já repararam, mas eu sou um bocado obcecada com seguir a ordem carne-peixe-vegan-repete :P).

A estrela da semana foram os filetes:

Filetes < 3
Caso não tenham visto, publiquei a receita há uns dias. Mas são só mesmo os filetes tradicionais, apenas não fritos - lamento se estavam à espera de algo diferente :P

De qualquer modo, os filetes em si já são bastante saudáveis, tirando serem fritos - removendo essa parte acho-os bem interessantes para variar na forma de preparar o peixe, e até para convencer algumas crianças a comê-lo. Não digo que não coma a versão frita esporadicamente, mas não a ia fazer para comer tantas vezes ao longo da semana. De qualquer modo, esta versão não ficou a perder em relação à original :)

Estação de montagem
Eu usei farinha de milho e ovos caseiros, daí os filetes terem ficado tão amarelos :)

Optei pela farinha de milho porque sempre vi a minha avó a utilizá-la para fazer filetes, mas sei que há quem use farinha normal ou até pão ralado (acho um bocado estranho por não estar habituada, confesso :P). Em princípio qualquer farinha fica bem, a menos que seja de frutos secos, caso em que é capaz de ficar ligeiramente doce, o que pode não ser muito agradável :P

Os filetes que usei foram do E. Leclerc (que surpresa, eu sei):

Comprei em promoção, a 2,61€ por embalagem.
Como podem ver, o preço do peixe por refeição não fica muito elevado, apesar de frequentemente haver a ideia de que comer peixe é caro. Por norma o peixe congelado de marcas brancas é bastante bom e acessível :) Mesmo fora de promoção, a embalagem de 400g que mostrei custa pouco mais de 3€.

O peixe temperado
Não vou descrever aqui o que usei para temperar o peixe, até porque já referi tudo isso na receita, mas queria só realçar que esta parte faz toda a diferença. Temperando bem o peixe ele fica mesmo saboroso, não é preciso fritura nenhuma :)

Close-up desta maravilha antes de parar de falar sobre ela

Passando para a batata-doce :) 
Para preparar a batata-doce usei uma receita bem antiga, a de batata-doce grelhada. Basicamente, cozi-a no microondas e depois grelhei-a numa frigideira. A receita que está no blog passa por embrulhar a batata em papel de cozinha humedecido, mas desta vez não fiz isso, apenas a coloquei num prato e levei ao microondas (cortada a meio porque era enorme :P). Depois de cozida e partida em pedaços ficou assim:


A parte de grelhar dá-lhe o aspeto tostadinho da foto anterior. Não é obrigatória, claro - podem simplesmente comê-la apenas cozida no microondas, já fica muito boa!

E por fim: o feijão verde

Usei fresco, mas também podem usar congelado, costuma haver nos supermercados :)
Se me perguntassem há uns meses se gostava de feijão verde diria sem qualquer tipo de dúvida que não - de vez em quando era capaz de comer, mas sem grande entusiasmo, nunca foi um dos meus vegetais preferidos. Entretanto tenho andado numa fase de tentar apreciar todos os vegetais, e depois das couves-de-bruxelas foi a vez de fazer as pazes com o feijão verde. Nem andei com grandes rodeios - embora inicialmente até tenha pensado em salteá-lo com alho para lhe dar mais sabor ou qualquer coisa do género, depois fi-lo mesmo cozido. Surpreendentemente, gostei bastante! Acho que muitas vezes o mais importante é mesmo experimentar as coisas com um espírito aberto, eu tinha vários ódios de estimação entre os vegetais e agora gosto de quase todos. Menos beringela, acho que nunca vou gostar de beringela - mas pronto, também tenho direito a manter uma ou duas manias :P

O azeite que coloquei no feijão verde
Como disse, apenas cozi o feijão verde (em água temperada com sal). Depois guardei-o em recipientes herméticos, e na altura das refeições aqueci e juntei um fio de azeite.

Utilizei o da foto, que recebi da Origens Bio há algum tempo - esta pareceu-me uma boa ocasião para o experimentar. Achei-o muito bom! Como não sou grande perita no que toca a azeite é-me difícil descrevê-lo para além disto, mas prometo que é bom :P

Caso queiram adquiri-lo podem fazê-lo online, aqui; como tenho uma parceria com a marca ao usar o cupão cremedeavelas têm 10% de desconto :)

Por fim, *o prato* :)
Desta vez há direito a uma segunda foto do prato, apreciem-na bem :P
Tirei a segunda fotografia porque num dos dias lembrei-me de juntar alho picado ao feijão verde e queria deixar a sugestão. Eu adoro alho, por isso sou suspeita, mas achei o feijão ainda melhor assim :)

(A resposta à pergunta que estão a formular mentalmente neste momento é não, não é demasiado alho. ;))

Espero que tenham gostado da sugestão desta semana! 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...