Avançar para o conteúdo principal

Overnight Oats de Chocolate e Manteiga de Amendoim (Saudável, Vegan, Sem Açúcar Adicionado, Sem Glúten/Lactose)


Os primeiros overnigh oats de que gostei eram algo elaborados. Sem dúvida que eram ótimos, mas às vezes a intenção que temos quando fazemos overnight oats é ter um pequeno-almoço saudável que só exige que o retiremos do frigorífico de manhã (e vamos admitir - quando uma pessoa acordou há pouco tempo até esta tarefa tem o seu quê de desafiante). Quando se adiciona a isto triturar banana congelada para fazer gelado exigimos a nós próprios que sejamos uma morning person, e a partir da primeira vez em que consideramos seriamente esbofetearmo-nos para manter os olhos abertos começa a nascer a suspeita que estas coisas não se forçam.
À primeira vista a solução é fácil - omitir o gelado de banana. E acreditem, esta solução foi testada: não por mim, mas pelo meu processador (contador de saudades com 3 anos passados: nenhumas ainda), que decidiu avariar numa manhã em que já tinha a parte da aveia pronta do dia anterior e só faltava o gelado.
A verdade é que, talvez por comparação, os overnight oats de chocolate sozinhos não tinham grande piada. Ainda tentei aquecê-los, mas foi pior a emenda que o soneto - ficaram com uma consistência mesmo estranha, tanto que a tarefa de os comer não se revelou propriamente agradável.
Como antes tinha experimentado várias receitas de overnight oats mais simples i.e. sem gelado e não tinha ficado grande fã atribuí a culpa ao género de receitas na totalidade. A redenção demorou, mas depois fiz uns mais clássicos que finalmente que me convenceram: os de limão com iogurte.
Um ano depois, seguiram-se estes. Desta vez de chocolate, lembrando más experiências anteriores - o que não os impediu de serem deliciosos (se bem que, sendo honesta, têm manteiga de amendoim, o desfecho era óbvio).
Este é o pequeno-almoço prático e delicioso que sempre desejaram. Porque se ser uma morning person não for uma caraterística inata, acredito seriamente que o caminho para a adquirirem passa por pequenos-almoços com chocolate e manteiga de amendoim. ;)





Overnight Oats de Chocolate e Manteiga de Amendoim (Saudável, Vegan, Sem Açúcar Adicionado, Sem Glúten/Lactose)
Adaptado daqui
Para cerca de 3 doses

Ingredientes:
[  1/2 banana grande
[  180g de abóbora cozida (usei abóbora hokkaido, mas podem usar outra - abóbora manteiga, por exemplo, resultará bem)
[  1 colher de chá bem cheia de manteiga de amendoim natural (cerca de 20g)
[  1 colher de chá bem cheia de mel (cerca de 20g; substituam por xarope de seiva de ácer ou semelhante para a versão vegan)
[  2 colheres de sopa de cacau (cerca de 10g)
[  1 colher de sopa de sementes de chia (cerca de 10g)
[  40g de flocos de aveia (certificada sem glúten para a versão sem glúten)
[  250ml de leite (vegetal para as versões vegan ou sem lactose)
[  1 colher de chá de extrato de baunilha (opcional)

Preparação:
| Colocar a banana e a abóbora cozida num recipiente e triturar com a varinha mágica (podem triturar num processador/liquidificadora ou mesmo esmagar com um garfo, se não se importarem que fique com alguns pedaços).
| Adicionar a manteiga de amendoim, o mel, o cacau, as sementes de chia e a aveia e misturar bem.
| Juntar o leite e o extrato de baunilha. Mexer de forma a que a mistura fique homogénea e colocar num recipiente hermético. Deixar no frigorífico durante pelo menos algumas horas antes de consumir (eu deixo a noite inteira).


Estas papas não ficaram de todo sem graça: entre a abóbora, a banana, a chia e a manteiga de amendoim, a consistência fica magnífica. Uma das coisas que me desagrada nalgumas receitas de overnight oats é a ausência de ingredientes deste tipo: se se confiar apenas na capacidade da aveia e do leite para fornecerem uma textura cremosa ficam com uma consistência 'áspera' que dá a uma pessoa vontade de se ficar pela aveia aquecida que as pessoas normais comem. :P
Pela diversidade dos ingredientes pode parecer que o sabor é meio 'quimera', mas a nota principal é do cacau (adoçado). Recomendo vivamente!
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma dose)
Energia: 203kcal
Proteínas: 8.7g
Hidratos de Carbono: 29g 
-       Dos quais açúcares: 10.8g
Lípidos: 7.4g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 1.5g
Fibra:  6.8g
Sódio: 15mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 dose ou 1/3 da receita). O leite considerado foi de soja, sem açúcar adicionado. Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
____________________________________________________________________________

Comentários

  1. Já há muito tempo que não como aveia ao pequeno almoço, mas agora que o fresquinho se está a instalar vou precisar de pequeno-almoço reforçado. Esta receita parece-me deliciosa!

    ResponderEliminar
  2. Hoje fiz papas de aveia e por acaso lembrei-me de ti =p
    E comecei a pensar "vou colocar para aqui banana e fazer assim uma coisa toda à Avelã" =D

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Simplesmente adorei a dica Avelã! Gosto muito de overnight oats para o café. Sustentam, têm sabor e são muito práticas. Me interessei pelo fato de ter colocado abóbora, nunca provei assim. Com certeza farei para um próximo domingo preguiçoso. :)
    Grande beijo!

    ResponderEliminar
  4. Eu não gosto muito de aveia em cru mas esta versão parece-me bastante boa! Já guardei! beijinhos

    ResponderEliminar
  5. :) Acho que até já fiquei cheia de ver tamanha delicia !!!
    Tu com essas imagens não tens noção nos efeitos que causas!!! ahahahahah
    Um beijinho!
    Cláudia L.
    Histórias & Aromas 🌻

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t