sábado, 16 de junho de 2018

Novas Ofertas na EU Nutrition


Até segunda-feira o cupão euavela15 vai dar ofertas a quem fizer compras no site da EU Nutrition, para além dos 15% de desconto habituais. As ofertas são:

Encomendas >30€: 1 embalagem de óleo de coco (450g)
Encomendas >49,99€: 1 embalagem de óleo de coco (450g) + 1kg de manteiga de amendoim

Aproveitem :)

segunda-feira, 11 de junho de 2018

Galette de Trigo Sarraceno (Saudável, Sem Glúten/Lactose, Sem Gordura Adicionada)


No último post mencionei que uma das primeiras receitas em que utilizei a frigideira nova foi a de uma galette de trigo sarraceno com ovo e queijo brie. Gostei tanto que voltei a repetir a receita, desta vez com recheio de queijo, cogumelos e ovo - e ficou ainda melhor, tanto que é essa a versão que vos trago hoje.
A ideia de fazer uma surgiu quando me lembrei de que já tinha visto várias vezes fotos de galettes diferentes, que nunca tinha provado. As mais famosas são as doces, dos reis, por isso quando fiquei com vontade de fazer uma em casa não sabia bem pelo que pesquisar. Depois descobri que as que eu procurava eram as 'galettes de trigo sarraceno', o que me deixou ainda mais interessada: para além de ser uma farinha interessante (até para quem tem intolerância ao glúten), já tinha feito uma vez uns crepes com trigo sarraceno que ficaram ótimos.
Acabei por experimentar pouco depois e fiquei muito fã. São surpreendentemente fáceis de fazer, ficam adoráveis e há opções de recheios que nunca mais acabam. Mas sugiro que experimentem vocês e comprovem o que digo :)




Galette de Trigo Sarraceno (Saudável, Sem Glúten/Lactose, Sem Gordura Adicionada)
Adaptado daqui
Para 4 galettes

Ingredientes:

Para o crepe
[  150g de farinha de trigo sarraceno
[  1/2 colher de chá mal cheia de sal
[  1 ovo
[  350ml de água

Para o recheio (podem alterar ao vosso gosto, claro)
[  Cogumelos salteados (a gosto)
[  Queijo ralado (usei parmesão, 150g no total)
[  4 ovos

Preparação:

| Colocar numa tigela a farinha de trigo sarraceno e o sal e misturar.
| Juntar o ovo e uma parte da água e bater a massa até que esteja homogénea.
| Adicionar a restante água aos poucos, mexendo bem.
| Cobrir o recipiente com película aderente e refrigerar durante pelo menos uma hora (podem deixar de um dia para o outro, por exemplo).
| Aquecer uma frigideira (aconselho uma com por volta de 25cm de diâmetro) antiaderente a lume baixo. Colocar uma porção de massa e espalhar, de modo a que cubra toda a base da frigideira.
| Quando o crepe começar a ficar cozinhado, colocar os cogumelos e o queijo no centro, deixando um buraco para o ovo.
| Colocar o ovo no centro e, com a ajuda de uma espátula, dobrar o crepe de modo a que este fique com o aspeto das fotografias.
| Transferir a galette para um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal, e levá-la ao forno pré-aquecido a 200 graus para o ovo acabar de cozer*.
| Repetir o procedimento até acabar a massa, colocando cada galette no forno depois de a dobrar.
| Retirar as galettes do forno assim que o ovo esteja cozido (depende da preferência, claro).

*Podem também tampar a frigideira e esperar que o ovo coza ao lume, em vez de levar ao forno. Eu prefiro fazê-lo porque assim enquanto faço umas galettes as outras acabam de cozer no forno, e também porque acabam por ficar mais crocantes. No entanto, especialmente se forem fazer só uma, não precisam de ligar o forno de propósito.



Gostei mesmo desta galette - o recheio de queijo, cogumelos e ovo é particularmente bom. Não fica nada enjoativo e é fácil de preparar :) O crepe em si também é ótimo: é macio e indo ao forno as partes exteriores ficam estaladiças.
Como disse, há imensas opções de recheio, por isso esta receita é facilmente adaptável a todos os gostos. Até há a opção de retirar o sal dos crepes e fazer uma versão doce, ideia que me ocorreu agora e me parece extremamente interessante :P
Nunca experimentei não deixar repousar a massa porque praticamente todas as receitas que vi recomendavam esse passo (e normalmente faz-se isto nos crepes, para obter a consistência necessária). De qualquer modo, não é muito difícil prepará-la com antecedência, nem que seja no dia anterior.
Se não quiserem fazer as quatro galettes de uma vez podem (além de diminuir as quantidades, claro) guardar a massa no frigorífico e ir retirando porções - de todas as vezes que fiz utilizei a massa dentro de um dia, mas parece-me que aguenta bem uns dias no frigorífico, desde que coloquem num recipiente fechado.
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Informação Nutricional (por 1 galette)
Energia: 360kcal
Proteínas: 24.5g
Hidratos de Carbono: 29.1g 
-       Dos quais açúcares: 1.8g
Lípidos: 18.2g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 7.8g
Fibra:  4g
Sódio:  721mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 galette ou 1/4 da receita). Inclui todos os ingredientes referidos, entre eles 100g de cogumelos salteados numa colher de sopa de azeite. Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
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quarta-feira, 6 de junho de 2018

Panquecas de Aveia com Sabor (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)


Depois de viciar no bolinho de microondas cuja receita partilhei há pouco, lembrei-me de ter visto uma receita de panquecas no blog Running for Pancakes - que é da @anaisagoncalves, do Instagram - com os mesmos ingredientes (mas em diferentes proporções). 
Visto que agora courgettes e claras não podem faltar por aqui, decidi que era uma boa altura para experimentar - se courgette, claras e aveia com sabor são um triplo infalível, imaginem o que dizer do conjunto em forma de panquecas.
Também ajudou o facto de ter comprado uma nova frigideira para fazer panquecas, admito. Decidi investir numa nova porque, como acho que já disse aqui, a que eu usava antes era demasiado pequena, ao ponto de apenas caber uma panqueca de uma vez (o que, como podem imaginar, não agilizava o processo). Acabei por optar por uma bastante grande, própria para fazer crepes (também dá para panquecas, claro) que encontrei no E. Leclerc.
Comprei-a há algumas semanas e ainda só a tinha usado duas vezes, uma para fazer panquecas de aveia com quark e outra para fazer uma galette de trigo sarraceno recheada com ovo e queijo brie (que ficou deliciosa - vou ver se publico a receita em breve!). Eu sei, eu sei, a nova aquisição era merecedora de uma nova receita de panquecas, mas como podem ou não ter notado pelo facto de praticamente ter abandonado o blog desde o início do mês (sou uma blogger horrível :P) não tenho tido muito tempo. 
De qualquer modo, acabei por experimentar a tal receita esta segunda-feira à noite, para o pequeno-almoço de ontem. Fiquei logo surpreendida com a facilidade com que as panquecas se viravam - e com o quão perfeitinhas ficaram, modéstia à parte. Confesso que estava à espera de que não saíssem grande coisa, visto que, caso não se recordem, costumava fazer uma panqueca de cada vez - colocar várias colheradas de massa seguidas na frigideira e depois virá-las está um bocadinho acima do nível de agilidade que me era exigido antes.
Mas os meus receios revelaram-se infundados - as panquecas ficaram não só direitinhas como também altas, fofas e deliciosas. Além do mais, como já disse, só têm 3 ingredientes e são extremamente simples de fazer. Mais qualidades numa só receita de panquecas é impossível :)





Panquecas de Aveia com Sabor (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)
Adaptado daqui
Para 7 panquecas

Ingredientes:
[  30g de aveia com sabor* (usei a de bolacha maria, da EU Nutrition; podem comprá-la com 15% de desconto ao usar o cupão euavela15, e até sexta ainda recebem ofertas, que podem conhecer aqui)
[  50ml de claras
[  50g de courgette descascada

Preparação:
| Triturar com uma varinha mágica (ou no processador/liquidificadora) todos os ingredientes - aveia, claras e courgette.
| Pré-aquecer uma frigideira anti-aderente a lume baixo (se não for bem anti-aderente podem untar com um pouco de óleo de coco, por exemplo).
| Colocar porções de massa (uso cerca de uma colher de sopa por panqueca) na frigideira.
| Assim que a parte de baixo das panquecas esteja cozinhada (não aparecem bolhinhas porque a receita não inclui fermento), virá-las com uma espátula e deixar cozinhar do outro lado. 
| Retirar as panquecas da frigideira. Se quiserem guardar para comer no dia seguinte, por exemplo, sugiro que as deixem arrefecer e depois coloquem num recipiente hermético.

*Se quiserem que as panquecas fiquem menos doces, podem substituir uma parte por uma farinha sem sabor - usam por exemplo 15g de aveia com sabor e 15g de polvilho doce / farinha de aveia normal / ... (ou outras proporções, desde que o total seja sempre 30g).



A aveia de bolacha maria resulta mesmo bem nesta receita: as panquecas ficam tão fofas e docinhas que nunca diria que eram saudáveis, e o sabor a bolacha dá um toque delicioso. Com mirtilos foram mesmo um pequeno-almoço perfeito (não sei se repararam nas fotos, mas estes mirtilos estavam especialmente gordinhos e deliciosos)!
Em breve vou experimentar outros sabores de aveia na receita - parece-me que as de chocolate e avelãs ou de coco, por exemplo, também resultarão muito bem :)
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Informação Nutricional (por 1 panqueca)
Energia: 19kcal
Proteínas: 1.4g
Hidratos de Carbono: 2.4g 
-       Dos quais açúcares: 0.3g
Lípidos: 0.3g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.1g
Fibra:  0.5g
Sódio:  17mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 panqueca ou 1/7 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
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