sábado, 30 de junho de 2018

15% de Desconto + Ofertas na EU Nutrition


Venho aqui partilhar mais uma campanha de ofertas na EU Nutrition. Para além dos 15% de desconto de sempre, têm direito a:

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Encomendas >45€: 1kg de aveia com sabor e 450g de óleo de coco
Encomendas >65€: 1kg de aveia com sabor, 450g de óleo de coco e 1kg de manteiga de amendoim

Como sempre, apenas precisam de aplicar o cupão euavela15. Aproveitem até segunda-feira :)

sexta-feira, 29 de junho de 2018

Sanduíches de Gelado de Manteiga de Amendoim e Banana (Saudável, Vegan, Sem Glúten, Sem Lactose)


Há uns meses apareceram-me no feed do Facebook algumas receitas de sanduíches de gelado em versões saudáveis. Por acaso nunca tinha pensado em fazer, por isso a ideia ficou-me na cabeça.
Depois vieram aqueles dias de mais calor (se bem que começo a achar que foram apenas uma ilusão :P) e a ideia começou a parecer-me cada vez melhor. Já sabia que era obrigatório que o recheio fosse o maravilhoso gelado de banana, mas não tinha pensado em como fazer as bolachas.
Depois de ver algumas receitas, cheguei a esta com bolachas de manteiga de amendoim, e... Bem, são bolachas de manteiga de amendoim - acho que não preciso de justificar a minha escolha.
Esta semana lá fiz os gelados, e acabaram por resultar muito bem. O timing não foi grande coisa, porque entretanto ficou mais frio outra vez, mas também não tinha grande vontade de deixar a receita a ganhar pó até regressar o calor quem sabe só no Verão do próximo ano.
Ontem cortei-os e tirei fotos, e decidi publicar já a receita porque recebi alguns pedidos bastante veementes e não estava a aguentar a pressão :P
Por isso aqui vai: espero que apreciem bem o resultado final, porque fiquei bastante orgulhosa dos meus geladinhos sanduíche!





Sanduíches de Gelado de Manteiga de Amendoim e Banana (Saudável, Vegan, Sem Glúten, Sem Lactose)
Adaptado daqui
Para gelados

Ingredientes:

Para a parte de bolacha:
[  200g de manteiga de amendoim* 
[  50g de mel (ou maple syrup - xarope de seiva de ácer-, por exemplo, para a versão vegan)
[  100g de farinha de aveia (flocos de aveia triturados; sem glúten para a versão sem glúten)
[  1 colher de chá de fermento
[  1 pitada de sal 
[  50ml de leite (pode ser vegetal, para as versões vegan ou sem lactose)
[ Pepitas de chocolate (opcional; podem omitir ou usar uma versão sem glúten/sem lactose/vegan para as respetivas versões)

Para o gelado:
[ 400g de banana congelada

Preparação:

Para a parte de bolacha:
| Colocar num recipiente a manteiga de amendoim e o mel e misturar bem.
| Adicionar metade da farinha, o fermento e o sal e envolver.
| Adicionar a restante farinha juntamente com um pouco do leite e mexer novamente.
| Juntar o resto do leite e misturar até que a massa fique homogénea. 
| Envolver as pepitas de chocolate.
| Forrar dois tabuleiros com papel vegetal (aconselho tabuleiros com cerca de 25x25cm ou mais pequenos) e colocar em cada um metade da massa. Utilizando as mãos, espalhar bem a massa de modo a que esta cubra todo o fundo dos dois tabuleiros (molhar as mãos em água fria ajuda a que a massa não se cole a estas). 
| Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 12 minutos (se as duas formas não estiverem lado a lado, mas uma acima da outra, convém que as troquem a meio, de modo a que as bolachas fiquem cozidas uniformemente).
| Deixar arrefecer completamente.

Para o gelado:
| Num processador ou liquidificadora, colocar a banana congelada e triturar bem.

Para a montagem:
| Colocar uma folha de papel vegetal limpa numa das formas utilizadas anteriormente. Dispor no seu fundo uma das 'bolachas', rechear com o gelado de banana e cobrir com a outra bolacha, pressionando-a de forma a que adira ao gelado.
| Levar ao congelador durante pelo menos umas horas. Quando o gelado aparentar estar sólido, cortar em retângulos com uma faca afiada.
| Guardar os gelados no congelador. Retirar do frio uns minutos antes de consumir.

*Usei a crocante da EU Nutrition, que estava no fim do pote e é já de si um pouco espessa. Se usarem uma mais líquida e, depois de adicionar a farinha, a massa estiver maleável (não demasiado seca) podem omitir o leite.

O processo :)






Depois de os cortar ainda coloquei uma cobertura de chocolate negro nalguns dos gelados, como podem ver nas fotos; só usei mesmo chocolate derretido com um bocadinho de óleo de coco, para ficar mais fácil de espalhar e mais brilhante :)
Os gelados ficaram ótimos! A bolacha é muito agradável e sabe a manteiga de amendoim, e o gelado é o infalível gelado de banana - o que mais posso dizer?... A dupla ficou deliciosa, não fossem os gelados sanduíche uma daquelas coisas de que é impossível não gostar. ;)
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Informação Nutricional (por 1 gelado)
Energia: 208kcal
Proteínas: 7.5g
Hidratos de Carbono: 24.9g 
-       Dos quais açúcares: 10.6g
Lípidos: 10.7g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 1.4g
Fibra:  2.9g
Sódio:  20mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 gelado ou 1/10 da receita). Não inclui ingredientes opcionais. Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
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quarta-feira, 27 de junho de 2018

Produtos #51 - Barrinhas Naturais do Lidl


Hoje o post é sobre estas barrinhas de tâmaras que apareceram no Lidl há alguns meses. Já venho um bocado atrasada, mas só há pouco experimentei a última e queria dar a minha opinião sobre todos os sabores!

Quanto a informações práticas, as barras custam 1,19€ por unidade e, como referi, estão à venda no Lidl (penso que são um produto exclusivo). São cruas e vegan, e estão disponíveis nos sabores da imagem acima: limão, maçã e canela, laranja e cacau e coco. Quanto aos ingredientes e informação nutricional, ficam as fotos:



(Só coloquei o rótulo da de limão porque as restantes são bastante semelhantes!)

Como podem ver, em termos de ingredientes são bastante boas, melhores do que a maior parte das barras de cereais ou proteicas. O ingrediente mais duvidoso é o xarope de agave, de resto não tem óleos adicionados, nem conservantes, corantes e etc. Este perfil mais 'natural', sem grandes aditivos, é comum em barras de tâmaras.

Em contrapartida, o perfil de macronutrientes não é tão cativante - tem principalmente hidratos de carbono e bastante açúcar, com alguma gordura e pouca proteína. Este é sempre o lado mau das barrinhas de tâmaras: como o ingrediente base (as próprias tâmaras) é rico em açúcar e não costumam ter adoçante, acabam por ser elas também ricas em açúcar. Normalmente têm alguma fonte de gordura (como frutos secos, coco ou cacau), mas raramente têm uma quantidade de proteína significativa.

Claro que isso não é impeditivo do consumo - com moderação, qualquer alimento pode ser ingerido. No entanto, estas barras não são extremamente ricas em termos nutricionais e têm uma quantidade considerável de açúcar, independentemente de ser natural.

Segue-se a minha opinião sobre cada um dos sabores, por ordem de preferência :)

1º - Laranja e Cacau



Gostei muito deste sabor. A textura é menos mole e mais crocante do que a da maior parte das barrinhas de tâmaras que já provei, o que na minha opinião a deixa menos enjoativa!

A combinação de sabores também é ótima; a barra sabe bastante a laranja, mais do que estava à espera (pensei que soubesse mais a cacau ou a tâmaras do que propriamente a laranja). O sabor das tâmaras quase não se nota, o que para mim é um ponto positivo, porque não gosto muito quando as barras praticamente só sabem a tâmaras.

2º - Limão



Também achei esta interessante, até porque limão não é um sabor comum em barras de tâmaras. Além do limão tem malagueta, gengibre e alecrim - a combinação resulta muito bem!

3º - Maçã e Canela



Este sabor já é bastante batido, mas é um clássico que nunca falha. É docinha e a textura, que no caso desta barra é um pouco mais mole, combina bem com o sabor a maçã e canela :)

4º - Coco



Esta não é má, especialmente se forem fãs de coco, mas foi a que achei menos interessante das quatro. 

Era só isto que queria partilhar - espero que tenham achado as informações úteis! Se já experimentaram alguma destas barrinhas partilhem comigo a vossa opinião :)

segunda-feira, 25 de junho de 2018

Receitas Testadas da Semana #50 a #62


E aqui temos mais uma remessa de receitas testadas! Parecem-me especialmente variadas desta vez, e enquanto estava a fazer as montagens não conseguia deixar de pensar no quão bom aspeto todas tinham. Temos bolos, bolachas, lasanhas, bolinhos, queijadas... 

Estes posts deixam-me sempre com vontade de repetir receitas que já não faço há anos, muitas vezes por esquecimento - as minhas receitas favoritas do momento vão mudando, sendo sucessivamente substituídas por invenções mais recentes, pelo que algumas acabam por cair na obscuridade. E que melhor forma de refrescar a memória senão ver fotos tentadoras de alguém que as fez? :D


























Crepiocas (versão sem claras aqui)




















Pão de Ló de Ovar (versão mais saudável aqui)








Tarte de Queijada (versão com whey aqui, versão com quark aqui)




Queques com Aveia de Sabor (4 ingredientes)

Espreitem também o post no blog da Inês :D 




Podem consultar o post da Inês aqui!


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