domingo, 28 de abril de 2019

Preparação de Refeições #34 - Lulas, Batatas e Repolho Salteados em Alho



As refeições desta semana foram mesmo ao meu gosto: um conjunto de alimentos variados salteados numa quantidade que alguns diriam excessiva de em alho :P

Valeu totalmente a pena a confusão de tachos em que o meu fogão se tornou. ;)

O destaque: lulas < 3
 Usei umas lulas limpas congeladas que comprei no Lidl:


O modo de preparação foi o mais simples possível: apenas as pré-cozi em água com sal e depois salteei em azeite e alho picado. Na verdade fiz a primeira parte no dia anterior, porque já sabia que na altura ia haver mais confusão, com os outros tachos todos :P

Depois da pré-cozedura (de um dia para o outro guardei-as no frigorífico, num recipiente hermético)
No dia foi só deixar dourar!
Apesar de serem mesmo simples de fazer, ficam deliciosas! E, não sendo a fonte de proteína mais barata que por aí anda, encontram-se frequentemente em promoção a um preço razoável :)

Passando para as batatas
Acho que nunca tinha feito batatas salteadas em casa, mas por acaso gosto muito - o que há para não gostar em batatas douradinhas a saber a alho, certo? :)

A preparação foi semelhante à das lulas. Usei algumas batatas médias/pequenas, que lavei e cortei em quartos:

Depois de cortadas e lavadas no meu escorredor vermelho, que tem aparecido muitas vezes por aqui :P 
Em seguida cozi-as em água com sal até conseguir espetar facilmente um garfo (a ideia é só cozerem mesmo o necessário, se passarem do ponto depois desfazem-se). E o resto já se sabe: escorri-as e salteei-as numa frigideira com azeite e alho picado :)

Já prontas

É um acompanhamento muito prático que vou fazer de certeza mais vezes! Aquecidas no microondas as batatas não ficam tão crocantes, mas ainda assim a textura e o sabor são ótimos :)

Por fim: repolho
O repolho ainda foi mais simples de preparar que os restantes elementos, porque como gosto dele crocante não o cozi previamente. Apenas lavei bem, cortei em tiras e salteei em alho e azeite :)

Usei uma quantidade algo exagerada, porque adoro e depois de cozer diminui imenso de volume :P

Ficou delicioso :D
Talvez não seja um acompanhamento que agrade a toda a gente, mas eu sou bem fã de repolho e achei que ficou maravilhoso!

E pronto, os almoços esta semana foram assim :)
Estava tudo ótimo, para variar :) Um dos aspetos positivos de preparar estas refeições é que como procuro fazer coisas diferentes todas as semanas estou constantemente a expandir o meu leque de refeições práticas, e sem dúvida que os três componentes desta refeição se irão tornar presença habitual por aqui :D

quinta-feira, 25 de abril de 2019

Bolo Fofo (com aveia de sabor) (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)


Hoje estava a ver no meu ficheiro das receitas as que tinha para publicar e deparei-me com esta. Admito que tive de abrir uma foto para me lembrar do que era, mas a imagem refrescou-me logo a memória: é um bolo que fiz no verão... De 2017.
Depois de tanto tempo sem ver a luz do dia, claro que tinha de lhe dar o devido destaque o mais rapidamente possível. Por isso aqui está: um bolo com 2 anos, mas que ainda me lembro de ser delicioso :)






Bolo Fofo (com aveia de sabor) (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Ingredientes:
[  6 ovos
[  80g de farinha de aveia com sabor (uso as da EU Nutrition, que podem comprar com 15% de desconto e ofertas ao usar o meu cupão, euavela15. Recomendo bolacha maria, coco, chocolate e avelãs... Praticamente todos os sabores ficam ótimos aqui! :))

Preparação:
| Bater os ovos com uma batedeira elétrica durante 10 minutos, para que aumentem de volume.
| Adicionar a farinha e envolver cuidadosamente com uma espátula.
| Transferir o preparado para uma forma forrada com papel vegetal (usei uma com 20cm de diâmetro) e levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 20 minutos, ou até o bolo estar cozido (podem fazer o teste do palito).



Não estou a brincar quando digo que ainda me lembro que o bolo era delicioso - uma pessoa não esquece um bolinho assim :P É surpreendentemente simples, mas fica super fofo (com uma textura que lembra pão de Ló). O sabor depende muito do sabor de aveia que usarem - no bolo das fotos usei a de bolacha maria, e ficou maravilhosa! Mas já sabem que sou perdida por esta aveia :P
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Informação Nutricional (por uma fatia)
Energia: 130kcal 
Proteínas: 8.6g 
Hidratos de Carbono: 8.1g 
-       Dos quais açúcares: 0.5g 
Lípidos: 6.7g
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 1.9g 
Fibra:  1.3g 

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 fatia ou 1/6 da receita)Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real.
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segunda-feira, 22 de abril de 2019

Receitas Testadas da Semana #106


Haverá melhor forma de encerrar esta época docinha do que com imensas receitas igualmente docinhas? ;)
Confesso que fazer estas montagens me abre sempre o apetite. Felizmente por esta altura há sempre umas amêndoas de chocolate à mão para solucionar esse tipo de problemas :P
A propósito da Páscoa (arranja-se sempre um pretexto), fica o registo do meu pequeno-almoço super pascal de hoje:

Coelho ao pequeno-almoçooo :D
Tratam-se das papas de aveia desenformadas, cujo link está abaixo porque foram testadas por várias pessoas que não eu (selo de qualidade :P). 

Apresento-vos então todas as receitas! Basta carregarem nos títulos para irem ter aos posts respetivos. :)
































Papas de Aveia com Claras (versão no microondas aqui)
















Queijadas de Cenoura













Tenham uma boa semana!
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