quinta-feira, 11 de abril de 2019

Pastéis de Amêndoa

Hoje trago uma receita que fiz na altura do Natal: uns pastéis de amêndoa tradicionais.
Mal os vi no blog O Cantinho dos Gulosos soube que tinha de os fazer. Pareceu-me logo ser uma receita capaz de fazer sucesso, até porque doces conventuais com amêndoa não têm como desiludir.
Sabem quando vêem uma receita ou um produto, esperam que tenha um sabor em específico e depois provam e é exatamente igual àquilo que imaginavam?
A título de exemplo, aconteceu-me isso com biscoff, uma espécie de manteiga de bolachas speculoos - mas não foi propriamente surpreendente, porque aquilo são basicamente speculoos triturados e eu já tinha provado as bolachas :P
O mesmo se passou com os pastéis de amêndoa, mas no caso destes não estava mesmo à espera que correspondessem tanto às minhas expectativas: desde a massa crocante ao recheio docinho e húmido com sabor a amêndoa, ficaram exatamente iguais àquilo que tinha imaginado.
Se agora também ficaram a pensar se o sabor será como imaginam, sugiro vivamente que experimentem. Não querem ficar a cismar no assunto, e a melhor solução é acabar com as dúvidas comendo uns pastéis de amêndoa caseirinhos. ;)





Pastéis de Amêndoa 
Adaptado daqui
Para cerca de 12 pastéis

Ingredientes:

Para a massa
[  160g de farinha
[  10g de farinha de amêndoa 
[  35g de açúcar em pó
[  1 pitada de sal
[  90g de manteiga gorda fria
[  2 gemas 

Para o recheio
[  2 ovos
[  100g de açúcar
[  120g de manteiga gorda à temperatura ambiente
[  130g de farinha de amêndoa
[  Canela (a gosto)

Preparação:

Para a massa
| Num recipiente médio, colocar as farinhas, o açúcar e o sal e misturar. 
| Cortar a manteiga em cubos e adicionar à mistura anterior. Misturar bem com as mãos até a textura se assemelhar a areia molhada. Pode ser preciso trabalhá-la algum tempo para incorporar bem a manteiga na farinha - não percam a paciência!
| Adicionar as gemas e misturar novamente até se formar uma massa coesa. Formar uma bola, embrulhar em película aderente e refrigerar durante 15 minutos.
| Usar a massa para forrar forminhas de alumínio (cerca de 12), pressionando bem com os dedos. Picar o fundo com um garfo.
| Levar ao forno pré-aquecido a 160 graus durante cerca de 10 minutos.

Para o recheio 
| Num recipiente grande, colocar os ovos, o açúcar e a manteiga e bater com uma batedeira elétrica até que o preparado esteja praticamente homogéneo (deve demorar 1 ou 2 minutos).
| Adicionar a farinha de amêndoa e a canela e envolver (sem bater, utilizando por exemplo uma colher).
| Distribuir o preparado pelas forminhas com a massa (podem ainda estar quentes, não é preciso deixarem arrefecer completamente).
| Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 20 minutos, ou até que ficam levemente douradas.



Acho que estes pastéis se vão tornar presença habitual nas festas por estes lados - a textura húmida por dentro e crocante por fora conjugada com o sabor viciante da amêndoa fica só maravilhosa! Não são demasiado doces nem enjoativos, e toda a gente que experimentou adorou. É definitivamente uma receita a repetir :)

domingo, 7 de abril de 2019

Preparação de Refeições #31 - Pescada com Favas, Batatas e Cenoura



À semelhança da semana passada, as refeições desta semana foram muito simples - e na verdade muito semelhantes ao nível da confeção. O tempo escasseia e eu refugio-me logo em refogados básicos, mas a culpa não é minha, não fui eu que os fiz tão práticos e deliciosos :P

Como não adorar comida que só suja um tacho? :)
Tendo sido as refeições tão simples, este será um post curto, só para partilhar alguns dos ingredientes que usei e dizer mais ou menos como fiz (embora não seja nenhuma novidade, acho que basta olhar para o tacho para saber como é que se faz :P).

Basicamente, piquei quantidades generosas de cebola, alho e pimentos, juntei um fio de azeite e levei a refogar a lume médio. Quando a cebola começou a ficar translúcida adicionei um bocadinho de polpa de tomate e água quente. Depois de deixar os vegetais cozerem bem transferi tudo para um copo alto e triturei com a varinha mágica.

A seguir devolvi a mistura ao tacho, temperei (usei o habitual: sal, salsa, orégãos, manjericão, pimenta, pimentão-doce e paprika) e adicionei mais água quente. Voltei a levar ao lume, e quando ferveu juntei o peixe. Deixei-o cozinhar até estar pronto (podem testar com um garfo), depois retirei -o para um prato e coloquei no tacho favas, batatas (descascadas e cortadas em pedaços pequenos) e cenoura (descascada e cortada em tiras).

Quando os vegetais estavam prontos voltei a colocar o peixe no tacho e deixei aquecer. Optei por cozer o peixe em separado porque este desfaz-se facilmente, e assim estive mais à vontade para mexer os vegetais. Mas também podem cozer tudo junto, adicionando os vegetais ao tacho um pouco depois do peixe :)

No meu caso as favas, as batatas e as cenouras demoraram o mesmo tempo a cozer porque as favas eram pré-cozidas e pequenas. No caso de usarem favas normais será melhor adicioná-las um pouco antes do resto!

O peixe que usei foi este:


É da Pescanova e comprei em promoção no E. Leclerc - 1kg (que compreende uma dúzia de medalhões) ficou a cerca de 10€, achei que era um preço razoável. No que toca a pescada congelada prefiro mesmo os desta marca ou da Iglo, acho bastante melhores. Também sou fã dos medalhões do Continente, mas não vou lá com tanta frequência, por isso não costumo comprar. De qualquer forma, penso que o preço também não fica muito abaixo dos 10€/kg!

O único aspeto negativo deste peixe é vir tão cheio de plástico. Não sabia que os medalhões vinham individualmente embrulhados, mas parece-me um exagero - até porque já comprei medalhões de peixe congelados que vinham só numa caixa de cartão, por isso não será indispensável a nível de segurança alimentar.

Quanto às favas, por norma também uso sempre congeladas, e desta vez comprei estas:


Costumo usar as da marca branca do Lidl ou E. Leclerc, mas estas estavam em promoção e ficavam mais baratas. Honestamente não me lembro bem do preço, mas acho que rondava 1€ (por embalagem de 400g). Não são os vegetais mais baratos, mas também não são assim tão caros, e não sei quanto a vocês mas eu adoro favas :)

Achei piada ao tamanho destas - são muito mais pequenas do que as que costumo usar, que por norma têm pelo menos o dobro do tamanho. Nunca tinha visto favas assim, e até fiz questão de mostrar à minha avó, que ficou igualmente surpreendida :P

O facto de serem pré-cozidas é agradável - embora não seja assim tão penoso cozer favas normais, quando há pouco tempo estas são super práticas, ficam prontas num instante :)

E pronto, esta semana foi tão simples quanto isto!

O prato :)
Adorei mesmo as refeições, para variar :P Ficou tudo muito saboroso, e os vegetais com aquele molhinho são só a coisa mais viciante de sempre :)
Rapidamente preparei 5 refeições completas para a semana, o que representa uma economia de tempo considerável - e uma boa forma de garantir que se come uma refeições saudáveis e saborosas!

quinta-feira, 4 de abril de 2019

Queijadinhas de Leite

Queijadas são sem dúvida um dos meus doces favoritos. Estranhamente, quase nunca faço ou como, e tirando as tartes tipo queijada saudáveis ainda não tinha nenhuma receita do género aqui no blog. Hoje venho corrigir essa falha :)
Fiz as queijadinhas das fotos há duas semanas, mas a verdade é que já tinha feito esta receita uma vez antes e por alguma razão indesculpável me esqueci de a publicar. Ainda bem que voltei a lembrar-me delas, porque são fantásticas e estava mesmo a precisar de um elemento novo no meu repertório de receitas de sobremesas habituais. Não que alguém se pareça importar com o facto de estar sempre a fazer as mesmas, pelo contrário :P
Se são tão fãs de queijadas como eu, experimentem. Estas são bem fáceis de fazer e não desiludem :)





Queijadinhas de Leite
Adaptado daqui
Para cerca de 20 queijadas

Ingredientes:
[  800ml de leite meio-gordo
[  1 pau de canela
[  1 pedaço de casca de limão
[  100g de farinha branca
[  50g de amido de milho
[  300g de açúcar (+ o necessário para untar as formas)
[  5 ovos
[  Manteiga (a necessária para untar as formas)

Preparação:
| Ferver o leite com o pau de canela e a casca de limão.
| Num recipiente grande, colocar a farinha, o amido de milho e o açúcar. Juntar o ovos e misturar bem.
| Adicionar aos poucos o leite fervido à mistura anterior, mexendo vigorosamente com uma vara de arames.
| Untar cerca de 20 formas com manteiga e polvilhá-las com açúcar. Dispô-las num tabuleiro de forno fundo e enchê-las com o preparado.
| Adicionar água quente ao tabuleiro (até cerca de metade da altura das formas).
| Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus até que as queijadas estejam cozidas e douradas (deve demorar entre 30 e 60 minutos).



Acho que as fotos dizem tudo - as queijadinhas ficam com uma textura perfeita, densa e super cremosa! O sabor também é ótimo, com um travo a canela e limão. Sou suspeita, mas acho que são mesmo uma das melhores sobremesas que pode haver :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...