sábado, 18 de fevereiro de 2017

Cheesecake de Oreo com Queijo Quark (Saudável, Sem Açúcar Adicionado)


Desde que tenho parceria com a EU Nutrition já usei os produtos da marca em várias receitas: fiz panquecas gigantes (ou mini, sou de extremos) e papas com as aveias de sabor, waffles e panquecas com os preparados para panquecas, crepes com o trigo sarraceno, toneladas de coisas com o preparado para pizza proteica, brownies e um crumble com o óleo de coco e até mini tartes de maçã com as barras. 
O que nunca me ocorreu foi fazer receitas com as oreos proteicas, por muito estranho que vos pareça. Apenas as comia simples (verdade seja dita, assim já são ótimas) ou molhadas em café (a propaganda das oreos sobre molhá-las em leite tem-nos enganado a vida toda!), até que um dia me ocorreu de repente - porque é que ainda não tinha feito sobremesas decadentes com elas?
Desde então tenho explorado todo o potencial do produto - já fiz este cheesecake de oreo, brownies de oreo, batido de oreo e tenho em mente bolachas recheadas e mousses que ficarão de certeza fantásticos com estas bolachinhas.
Achei por bem começar a partilhar convosco estas sobremesas decadentes (não há mais decadente do que sobremesas com oreo, certo? É um importante passo para a humanidade haver uma versão mais 'fit' das bolachas ;)). Esta é a primeira: um cheesecake que me surpreendeu de tão incrivelmente saboroso. Sugiro seriamente que experimentem - não querem ficar para trás neste período de descoberta. ;)







Cheesecake de Oreo (Saudável, Sem Açúcar Adicionado)

Ingredientes:

Para a base:
[  Parte de bolacha de 2 pacotes de oreos proteicas da EU Nutrition (o recheio será utilizado na outra camada. Podem comprá-las com 15% de desconto usando o código EUAVELA15)
[  2 colheres de sopa óleo de coco (podem usar azeite, mas o sabor é mais forte; usei também da EU Nutrition)
[  3 colheres de sopa de água

Para o recheio:
[  4 ovos
[  2 colheres de sopa de mel (cerca de 40g)
[  500g de queijo quark (ou um iogurte bem denso)
[  Parte do recheio dos 2 pacotes de oreos proteicas (cuja bolacha foi usada na base)
[  2 colheres de sopa não muito cheias de polvilho doce ou azedo (cerca de 30g)
[  1 colher de chá de extrato de baunilha (opcional)

Preparação:

Para a base:
| Triturar as bolachas num processador ou liquidificadora até ficar com um pó fino. Adicionar o óleo de coco e a água e misturar bem.
| Transferir o preparado para uma forma pequena (preferencialmente de fundo amovível) e amassar bem com as mãos molhadas, para que a base fique compacta.
| Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 10 minutos.

Para o recheio:
| Bater os ovos com o mel até que a mistura fique fofa e esbranquiçada (demora uns 2-3 minutos).
| Batendo sempre, adicionar o queijo quark, o recheio das bolachas, o polvilho e o extrato de baunilha, incorporando bem cada ingrediente antes de adicionar o próximo.
| Colocar o recheio sobre a base (não é preciso que esteja fria) e levar ao forno novamente (ainda a 180 graus) durante cerca de 30 minutos.
| Transferir o cheesecake para o frigorífico depois de frio. Decorar a gosto com mais oreos proteicas e chocolate negro derretido (foi o que eu fiz, mas é claro que podem alterar isto a gosto).



MELHOR. Cheesecake. De sempre. Juro-vos, isto é mais do que bom. A textura é perfeita, ficou mesmo cremoso - ninguém diria que não são usados lacticínios gordos -, e quanto a oreos serem o melhor add-in acho que não há dúvidas. Para além disso, é bonitinho e apresentável: a base, para além de ser ótima, é consistente e permite que as fatias fiquem intactas (já fiz cheesecakes 'normais' em que isto era praticamente impossível). Por fim, o perfil nutricional (abaixo) é bem interessante :D  Espero que gostem!
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Informação Nutricional (por uma dose)
Energia: 198kcal
Proteínas: 16.0g
Hidratos de Carbono: 16.6g 
-       Dos quais açúcares: 7.2g
Lípidos: 7.7g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 4.1g
Fibra:  1.0g
Sódio: 65mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 fatia, cerca de 250g ou 1/8 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
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sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

15% de Desconto Direto em Todas as Encomendas na EU Nutrition


Era só para avisar que, como podem ter descoberto pela mudança do banner que está do lado direito do blog, o meu código associado à EU Nutrition passou a dar um desconto de 15% (em vez de 10), sendo que por isso o nome do mesmo também mudou. O novo é euavela15, e podem já utilizá-lo  no site para obter os produtos com preços ainda melhores :)


Alguns dos meus produtos de eleição: manteiga de amendoim natural, aveia de bolacha maria, oreos proteicas e barra de chocolate (também proteica) :)

A aveia de bolacha maria tem sido aprovada por mu(uuu)ita gente, bem como as barrinhas e as oreos, mas gostava de receber ainda mais opiniões! Já provaram algum dos produtos? Ficaram fãs? :)

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Produtos #25 - Barras Proteicas 'EU Bars' (Ranking de Sabores)

Trago-vos hoje o ranking que prometi quando fiz a primeira publicação sobre as EU bars (consultem-na para saberem mais sobre a lista de ingredientes e a informação nutricional das barrinhas). Sei que demorei um bocado a cumprir o prometido, principalmente se tivermos em conta que os sabores disponíveis são apenas 4, mas estive ocupada entretanto com o trabalho de pesquisa associado a rankings (sabem como é, tive de me certificar de que as barras estavam mesmo na posição inicialmente atribuída provando-as várias vezes). Espero que me perdoem. ;)

A minha impressão inicial das barras foi de que eram um pouco duras, mas entretanto, não sei se por me ter habituado se por me ter calhado uma pior da primeira vez, a minha opinião mudou. Têm-me parecido muito leves e fofas! Tão leves e fofas que encomendei esta semana 8 caixas de 12 barras para manter o vício. Ups :P

Já sabem que podem adquirir estas barras (e outros produtos) no site da EU Nutrition, e que se utilizarem o meu código - euavela10 - têm 10% de desconto na encomenda.

Sem mais demoras, deixo-vos então a minha opinião em relação a cada um dos sabores.

1º - Chocolate


Sim, a minha fixação pela barra de chocolate ainda cá e esta continua com o título de 'minha barra preferida'. Foi a última que provei e mesmo tendo gostado das outras esta foi uma ótima surpresa!

Só para terem uma ideia ;)
É muito fofa/molinha e tem uns pedaços crocantes de amêndoa (não sei como, mas apenas descobri que tinha amêndoa hoje ao comer uma, isto depois de dar saída a quase duas caixas :P) e de chocolate pelo meio. O resultado é ótimo! Esta é das que melhor fica aquecida, parece tanto um bolinho :P Para que acreditem em mim...

...Uma foto de uma barra de chocolate aquecida no forno e coberta com manteiga de amendoim ;)
Esta aqueci no forno durante uns minutos, mas a maior parte das vezes até a aqueço no microondas.

E por falar de manteiga de amendoim...

2º - Amendoim


Apesar de no geral as coisas de amendoim e chocolate estarem mais associadas a sabores demasiado doces, achei estas duas as menos enjoativas. Têm ambas um sabor leve muito agradável!

Esta sabe bastante a amendoim (ou a manteiga de amendoim - muita gente lhes chama 'barras de manteiga de amendoim', o que é engraçado, já que não é esse o sabor oficial). A textura é um bocadinho menos mole que a da anterior, já que a barra é mais crocante (o que por acaso combina muito bem com o sabor). São extremamente viciantes, como seria de esperar de barras de uma barra de frutos secos (não serão permitidos comentários de sabichões a mencionar que o amendoim não é um fruto seco) :)

3º - Banana


Esta e a de maçã estão bastante próximas na escala da minha estima (acordei barroca hoje). São as duas fiéis ao sabor dos frutos, mas eu sou uma pessoa que invariavelmente prefere os sabores mais decadentes (i.e., chocolate e amendoim). Ainda assim, esta de banana sabe a rebuçado, tem um sabor docinho bem interessante! Por acaso é a favorita de várias pessoas que encomendaram as barras e me contaram a sua opinião, o que só pode querer dizer alguma coisa.

4º - Maçã


Como já disse, a barra capta bem o sabor a maçã (e tem até uns pedacinhos pelo meio). Não está num lugar mais acima porque, como já disse, os sabores de fruta não me apelam tanto e tendo a enjoar mais facilmente destes - mas mesmo assim gostei! 

Esta foi a única barra que teve direito a uma experiência mais elaborada (embora ande a magicar uns peanut butter cups proteicos com a de manteiga de amendoim):

Mini tarte de maçã proteica
Fi-la de forma muito simples: aqueci um pouco a barra para ficar moldável (já estão familiarizados com a minha obsessão por barras aquecidas :P), forrei com ela uma forminha de muffins e coloquei puré e fatias de maçã por cima. O resultado ficou delicioso! :)

É isto. Já provaram as barras? Quais os sabores que mais vos chamam? Contem-me tudo :D

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Estufado de Courgette e Grão-de-Bico (Saudável, Vegan, Sem Glúten/Lactose)


Há determinadas 'crenças' no que toca à culinária que atravessam gerações. Eu própria, como toda a gente, conheço várias - desde as mais rebuscadas, como 'bater a massa no sentido contrário ao dos ponteiros dos relógios deixa um bolo pior', às mais normais e fundadas, nas quais se enquadram muitos dos truques preferidos das nossas avós: trocar parte da farinha por Maizena para deixar os bolos mais fofos, juntar sempre carne à comida para a deixar mais saborosa (a sério, a minha avó até no arroz de polvo coloca vitela), começar a confeção de praticamente qualquer prato com um refogado, deixar a comida cozinhar muito lentamente e fazer tudo de raiz (porque toda a gente sabe que feijões de lata não têm o sabor dos demolhados e cozidos em casa).
Eu alinho em algumas destas coisas, principalmente a dos refogados, que adoro entupir com cebola (mostrem-se, fãs de cebola, juntos somos mais fortes). No entanto, admito que o balanço não me atribui um extremo no espectro da tradição - não há repulsa por enlatados que me faça abrir mão de uma invenção tão prática, nem teorias sobre o quão melhor fica a comida se demorarmos horas a fazê-la que me convençam, bem, a demorar horas a fazê-las.
Assim, aqui está uma receita que contraria vários princípios que fomos ensinados a aceitar. Não tem carne, demora 20 minutos a ser preparada e inclui grão-de-bico de lata. Vou arriscar e dizer que é o demolidor de princípios aceites mais delicioso de sempre. ;)





Estufado de Courgette e Grão-de-Bico (Saudável, Vegan, Sem Glúten/Lactose)
Para cerca de 4 doses

Ingredientes:
[  1 cebola
[  3 dentes de alho
[  Azeite (a gosto)
[  1 cenoura (cerca de 150g)
[  1 courgette (cerca de 600g)
[  1 tomate grande (usei congelado; podem usar fresco ou molho de tomate, em alternativa)
[  500g de grão-de-bico cozido e escorrido
[  Sal (a gosto)
[  Manjericão (a gosto)
[  Paprika (a gosto)
[  Orégãos (a gosto)
[  Pimentão-doce (a gosto)
[  Água quente

Preparação:
| Picar a cebola e o alho e colocá-los a refogar num tacho ou wok com um fio de azeite.
| Cortar a cenoura em fatias finas e adicioná-la ao tacho quando a cebola estiver translúcida.
| Assim que a cenoura começar a ficar cozida, adicionar a courgette, também cortada em tiras finas.
| Desfazer o tomate num pouco de água a ferver, depois de o descascar, e juntá-lo ao tacho.
| Quando a courgette estiver cozida, juntar o grão-de-bico. Temperar com sal, manjericão, paprika, orégãos e pimentão-doce e mexer bem.
| Se o estufado estiver demasiado seco, adicionar um pouco de água quente (a quantidade que preferirem, depende de se querem que o resultado fique com mais ou menos molho) e deixar que ferva.


Esta pode não ser a receita mais apelativa de sempre, mas é uma refeição que adoro: para além de, como disse acima, ficar pronta num instante, é daquelas comidas que ainda ficam melhores aquecidas. E acho que o valor de ter almoços prontos no frigorífico é indiscutível ;)
Para além do mais, é extremamente reconfortante! E acompanhado com couscous fica particularmente divinal. Experimentem :D 
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Informação Nutricional (por uma dose)
Energia: 189kcal
Proteínas: 9.2g
Hidratos de Carbono: 30.1g 
-       Dos quais açúcares: 7.3g
Lípidos: 6.1g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.9g
Fibra:  7.3g
Sódio: 458mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 dose ou 1/4 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
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sábado, 11 de fevereiro de 2017

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