terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Torta de Laranja (Saudável, Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Açúcar Adicionado)


Já não é segredo para ninguém que eu odeio tortas. Ou melhor, não odeio as tortas propriamente ditas - odeio fazê-las. Tentar fazê-las, para ser mais precisa.
Eu até consigo fazer algumas sobremesas 'elaboradas' com sucesso: já fiz imensas fornadas de éclairs e saíram todas bem, os primeiros macarons que fiz ficaram bastante perfeitinhos e os segundos também, mesmo com o desafio extra de terem orelhas, e até já ultrapassei o meu trauma com massas lêvedas, que agora me saem sempre bem (prova 1prova 2).
Mas com as tortas a história é diferente, não fossem elas um dos meus maiores arqui-inimigos (só não digo o maior porque depois uma caixa de palitos cai ao chão e não tenho categoria para ela). Não sei ao certo quantas já fiz, mas penso que devem ter sido cerca de meia dúzia e quebraram todas ao enrolar. Todas. Espero que percebam que o meu ódio é completamente fundado.
Ainda assim, decidi arriscar fazer uma versão saudável inspirada numa receita que tinha visto no blog Na Caverna da Marta (um blog paleo que tem receitas ótimas, espreitem!). O procedimento é bastante simples, por isso praticamente só precisei de misturar tudo, levar ao forno, desenformar sobre um pano, rechear e rezar enrolar. Rapidamente chegou a temida última tarefa, e quando comecei a enrolar... A torta partiu-se.
Eu sei que este não é o final feliz de que possivelmente estavam à espera, mas também não foi assim tão mau - como era grande parti-a em duas e uma das metades não tinha quebrado tanto, por isso até ficou apresentável nas fotografias (que como todos sabemos é o que verdadeiramente importa :P). Já posso dizer que fiz meia torta decente, talvez para a próxima seja afortunada o suficiente para fazer uma inteira.






Torta de Laranja (Saudável, Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Açúcar Adicionado)
Adaptado daqui

Ingredientes:
[  2 laranjas médias
[  50g de óleo de coco
[  8 ovos
[  50g de mel
[  50g de polvilho doce
[  Doce de pêssego Natura da Quinta de Jugais (para rechear, usem a gosto)

Preparação:
| Descascar as laranjas, retirando as partes brancas, e triturá-las (utilizando um processador ou uma varinha mágica).
| Derreter o óleo de coco. Misturar a polpa das laranjas com os restantes ingredientes (óleo de coco derretido, ovos, mel e polvilho doce) e bater até o preparado ficar homogéneo (podem usar um garfo ou novamente o processador/varinha mágica).
| Colocar num tabuleiro* forrado com papel vegetal e levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 25 minutos, ou até a torta se mostrar sólida.
|  Desenformar sobre um pano humedecido. Esperar alguns minutos, rechear com o doce e enrolar (ainda morna) com a ajuda do pano.

*Não usem um tabuleiro demasiado pequeno, pois se a torta for demasiado grossa torna-se mais difícil de enrolar.



Quanto ao sabor, as tortas não tendem de todo a ser tão melindrosas: ficam sempre ótimas! Esta não foi exceção, antes pelo contrário. O sabor a laranja parece-me definitivamente a escolha vencedora no que toca a tortas, até porque a cor realça o seu formato adorável. Ficou com aquela textura fofinha e fresca típica destes bolos, mas ligeiramente mais húmida do que o habitual; lembra até um pouco uma queijada! É bastante convidativa a uma segunda fatia ;)  
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Informação Nutricional (por um fatia pequena)
Energia: 90kcal
Proteínas: 3.0g
Hidratos de Carbono: 8.2g
-       Dos quais açúcares: 5.0g
Lípidos: 5.4g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 3.4g
Fibra:  0.6g
Sódio:  31mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 fatia pequena ou 1/16 da receita). Não inclui o doce, visto que é opcional e a quantidade usada é a gosto. Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
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domingo, 11 de fevereiro de 2018

Receitas Testadas da Semana #34 a #43



Mais uma vez várias edições desta rubrica ficaram condensadas num só post, mas penso que o arranjo bonito em capicua do título é suficiente para me desculpar. :P 
De qualquer das formas, acho que o post fica mais giro com um desfile variado de receitas. Espero que gostem!




























Queijada (versão com quark aqui, versão proteica aqui)











domingo, 4 de fevereiro de 2018

Produtos #44 - Claras de Ovo em Pó


Há uns meses a Derovo, que está por trás das marcas Dovo, que provavelmente conhecem das claras, e Fullprotein, enviou-me uma embalagem de claras em pó para experimentar. Entretanto já fiz várias experiências com o produto, e então decidi escrever um post sobre ele - até porque não é comum e penso que muitas pessoas não sabem bem como hão de o utilizar!

Antes de mais, podem comprar estas claras no Celeiro, no Continente e em alguns sites online, como o enetural, o nutriforce e o zumub. O preço costuma rondar os 15€ por embalagem (600g).


O grande benefício das claras em pó é que não se estragam rapidamente, como as claras líquidas - deixei o pacote aberto várias semanas sem problema. Por outro lado, também acabam por ser mais práticas e ocupar menos espaço.

A equivalência é mais ou menos 1 clara = 5g de claras em pó (1 colher de chá bem cheia) + 30ml de água. Dito isto, podem substituir as claras tradicionais pela versão em pó em praticamente tudo. Aliás, eu submeti-as a dois testes específicos, receitas que costumam ser melindrosas com as claras, e o resultado surpreendeu. Com o primeiro teste aproveito para esclarecer a pergunta que está na vossa mente desde que leram o título do post, mesmo que ainda não se tenham apercebido: posso bater claras em pó em castelo? 

Acho que esta nuvem branquinha e fofa fala por si ;)
É particularmente engraçado bater claras em pó com água e vê-las a ganhar consistência, acreditem - nem que seja só por isso têm de experimentar claras em pó uma vez na vida. Mesmo ver e tocar no pó tem alguma piada, porque não é uma coisa que estejamos habituados a ver 'no estado sólido' :P

Passando à frente os apartes infantis, as claras em pó em castelo ficaram idênticas às 'normais'. Apenas as bati com uma batedeira elétrica, depois de adicionar água na proporção referida (30ml de água para 5g de claras), até ficarem sólidas!

O segundo teste foram as papas de aveia com aveia de sabor. Já por duas vezes tentei fazer esta receita com claras frescas (não pasteurizadas) e o resultado foi o mesmo nas duas - as papas não ficaram homogéneas, e foi quase como se as claras tivessem coalhado, daí dizer que a receita era melindrosa. Mas, novamente, as claras em pó resultaram muito bem:


Apenas passei no início com a varinha mágica, porque é um bocado difícil dissolver as claras em pó e assim evita-se que as papas fiquem com grumos :)

Agora que estão convencidos da eficácia das claras em pó, parto para usos mais simples. Sendo uma fonte de proteína em pó, os batidos são uma utilização óbvia:


Fiz este com uma banana pequena congelada, 100ml de leite de soja de baunilha (podem usar outro qualquer) e 1 scoop de claras em pó - o scoop vem na embalagem. Ficou muito bom, com uma textura cremosa e um sabor leve! Não me aventurei em misturar só com água ou leite, tendo em conta a consistência das claras normais achei que ficaria estranho :P

Depois também usei as claras em pó para fazer waffles, e até já publiquei a receita. Ficaram com uma textura ótima!

Textura ótima
Usei-as também em crepiocas - imensas vezes, aliás. Como é uma receita que não gasta muitas claras nunca quero abrir um pacote de 1 litro de propósito para fazer, então normalmente só faço quando sobram claras de fazer sobremesas ou quando abro um pacote para outra coisa qualquer. Com as claras em pó no frigorífico uma pessoa fica mais livre, tem sempre lá para se precisar e não se estragam tão depressa :)


A seguir vem um fluff: 

Fluff de banana e chocolate branco com weetabix mini de chocolate
A receita é a mesma de sempre, sendo que, previsivelmente, usei claras em pó em vez de claras líquidas utilizando a regra de substituição de que já falei antes.

Numa nota à parte, quão bons são estes weetabix mini com pepitas?


E por fim:

Ovos mexidos com claras
Esta é também uma receita antiga a que adicionei claras em pó. Eu sei que não parece muito porque os ovos estão amarelinhos, mas pronto, vão ter de acreditar em mim :P
Ficaram também deliciosos!

E pronto, era isto que queria partilhar convosco sobre as claras em pó. Como podem ver, fiquei fã do produto :) Se já experimentaram digam-me o que acharam!

sábado, 20 de janeiro de 2018

Bagels Rápidos (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados, Sem Glúten/Lactose)


Não costumo usar adoçantes nas receitas - às vezes uso indiretamente, através de whey ou aveia com sabor, mas não me lembro da última vez em que usei mesmo um adoçante para cozinhar.
Quando quero tornar alguma receita mais saudável a minha primeira opção é o mel, porque é acessível, prático e 'natural'. Sei que algumas pessoas evitam porque tem um sabor mais forte do que o açúcar, por exemplo, mas nunca notei que o sabor de um bolo ficasse alterado por causa disso (e eu não sou fã de mel simples). Já no caso dos adoçantes, tenho sempre receio de que resultem num sabor artificial; para além do mais, há muitos que nem sequer podem ser submetidos a altas temperaturas. Ou seja, tenho várias desculpas para nunca lhes ter dado uma oportunidade.
Entretanto a Primebody enviou-me alguns produtos para experimentar, há uns meses, entre os quais um adoçante culinário de maltitol, stevia e taumatina: o sweetlift.
Como não podia deixar de ser, tive de o experimentar numa receita. A escolhida foi (surpresa) a destes bagels, que partilho agora convosco. Não ficaram muito doces (porque não é suposto, são bagels), mas ainda assim deu para avaliar o adoçante - e confesso que surpreendeu, em textura é muito parecido ao açúcar e não tem um sabor artificial. Talvez tenha direito a mais algumas receitas daqui para a frente :)







Bagels Rápidos (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados, Sem Glúten/Lactose)
Para 8 bagels
Adaptado daqui

Ingredientes:
[  120g de farinha de aveia (flocos de aveia triturados; certificada sem glúten para a versão sem glúten)
[  80g de farinha de trigo sarraceno
[  1 colher de chá de fermento 
[  2 ovos
[  120g de quark (usei da San Tonelli; podem substituir por um iogurte sem lactose ou vegetal para a versão sem lactose)
[  100ml de leite (sem lactose ou vegetal para a versão sem lactose)
[  1 colher de chá de extrato de baunilha
[  2 colheres de sopa de Sweetlift*

Preparação:
| Num recipiente grande, misturar as farinhas (de aveia e de trigo sarraceno) com o fermento.
| À parte, bater os ovos com um garfo e adicionar o quark, o leite, o extrato de baunilha e o adoçante (Sweetlift), batendo bem.
| Adicionar esta mistura ao preparado anterior e mexer até obter uma massa homogénea.
| Distribuir o preparado por formas de donuts (vejam abaixo como podem adquirir; também podem usar outras, se não tiverem) e levar ao forno pré-aquecido a 200 graus durante cerca de 15 minutos, ou até que estejam cozidos (podem fazer o teste do palito).

*Sweetlift é um adoçante que podem encomendar ou comprar na Primebody; podem substituir por outro adoçante, açúcar mascavado, mel ou etc., embora vá alterar ligeiramente o resultado final.



A forma que usei para os donuts foi a da Tupperware, de que já falei aqui - se quiserem comprar falem com a Miss Tupperware, que ma ofereceu.
Os bagels não costumam ser feitos desta forma (normalmente levedam e são cozidos antes de assarem), mas o nome parece-me adequado - não são muito doces, são fofinhos e crescem bastante. São bons sem nada, mas também podem rechear - tostados com queijo, por exemplo, ficam deliciosos! Ficaram um bocadinho toscos, mas ótimos.
Quanto ao adoçante, sei que há muita gente que prefere não usar. Eu não tenho problemas em consumir com moderação - por um lado, o sweetlift é feito de adoçantes que, para a categoria, até não têm má reputação. Por outro, penso que o fazer bem ou mal acaba sempre por depender das quantidades em que os alimentos são consumidos :)
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Informação Nutricional (por um bagel)
Energia: 121kcal
Proteínas: 6.8g
Hidratos de Carbono: 18.7g 
-       Dos quais açúcares: 1.7g
Lípidos: 2.4g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.6g
Fibra:  2.6g
Sódio:  36mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 bagel ou 1/8 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
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domingo, 14 de janeiro de 2018

Produtos #43 - Iogurtes '+ Proteína' (Corpos Danone)


Há algum tempo a Danone enviou-me os novos iogurtes da marca para experimentar. São ricos em proteína e estão disponíveis em versão natural, de framboesa e de morango.

Pelo formato, por terem aquele padrão caraterístico na superfície e por serem da mesma marca, claro, lembram-me dos desaparecidos Danios! A principal diferença é que não têm tanto açúcar, e a consistência também é diferente (estes são mais leves). Podem ver fotografias dos rótulos (ingredientes e informação nutricional) abaixo.

Podem comprar nos supermercados habituais (Continente, E. Leclerc, Pingo Doce,...) e custam normalmente 1,09€ - mas estão muitas vezes em promoção, é só irem vendo os folhetos!


A lista é curtinha, mas vou como sempre deixar uma opinião sobre os sabores por ordem de preferência :) 

1º - Natural



Já sabem que sou suspeita, mas gosto muito deste iogurte natural! A consistência é espessa, mas não tanto como a dos skyr do Lidl, por exemplo.


Com pepitas de cacau cru e manteiga de amendoim, ambos da EU Nutrition

Com doce sem açúcar adicionado da Quinta de Jugais e nozes

2º - Framboesa



Também adorei este sabor, acho que entre os iogurtes de framboesa que já provei é o melhor. Tem um sabor delicioso a framboesa, lembra aqueles rebuçados de fruta :P



3º - Morango



E este é o que falta - também gosto, mas acho o de framboesa bastante melhor! De qualquer forma, são os dois muito cremosos e agradáveis :)



É só isto - eu avisei que ia ser uma lista curtinha :P

Fiquem atentos, vou tentar publicar uma nova receita (finalmente) esta semana :)
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