segunda-feira, 19 de junho de 2017

Receitas Testadas da Semana #6


Mais uma semana com várias receitas aprovadas, todas com um ar maravilhoso. Desta vez não tenho grande tempo, por isso em vez de fazer mini-legendas para cada receita vou deixar os links nos títulos. Ganhamos todos: eu não tenho de demorar tanto tempo a escrever e vocês não têm de me aturar :P

Já sabem que podem carregar nas fotografias para as aumentar :)


















Panqueca de Forno


Papas de Aveia (com aveia de sabor)


Vou quebrar o meu voto de silêncio (não façam essas caras tristes, eu já me calo outra vez) para esclarecer o aspeto não-padrão destas papas.

É o seguinte: se vocês engrossarem as papas mais do que o costume, as transferirem para um recipiente e as deixarem arrefecer no frigorífico, depois podem desenformá-las e comê-las como se de um pudim delicioso e fresquinho se tratasse.

De nada ;)







(Se as duas últimas imagens vos parecem demasiado semelhantes é porque a mesma pessoa experimentou duas receitas diferentes :P)

E é isto! Não são tantas como a semana passada, talvez porque as temperaturas não pedem propriamente um lanchinho com chá e bolo junto do forno ainda quente. Mas valem pela qualidade. ;)

domingo, 18 de junho de 2017

Queijada de Bolacha com Quark (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)


Se há receita saudável que me custou a encontrar foi a de queijada. Vocês não imaginam a quantidade de queijadas que eu fiz e se revelaram tentativas falhadas - versões com leite de coco, com batata-doce, com queijo fresco,... Inúmeras variantes com um resultado em comum: fornadas de queijadinhas falhadas e irritação da minha parte.
Tentei usar polvilho em vez de aveia para ficarem mais leves, mas acabaram por ficar elásticas. Tentei usar formas de metal em vez de formas de papel, mas acabaram por ficar coladas. Tentei fazer no fogão em vez de no forno para o caso de fazer alguma diferença, mas acabaram por ficar sempre. A mesma. Porcaria.
E depois encontrei-a, ao fazer uma experiência inspirada numa página: a queijada milagrosa, uma tarte queijada que finalmente correspondeu às expectativas. Desde aí, como sabem, até fiz uma versão com whey significativamente diferente (sendo que nem toda a quantidade de diferente foi propositada) que acabou por ficar igualmente maravilhosa, assim como outras com variações mais pequenas que nem cheguei a publicar. E eu comecei a ficar entusiasmada com o potencial desta queijada que nunca sai mal ao contrário das outras 3909856824.
Então alterei ainda mais a receita, para testar os limites: juntei quark, usei aveia com sabor e alterei as proporções entre os ingredientes. Adivinham o que me esperava quando abri o forno? Mais uma queijada maravilhosa. Como se que as queijadas quisessem que eu gostasse delas.
E eu, que não sou pessoa de contrariar a vontade das minhas queijadas, gosto. De qualquer modo, como podem imaginar pelas fotografias, não é tarefa difícil. ;)





Queijada de Bolacha com Quark (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Ingredientes:
[  4 ovos
[  500g de queijo quark
[ 100g de aveia com sabor a bolacha maria (podem comprar aqui com 15% de desconto usando o código euavela15)
[  1 colher de chá de fermento
[  500ml de leite

Preparação:
| Num recipiente, juntar ovos e o quark e misturar bem.
| Adicionar a farinha de aveia e o fermento e mexer até o preparado ficar homogéneo.
| Adicionar o leite aos poucos, mexendo bem.
| Transferir a mistura para uma tarteira de barro ou vidro e levá-la ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 40 minutos (ou até que esteja dourada e firme).


Esta queijada ficou um pouco mais cremosa / menos sólida do que as outras que já fiz, visto que tem ingredientes consideravelmente diferentes. Para além disso, ficou mais homogénea - ao contrário das outras, que se separam normalmente em duas camadas (uma tipo base/bolo e outra mais tipo queijada), esta só tem uma, talvez porque a farinha de aveia é usada em menor quantidade e é mais fina. As duas texturas são boas à sua maneira, mas já que repeti as outras tantas vezes foi agradável fazer uma com uma textura diferente! Lembrava quase uma tigelada :)
Para as inevitáveis perguntas sobre substitutos para a aveia com sabor: podem usar as receitas anteriores, que têm apenas aveia normal, ou utilizar aveia sem sabor nesta e adicionar algum mel (por volta de 50g) ou outro adoçante. No entanto, tenham em consideração que não vai ficar exatamente igual, porque a textura e sabor da aveia são diferentes!
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Informação Nutricional (por uma fatia)
Energia: 128kcal
Proteínas: 11.6g
Hidratos de Carbono: 11.8g 
-       Dos quais açúcares: 3.5g
Lípidos: 3.3g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.9g
Fibra:  1.1g
Sódio: 70mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 fatia ou 1/8 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
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sexta-feira, 16 de junho de 2017

Produtos #31 - Marinheiras de Linhaça e de Espelta

Há uns tempos passou-me pelo feed do facebook uma publicação da Cem Porcento a anunciar o lançamento de duas novas versões de marinheiras: linhaça e espelta. Admito que fiquei curiosa - não é que as marinheiras sejam muito diferentes entre si (pelo contrário, as 4 já existentes são bastante parecidas), mas tem sempre a sua piada experimentar novas variedades de um produto que conhecemos - e as embalagens são muito mais adoráveis desta vez.

Demorei ainda um bocado a provar, porque costumo ir fazer compras ao E. Leclerc (que demora sempre um bocado a ter estes produtos novos) e ao Lidl (que todos sabemos que tem tendência a não vender produtos que qualquer outro supermercado tem, por alguma razão que desconhecemos). Um dia passei pelo Pingo Doce e elas até estavam em promoção, portanto aproveitei e trouxe uma embalagem de cada comigo. 

Adivinhem o que vi quando na semana seguinte fui fazer compras ao E. Leclerc... ;)



Ressentimentos com supermercados com muito mau timing para terem produtos novos à parte, vim aqui muito rapidamente deixar a minha opinião sobre as novas marinheiras (com fotos de comida a ilustrar, que sem fotos de comida isto não é a mesma coisa).

Nutricionalmente são próximas das outras, e podem ler a minha opinião nesse sentido neste post.

Linhaça


Tenho preferência por tostinhas com sementes, acho que lhes dão outra graça. Estas são muito boas, e, sendo que das antigas as de chia eram as preferidas da maioria das pessoas, acredito que estas sejam igualmente apreciadas :)

Com manteiga de amendoim crocante e doce sem açúcar - combinação que não pode faltar num post sobre marinheiras
Este doce faz parte de um conjunto que recebi da Quinta de Jugais, pertence à gama natural deles e tem ingredientes muito bons (tem bastante açúcar, claro, mas é proveniente da fruta). Ainda só provei o de morango e gostei muito, é o par perfeito para a manteiga de amendoim! Quando provar todos os sabores (são 5) deixo a minha opinião sobre cada um deles :)

Espelta


As de espelta também são muito boas, embora se tivesse de escolher uma das variedades sob ameaça escolheria provavelmente as de linhaça. Caso fossem integrais seriam mais interessantes, porque para já só as marinheiras de trigo integrais é que não têm farinha refinada, mas penso que não serão, visto que não fazem propaganda a isso.

Com nozes e skyr, nos prósperos tempos em que este ainda tinha uma tampinha
E basicamente é isto - eu disse que ia ser rápida, vocês é que não acreditaram (não vos culpo, sei que tenho tendência a fazer posts tipo comboio). Já experimentaram alguma destas novas marinheiras? O que acharam? :)

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Rissóis de Presunto e Queijo (Saudável, Integral, Sem Lactose)

Como vocês sabem, ou, se são seguidores recentes, podem deduzir pelo conteúdo dos 47302832 últimos posts, a minha preferência não recai propriamente sobre receitas salgadas, embora também não as odeie. Os rissóis, por exemplo, são um aperitivo de que gosto bastante - mas sou da team camarão, acho os de carne picada enjoativos (já agora, shame para as pessoas que misturam os dois e fazem uma pessoa jogar russian roulette com rissóis).
Por isso, e também por haver tanta gente a ter um fraquinho por rissóis, já em várias ocasiões pensei em fazer uma versão saudável - apesar de nunca ter feito sequer os normais, e não ter grande jeito para este tipo de coisas.
Uma vez vi uns utensílios próprios numa lojinha, uma espécie de formas com padrão de rissol que davam para dobrar de modo a fechar a massa, e trouxe: assim quando quisesse fazer rissóis já estava preparada.
A primeira tentativa foram uns rissóis com massa de grão-de-bico. Já não me lembro muito bem como fiz, mas sei que envolvia triturar grão-de-bico cozido e levar ao lume para 'secar' a massa. Não correu particularmente bem, embora também não tenha sido um fiasco. A massa não era muito fácil de trabalhar, e as formas de rissóis revelaram-se tão úteis como o tapete para fazer macarons (já devia era ter deixado de confiar nestas coisas, mas pronto :P). Ainda por cima gastei a minha paciência na massa e decidi fazer um recheio à preguiçoso, atum em tomate, e não gosto nada de atum quente (o drama).
Já estão a ver que a experiência não foi nada memorável, e por isso não é de estranhar que as tentativas de fazer rissóis tenham ficado por aí durante uns tempos.
Entretanto entrei num lucky spree de receitas salgadas com os preparados para pizza de que já falei várias vezes, e tenho feito tudo o que nunca pensei conseguir fazer em versão saudável. Assim sendo, porque não abusar da sorte e fazer uns rissóis saudáveis com um deles?
Voltei a fazer um recheio preguiçoso, mas desta vez um muito melhor (ou não incluísse queijo derretido). E desta vez sim, os rissóis ficaram como deve ser: com a massa macia e crocante ao mesmo tempo e muito saborosos.
Ficam já aqui prometidos uns de camarão. ;)






Rissóis de Presunto e Queijo (Saudável, Integral, Sem Lactose)
Para 10 rissóis

Ingredientes:
[  100g de preparado para pizza margarita (podem comprar aqui com 15% de desconto usando o código euavela15. Em alternativa podem usar a versão proteica)
[  70ml de água quente
[  2 fatias de presunto (cerca de 30g. Prefiram um sem aditivos, só com carne e sal)
[  2 fatias de queijo
[  1 ovo
[  Flocos de aveia grosseiramente triturados (para panar; usei cerca de 50g)
[  Óleo de coco (para fritar; usei cerca de 40ml)

Preparação:
| Preparar a massa seguindo as instruções da embalagem do preparado para pizza (juntar 70ml de água a ferver, formar uma bola, deixá-la repousar 15 minutos e por fim amassar durante 5 minutos).
| Estender a massa com um rolo de cozinha, polvilhando a bancada com mais preparado. Deve ficar bem fina (cerca de 3mm de espessura).
| Com uma cortador circular (ou um copo, por exemplo) cortar discos de massa. Colocar em metade de cada um um pouco de queijo e de presunto e dobrar a outra metade por cima desta, fechando bem as pontas.
| Num recipiente pequeno, bater o ovo. Passar os rissóis pelo ovo batido e depois pelos flocos de aveia triturados. Fritá-los no óleo de coco bem quente até estarem dourados (também podem fazer no forno).



Acho que não há muito mais a dizer sobre estes rissóis - já sabem que a textura da massa é perfeita e já viram o interior pecaminoso nas fotos, portanto posso assumir que compreenderam o quão magníficos eles são :P
Já sei que vou receber perguntas quanto a substitutos para o preparado para pizza, mas não vos posso ajudar: a massa é o preparado, não há volta a dar. De certeza que há receitas e modos de fazer rissóis saudáveis sem ele, mas esta em particular não.
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Informação Nutricional (por um rissol)
Energia: 112kcal
Proteínas: 4.1g
Hidratos de Carbono: 10.4g 
-       Dos quais açúcares: 0.4g
Lípidos: 5.9g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 1.0g
Fibra:  1.7g
Sódio: 126mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 rissol, ou 1/10 da receita). Foi calculada com queijo light. O modo de preparação considerado foi a fritura. Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
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terça-feira, 13 de junho de 2017

Receitas Testadas da Semana #5


Aqui estou novamente para mostrar as sobremesas (é praticamente tudo sobremesas :P) saudáveis que as pessoas fizeram esta semana inspiradas nas minhas receitas, que ainda foram bastantes :)

Começando pelos bolinhos:

Bolo de Chocolate com Courgette

Na mesma semana em que teve direito a um vídeo, o bolo de chocolate com courgette foi testado e ficou com um aspeto maravilhoso. Deve ter a auto-estima em altas :P


Bolo de Chocolate com Mascarpone 

Continuando com o chocolate, também o recém-publicado bolo de chocolate com mascarpone foi aprovado esta semana (pela primeira vez, se não contarmos comigo).


Bolo de Alfarroba

Agora passando à secção dos pseudo-chocolates :P O bolo de alfarroba e amêndoa foi feito duas vezes esta semana pela mesma pessoa: uma vez em versão queques e outra em bolo mesmo. Confirma-se que fica delicioso de ambas as maneiras, portanto ;)



Bolo de Iogurte

Mais um bolo, este de iogurte. Este bolo tem particular tendência a fazer sucesso - o seu aspeto de bolo que uma avozinha ofereceria com uma chávena de chá convence toda a gente, não é verdade? :P



Crepiocas

Crepiocas para variar um bocadinho, ainda por cima umas com mirtilos e um aspeto particularmente delicioso :)



Croissants de Alfarroba

Estes croissants de alfarroba também não caíram em esquecimento, e continuam a ser aprovados - por mim inclusivamente, que tive a maravilhosa ideia de congelar alguns para ir comendo aquecidos :P


Fluff de Claras

Com a chegada deste tempo de Verão (manhãs estranhas de chuva à parte) começo a lembrar-me da altura em que fazia fluff todos. Os. Santos. Dias. Em minha defesa, é uma coisa extremamente viciante! 
Parece que não sou a única a associá-lo a este tempo, porque esta semana foi ressuscitado :)


Fluff de Whey

Também o fluff de whey teve direito à sua quota parte de atenção, tendo sido feito por duas pessoas.


Este já numa versão bem diferente
 Gelatina com Claras

Esta maravilha fresca e fofinha também é particularmente boa para os dias quentes, e por cima disso pode ser feita em versão rosinha. Não é de surpreender que também tenha sido replicada esta semana, certo? Eu também a voltei a fazer, numa versão bicolor, e ficou perfeita :)


Lasanha de Espinafres

Esta semana recebi imensos espinafres biológicos e pus logo ricotta e mozzarella na lista de compras para fazer novamente esta lasanha. Por coincidência a 'Gui' da página Receitas da Gui experimentou esta receita e parece que adorou! :)


Muffins de Aveia com Sabor

Os muffins de quatro ingredientes também andam a fazer sucesso: esta semana foram novamente testados, desta vez com aveia de bolacha maria. E ainda não foi desta que se quebrou a maldição da banana e manteiga de amendoim :P
(Mas parece que não se aplica se utilizarem a massa dos queques para fazer um bolo)




Ovos Mexidos

Desde que experimentei esta forma de fazer ovos mexidos que nunca os fiz de outra maneira, e não sou a única pessoa por eles conquistada. Vejam o quão húmidos e apetitosos eles ficam e digam-me se não merecem exclusividade :P


Panqueca de Forno

Entrando no domínio das panquecas - esta gigante foi feita novamente pela Marta, e novamente incluída num dos seus pratos adoráveis e coloridos :)


Panquecas de Aveia com Quark

As panquecas com quark também têm feito sucesso.  Na verdade a segunda fotografia abaixo já foi feita a semana passada, mas não a incluí no post anterior porque só descobri o screenshot perdido no meu iPad há uns dias (acreditem que guardar fotos destas coisas todas é mais difícil do que parece :P). Claro que não podia deixar de partilhar um monte adorável de panquecas :D



Pão de Banana

O 'pão' de banana (as aspas devem-se à percentagem bastante elevada de bolo que este pão tem) 3 ingredientes também teve o seu destaque depois de meses esquecido. Para compensar, ficou mesmo apetitoso.


Pão de Batata-Doce e Milho

O pão de batata-doce e milho renasceu igualmente das cinzas - já publiquei a receita há mais de um ano, e entretanto nunca repeti; no entanto, na semana passada alguém o fez, e nesta foi testado duas vezes! O que apenas tem uma conclusão lógica - tenho de o fazer de novo. ;)



Papas de Aveia com Sabor

Estas papas não descansam, como seria de esperar de uma receita de papas que mais parece uma mousse cremosa. ;)

Queijada

A queijada não podia deixar de marcar presença, por isso aqui está ela super amarelinha e a pavonear-se com a sua textura maravilhosa :)



Já sabem que se também quiserem aparecer nesta rubrica basta partilharem as fotos no facebook ou instagram e identificarem-me, ou ainda enviarem-me um e-mail :)

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