segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Panquecas de Coco (Saudável, Sem Glúten/Lactose, Sem Açúcar Adicionado)


Quando há uns anos estava numa demanda pelos muffins perfeitos, com um domed top como deve ser, uma das dicas que encontrava mais frequentemente era a de que a massa deveria ter bastante farinha, porque se fosse demasiado líquida os bolos não iam crescer tanto. Tentei ainda algumas vezes aumentar ligeiramente a quantidade de farinha das receitas, mas não fiquei muito fã do resultado - os queques ficavam mais densos e menos fofos em consequência deste aumento.
A mesma dica é normalmente dada em tutoriais para fazer panquecas perfeitas (aliás, panquecas e muffins costumam ter procedimentos muito semelhantes). De forma a obter panquecas ao estilo americano, altas e fofas, é claro que a massa não pode ser muito líquida - quanto mais líquida for a massa mais baixinhas serão as panquecas.
Eu até costumo fazer as panquecas mais finas, até porque, assim como nos muffins, uma massa com mais farinha normalmente resulta em panquecas menos fofas. As que vos deixo hoje combinam o melhor dos dois mundos: como podem ver pelas fotos ficaram bastante gordinhas, mas ao mesmo tempo estavam fofas e leves (vão ter de acreditar em mim - ou fazer as panquecas, que é capaz de ser uma tarefa mais agradável do que acreditar em mim :P). E levaram apenas 20g de farinha, contrariando todas as leis universais.
Dito de outra forma, foi com estas panquecas que percebi todo o fascínio que existe em volta de panquecas feitas com farinha de coco. Esta farinha tem imensa fibra, e por isso absorve uma quantidade incrível de líquido, o que faz com que a massa não fique demasiado pesada (porque tem pouca farinha) mas tenha uma textura espessa na mesma (porque a farinha que tem parece uma esponja).
Se têm os mesmos dramas culinários que eu estas panquecas são a solução para todos os vossos problemas. ;)





Panquecas de Coco (Saudável, Sem Glúten/Lactose, Sem Açúcar Adicionado)
Adaptado daqui
Para 8 panquecas

Ingredientes:
[  3 ovos
[  1 colher de sopa de óleo de coco
[  120ml de leite (pode ser vegetal ou sem lactose para a versão sem lactose)*
[  1 colher de chá de mel
[  20g de farinha de coco (usei a do site Faz Bem - à Tua Vida - podem ter 15% de desconto em todo o site ao usar o cupão EUAVELA15)
[  1/4 de colher chá fermento
[  1 pitada de sal

Ingredientes:
| Colocar num recipiente os ovos, o óleo de coco derretido, o leite e o mel e bater bem.
| Juntar a farinha, o fermento e sal e misturar até o preparado estar homogéneo.
| Numa frigideira antiaderente pré-aquecida a lume baixo, colocar pequenas porções da massa (cerca de uma colher de sopa por panqueca).
| Virar as panquecas quando estas estiverem cozinhadas por baixo (ou seja, quando as bordas começarem a apresentar um aspeto sólido e conseguirem descolar as panquecas da frigideira e virá-las sem as desfazer).
| Repetir o procedimento até terminar a massa.

*Comecem por pôr menos, uns 50ml, e adicionem no fim um pouco mais até a massa ter consistência de massa de panquecas. Eu usei 120ml, mas depende por exemplo do tamanho dos ovos e da farinha utilizada, e ainda de como preferem as panquecas - se gostam delas mais finas usem mais, se gostam delas mais altas usem menos.



As panquecas ficaram extraordinariamente fofas, como acho que as fotos deixam transparecer. Apesar de o único adoçante ser uma colher de chá de mel, achei-as suficientemente doces. Acompanhei com chips de coco e um fio de mel, mas com chocolate negro devem ficar ainda mais deliciosas!
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Informação Nutricional (por uma panqueca)
Energia: 57kcal
Proteínas: 2.9g
Hidratos de Carbono: 3.4g 
-       Dos quais açúcares: 1.6g
Lípidos: 3.6g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 2.2g
Fibra:  1.1g
Sódio: 51mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 panqueca ou 1/8 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
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sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Papas de Aveia (com Aveia Proteica) (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)


Visto que muita gente me tem perguntado como preparo papas com as novas farinhas de aveia da EU Nutrition (com claras) decidi fazer um post rápido com a receita - espero que gostem! Se quiserem adquirir a aveia podem ter 15% de desconto na compra e ainda receber ofertas, vejam os pormenores da campanha no fim do post :)



Papas de Aveia (com Aveia Proteica) (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Ingredientes:
[  40g de farinha de aveia com claras (o meu sabor favorito é o de bolacha maria, mas oreo também é maravilhoso; podem comprar aqui com 15% de desconto ao usar o cupão euavela15)
[  100ml de leite (pode ser vegetal)*
[  200 a 300ml de água (depende do gosto - com 200ml ficam mais espessas e mais doces, com 300ml ficam mais leve. As papas das fotos foram feitas com 300ml.)*

Preparação:
| Colocara a aveia num tacho pequeno. Juntar parte do leite e mexer até a farinha estar bem dissolvida. Aos poucos, adicionar o restante leite e a água, misturando.
| Levar a mistura ao fogão, em lume baixo.
| Deixar engrossar, mexendo sempre até obter a textura desejada.

*Claro que podem usar mais leite e menos água ou vice-versa; eu prefiro esta proporção, mas desde que usem 300 a 400ml de líquido no total resultará bem.



Como sabem, eu sempre gostei de adicionar claras às papas de aveia, por isso estas novas aveias da EU Nutrition são basicamente o meu ideal de perfeição para papas. A textura fica um bocadinho diferente de quando uso aveia com sabor normal + claras líquidas (não sei explicar :P) mas é muito boa também! O sabor já achei muito parecido ao das aveias normais (dos mesmos sabores).
Aproveito para mencionar que até segunda-feira podem (em adição aos 15% de desconto) receber algumas ofertas ao fazer encomendas na EU Nutrition. Como sempre, é só usar o meu cupão, euavela15. Vejam quais são as ofertas nas imagens abaixo :)

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Informação Nutricional (por uma dose)
Energia: 174kcal
Proteínas: 15.4g
Hidratos de Carbono: 22.6g 
-       Dos quais açúcares: 5.4g
Lípidos: 2.4g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.5g
Fibra:  3.6g
Sódio: 430mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 dose ou a totalidade da receita). O leite considerado foi leite de vaca magro. Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
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terça-feira, 31 de outubro de 2017

20% de Desconto + Ofertas na EU Nutrition

Eu sei que ando a falhar com os posts, mas ando sem grande tempo - para compensar, prometo que daqui a umas semanas publico algumas receitas que já estão prometidas há algum tempo :P

De qualquer maneira, hoje passei por aqui para partilhar convosco mais uma campanha especial na EU Nutrition, esta especial de Halloween (ver 'abóbora adorável na imagem').


Têm direito a 20% de desconto (em vez dos habitual 15%) e ainda podem receber ofertas, dependendo do valor da encomenda:

- Encomendas superiores a 45€*: 1kg de manteiga de amendoim de oferta
- Encomendas superiores a 60€*: 1kg de manteiga de amendoim + 4 amostras de whey de oferta

Só têm de usar o cupão do costume: euavela15. Boas compras :)

*Como há sempre alguém que pergunta: o valor da encomenda considerado é o final, ou seja, o valor depois de ser aplicado o desconto.

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Produtos #41 - Queijo Quark da 'Queijos Santiago'


A marca Queijos Santiago lançou há pouco tempo um novo produto, quark, e enviou-me algumas embalagens. Entretanto já provei (e usei-o também numa receita) e venho por isso partilhar convosco a minha opinião :)



Onde Comprar

O produto ainda é recente, como já disse, por isso não tenho a certeza de que já esteja à venda em todos os supermercados 'do costume'. Mas penso que podem comprar no Continente, Jumbo, Pingo Doce e etc!

Quanto ao preço, no Jumbo (pelo que diz no site) o produto custa 0,99€ (por embalagem de 250g). Imagino que nas restantes superfícies comerciais o preço ronde o mesmo valor.

Ingredientes e Informação Nutricional


Os ingredientes são muito bons: apenas leite e fermentos lácteos (podem confirmar na imagem acima). Quanto aos macronutrientes (imagem da tabela abaixo), tem um pouco mais de gordura do que é habitual, o que se reflete, claro, num aumento do valor energético :)


Sabor e Textura



A textura é bastante menos espessa do que a do quark do Lidl, por exemplo - por isso se são daquelas pessoas que não conseguem comer iogurtes tão densos sugiro que experimentem! O sabor também não é tão amargo, caraterística geral dos lacticínios que não são 0% gordura. Fiquei fã, é leve e nada enjoativo :)

Com frutos secos e sementes
Como disse, utilizei-o também numa receita - fiz uma queijada saudável com dois dos pacotes. Ficou ótima, muito cremosa! Estas queijadas são um vício :P



E pronto, o post foi curtinho para o costume mas era isto que tinha partilhar. Espero que tenham gostado :)

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

20% de Desconto + Ofertas na EU Nutrition (e Novidades)

Aveia com claras (sabores oreo e bolacha maria)
Com o cupão euvela15 podem até segunda usufruir de um desconto de 20% no site da EU Nutrition, em vez dos habituais 15%. E desta vez também têm direito a ofertas:

- 1 embalagem de 'perfect tan' para encomendas acima de 40€;
- 1 embalagem de 'perfect tan' e 3 pacotes de oreos proteicas para encomendas acima de 60€.


Aproveito a ocasião para vos falar das últimas novidades no site (já mostrei pelas redes sociais, mas acho que aqui no blog ainda não). Foram há cerca de uma semana lançadas umas novas aveias proteicas (com claras), as que coloquei na primeira foto - estão disponíveis em dois sabores maravilhosos (EU Cookies, tipo oreo, e bolacha maria) e eu ando fã! Já usei para fazer papas e panquecas, depois vou publicando receitas por aqui :) 

E estes batidos com whey, biológicos!
Os batidos são mais recentes, recebi-os ontem e ainda não experimentei - quando o fizer também dou a minha opinião! Só digo que os sabores (café e baunilha) me parecem muito bem, e as listas de ingredientes são ótimas (podem ver tudo no site) :)
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