Avançar para o conteúdo principal

Bolachas de Pistáchio e Amêndoa (Saudável, Sem Glúten, Sem Lactose)


Há umas semanas fui ao E. Leclerc, o supermercado onde normalmente faço compras (se me seguem no Instagram já estão fartos de saber :P), e reparei que havia uma nova secção de produtos a granel.
Claro que quis logo 'estrear' e trazer qualquer coisa - a escolha recaiu sobre uns pistáchios, que apesar de serem um pouco caros demais me estavam a fazer olhinhos.
Depois andei a pensar no que havia de fazer - queria experimentar alguma receita nova (e saudável) com os pistáchios, para que fossem bem aproveitados.
Acabei por escolher estas bolachas de pistáchio e de amêndoa, porque apesar de nunca ter experimentado bolachas com pistáchio parecia-me que iam ficar deliciosas. 
Claro que estava certa :P






Bolachas de Pistáchio e Amêndoa (Saudável, Sem Glúten, Sem Lactose)
Adaptado daqui
Para 16 bolachas

Ingredientes:
[  80g de pistáchios
[  50g de farinha de amêndoa
[  50g de flocos de aveia (certificada sem glúten para a versão sem glúten)
[  1 ovo
[  2 colheres de sopa de óleo de coco
[  2 colheres de sopa de mel
[  1/4 de colher de chá de aroma de baunilha
[  1/2 colher de chá de canela
[  1 pitada de noz moscada

Preparação:
| Triturar grosseiramente os pistáchios (eu usei para o efeito uma varinha mágica, mas talvez um processador seja mais prático).
| Adicionar os restantes ingredientes (farinha de amêndoa, aveia, ovo, óleo de coco, mel, baunilha e especiarias) e misturar bem.
| Formar bolinhas, achatá-las com as mãos e dispor num tabuleiro forrado com papel vegetal.
| Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 15 minutos.



Gostei muito destas bolachas! Tanto o pistáchio como a amêndoa são ingredientes com um sabor 'rico' (não gosto muito de descrever alimentos com esta palavra, mas não me ocorre outra :P), o que faz com que elas fiquem deliciosas e muito viciantes!
A textura também é ótima, ligeiramente crocante mas molinha por dentro.
Além disso, como podem ver pela receita, é difícil arranjar umas bolachas que sejam mais fáceis de fazer! Só bons motivos para experimentarem. ;)
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 bolacha)
Energia: 76kcal
Proteínas: 2.4g
Hidratos de Carbono: 6.2g 
-       Dos quais açúcares: 2.6g
Lípidos: 5.3g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 1.3g
Fibra:  1.2g
Sódio:  31mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 bolacha ou 1/16 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
____________________________________________________________________________

Comentários

  1. Olá, querida!
    Com essa mistura só pode ter ficado com gostinho de quero mais.
    Ficaram lindos, receita perfeita, vou fazer!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  2. Que receita tão simples e boa! :) Mas não sei se resisto a comprar pistáchios e não os comer logo! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Adoro pistáchio e as bolachas estão com óptimo aspecto!!!
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  4. Manda vir uma fornada cá para casa =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Estava mesmo à procura de uma receita fácil de bolachas. Tenho os ingredientes em casa e vou já experimentar.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. Com essa mistura de ingredientes, só podem estar fantásticas,...Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  7. Esta receita não sei se vou fazer... Parece-me muito difícil :P
    Já tenho na lista das compras pistáchios! Gosto muito, mas não é uma coisa que compre habitualmente. A minha mãe de vez em quando costuma comprar na praça (acho que só eu e o pessoal aqui da marinha é que chamamos praça ao mercado :P), mas são realmente caros.
    A semana passada vi no masterchef uma receita de borrego com pistáchios, mas esta parece-me bem mais agradável :D
    Não tenho aqui nenhum E. Leclerc perto e as tuas stories fazem-me sempre ficar danada por causa disso. A Marinha Grande precisa de um E. Leclerc! A dona da Shizuka quer :D
    Mas adiante, vou fazer estas bolachas no fim de semana, posso saltar a noz moscada não posso? Achas que vai fazer muita falta?
    Beijinhos ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso também não costumo comprar, tirando esta não me lembro da última vez que tive pistáchios cá em casa :)
      Tens de mandar um e-mail aos donos, se a dona da Shizuka quer a dona da Shizuka tem :P
      Sim, a noz moscada pode ser omitida :) Espero que gostes!
      Beijinhos

      Eliminar
    2. As bolachas são lindas, com o verdinho dos pistachios!
      raramente compro, mas adoro. a receita é óptima, super fácil como eu gosto :D
      bj

      Eliminar

Publicar um comentário

Mensagens populares deste blogue

As Panquecas Perfeitas! (Saudável, Sem Gordura Adicionada, Sem Glúten)

Desde que tenho o blog já experimentei muitas receitas de panquecas, e já publiquei várias delas. Algumas foram particularmente bem-sucedidas: as de aveia com quark, as de weetabix e as de coco já foram feitas (e aprovadas) por muita gente que me veio dar o seu feedback.
Outras tornaram-se em clássicos por aqui, e foram repetidas imensas vezes por mim desde que as publiquei; é o caso das panquecas com aveia de sabor e das de aveia e centeio.
Mesmo as panquecas de abóbora, uma das últimas receitas que publiquei, foram bastante apreciadas (por mim e por quem já experimentou e partilhou a sua opinião).
E gostei bastante de todas estas receitas, até porque só publico no blog coisas de que tenha gostado realmente. Mas, as receitas antigas que me desculpem, hoje não venho partilhar uma receita de panquecas 'boa', nem sequer muito boa. Hoje venho partilhar A receita, capaz de revolucionar por completo a forma como vêem as panquecas.
Apenas as fiz hoje, mas tive de publicar rapidamen…

Papas de Aveia com Claras (com aveia de sabor) (Saudável, Sem Lactose*, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Já ouvi relatos mirabolantes de desastres na cozinha. Mesmo sendo óbvio que esta é basicamente um aglomerado de aparelhos potencialmente perigosos, continua a surpreender a quantidade de histórias incríveis que sobre ela há: seja sobre panelas de pressão a explodir ou desastres no fogão que originam mini incêndios, praticamente toda a gente tem algumas histórias para contar nesta divisão. Considerando isto, acho que até tenho tido alguma sorte. Tirando os óbvios e nada originais cortes e queimaduras, não me aconteceu nada de especial. A menos que consideremos... O incidente do gelado frito. Tudo começou com um inocente pedido de gelado frito para sobremesa num restaurante chinês. Tinha começado há pouco a cozinhar mais sobremesas, apenas com bolos simples, e decidi depois replicar a receita em casa, o que requeria um tacho de óleo a ferver e a necessidade de colocar e retirar rapidamente bolas de gelado deste para que não derretessem - nada fora do comum até aqui, portanto. Por muito…

Pudim Flan Proteico (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Se antes tinha um ódio de estimação por gelatina, de tal forma que o cheiro me deixava enjoada (especialmente quando quente), num passado recente os meus gostos nesse campo deram uma volta de 180 graus. Isto ocorreu em grande parte devido às gomas de fruta caseiras, que faço várias vezes por semana e consumo diariamente. Até acertar com a receita tive algumas 'fornadas' sofríveis que, confesso, custaram a acabar - mas depois de chegar à fórmula ideal nunca mais olhei para trás, e ando há meses viciada nas minhas gominhas, sem sinal de mudança à vista :)  Desta forma, não é de estranhar que me veja encorajada a fazer mais experiências com gelatina entre os ingredientes. Ultimamente, e em particular depois do sucesso do leite creme proteico, andava com a ideia de fazer uma espécie de pudim flan instantâneo mesmo simples: apenas leite, whey e gelatina para solidificar. Se por um lado me parecia que uma ideia tão simples estava a pedir para ser testada, por outro custava-me acre…