Avançar para o conteúdo principal

Produtos #56 - Skyr Líquido do Lidl

Embora, como já disse por aqui, não aprecie muito iogurtes líquidos (até porque costumo preferir iogurtes naturais, e é muito raro encontrar iogurtes líquidos que não sejam adoçados), decidi experimentar estes do Lidl por curiosidade. Hoje partilho a minha opinião em relação aos produtos, bem como fotografias para ficarem a conhecer os ingredientes e tabelas nutricionais.

Em primeiro lugar, para quem estiver interessado, estes iogurtes estão à venda no Lidl e custam 0,99€ por unidade (330ml). Que eu saiba estão disponíveis nos quatro sabores da imagem: mirtilomorango e romãpêssego e maracujá e laranja e baunilha. Já ouvi dizer que também havia um natural, embora ainda não o tenha encontrado à venda.


Abaixo estão encontram fotos de todas as listas de ingredientes, mas vou deixar uma aqui para exemplo porque como a embalagem é curva não se consegue ver muito bem. Esta é a do de pêssego:

60% proteínas de leite, água, derivado de soro de leite, 4% sumo de pêssego obtido a partir de um produto concentrado, 2% pêssego, 1% maracujá obtido a partir de um produto concentrado, aroma natural, concentrado de cártamo, edulcorantes: aspartame e acessulfame K, culturas lácteas (contém leite), coalho microbiano

Como vêem, não é brilhante; não tem açúcar adicionado, mas tem adoçantes e outros aditivos, um dos motivos pelos quais prefiro optar por iogurtes naturais.

Quanto às tabelas nutricionais, penso que se vêem bem nas fotos. São semelhantes às dos skyr sólidos, apenas com um bocadinho mais de hidratos de carbono e menos de proteína - nada de significativo.

Em termos de textura, como seria de esperar de uma coisa denominada skyr, são bastante mais espessos do que o costume. Não os achei tão espessos como os Lindahls, mas na maior parte das vezes também os comi com uma colher, e achei-os de igual forma semelhantes a iogurtes sólidos 'normais', sem ser grego, quark ou skyr (sim, ainda existem :P).

O sabor varia muito consoante o iogurte em questão, por isso vou fazer uma lista ordenada por ordem de preferência :) Para cada sabor irão encontrar também fotos do rótulo, como já referi.

1º - Laranja e Baunilha




Este foi logo à partida aquele que me suscitou curiosidade - primeiro porque adoro baunilha, e segundo porque baunilha com laranja me parecia uma combinação maravilhosa. 
Achei que sabia principalmente a laranja, mas ainda assim adorei - tinha um sabor leve, nada enjoativo e muito viciante :)

Como vêem a textura não é propriamente de iogurte líquido :P
2º - Morango e Romã




Este também tem uma combinação de sabores algo diferente daquilo a que estamos habituados (normalmente os iogurtes não saem do básico - morango, framboesa, pêssego -, quanto mais misturar dois sabores diferentes :P). Achei que resultava muito bem! Não costumo ser fã de iogurtes de morango, como já sabem, mas este com romã convenceu-me :)


3º - Pêssego e Maracujá




 Este tem um bocado menos de 'piada', porque o sabor já existe na versão sólida. Ainda assim, iogurte de pêssego é um clássico que nunca falha, e o toque do maracujá fica delicioso :)


4º- Mirtilo




Este pobre skyr não só já existe na versão sólida como apenas tem um sabor, é o patinho feio do conjunto :P Não achei mau, pelo contrário; eu costumo gostar de iogurtes de mirtilo, e este não foi exceção. No entanto, e pelos motivos que referi, acaba por ser o que se destaca menos.


Como bónus, partilho ainda os 'skyr to go', também do Lidl, que foram lançados mais recentemente:


Apenas encontrei estes sabores (baunilha e mirtilo), mas sei que também existe um de morango. Cada embalagem tem 100g e custa 0,59€. Como é óbvio, a relação preço-quantidade não compensa, mas estes têm o benefício de serem facilmente transportáveis - os de 330ml têm embalagens enormes e pouco práticas para esse efeito.

A lista ingredientes é semelhante, sendo a principal diferença que estes são adoçados com acessulfame k e sucralose (os anteriores eram adoçados com acessulfame k e aspartame, que tem uma reputação um pouco pior). Os macronutrientes não são muito diferentes, estes apenas têm um pouco mais de proteína e menos de hidratos de carbono e açúcar (tanto se compararmos com os skyr líquidos como se compararmos com os sólidos).



Gostei muito do de baunilha - adoro iogurtes de baunilha e não são muito comuns, nem com esta moda dos skyr começaram a aparecer mais :P

A textura ainda consegue ser mais densa do que a dos iogurtes líquidos de que falei acima, mas eu não me importo muito, sou fã de iogurtes mais espessos.



O de mirtilo também é agradável. É igualmente espesso e o sabor é semelhante ao skyr líquido de mirtilo de que já falei.

E pronto, acho que já debitei aqui fotografias e texto que chegassem para os próximos 10 dias :P Não sei se repararam, mas ultimamente tenho atualizado muito mais o blog, porque tinha imensos posts que queria escrever e publicar há séculos (ainda tenho). No entanto, amanhã vou de férias para Espanha, à semelhança dos anos anteriores, e como praticamente nunca vou ter internet não vou poder publicar quase nada. Ainda assim, amanhã ainda vou ver se tenho tempo para partilhar um último post com as receitas testadas :)

Comentários

  1. O meu marido provou destes últimos e ficou fã =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Sou fã desses produtos do lidl,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Publicar um comentário

Mensagens populares deste blogue

As Panquecas Perfeitas! (Saudável, Sem Gordura Adicionada, Sem Glúten)

Desde que tenho o blog já experimentei muitas receitas de panquecas, e já publiquei várias delas. Algumas foram particularmente bem-sucedidas: as de aveia com quark, as de weetabix e as de coco já foram feitas (e aprovadas) por muita gente que me veio dar o seu feedback.
Outras tornaram-se em clássicos por aqui, e foram repetidas imensas vezes por mim desde que as publiquei; é o caso das panquecas com aveia de sabor e das de aveia e centeio.
Mesmo as panquecas de abóbora, uma das últimas receitas que publiquei, foram bastante apreciadas (por mim e por quem já experimentou e partilhou a sua opinião).
E gostei bastante de todas estas receitas, até porque só publico no blog coisas de que tenha gostado realmente. Mas, as receitas antigas que me desculpem, hoje não venho partilhar uma receita de panquecas 'boa', nem sequer muito boa. Hoje venho partilhar A receita, capaz de revolucionar por completo a forma como vêem as panquecas.
Apenas as fiz hoje, mas tive de publicar rapidamen…

Papas de Aveia com Claras (com aveia de sabor) (Saudável, Sem Lactose*, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Já ouvi relatos mirabolantes de desastres na cozinha. Mesmo sendo óbvio que esta é basicamente um aglomerado de aparelhos potencialmente perigosos, continua a surpreender a quantidade de histórias incríveis que sobre ela há: seja sobre panelas de pressão a explodir ou desastres no fogão que originam mini incêndios, praticamente toda a gente tem algumas histórias para contar nesta divisão. Considerando isto, acho que até tenho tido alguma sorte. Tirando os óbvios e nada originais cortes e queimaduras, não me aconteceu nada de especial. A menos que consideremos... O incidente do gelado frito. Tudo começou com um inocente pedido de gelado frito para sobremesa num restaurante chinês. Tinha começado há pouco a cozinhar mais sobremesas, apenas com bolos simples, e decidi depois replicar a receita em casa, o que requeria um tacho de óleo a ferver e a necessidade de colocar e retirar rapidamente bolas de gelado deste para que não derretessem - nada fora do comum até aqui, portanto. Por muito…

Pudim Flan Proteico (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Se antes tinha um ódio de estimação por gelatina, de tal forma que o cheiro me deixava enjoada (especialmente quando quente), num passado recente os meus gostos nesse campo deram uma volta de 180 graus. Isto ocorreu em grande parte devido às gomas de fruta caseiras, que faço várias vezes por semana e consumo diariamente. Até acertar com a receita tive algumas 'fornadas' sofríveis que, confesso, custaram a acabar - mas depois de chegar à fórmula ideal nunca mais olhei para trás, e ando há meses viciada nas minhas gominhas, sem sinal de mudança à vista :)  Desta forma, não é de estranhar que me veja encorajada a fazer mais experiências com gelatina entre os ingredientes. Ultimamente, e em particular depois do sucesso do leite creme proteico, andava com a ideia de fazer uma espécie de pudim flan instantâneo mesmo simples: apenas leite, whey e gelatina para solidificar. Se por um lado me parecia que uma ideia tão simples estava a pedir para ser testada, por outro custava-me acre…