Avançar para o conteúdo principal

Cheesecake de Manteiga de Amendoim (Saudável, Sem Açúcar Adicionado, Sem Glúten, Sem Lactose)


Hoje trago basicamente o cheesecake que publiquei a semana passada ao contrário :P
Sei que as receitas de cheesecake de forno que tenho no blog parecem todas muito semelhantes, mas neste caso mudar um ingrediente apenas faz toda a diferença. E eu admito que sou um bocado obcecada por estas receitas de cheesecake, todas inspiradas na original - nunca pensei conseguir fazer um cheesecake de forno saudável que ficasse tão bom e tão cremoso, por isso tenho de aproveitar ao máximo!
Desta vez o bolo é de manteiga de amendoim. Claro que sou suspeita, mas acho que o sabor a manteiga de amendoim fica perfeito no recheio tão cremoso :)
Espero que não estejam a ficar fartos das receitas de cheesecake, porque ando a pensar em fazer mais uma versão em breve... ;)





Cheesecake de Manteiga de Amendoim (Saudável, Sem Açúcar Adicionado, Sem Glúten, Sem Lactose)

Ingredientes:

Para a base:
[  100g de farinha de aveia (certificada sem glúten para a versão sem glúten)
[  1 colher de sopa de mel
[  2 colheres de sopa de azeite

Para a camada de queijo:
[  4 ovos
[  50g de mel
[  600g de queijo quark (ou queijo fresco batido) (podem usar um iogurte vegetal, desde que este seja bastante consistente, para a versão sem lactose)
[  100g de manteiga de amendoim suave (100% amendoim, de preferência; uso a da EU Nutrition, e podem comprá-la com desconto usando o cupão euavela15)
[  2 colheres de sopa de polvilho doce (cerca de 30g)

Preparação:

Para a base:
| Juntar todos os ingredientes (aveia, mel e azeite) e misturar bem.
| Colocar a mistura numa forma pequena, espalhá-la por todo o fundo desta e pressioná-la para que fique mais compacta (para facilitar podem humedecer as mãos ou usar papel vegetal, de modo a que a massa não se cole às mãos).
| Levar a base ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 10 minutos.

Para a camada de queijo:
| Bater os ovos com o mel até que a mistura ganhe volume e fique fofa (deve demorar 2-3 minutos).
| Adicionar o queijo quark e depois a manteiga de amendoim, sempre a bater.
| Juntar, por fim, o polvilho doce. Bater até que ambos estejam incorporados e transferir então o preparado para a forma com a base de aveia (não precisa de estar fria), levando-a novamente ao forno (ainda a 180 graus) durante cerca de 30 minutos.
| Retirar o cheesecake do forno, deixar arrefecer e guardá-lo no frigorífico. Podem cobri-lo com chocolate negro derretido, como eu fiz.



O resultado final ficou muito viciante - o cheesecake fresquinho com sabor a amendoim é tão bom como soa! A cobertura de chocolate é opcional, claro, mas acho que combina muito bem com o recheio (manteiga de amencoim com chocolate é sempre aquela coisa) :) 
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 fatia)
Energia: 198kcal
Proteínas: 12.6g
Hidratos de Carbono: 18.9g 
-       Dos quais açúcares: 9.0g
Lípidos: 8.3g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 1.7g
Fibra:  1.9g
Sódio:  88mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 fatia ou 1/10 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
____________________________________________________________________________

Comentários

  1. Parece delicioso!

    www.trapinhartes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Eu não posso ver coisas com manteiga de amendoim... Ando uma viciada.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Que aspecto bom e esse chocolate por cima é mesmo, ia dizer a cereja em cima do bolo, mas neste caso é o chocolate em cima do bolo! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Que bom aspecto ;)
    http://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Adoro cheesecake , de manteiga de amendoim ainda só fiz um e não era de forno.
    Esse tem mesmo aquele aspecto de quero mais...

    ResponderEliminar
  6. Divinal, deve ser muito bom!!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  7. Nunca fiz um cheesecake de forno acreditas? Tenho que me redimir que cada vez que vejo uma foto destes teus cheesecakes fico cheia de vontade de experimentar!!
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t