sábado, 4 de outubro de 2014

Snickers (Saudável, Vegan, Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Adição de Açúcar, Sem Adição de Açúcar)


A primeira vez que fiz Snickers (não saudáveis) caseiros estava em Espanha, de férias. A receita era americana, por isso tinha um monte de ingredientes a que eu não tinha acesso em Portugal, quanto mais numa zona não-muito-moderna de Espanha... Mas pronto, mal vi as fotografias deliciosas decidi que tinha de fazer. Imediatamente... 
Começou a saga da procura dos ingredientes... O leite evaporado nem foi muito difícil de encontrar, marshmallow fluff tive de fazer eu e adaptar porque não tinha corn syrup (faltava-me um ingrediente dum ingrediente :P), andei à procura de caramelos e ainda mudei a receita e usei várias porque havia certas coisas que não tinha mesmo (butterscotch chips, etc.). O mais difícil de encontrar foi manteiga de amendoim! Sim, manteiga de amendoim (como é que se vive sem aquilo? :P). Fui ao Froiz, Supercor, Lidl, Mini Preço, 2 ou 3 supermercados locais, perguntei aos funcionários e eles nem sabiam que isso existia! (E trocaram risos de desprezo na minha cara. Eu fiz uso do meu extenso conhecimento do espanhol com umas tentativas - "manteca de maní!" "manteca de cacahuete!" "pasta de cacachuete!" - e eles com uma cara meia desesperada a apontarem para a Nutella :P) 
Por fim arranjei no Carrefour, ainda um bocadinho longe... 
Fiz as três primeiras camadas, faltava-me a última, a mais simples - chocolate derretido... e lembro-me de repente, por volta da uma hora e farta de andar a cozinhar e a lavar loiça, que não tinha mais chocolate. 
Estava um calor de morrer, andava sempre a pé e os os supermercados fecham todos à hora de almoço. 
Quase que morri e quase que não precisava de derreter a pasta de chocolate :P
Mas pronto, valeu a pena... O que eu não sabia é que se podia fazer assim, saudável, e com muito menos ingredientes americanizados ;) 
(Não que um impeça o outro, que vou continuar a fazer os dois. :P)

Aqui está a minha participação no desafio do Blog Limited Edition :)

Com caramelo paleo






Snickers (Saudável, Vegan, Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Adição de Açúcar, Sem Adição de Açúcar)
Para 2 «barras» de Snickers com uma espécie de forma de muffin 

Ingredientes:

Para a base de chocolate*:
[  1/2 colher de sopa de óleo de coco (derretido)
[  1/4 colher de chá de maple syrup (xarope de seiva de ácer)
[  1/4 de colher de chá de cacau puro (em pó)
*pode ser substituída por 5 gramas de chocolate negro derretido.

Para o "nougat" de amendoim:
[  1 de colher de sopa mal cheia de manteiga de coco (ou óleo de coco)
[  1 colher de sopa de manteiga de amendoim natural 
[  1/4 de colher de café de extrato de baunilha
[  Amendoins torrados com sal em metades (levei ao forno e juntei sal em pó no fim) (a gosto)

Para o caramelo**:
[  3 tâmaras
[  1 colher de sopa de leite de coco
[  1/3 de colher de chá de óleo de coco
**Podem fazer em maior quantidade se facilitar a tarefa de triturar. Podem também usar este caramelo.

Para a cobertura de chocolate*:
[  1/4 colher de sopa de óleo de coco derretido
[  1/4 colher de chá de maple syrup (xarope de seiva de ácer)
[  1/4 de colher de chá de cacau puro (em pó)
*pode ser substituída por 5 gramas de chocolate negro derretido.

Preparação:

Base de chocolate:
| Misturar bem o óleo de coco com o xarope.
| Juntar o cacau e dissolver. Mexer muito bem.
| Espalhar na base de uma forma de muffin (de silicone) e levar ao frigorífico até solidificar.

"Nougat" de amendoim:
| Derreter a manteiga ou o óleo de coco no microondas a 50% da potência máxima, mexendo no mínimo de 10 em 10 segundos.
| Incorporar a manteiga de amendoim, misturando bem até derreter.
| Juntar a baunilha e os amendoins.
| Colocar sobre a camada de chocolate.
| Levar ao frigorífico até solidificar.

Caramelo:
| Picar as tâmaras e colocar numa malga juntamente com o leite de coco.
| Levar ao microondas durante intervalos de tempo pequenos, até o leite de coco ganhar uma cor acastanhada.
| Mexer.
| Transferir para um copo medidor e acrescentar o óleo de coco.
| Triturar com a varinha mágica.
| Colocoar sobre a camada anterior e levar ao frigorífico.

Cobertura de chocolate:
| Misturar bem o óleo de coco com o xarope.
| Juntar o cacau e dissolver. Mexer bem.
| Espalhar sobre a camada anterior e levar ao frigorífico até solidificar.




Quando vi que o blog tinha atingido os 100 seguidores achei que tinha de comemorar. Como já tinha gasto a minha ideia de post de 100 seguidores, planeada há algum tempo – Snickers – decidi fazer uma coisa igualmente boa – mais Snickers! – mas desta vez mais saudável :)
Já queria fazer isto desde que fiz a versão "normal", mas adiei até agora. Precisava de ter a receita, as fotos e o post prontos na quinta e apeteceu-me deixar para quarta a confeção da receita. Quando provei fiquei super desiludida - estava bom, mas o sabor a cacau muito forte e ofuscava todos os outros sabores, o caramelo era pouco, o "nougat" demasiado duro e não sabia nada a snickers. Portanto repeti a receita na quinta. Reduzi a base e o topo, a proporção de cacau, tirei algum maple syrup, aumentei e mudei o caramelo, pus mais amendoins. E pus mais manteiga de manteiga de amendoim, mais manteiga de amendoim ajuda sempre. Não estava muito convencida, mas fiquei muito surpreendida! Melhor do que eu pensava no início. Sabor forte a amendoim, textura ideal, sabor a chocolate e não tanto a cacau (não que isso seja melhor sempre, no caso de ser uma cópia de Snickers é), caramelo pegajoso e doce... Ficou mesmo muito bom! Fiquei orgulhosa da minha segunda tentativa :)
Por acaso provei Snickers de novo há pouco tempo (não experimentava há bastante tempo, sem contar com a versão caseira) e fiquei um bocadinho desiludida. Acho que até gosto mais tanto deste como do outro, apesar de a captura de sabores até ser fiel.
Os ingredientes são bastante naturais, com a grande parte da gordura a provir do coco - com muitos benefícios, mesmo sendo saturada - e o açúcar de fontes naturais. Mesmo com o xarope e as tâmaras tem cerca de metade do açúcar da barra original, mais proteína e mais gordura (que tenho quaase a certeza de que também é mais saudável :P), não contendo gordura hidrogenada. Os ingredientes também são bem melhores, claro.
As camadas de cacau também podem ser usadas sozinhas como barrinhas de cacau, são muito boas e ficam lisas e suaves. Acho que o mel pode ser substituído por mel ou agave, mas nunca experimentei. A de cima, como podem ver, não ficou a coisa mais perfeita do mundo porque a) já era tarde e tinha mais que fazer, portanto estava sem paciência e aldrabei e b) o mundo é injusto (a de baixo ficou tão linda!).
O "nougat" ficou muito agradável, com uma boa textura e sabor a amendoim, e o caramelo também ficou com uma textura surpreendentemente boa. Convém que as tâmaras sejam moles, às vezes são muito duras. Aconselho mesmo a aumentar a quantidade, porque senão é chato triturar. Tenho a certeza de que arranjam mais coisas para fazer com ele, pode ser usado quase como pasta de tâmaras - ainda vou ver se tenho um ataque súbito de inspiração ao ver a papinha cor de caramelo num frasco no frigorífico todos os dias durante dois meses.
Eu sei que tem imensas coisas de coco (óleo, leite, manteiga) mas não sabe a coco! Também não sei se não ficava estranho... A manteiga de coco comprei no Celeiro. Também se pode fazer em casa triturando coco ralado num processador, mas eu tentei há 2 anos e não consegui.
Resumindo: ficou mesmo muito bom, experimentem!

_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 unidade)
Energia: 163kcal 
Proteínas: 4.6g
Hidratos de Carbono: 11.0g
-       Dos quais açúcares: 7.4g
Lípidos: 12.1g
-          Dos quais hidrogenados0g
-      Dos quais saturados: 6.0g
Fibra: 2.7g
Sódio: 4mg
     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 barra, aproximadamente 45g ou metade da receita). Foi calculada usando o chocolate feito com cacau e óleo de coco e o caramelo feito com tâmaras. Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real. 
_________________________________________________________________________

12 comentários:

  1. Maravilhosos bolinhos!!
    E saudáveis, para não haver desculpas :)
    Beijinho de bom fds*

    ResponderEliminar
  2. és demais avelãs!! não imaginas o que me ri com o teu comentário no meu post sobre o abacate!!! ahah mas lamento desiludir-te :( nem tinha reparado que tinha as proporções ideiais para colocar lá uma bolinha de carne lolol mas sabes uma coisa... quando vi a foto da nova publicação do Limited Edition lembrei-me logo de ti! A foto fez-me lembrar o teu blog.. e era mesmo tua! Já viste, conseguimos-te reconhecer só pelas fotos! :) esta parece mais uma boa receita para levar uma estrelinha ali no canto e ir directamente para os favoritos, adoro Snickers!! (aii e Lion!!) beijinhos avelã, boa semana :)

    ResponderEliminar
  3. Antes de mais muitos parabéns pelos mais de cem seguidores! Agora é sempre a abrir, rsrs. Que belas delícia nos preparaste para esta celebração. Só não conheço a manteiga de coco, mas hei de experimentar quando tiver a minha Bimby de volta ( ando meio desesperada sem ela !!). Ficaram lindos e acredito bem melhores do que os originais, pelo menos não têm os conservantes nem aditivos de sabor. Tenho mesmo de experimentar esta gulodice, pois para além de tudo,ficam com um visual maravilhoso!!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Olá:)

    Ai que delícia! Eu adorava chocolate snickers, não sei é se por aqui na terrinha consigo encontrar os ingredientes para fazer... Adorei:)

    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Em resumo, ficou bom e eu adorava "aprovar" neste momento!
    Adoro snickers, mas acho-os demasiado doces e acho que preferia mesmo estes teus.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. E eu a pensar que aqui o país vizinho tinha mais produtos que nós :p Claro que vai depender da zona em que se está mas acho que acabo sempre a pensar que só Portugal é que é atrasado a nível alimentar :p
    Deve ser bem chato encontrar assim tanto produto, já me estava mesmo a ver a desistir assim que visse o trabalho que dava ahah Infelizmente não vejo tal desafio como uma caça ao tesouro e fico entusiasmada o suficiente pelo resultado final, como tu deves ficar quando começas alguma receita nova.
    Já não me lembro da ultima vez que como um snickers, esses chocolates que estão estrategicamente nas caixas de hipermercado captam-me muitas vezes a atenção mas sou forte e nunca trago :p
    É um doce bem aliciante de fazer já que leva chocolate e manteiga de amendoim xD Mas temo que assim que lhe apanhe o gosto comece a fazer a receita demasiadas vezes e agora já não tenho cá o meu irmão para comer as gordices que faço em momento de loucura :p

    Ficou tudo com um aspecto delicioso e tão perfeitinhos que os via a venderem-se numa pastelaria, já pensaste em começar a vender para fora?! olha que acho que ias ter sucesso :p

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  7. em relação à manteiga de côco, vi no blogue Saudável como um Pêro quese deve adicionar um pouco de óleo de côco ao côco ralado para que funcione bem no processador! quando experimentar estes snickers, aviso! ;)

    ResponderEliminar
  8. Olá avelã,

    Já vi este post no outro dia, mas só agora consegui comentar :-)
    É que isto tem de ser lido, relido, visualizado com olhos de 'ver' e preciso de concentrar as minhas atenções todas nesta beleza de snickers aqui de cima :-) :-) :-)

    És uma pessoa prendada, pois além de seres desenrascada na cozinha, com os ingredientes e substituições e isso... a tua cultura alimentar fascina-me!!!
    Ora bem, esse snickers para ser mesmo sincera, dava tudo para provar 1 (envia pelo correio :-)) mas o apetite para EU fazê-lo não é lá muito! É que isso parece complicado ou é de mim???
    Mas como sabes eu sou um bocadinho preguiçosa nisto de cozinhar coisas complicadas, sou muito simplista na cozinha... Por apetecia-me comê-los assim caseirinhos, mas não fazê-los :-) Sou uma abusadora eu sei...
    Mas independentemente disso tudo eu fico mesmo contente pela tua determinação, pelas tuas tentativas e realmente ainda bem que existem pessoas como tu na cozinha!

    Beijinhos grandes avelã e continua assim! Um excelente fim-de-semana desta tua vizinha que te segue sempre***

    ResponderEliminar
  9. ohhh meu deus! :o
    só quando vi a parte snickers fui ao ceuuu, então quando li saudavel, fiqueii whattttttt isso é possivel? :o
    E é :p Parece muitoooooo bom! fogo apetece mesmo, mas isso dá imenso trabalho!!! tenho que arranjar tempo e ingredientes para isso! :o

    ResponderEliminar
  10. Muito diferente a sua sobremesa!!! ADOREI porque é saudável e tem ingredientes saborosos!!! Estou te seguindo para não perder nada, também tenho um blog de comidinhas quando tiver um tempo apareça!!! Beijos

    ResponderEliminar
  11. Mas que maravilha, comia já!!!! Vou ter de levar esta receita comigo para experimentar num destes fins-de-semana! :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...