quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Antes e Depois #1: Snickers


Há algum tempo emocionei-me com a diferença entre a primeira vez que fiz uma receita de cupcakes, há cerca de um ano, e a segunda, há umas semanas. Achei que era giro comparar os resultados que obtive a fazer receitas há algum tempo com os mais recentes, portanto decidi começar esta rubrica :) Tenho algumas que já repeti, entretanto acho que vai ser engraçado voltar a pegar nas coisas que já fiz e tentar demonstrar as minhas aptidões desenvolvidas de forma maravilhosamente sublime ;)



Receita aqui.

sábado, 18 de outubro de 2014

Fluff de Claras (Saudável, Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Gordura Adicionada)


Os pacotes de um litro de claras têm, supostamente, 24h de validade depois de abertos.
Quando há uns tempos os comprava, o momento em que o abria era como o início de uma maratona (desfile, se preferirem) de ovos mexidos, bolos saudáveis, panquecas, papas de aveia, gelatina com claras, scones, pão de microondas, entre outras coisas. E ainda ficava um restinho que explica os cubos de claras congelados que ainda hoje passeiam alegremente no congelador.
(Esperemos que nunca tenha havido confusão, já que estão congelados em cuvetes de gelo)
E ainda é importante referir que quando me esquecia desta última parte, ficava o pacote de claras no frigorífico durante semanas dias até eu me decidir a deitá-lo fora.
Depois de ver um pacote de outra marca que dizia que depois de aberto se devia consumir em 72h, ler imensas teorias de conspiração sobre a indústria e ler fóruns sobre gente que bebe claras e deixa o pacote aberto durante 3 dias mas não nota nada, comecei a alargar o prazo também, e nunca tive problemas.
Estas horas extensivas de pesquisa vieram a revelar-se infrutíferas, já que encontrei uma receita com a qual é perfeitamente possível emborcar facilmente 1kg  de claras em 24h ou menos, ainda que partilhe.
E uns 3 pacotes por semana.
Mas isto num campo hipotético.
Claro ;)











Fluff de Claras (Saudável, Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Gordura Adicionada)
Adaptado daqui
Para 1 dose

Ingredientes:

[  100ml de claras de ovo (preferencialmente pasteurizadas)
[  1/3 de colher de chá de goma xantana 
[  1/2 colher de chá de stevia,  2 colheres de chá de açúcar ou outro adoçante (ou a gosto)
[  2/3 de colher de chá de um xarope ou coisa com sabor à escolha* (ou a gosto)
[  50ml de água das pedras, ou a gosto

Procedimento:

| Num recipiente, colocar as claras e a goma xantana, e bater bem com a batedeira elétrica.
| Parar de bater e juntar o adoçante e xarope.
| Bater até incorporar, provar e, se necessário, acrescentar mais xarope ou adoçante.
| Bater novamente e, com a batedeira ligada, juntar aos poucos a água das pedras, incorporando bem.
| Verificar se a textura está perfeita. Se estiver demasiado espesso, acrescentar mais água das pedras. Se estiver demasiado líquido, acrescentar um pouco de goma xantana e bater novamente,

* Provavelmente qualquer líquido que dê sabor serve. Xaropes de caramelo, morango, chocolate,etc, café (preparados tipo capuccino diluídos em leite, café a sério, café solúvel...) ou (não experimentei mas imagino que funcione) gelatina com sabor diluída em água.





Eu acho que esta é capaz de ser das minhas receitas preferidas... A textura é simplesmente deliciosa, muito cremosa e leve, e o sabor é subtil e maravilho(oo)so! Não é nada enjoativo - também não ponho muito xarope/adoçanto porque prefiro que não tenha um sabor muito intenso - e come-se perfeitamente durante um mês e meio todos os dias (and counting!).
A goma xantana não pode ser omitida, porque sem ela isto é basicamente claras batidas e não é lá muito comestível - tem uma textura areada, estranhamente sólida e desagradável. A goma é um espessante mágico que basicamente faz com que as coisas fiquem cremosas.
Como se incorpora muito ar nas claras fica muito volumoso e enche bastante.
Normalmente por cima ponho banana, às vezes granola, mas se vos apetecer algo mais pecaminoso podem juntar barras de chocolate aos pedaços, pepitas de chocolate, chocolate semi-derretido, mais xarope, bolachas aos pedacinhos, cereais de criança ou coisas do género e têm uma sobremesa normal (eufemismo) com um extra de proteína ;) Também gostava de experimentar com snickers versão saudável ou ursinhos com chocolate
Quanto a ingredientes, a goma xantana compro no Celeiro, os pacotes são uns cilindros. Custa à volta de 5 euros por 100g, mas como podem ver usa-se muito pouco de cada vez. Também se pode encomendar pela internet (myprotein, por exemplo).
As claras também compro lá ou na Makro, que estimo que por minha conta já tenha vendido uns 15kg de claras (eu avisei que estava viciada!).
Um truque que eu uso para saber quando juntar adoçante e xarope é ver quando as claras começam a subir pela batedeira e sujar tudo, mas se calhar é só a minha batedeira que é especial.
A receita já é relativamente popular, especialmente no Instagram. E eu sei que se chama «fluffy», mas faz-me impressão ser «fluffy» e não «fluff» (prefiro «fluff» :P), portanto continuo teimosamente a chamar-lhe assim à mesma.
Juro-vos que não há nada melhor depois de 10h fora de casa do que uma grande taça de fluff de morango (o meu preferido) :D
(Já experimentei com capuccino, com cerelac e com xarope de morango, chocolate, Bounty e  caramelo - os favoritos são o de morango e o de caramelo, por esta ordem. Por testar está o xarope de Mars, o de frutos vermelhos e o de framboesa.)

Editado: o xarope de mars não presta; o de frutos vermelhos é enjoativo; o de framboesa não experimentei; café ou uma meia de leite fazem O MELHOR FLUFF DE SEMPRE.
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Informação Nutricional (por 1 dose média, o que em linguagem de fluff quer dizer gigante)
Energia: 42kcal 
Proteínas: 8.3g
Hidratos de Carbono: 0.8g
-       Dos quais açúcares: 0g
Lípidos: 0.0g
-          Dos quais hidrogenados0g
Fibra: 0.8g
Sódio: 151mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 dose, aproximadamente 175g ou a totalidade da receita). Refere-se a uma porção de receita feita com stevia e café (que por acaso até fica delicioso no fluff). Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real. Para que o produto não contenha glúten o xarope usado também não o pode conter.
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sábado, 4 de outubro de 2014

Snickers (Saudável, Vegan, Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Adição de Açúcar, Sem Adição de Açúcar)


A primeira vez que fiz Snickers (não saudáveis) caseiros estava em Espanha, de férias. A receita era americana, por isso tinha um monte de ingredientes a que eu não tinha acesso em Portugal, quanto mais numa zona não-muito-moderna de Espanha... Mas pronto, mal vi as fotografias deliciosas decidi que tinha de fazer. Imediatamente... 
Começou a saga da procura dos ingredientes... O leite evaporado nem foi muito difícil de encontrar, marshmallow fluff tive de fazer eu e adaptar porque não tinha corn syrup (faltava-me um ingrediente dum ingrediente :P), andei à procura de caramelos e ainda mudei a receita e usei várias porque havia certas coisas que não tinha mesmo (butterscotch chips, etc.). O mais difícil de encontrar foi manteiga de amendoim! Sim, manteiga de amendoim (como é que se vive sem aquilo? :P). Fui ao Froiz, Supercor, Lidl, Mini Preço, 2 ou 3 supermercados locais, perguntei aos funcionários e eles nem sabiam que isso existia! (E trocaram risos de desprezo na minha cara. Eu fiz uso do meu extenso conhecimento do espanhol com umas tentativas - "manteca de maní!" "manteca de cacahuete!" "pasta de cacachuete!" - e eles com uma cara meia desesperada a apontarem para a Nutella :P) 
Por fim arranjei no Carrefour, ainda um bocadinho longe... 
Fiz as três primeiras camadas, faltava-me a última, a mais simples - chocolate derretido... e lembro-me de repente, por volta da uma hora e farta de andar a cozinhar e a lavar loiça, que não tinha mais chocolate. 
Estava um calor de morrer, andava sempre a pé e os os supermercados fecham todos à hora de almoço. 
Quase que morri e quase que não precisava de derreter a pasta de chocolate :P
Mas pronto, valeu a pena... O que eu não sabia é que se podia fazer assim, saudável, e com muito menos ingredientes americanizados ;) 
(Não que um impeça o outro, que vou continuar a fazer os dois. :P)

Aqui está a minha participação no desafio do Blog Limited Edition :)

Com caramelo paleo






Snickers (Saudável, Vegan, Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Adição de Açúcar, Sem Adição de Açúcar)
Para 2 «barras» de Snickers com uma espécie de forma de muffin 

Ingredientes:

Para a base de chocolate*:
[  1/2 colher de sopa de óleo de coco (derretido)
[  1/4 colher de chá de maple syrup (xarope de seiva de ácer)
[  1/4 de colher de chá de cacau puro (em pó)
*pode ser substituída por 5 gramas de chocolate negro derretido.

Para o "nougat" de amendoim:
[  1 de colher de sopa mal cheia de manteiga de coco (ou óleo de coco)
[  1 colher de sopa de manteiga de amendoim natural 
[  1/4 de colher de café de extrato de baunilha
[  Amendoins torrados com sal em metades (levei ao forno e juntei sal em pó no fim) (a gosto)

Para o caramelo**:
[  3 tâmaras
[  1 colher de sopa de leite de coco
[  1/3 de colher de chá de óleo de coco
**Podem fazer em maior quantidade se facilitar a tarefa de triturar. Podem também usar este caramelo.

Para a cobertura de chocolate*:
[  1/4 colher de sopa de óleo de coco derretido
[  1/4 colher de chá de maple syrup (xarope de seiva de ácer)
[  1/4 de colher de chá de cacau puro (em pó)
*pode ser substituída por 5 gramas de chocolate negro derretido.

Preparação:

Base de chocolate:
| Misturar bem o óleo de coco com o xarope.
| Juntar o cacau e dissolver. Mexer muito bem.
| Espalhar na base de uma forma de muffin (de silicone) e levar ao frigorífico até solidificar.

"Nougat" de amendoim:
| Derreter a manteiga ou o óleo de coco no microondas a 50% da potência máxima, mexendo no mínimo de 10 em 10 segundos.
| Incorporar a manteiga de amendoim, misturando bem até derreter.
| Juntar a baunilha e os amendoins.
| Colocar sobre a camada de chocolate.
| Levar ao frigorífico até solidificar.

Caramelo:
| Picar as tâmaras e colocar numa malga juntamente com o leite de coco.
| Levar ao microondas durante intervalos de tempo pequenos, até o leite de coco ganhar uma cor acastanhada.
| Mexer.
| Transferir para um copo medidor e acrescentar o óleo de coco.
| Triturar com a varinha mágica.
| Colocoar sobre a camada anterior e levar ao frigorífico.

Cobertura de chocolate:
| Misturar bem o óleo de coco com o xarope.
| Juntar o cacau e dissolver. Mexer bem.
| Espalhar sobre a camada anterior e levar ao frigorífico até solidificar.




Quando vi que o blog tinha atingido os 100 seguidores achei que tinha de comemorar. Como já tinha gasto a minha ideia de post de 100 seguidores, planeada há algum tempo – Snickers – decidi fazer uma coisa igualmente boa – mais Snickers! – mas desta vez mais saudável :)
Já queria fazer isto desde que fiz a versão "normal", mas adiei até agora. Precisava de ter a receita, as fotos e o post prontos na quinta e apeteceu-me deixar para quarta a confeção da receita. Quando provei fiquei super desiludida - estava bom, mas o sabor a cacau muito forte e ofuscava todos os outros sabores, o caramelo era pouco, o "nougat" demasiado duro e não sabia nada a snickers. Portanto repeti a receita na quinta. Reduzi a base e o topo, a proporção de cacau, tirei algum maple syrup, aumentei e mudei o caramelo, pus mais amendoins. E pus mais manteiga de manteiga de amendoim, mais manteiga de amendoim ajuda sempre. Não estava muito convencida, mas fiquei muito surpreendida! Melhor do que eu pensava no início. Sabor forte a amendoim, textura ideal, sabor a chocolate e não tanto a cacau (não que isso seja melhor sempre, no caso de ser uma cópia de Snickers é), caramelo pegajoso e doce... Ficou mesmo muito bom! Fiquei orgulhosa da minha segunda tentativa :)
Por acaso provei Snickers de novo há pouco tempo (não experimentava há bastante tempo, sem contar com a versão caseira) e fiquei um bocadinho desiludida. Acho que até gosto mais tanto deste como do outro, apesar de a captura de sabores até ser fiel.
Os ingredientes são bastante naturais, com a grande parte da gordura a provir do coco - com muitos benefícios, mesmo sendo saturada - e o açúcar de fontes naturais. Mesmo com o xarope e as tâmaras tem cerca de metade do açúcar da barra original, mais proteína e mais gordura (que tenho quaase a certeza de que também é mais saudável :P), não contendo gordura hidrogenada. Os ingredientes também são bem melhores, claro.
As camadas de cacau também podem ser usadas sozinhas como barrinhas de cacau, são muito boas e ficam lisas e suaves. Acho que o mel pode ser substituído por mel ou agave, mas nunca experimentei. A de cima, como podem ver, não ficou a coisa mais perfeita do mundo porque a) já era tarde e tinha mais que fazer, portanto estava sem paciência e aldrabei e b) o mundo é injusto (a de baixo ficou tão linda!).
O "nougat" ficou muito agradável, com uma boa textura e sabor a amendoim, e o caramelo também ficou com uma textura surpreendentemente boa. Convém que as tâmaras sejam moles, às vezes são muito duras. Aconselho mesmo a aumentar a quantidade, porque senão é chato triturar. Tenho a certeza de que arranjam mais coisas para fazer com ele, pode ser usado quase como pasta de tâmaras - ainda vou ver se tenho um ataque súbito de inspiração ao ver a papinha cor de caramelo num frasco no frigorífico todos os dias durante dois meses.
Eu sei que tem imensas coisas de coco (óleo, leite, manteiga) mas não sabe a coco! Também não sei se não ficava estranho... A manteiga de coco comprei no Celeiro. Também se pode fazer em casa triturando coco ralado num processador, mas eu tentei há 2 anos e não consegui.
Resumindo: ficou mesmo muito bom, experimentem!

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Informação Nutricional (por 1 unidade)
Energia: 163kcal 
Proteínas: 4.6g
Hidratos de Carbono: 11.0g
-       Dos quais açúcares: 7.4g
Lípidos: 12.1g
-          Dos quais hidrogenados0g
-      Dos quais saturados: 6.0g
Fibra: 2.7g
Sódio: 4mg
     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 barra, aproximadamente 45g ou metade da receita). Foi calculada usando o chocolate feito com cacau e óleo de coco e o caramelo feito com tâmaras. Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real. 
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