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Aletria Proteica


Já apareceu aqui uma versão proteica de leite-creme, depois de arroz doce... E hoje chega ao blog a inevitável próxima vítima na minha saga de reinvenção de receitas tradicionais em versões proteicas: aletria.
Sempre fez parte da mesa de Natal na minha família - por isso, ao contrário do arroz doce, não é uma sobremesa cuja versão original nunca tivesse provado. Assim sendo, a fasquia estava mais alta. Não há pressão como viver à altura do costume; e com um meio concreto de comparação, uma versão rica em proteína e sem adição de açúcar ou gordura tinha tudo para ser uma desilusão, certo?
Errado, muito errado. Juro que estou a ficar assoberbada com o poder de uma boa whey. A aletria ficou incrível, cremosa, com um sabor natural e viciante a baunilha. Mais uma boa surpresa :D





Aletria Proteica (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)
Para 4 tacinhas

Ingredientes:
[  500ml de água
[  75g de massa para aletria
[  1 pau de canela
[  1 tira de casca de limão
[  2 ovos
[  75g de whey (recomendo a com sabor a gelado de baunilha da EU Nutrition, disponível em sacos de 500g e em potes de 2kg. O cupão euavela15 dá-vos desconto em ambas as versões, e ofertas dependendo do valor da compra; os potes grandes costumam ter ofertas acumuláveis)
[  150ml de leite magro
[  Canela em pó (opcional)

Preparação:
| Num tacho pequeno, colocar a água, a aletria, o pau de canela e a casca de limão. Levar ao fogão a lume médio até a água fervilhar. Baixar o lume e deixar cozer durante cerca de 15 minutos, mexendo ocasionalmente.
| Retirar do lume e deixar arrefecer um pouco.
| Entretanto, à parte, dissolver a whey em parte do leite, juntando-o aos poucos apenas na quantidade suficiente para obter um creme espesso e homogéneo.
| Num recipiente pequeno, bater os ovos com um garfo. Juntar em fio a whey dissolvida, continuando a bater, seguida do restante leite (de modo a perfazer o total de 150ml).
| Adicionar este preparado à aletria, mexendo vigorosamente para evitar que os ovos cozam (recomendo incorporar colher a colher inicialmente; depois de algumas colheres podem acabar de juntar em fio).
| Levar a lume baixo para engrossar, mexendo sempre.
| Quando a textura estiver cremosa e suficientemente espessa, retirar o tacho do lume e distribuir a aletria por copos ou taças.
| Deixar arrefecer, polvilhar com canela (se desejado) e conservar no frio.



Sei que há muita luta entre fãs de aletria cremosa e aletria de cortar à faca, por isso antes que perguntem fica o aviso: estas quantidades dão para qualquer versão, depende de quanto tempo deixam o preparado ao lume. Eu engrossei bastante porque não gosto dela muito líquida, mas ainda a deixei cremosa, acho que dá para ver pelas fotos que não é das de cortar à faca. No entanto, mais uns minutos ao lume e conseguiria fazê-lo facilmente :) Tenham em atenção que depois de ir ao frigorífico a aletria ganha consistência, claro - por isso devem retirar do lume um pouco antes de a consistência ficar exatamente como gostam.
De resto, não tenho muito a dizer, tirando o previsível: ficou um escândalo de tão boa, melhor coisa de sempre, façam façam façam :D
A textura cremosa com um sabor docinho baunilha, aquela película superficial com a canela polvilhada em cima, a textura fininha da massa envolta num creme macio e delicioso... Não tem como desiludir!
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Informação Nutricional (por uma tacinha)
Energia: 192kcal 
Proteínas: 22.4g 
Hidratos de Carbono: 18.4g 
-       Dos quais açúcares: 3.2g 
Lípidos: 4.1g
-          Dos quais hidrogenados: 0g
-     Dos quais saturados: 1.1g 
Fibra:  0.5g 

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a uma tacinha ou 1/4 da receita)Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
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