Avançar para o conteúdo principal

Pastéis de Feijão

Hoje trago-vos a receita de mais uma sobremesa que fiz para o Natal: pastéis de feijão. Foram, assim como as rabanadas poveiras, uma estreia para mim. Os únicos pastéis do género que já tinha feito eram os de amêndoa, que já repeti várias vezes e fizeram sucesso em cada uma delas :)
Embora nunca os tivesse feito em casa, sempre gostei de pastéis de feijão, por isso esta nova experiência era uma inevitabilidade do destino. Ou não fosse eu uma apaixonada pela doçaria tradicional portuguesa :D





Pastéis de Feijão
Adaptado daqui e daqui
Para 15 pastéis

Ingredientes:

Para a massa
[  100g de farinha de trigo
[  1 pitada generosa de sal marinho
[  15g de manteiga
[  50ml de leite meio-gordo (a ajustar)

Para o recheio
[  125g de feijão branco cozido
[  12 gemas de ovo
[  100ml de água
[  500g de açúcar
[  125g de farinha de amêndoa

Para a finalização
[  Açúcar em pó

Preparação:

Para a massa
| Colocar num recipiente a farinha e o sal.
| Acrescentar a manteiga, esmagando com um garfo para incorporar grosseiramente.
| Acrescentar o leite aos poucos até obter uma textura moldável, acabando de misturar com as mãos. Podem acrescentar um pouco menos ou mais de leite para acertar com a consistência.
| Formar uma bolinha, envolver em película aderente, e deixar repousar à temperatura ambiente durante cerca de 1 hora. 
| Colocar a massa numa bancada enfarinhada e estender com um rolo da massa até obter uma placa com apenas uns milímetros de espessura. Cortar 15 círculos e utilizá-los para forrar 15 forminhas de alumínio (ver nota i).

Para o recheio
| Passar o feijão branco por água. Escorrer, triturar (com a varinha mágica ou processador/liquidificadora) e reservar.
| Passar as gemas por um coador para retirar a película exterior e reservar.
| Colocar a água e o açúcar num tacho e levar ao fogão a lume médio até ferver. Baixar o lume e deixar ferver durante cerca de 7 minutos até obter o ponto de espadana (ver nota ii).
| Adicionar o puré de feijão e deixar ferver mais um pouco, misturando, até voltar a obter uma mistura homogénea.
| Juntar a farinha de amêndoa e misturar novamente. Quando esta estiver bem envolvida, desligar o lume e mexer uns segundos para o preparado arrefecer ligeiramente.
| Adicionar as gemas em fio, misturando rapidamente para que estas não cozam.
| Devolver o tacho ao fogão (a lume baixo) durante 5 a 10 minutos (ver nota iii), mexendo sempre.
| Deixar arrefecer uns minutos (mas não demasiado, ou fica excessivamente consistente).

Para a finalização
| Distribuir o recheio pelas forminhas forradas com massa.
| Levar ao forno pré-aquecido a 170 graus durante cerca de 20 minutos, até os pastéis estarem cozidos.
| Deixar arrefecer um pouco, e desenformar ainda mornos (é mais fácil).
| Deixar esfriar completamente e polvilhar com açúcar em pó.

Notas
i) Se a massa não chegar para forrar 15 formas, façam menos. Não estiquem demasiado a massa, ou correm o risco de não conseguir desenformar os pastéis.
ii) Para testar o "ponto de espadana", experimentem mergulhar uma escumadeira na calda e bufar para os buraquinhos: se se formarem bolhas grandes do outro lado (tipo bolas de sabão, mas que se desfazem rapidamente), saberão que estão mais ou menos no ponto certo. Em alternativa, podem verificar que a calda cai 'em lâmina' (e não em fio) da colher. Se tiverem termómetro, o mais fácil é verificar a temperatura, que deve atingir os 117 graus.
iii) Desta vez levei o recheio ao lume durante 10 minutos (penúltimo passo na confeção do recheio), mas acho que é desnecessário engrossar tanto tempo, porque ficaram bastante densos. Da próxima vez vou experimentar 5 minutos apenas.



Acho que dá para perceber a textura pelas fotos: a massa fina e delicada esconde um recheio denso e macio. O sabor é bem intenso, comportando a distinta riqueza das gemas que é típica destes famosos pasteizinhos :) 
Para quem nunca provou, o uso de feijão pode parecer estranho - mas garanto que o sabor não se nota! Este serve principalmente para conferir uma textura rica e aveludada, que de resto é o que melhor fazem as leguminosas (sugiro que espreitem esta tarte de grão-de-bico, que também é uma delícia).

Comentários

  1. Que maravilha!
    Passei para desejar um bom fim-de-semana e um feliz Ano Novo 2022!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar
  2. Comia… 😋 bom aspecto… 😋

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (