Avançar para o conteúdo principal

Rabanadas no Forno sem Açúcar

Não sou apologista de converter todos os doces em versões 'saudáveis', mas as rabanadas com whey na frigideira antiaderente que fiz em anos anteriores foram uma excelente adaptação de um doce de Natal a um lanche mais saudável. Dado o sucesso delas, fiquei com vontade de fazer outra versão sem açúcar, mas agora no forno e com adoçante granulado.
Sendo que a parte de fritar/dourar as rabanadas no fogão é bem trabalhosa, achei a ideia de as assar tentadora. Para mais, tinha ouvido dizer que a textura ficava bem diferente, ao ponto de se assemelhar a pudim. E se me dizem que há uma sobremesa que se assemelha a pudim... Podem ter a certeza que eu vou querer fazê-la!
E assim surgiram estas belas rabanadas :D





Rabanadas no Forno sem Açúcar
Para 12 rabanadas

Ingredientes:
[  750ml de leite magro
[  90g de xilitol + para polvilhar (ver nota 1. Podem encomendar o xilitol na Primebody, onde o cupão cremedeavelas vos dá 10% de desconto!)
[  1 pau de canela
[  1 pedaço de casca de limão
[  12 fatias grossas de pão para rabanadas (ver nota 2)
[  2 ovos
[  Manteiga (para untar o tabuleiro; eu usei manteiga magra com sal)
[  Canela em pó a gosto

Preparação:
| Colocar 450ml do leite, os 90g de xilitol, o pau de canela e a casca de limão num recipiente médio que possa ir ao microondas.
| Levar ao microondas na potência máxima, parando para mexer de vez em quando, até que fique bem quente (a queimar ao toque). O tempo vai depender do microondas, mas serão necessários vários minutos. O objetivo é aquecer o leite, infundir os sabores da canela e do limão, e dissolver o adoçante.
| Retirar o limão e a canela, e juntar os restantes 300ml de leite (frio) para arrefecer a mistura (ver nota 3).
| Num prato fundo, bater os ovos com um garfo.
| Forrar um tabuleiro de forno com papel vegetal, e barrar o papel com manteiga (eu usei uma faca de manteiga mesmo :P). Para além do sabor, isto evita que as rabanadas fiquem secas; a humidade vai ajudar a "prender" a cobertura de adoçante e canela no final.
| Embeber uma fatia de pão no leite quente/morno, sacudir o excesso, passar pelo ovo batido, e colocar no tabuleiro forrado e untado. Repetir o mesmo procedimento para as restantes fatias, aquecendo o leite sempre que necessário (se estiver demasiado frio o pão não o absorve tão bem).
| Levar ao forno a 200°C com ar circulante (função "ventoinha") durante 20 a 30 minutos, virando a meio (quando estiverem douradas de um lado, para dourarem do outro).
| Passar as rabanadas ainda quentes por xilitol misturado com canela em pó.

Notas:
1. Para adoçar o leite, podem usar qualquer outro adoçante à escolha: eritritol, zero drops, stevia, mel, etc. Para polvilhar, tem de ser um adoçante granulado: eritritol, xilitol, ou então algum tipo de açúcar. Eu usei 75g de xilitol.
2. Eu usei o pão para rabanadas do Mercadona; se usarem um cacete fresco, convém deixar "envelhecer" uns dias para não se desfazer.
3. Se molharem o pão no leite demasiado quente ele desfaz-se - isto vai depender também da robustez do vosso pão, portanto convém ajustar a temperatura (e o tempo em que este fica mergulhado no leite) de acordo.



Pude confirmar da melhor forma que a textura fica incrível! Bem cremosa e macia, ao ponto de lembrar pudim de pão. Uma delícia, portanto :D
O sabor também ficou excelente. Não se nota a ausência do açúcar, visto que os adoçantes granulados são um substituto à altura - devo dizer que até os mais esquisitos aprovaram!
_________________________________________________
Informação Nutricional (por uma rabanada)
Energia: 151kcal 
Proteínas: 6.8g 
Hidratos de Carbono: 31.6g 
-      Dos quais açúcares: 3.1g 
Lípidos: 2.4g
-      Dos quais hidrogenados: 0g
-      Dos quais saturados: 0.6g
Fibra:  0g 

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a uma rabanada ou 1/12 da receita)Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
_________________________________________________

Comentários

  1. Adoro rabanadas no meu caso no forno! Bom Natal

    ResponderEliminar
  2. Que delícia.
    Eu adoro Rabanadas ou melhor dizendo todas as sobremesas típicas do Natal.

    Beijinhos e Feliz Natal,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2022/12/sonhos-de-cenoura.html

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv