Avançar para o conteúdo principal

Panquecas (Integral, Sem Lactose, Saudável)


Após uma fase em que comia papas de aveia todos os dias, passei a levantar-me meia hora mais cedo, não para fazer papas de aveia, mas para fazer panquecas (eu sei, genial... o único motivo para o qual ponho o despertador tão cedo agora é mesmo para rejubilar por ter mais meia horinha para dormir...).
Lembro-me perfeitamente de quando fiz estas panquecas; foi no dia de Natal, quando acordei às três da tarde depois do jantar da minha família. Era tarde, já passava da hora de almoço e estava esfomeada (talvez pela grande dose de sacarose da noite anterior ahah). 
Ou seja, estava estabelecida a provocação (exigência?) do mundo para que eu fizesse panquecas. De preferência integrais e saudáveis, para desintoxicar.
Escolhi a receita, pensei nas alterações, processei a aveia e centeio (tenho em flocos e ponho num moinho de café),  bati a clara e envolvi-a cuidadosamente.
Depois fi-las uma a uma e cheirei as panquecas; cheiravam mesmo bem, estavam perfeitinhas e com bom aspeto. E provei. Fiquei enjoada para o resto do dia.
Malditos sejam os americanos e os seus doces salgados. 

Excepto os peanut butter cups.











Panquecas Integrais com Iogurte

Ingredientes:
Adaptado daqui
Para 10 panquecas de 55g

[  1 ovo L
[  40g de farinha de espelta (ou outra)
[  40g de farinha de aveia(ou outra)
[  30g de farinha de centeio(ou outra)
[  50g de farinha para todos os usos(ou outra)
[  3 colheres de chá de fermento
[  1 pitada de sal grosso (SÓ uma pitada)
[  250ml de leite (de soja ou outro)
[  70ml de iogurte de soja natural (ou outro)
[  1 colher de sopa de açúcar mascavado
[  1/2 colher de sopa de óleo de coco (derretido)
[  1 colher de sopa de óleo vegetal
[  1/2 colher de chá de extrato de baunilha

Preparação:

| Separar a gema de clara e bater a clara em castelo.
| Peneirar as farinhas e juntar o fermento, o açúcar e o sal.
| Adicionar, mexendo antes de cada adição, o leite, o iogurte, a gema, o óleo de coco e o óleo vegetal.
| Incorporar cuidadosamente a clara de ovo (a mistura deve ficar homogénea).
| Acrescentar a baunilha.
| Com uma colher de sopa, colocar uma pequena porção da massa numa frigideira anti-aderente bem aquecida. Após a formação de bolhas, ou a meio da cozedura, virar a panqueca e deixar até cozinhar.
| Repetir com a massa restante.




Fiquei muito desiludida porque quando as estava a fazer sentia um cheirinho divinal, e tirando o sal o sabor estava delicioso! Claro que, para as postar aqui, já voltei a fazer (com muito menos sal) e ficaram muito boas e fofinhas! Esta receita já está com o sal corrigido (a receita inicial pedia 1 de colher de chá! Nem sei onde estava o meu bom senso quando o pus...), e cheiram meeesmo bem...
Nesta última fotografia dá para ver uma mistura deliciosa (e que eu acho que ficou gira!) de iogurte e chocolate a desabar sobre uma pepita de manteiga de amendoim (pepitas de amendoim são tão boas!).

_________________________________________________________________________
Informação Nutricional 
Energia: 95kcal 
Proteínas: 3.7g
Hidratos de Carbono: 15.2g
-       Dos quais açúcares: 2.7g
Lípidos: 2.3g
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
Fibra: 1.5g
Sódio: 43mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 panqueca. Inclui leite  magro. Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real.
_________________________________________________________________________

Comentários

  1. Gostava de ter força de vontade para me levantar cedo de manhã e fazer um bom pequeno-almoço, mas desde que tenho de me levantar às sete o meu lado que tem vontade de viver (cortar isto) acordar cedo sumiu-se. Vai daí tenho mesmo comido pão/muffins/cereais com leite/iogurte, nada de especial. Mas ao fim-de-semana vingo-me :D Essas panquecas ficaram mesmo perfeitinhas :D Estão com muito bom aspecto :) Tens de me dar essa receita de peanut butter cups, agora tenho um montão de manteiga de amendoim cá em casa (enganei-me e trouxe um frasco quando já havia cá um, ups) :)

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Adoro panquecas, que maravilha de sugestão!

    ResponderEliminar
  3. Olá Avelã!
    Adorei o aspecto das panquecas...parecem mesmo deliciosas e fofinhas! E concordo com a Joana, tens de nos dar a receita de peanut butter cups - eu fiquei fã de manteiga de amendoim também. No meu dia-a-dia, o pequeno-almoço tem sido rotineiro, apesar de também exigir alguma preparação: é sempre uma misturada de iogurte de soja natural da Alpro, whey (de baunilha e chocolate), papas de aveia feitas em água e cereais fibre one ou cheerios (depende da necessidade de açúcar ;). Tudo nas doses certas para ser saudável, e é uma óptima forma de começar o dia!
    Beijinhos e obrigada pela força que me tens dado! :)

    ResponderEliminar
  4. Minha querida e doce Avelã, primeiro de tudo, muito obrigada pelo teu carinho e pelas tuas palavras :).

    As panquecas saudáveis estão tentadoras, bjokas

    ResponderEliminar
  5. Que belas panquecas, adoro, adoro, adoro, mas levantar cedo para as fazer para o pequeno almoço!!!! Nem pensar ehehe costumo fazer para o lanche :-)
    Beijokas

    ResponderEliminar
  6. Adoro panquecas e as tuas enchem-me as medidas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Eu sou incapaz de durante a semana, com o stress usufruir de um pequeno almoço assim! Mas admiro e muito quem o consegue fazer, dá logo outro ânimo ao dia! :)
    Estas panquecas estão deliciosas... devem ser mesmo muito saborosas com as diversas farinhas. Gostei também da ideia do iogurte :)

    ResponderEliminar
  8. Sou como tu, também não me importo de me levantar mais cedo só para ter tempo de fazer um pequeno-almoço saboroso :)
    Ando sempre à procura de novas receitas de panquecas saudáveis para experimentar e apesar de estas levarem alguns ingredientes que por norma não utilizo, vou guardar nos favoritos para mais tarde experimentar. Com o molho por cima ficam mesmo com um aspecto delicioso e dá para perceber pelas fotos que as panquecas ficaram bem fofinhas :D
    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Olá avelã...

    Isso é que é força de vontade :-) Parabéns! Eu sou uma preguiçosa de 1ª.
    E isto sim são panquecas, não são como as minhas de principiante, as fotos tão giras, elas parecem ter ficado altinhas e fofas... Gostei muito do aspecto... Os ingredientes são muitos (para mim) que gosto de coisas mais práticas mas acredito que isso as faça ficarem melhores ainda :-)
    Mas eu para lá caminho...
    Beijinhos***

    ResponderEliminar
  10. quem me dera conseguir essa proeza de me levantar mais cedo esse tempo todo:)
    Eu é sempre um pão e um leitinho com cevada, mas adoro panquecas e gosto delas até ao lanche, mas eu deliro é mesmo com scones.
    Ficaram lindas e gulosas uma delicia de sugestão.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Pois uma colher de cha = /
    Aii oh Avelaaaa.. sempre que aqui venho fico a babar, e logo agora q estou na refinação! Não sei que idadade tens, mas eu és muito jeitosaaa sabias? (claro que sim)
    Doida! 30 minutos? aii és pior que eu :P Eu quando reservo tempo p tratar do pequeno almoço é 15 minutos antes.
    Bom aspecto como sempree***

    ResponderEliminar
  12. Gostava de ter fins de semana com o meu mais que tudo para poder acordar e fazer assim umas panquecas lindas como as tua:)

    Trabalho é trabalho e não à muito essa oportunidade, as tuas além de lindas ficaram deliciosas terei de experimentar um dia destes.

    Parabéns pelo teu blogue.

    Desde já convido-te a conheceres o meu blogue e aproveito para te convidar para o meu passatempo da que está a decorrer aqui gostava muito que participasses:)
    http://prazeressaudaveis.blogspot.pt/2014/03/1-aniversario-blogue-passatempo-do-1.html

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Ai, ai panquecas... Só de passear pelo blog já me sinto a engodar!! :D Tanta coisa boa...!!!!!!

    ResponderEliminar
  14. Parecem gostosas.
    Só fiz uma única vez panqueca de aveia e me apaixonei!!! Preciso fazer novamente.
    Achei interessante esta pelas misturas das farinhas.
    E a última foto, com esta cobertura, dá água na boca.

    Abração e feliz dia.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv...

Rabanadas Poveiras

Este Natal fiquei encarregada de fazer as tradicionais rabanadas, pelo que no início da semana fui ao Mercadona com a ideia de comprar o cacete para rabanadas deles (que acho particularmente bom). Cheguei ao Mercadona... E o cenário era de razia total - cacete para rabanadas nem vê-lo. Visto que o único pão que abundava era o biju, decidi-me a fazer as rabanadas à moda da Póvoa de Varzim. Andava no vai-não-vai com elas: por um lado queria experimentar, por outro lado tinha medo que corresse mal (estragar as rabanadas no Natal deve dar direito a azar eterno :P). No final, foram os stocks do Mercadona a forçar-me a mão. Se muitas vezes agradeci ao Mercadona por ter produtos excelentes, desta vez agradeço-lhes por não os ter. Bendito seja quem levou o último cacete, porque estas rabanadas com biju são de longe as melhores que já comi :D Rabanadas poveiras Adaptado d aqui e d aqui Ingredientes : [  750ml de leite meio-gordo [  75g de açucar (+ o da cobertura) [  ...

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t...