sábado, 8 de março de 2014

Tosta de Manteiga de Amendoim com Banana (Vegan, Sem Lactose,Sem Glúten, Saudável)


Há imensas combinações estranhas que inundam a Internet em receitas eufóricas por incorporar ingredientes adorados. E há outras combinações mais simples.
Queijo com marmelada, queijo com doce de abóbora, queijo com nozes, queijo com doce de framboesa. Caril com lentilhas. Canela com maçã. Manteiga de amendoim com chocolate. Manteiga de amendoim com doce de framboesa. Manteiga de amendoim com manteiga de amendoim. Esta parece bem.
Sinceramente, no geral, não sou uma grande fã de combinações. Das que referi, as que aprecio realmente são as de manteiga de amendoim.
Que coincidência.
Para compensar, gosto bastante delas, apesar de ainda não estar completamente rendida quanto a PB&J*.
Mas há algum tempo descobri A combinação. A combinação que me surpreende de cada vez que experimento. O supra-sumo das combinações. A melhor de todas. A combinação suprema.


Manteiga de amendoim com banana.



*Edit: esqueçam esta parte... :P









Tosta de Manteiga de Amendoim com Banana (Vegan, Sem Lactose, Saudável) 
Para 1 dose 

Ingredientes:

[  1 fatia de pão de sementes (ou pão sem glúten)
[  1 colher de sopa de manteiga de amendoim, preferencialmente sem pedaços (ou a gosto)
[  ½ banana

Preparação:

| Colocar a fatia de pão numa frigideira antiaderente, sem virar. Deixar tostar.
| Retirar a fatia de pão da frigideira e barrar no lado já tostado a manteiga de amendoim.
| Cortar a banana em rodelas e dispôr por cima da manteiga de amendoim.
| Colocar de novo na frigideira (com a parte da banana para cima, claro...).
| Tapar a frigideira com uma tampa (usei a tampa de uma panela).
| Verificar e deslocar a tosta regularmente para que não queime.
| Retirar quando a manteiga de amendoim estiver derretida e a banana um pouco mais quente e ligeiramente amolecida (ou quando estiver a gosto).



Isto é tão simples que é mais uma sugestão do que uma receita, mas não vale menos por isso. Gostei muito! Outra maneira de desfrutar desta delícia é cobrir manteiga de amendoim com rodelas de banana, pôr um bocadinho de manteiga de amendoim em cima de cada uma e levar ao microondas para a manteiga de amendoim derreter. Paraíso.
A mecânica é a mesma com manteiga de amendoim natural (até mais rápido porque não «derrete»), mas não asseguro que o sabor seja tão bom, já que é completamente diferente. Quando experimentar acrescento uma nota! Tenho a certeza de que também é bom.
Já fiz uma tosta mais simples (barrar, banana, torradeira) e não ficou tão boa, esta compensa o trabalho a mais, embora também seja bastante rápida :) Não gosto de banana derretida ou muito quente, e ela permanece intacta e quente na medida certa.
É um pequeno almoço ou lanche rico e saciante (e bom!). Para a informação nutricional incluí uma quantidade generosa de manteiga de amendoim, mas caso pretendam diminuir as calorias, gorduras ou qualquer coisa podem reduzi-la. O essencial é que haja alguma por baixo das rodelas de banana! 

Nota: Eu não ia colocar Sem Glúten na receita, mas uma fatia de pão sem glúten serve perfeitamente (aqui o grande destaque não é o pão) e o resto pode permanecer igual. Assim toda a gente tem a possibilidade de fazer esta maravilha, senão era injusto.
_________________________________________________________________________

Informação Nutricional (por uma dose (equivalente à receita) de 120g)
Energia: 237kcal 
Proteínas: 7.8g
Hidratos de Carbono: 30.6g
-       Dos quais açúcares: 9.5g
Lípidos: 9.8g
-          Dos quais hidrogenados<0,0015g
Fibra: 6.2g
Sódio: 274mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 fatia ou a totalidade da receita). Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real. A quantidade de lípidos hidrogenados é uma estimativa da quantidade máxima presente numa dose segundo alguns estudos. A receita ser mais ou menos saudável depende da manteiga de amendoim usada, que pode conter uma pequena quantidade de gordura hidrogenada, mas o total é sempre bastante baixo. A informação nutricional inclui manteiga de amendoim não natural e 1 fatia de pão «Fonte de Fibra» da marca Continente Equilíbrio.
_________________________________________________________________________

15 comentários:

  1. Adoro a forma como escreves, fazes-me rir :)

    Verdade seja dita que eu sou uma fã assumida de manteiga de amendoim e quando ouvi falar desta combinação sempre achei que era um exagero; não podia ser melhor do que imaginava na minha cabeça. Enganei-me redondamente! Quando trinquei aquilo pela primeira vez até sorri de tão bom que aquilo era.
    Não vou deixar de experimentar desta forma já que da última vez limitei-me a tostar o pão!
    Não tenho comprado manteiga de amendoim porque ando lá sempre a meter a colher mas vai ter que ser, já me estou a privar dela desde janeiro :p
    Obrigada pela sugestão, vou sem dúvida experimentar :D
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto imenso de comer banana com manteiga de amendoim, tão bom!|

    ResponderEliminar
  3. Parece uma delícia! Nunca tal experimentei. Sou um pouco "alérgica" a bananas... Mas vou experimentar com certeza!

    ResponderEliminar
  4. Que boa combinação. O problema deve ser parar de comer...
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Eu nunca gostei muito de amendoim, e por seu turno, não era muito apreciadora de manteiga de amendoim.
    Até ao dia que provei manteiga de amendoim em pão torrado...a sensação da manteiga a desfazer-se....hum...já me estou a babar...portanto imaginas a minha opinião sobre o teu post, porque a banana é a rainha das frutas...é doce e saudavel ao mesmo tempo.
    Quando estiver na fase de manutenção é sem dúvida um "prato" a experimentar.

    P.S - O teu bog é tão giro!!

    ResponderEliminar
  6. também ADORO esta combinação! tenho feito naquelas bolachas de arroz tufado :) das outras combinações que referiste também não sou fã de nenhuma :/
    The Healthy Fit Way

    ResponderEliminar
  7. Parece-me deliciosa e bastante saudável.

    http://Styleloveandsushi.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Aiiiiiiiii eu nao posso ver estas coisas :( Isso é mesmo MUITO BOOOM! Daaaamn Avela :P

    ResponderEliminar
  9. Olá avelã...

    Uma combinação simples mas que me deixou a babar... Mesmo! Vou experimentar! Porque a banana deve mesmo ser um bom aliado da manteiga de amendoim e para mim que gosto mas não adoro até se deve tornar melhor esta combinação porque corta um bocadinho o sabor da manteiga de amendoim.
    Uma sugestão simples e olha que por vezes com refeições e dicas simples faz-se um brilharete!

    Beijinhos
    joana

    ResponderEliminar
  10. Tenho cá para mim que devias de mudar o nome do teu blog para creme de amendoim, tal é a paixão pelo dito :P Olha eu cá não sou esquisita e adoro as combinações típicas e estou absolutamente in love com a PB&J em pão de cereais, nunca pensei ser tão maravilhoso! Pão com banana faz-me lembrar a minha mãe que, típica alentejana, come pão com tudo!! Mas com PB parece-me delicioso, vou exeprimentar! :)

    beijinho*

    ResponderEliminar
  11. Olá Avelã!
    Tu e a manteiga de amendoim :) é um caso de amor!!
    Eu adoro imensas combinações, podia aqui escrever um testamento hehe
    E sim, manteiga de amendoim e banana é delicioso. Dá cá uma dessas!!
    (eu às vezes como um pão com banana lá dentro, aprendi com a minha avó e adoro)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Huuum, muitos anos que não como manteiga de amendoim, mas amooo amendoim de todas as maneiras. Todas! Me deu água na boca!!! Aqui a manteiga de amendoim não é tão tradicional, não sei nem se o gosto é o mesmo das pastas daí ou das americanas que vemos nos filmes... Hehehehe Amando seus comentários lá no blog e incentivo!!! Um beijo e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  13. Deve ser uma delicia!! Sou completamente viciada em manteiga de amendoim, o problema é que como sozinha uma embalagem num dia!:)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...