Avançar para o conteúdo principal

Panquecas de Weetabix (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados, Sem Lactose)


Há pessoas que caem na rotina dos pequenos-almoços (ou lanches) e comem a mesma coisa vezes sem conta, seja ela pão com café, iogurte com fruta ou leite com cereais. Parte dessas pessoas está perfeitamente bem com a situação e outra parte desejaria variar mais. Caso alguém da segunda categoria me esteja a ler, tenho um ótimo conselho - criem uma página de facebook.
Falo por mim: desde que criei a minha e comecei a partilhar sugestões de refeições por lá que faço um enorme esforço para não me repetir. Daí surgiram todas as combinações de coberturas saudáveis para bolos (também saudáveis) que possam imaginar e mais algumas, diversas e imaginativas maneiras de dobrar e dispor crepes num prato e ainda um fenómeno a que gosto de chamar "compota de framboesa para o poder" (porque além de variados os pratos têm de ser coloridos).
Assim sendo, poderão imaginar o problema que representa uma aparentemente inocente caixa de weetabix com 36 barrinhas. Estes cereais à primeira vista não são muito versáteis; e depois de publicar iogurte com weetabix, leite com weetabix e papas de weetabix comecei a temer provocar o aborrecimento daqueles que constante e incansavelmente atualizam a minha página para se deleitarem a ver as novas publicações (hah). 
Desta forma, num conturbado período da história da minha conta na rede social, surgem as panquecas de weetabix. Incrivelmente fáceis de fazer, deliciosas e bastante diferentes de qualquer outra aplicação para os cereais: tudo o que uma pessoa quer numas simples panquecas.





Panquecas de Weetabix (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados, Sem Lactose)
Para 4 panquecas 

Ingredientes:
[  1 ovo
[  2 claras (cerca de 50ml) (nunca experimentei, mas provavelmente podem usar mais um ovo em vez das claras)
[  2 'barras'/'bolachas' (unidades) de weetabix
Nota: As panquecas não são amargas e têm um sabor bastante agradável, mas se quiserem que fiquem doces podem adicionar mel, açúcar ou adoçante).

Preparação:
| Triturar todos os ingredientes (ovo, claras e barras de weetabix). Se a massa ficar demasiado espessa adicionar um pouco de líquido (leite ou água).
| Numa frigideira anti-aderente aquecida colocar porções da massa e virá-las com uma espátula quando estiverem cozinhadas de um lado (assim que der para virar sem a panqueca se colar ou desfazer).
| Deixar cozinhar um pouco mais e retirar para uma grade para arrefecer.




Além de serem as panquecas mais simples que já fiz (há outras que o são, mas em menor grau, já tentei várias vezes e nunca com 2 ingredientes resultaram tão bem - ou, diga-se, ficaram comestíveis sequer) são deliciosas. Ficam muito fofas, ligeiramente húmidas e altas, muito por culpa do poder de absorção do weetabix (acumulando a esta caraterística de forma incomum a vantagem de, vejam, não ser uma fralda). Não são muito doces, como aliás seria de esperar avaliando os ingredientes, mas o sabor é agradável como o dos cereais em si. Ficam deliciosas com toppings variados, desde iogurte ou fruta a (personal favourite) chocolate negro - derretido ou não, um quadrado por aquecer fica delicioso, lembra um croissant com este recheio. Há ainda a possibilidade de acrescentar elementos para dar outro sabor à massa: cacau, mel, especiarias, frutos secos, aquilo que mais vos agradar e que vejam como boa maneira de personalizar a receita a gosto. Se gostarem de panquecas mais finas e menos 'gorduchas', podem ainda juntar aos ingredientes líquido extra.
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 panqueca)
Energia: 56kcal
Proteínas: 4.2g
Hidratos de Carbono: 6.3g
-       Dos quais açúcares: 0.7g
Lípidos: 1.3g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.0g
Fibra: 0.9g
Sódio: 32mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 35g, 1 panqueca ou 1/4 da receita). Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real. 
______________________________________________________________________

Comentários

  1. Têm bem poucas calorias, que bom! Assim ainda nunca fiz por isso vou experimentar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Uau, nunca tinha pensado em fazer panquecas com weetabix, que excelente ideia. Ficaram realmente com um óptimo aspecto! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro panquecas e estas são mesmo simples e parecem bem apetitosas. Fiz hoje o teu bolo de maçã saudável (pronto, alterei umas coisitas como sempre) mas cá em casa fez sucesso e é receita para repetir mais vezes :)

    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  4. Mais uma excelente opção, bem saudável e acessível a todos :P

    Ficaram com bom aspeto!!
    Feliz Natal para ti e para a tua família!!

    Beijinhos

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Também eu adoro panquecas e as tuas assim, tão saudáveis, so podem estar deliciosas. A verdade e que o pequeno almoço e na maior parte das vezes rotineiro. Beijos

    ResponderEliminar
  6. Vou fazer :)
    Será que também funciona em waffles?
    Boas festas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peço desculpa por não ter respondido mais cedo, o comentário ficou marcado como spam e só o vi agora :/ Não sei se é a mesma pessoa que perguntou mais abaixo, mas de qualquer maneira respondo outra vez.
      Esta massa de panquecas é bastante fofa e até húmida (como os weetabix não são propriamente farinha), por isso tenho algumas dúvidas quanto se funciona ou não. Provavelmente funciona se as depressões da máquina não forem acentuadas, porque o único 'perigo' é que se desfaçam ao serem retiradas :)
      Se experimentar (ou experimentou) espero que goste (ou tenha gostado)! :D

      Eliminar
  7. Que bela invenção Avelã :)
    Nunca me lembraria de fazer tal combinação.
    Pertenço à 2ª categoria que descreves, mas confesso que há manhãs em que a preguiça fala mais alto que a vontade de comer algo diferente!
    Beijinhos e boas festas para ti e para os teus :)
    Ana Costa || Petiscana

    ResponderEliminar
  8. Que lindas panquecas,...
    Desejo um Santo e Feliz Natal, com muita saúde, paz, amor e dinheiro :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  9. Adoro panquecas!!! Excelente opção saudável. Obrigada. Mnham :P

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  10. Que excelente ideia :)
    Será que este preparado também dá para fazer waffles?
    Bjnhs e boas festas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :D
      Eu acho que esta receita não é a melhor para waffles, pois a massa fica muito fofa e poderia colar-se à máquina. Mas não tenho a certeza, não sou propriamente profissional no assunto - e até experimentava, só que a minha máquina de waffles não está nos seus melhores dias... :P
      Apenas recomendaria se a máquina de waffles fosse uma daquelas com cavidades pouco profundas, como umas em forma de estrela ou coração que vejo por aí :)
      Boas festas :)

      Eliminar
    2. Obrigada :)
      Vou tentar... depois digo como correu ;)
      Bjnhs

      Eliminar
  11. Mas que ricas panquecas!!! :D :D :D
    Beijinho e Feliz Natal.

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Bom dia!
    Gosto de panquecas porque permitem uma infinidade de recheios hummmm...

    Que Deus esteja com vc e toda a família neste Natal!
    Que todas as bênçãos do nascimento de Cristo perdurem em todos os dias do novo ano e que vocês possam estar sempre aos pés dEle, pois é o único que pode nos dar a alegria verdadeira, aliviar nossas dores e nos dar a vida eterna.
    Boas Festas!

    Abraços esmagadores.

    ResponderEliminar
  13. Olá avelã... Confesso que não costumo variar muito nos pequenos-almoços e até nem me importo muito com isso, mas de longe a longe dá-me o 'enjoo' e sim, tenho que variar e inventar o que é sempre bom :-) Weetabix pode parecer que não tem versatilidade, mas nas tuas mãos ganhou vida e inventas, inspiras-te e sai sempre coisinhas maravilhosas e saudáveis. As panquecas estão com um aspecto maravilhoso! Comia já uma, que a hora do lanche está quase a chegar :-) Aproveito para desejar já um Feliz Natal com muita saúde e tudo de bom, caso não passe cá nos 'entretantos' que estes últimos dias antes do Natal são sempre uma azáfama... Beijinhos***

    ResponderEliminar
  14. A sério? Não acredito que dá para fazer panquecas ;) Boa, têm um aspeto fantástico

    ResponderEliminar
  15. nunca pensei em panquecas de weetabix mas gostei!! Já me rendi às panquecas de banana, ainda me vou render as estas também!

    beijnho,

    Marlene,
    McTBeauty: http://mctbeauty.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. Parecem-me bem, aliás, parecem-me muito bem!
    É para experimentar, com toda a certeza!
    Beijo

    ResponderEliminar
  17. Parecem mesmo boas e são realmente simples de se fazer.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  18. Nunca comprei weetabix mas deixaste-me com vontade de experimentar comprar só para fazer as panquecas ;D Parecem óptimas mesmo!

    ResponderEliminar
  19. Cá em casa nunca houve o habito de se fazer panquecas, quando era pequena bem pedia que fizessem, mas nunca tive sorte.

    ResponderEliminar
  20. Não conhecia as barrinhas de weetabix mas já fui pesquisar!
    A receita parece bem simples e diferente!
    As panquecas ficaram perfeitinhas!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  21. Não gosto nadinha de weetabix mas olha que estas panquecas ficaram com bom aspecto =)

    Adoro estas coisas, pelo facto de não engordarem, ou aliás, engordarem pouco lol

    Beijocas

    ResponderEliminar
  22. Não me perco por panquecas.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  23. Aos anos que não como weetabix!! É mesmo como dizes, eu posso andar dias e semanas em que o meu pequeno almoço não varia e lembro-me bem da fase weetabix :-)
    Gosto da tua sugestão e diz-me lá como é que fazes essas panquecas tão altas e firmes?? Adorei o aspecto delas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Olá Avelã. Feliz 2016!
    Quanto aos bilharacos, para o norte mais a norte devem ter ainda outro nome.

    ResponderEliminar
  25. Avelanita!
    Eu por acaso até gosto de weetabix e perco-me por panquecas! admito que sou pouco variada no pequeno almoco, faço umas coisas diferentes de vez em quando , mas quase sempre bebo cafe e um batido de proteínas.
    se nao nos virmos mais, bom ano e até breve breve, beijinhos.

    ResponderEliminar
  26. Aqui estão umas panquecas bem originais!
    Um Bom Ano Novo para ti!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  27. Hummm, adoro panquecas!
    Feliz ANO NOVO AMIGA!
    Bjsss

    ResponderEliminar
  28. Bom dia,
    último dia de 2015 e daqui a pouco estaremos em mais um ano novo. Desejo que seja cheio de realizações e que realize muitos projetos.
    Bjs

    Tânia Camargo

    ResponderEliminar
  29. Têm um ar tão perfeitinho e fofo! Adoro panquecas.
    E tenho alturas em que gosto de variar os pequenos-almoços (acho que no verão com tantas frutas que adoro é mais fácil para mim) e outras em que me sabe bem comer o mesmo várias vezes hehe, eu quero é comer! :)
    Espero que tenha sido bom o natal e desejo um bom ano novo! Beijinho.

    ResponderEliminar
  30. Ótimo aspeto, parabéns :-) Olhe há problema de congelar as panquecas e ir descongelando consoante se precisa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca experimentei, mas acho que deve funcionar! Pelo menos funciona com a generalidade das panquecas, acho que já cheguei a pôr isso em prática com outra receita :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t