Avançar para o conteúdo principal

Brownies Mármore de Manteiga de Amendoim e Chocolate (Saudável, Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Açúcar Adicionado)


Há uns anos comprei pepitas de manteiga de amendoim numa loja americana e adorei. Acho que fiz uma única receita com elas, uns muffins de cacau (tinha de ser, acho o contraste de cores adorável). De resto usei para colocar de vez em quando em iogurtes, panquecas, papas de aveia e etc.
Depois a loja fechou. Com o meu recém-descoberto amor pelas pepitas sabia que não podia viver sem elas, e então acabei por procurar uma forma de as fazer em casa - assim surgiram as minhas deliciosas pepitas de amendoim caseiras (não saudáveis). 
Tive o trabalho de fazer manualmente mais de cem pepitas, e depois coloquei-as no congelador com objetivos muito nobres, como experimentar novas receitas e decorá-las com as adoráveis bolinhas de manteiga de amendoim que tinha acabado de fazer.
Ainda fiz uns scones e algumas outras coisas com elas, mas depois caiu-me em cima a realidade que se devia ter tornado óbvia mesmo antes de eu as fazer: as pepitas eram incrivelmente viciantes. E esta é a história de como não fiz nenhuma nova receita com elas, e de como a maior parte foi comida diretamente do congelador.
Passando à frente uns anos, fiz uma versão caseira de uns outros docinhos com manteiga de amendoim (era previsível, o meu amor por manteiga de amendoim é mais forte do que eu): peanut butter cups (até já tinha feito uma vez, mas desta última quis fazê-los saudáveis).
Guardei-os também no congelador, e claro, começaram a desaparecer a uma velocidade vertiginosa - ou não fossem eles manteiga de amendoim coberta de chocolate. De forma a corrigir o erro que tinha cometido no passado, decidi reservar alguns para fazer uma nova receita - acho que estão a imaginar qual.
Valeu a pena, como podem julgar pelo aspeto destes brownies: esta nova experiência não só ficou deliciosa como também ficou adorável, pelo que apesar de ter comido todos os outros simples ou em iogurte (ou ainda em gelado de banana - combinação perfeita!) penso que se pode dizer que os planos correram bem melhor desta vez. ;)





Brownies Mármore de Manteiga de Amendoim e Chocolate (Saudável, Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Açúcar Adicionado)
Para 16 brownies

Ingredientes:
[  3 ovos
[  60g de mel
[  100g de manteiga de amendoim (pode ser crocante ou suave, preferencialmente 100% amendoim. A maior parte não contém glúten, mas se quiserem um bolo isento devem confirmar)
[  150g de courgette descascada e ralada
[  150g de farinha de aveia (certificada sem glúten para a versão sem glúten)
[  1 colher de chá de fermento
[  50ml de leite (vegetal ou sem lactose para a versão sem lactose)
[  1 colher de sopa de cacau em pó (usei magro)
[  2 colheres de sopa de água a ferver
[  Peanut butter cups saudáveis (a gosto, opcional)

Preparação:
| Com uma batedeira elétrica, bater os ovos e o mel até que a mistura fique mais clara e fofa.
| Adicionar a manteiga de amendoim, a courgette, a farinha de aveia, o fermento e o leite, batendo sempre.
| Colocar metade do preparado num recipiente à parte.
| Dissolver o cacau na água a ferver (se não chegar podem adicionar um bocadinho mais) e adicioná-lo a uma das metades, envolvendo tudo bem.
| Forrar uma forma quadrada (usei uma com aproximadamente 20x20cm) com papel vegetal e colocar colheres alternadas de cada uma das massas (colocam uma colher de sopa de massa sem cacau no centro, depois uma colher de sopa de massa com cacau por cima dessa e alternam até acabarem com ambas - vejam a segunda foto deste post, acima).
| Com um palito, fazer alguns 'riscos' na massa, de forma a fazer a superfície ficar com o efeito que pretendem (podem saltar este passo, é claro).
| Decorar os brownies com os peanut butter cups cortados em quartos (se pretenderem usá-los).
| Levar os brownies ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 20 minutos, ou até que estes estejam cozidos (podem ir fazendo o teste do palito). Cortá-los apenas quando estiverem frios.



Estes brownies ficaram húmidos mas também fofinhos, ou seja, perfeitos. ;) Os cups por cima dão uma certa graça (eu pessoalmente acho que ficam *bastante* adoráveis) e com os brownies ainda mornos ficam semi-derretidos, resultando nuns bolinhos mesmo decadentes! A massa tem a parte 'branca', que sabe mais a manteiga de amendoim, e a parte castanha, que tem uma textura mais húmida e um sabor forte a chocolate. A combinação das duas partes fica mesmo incrível, mas só descobrem experimentando :P
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por um brownie)
Energia: 104kcal
Proteínas: 4.6g
Hidratos de Carbono: 11.3g 
-       Dos quais açúcares: 3.7g
Lípidos: 4.7g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 1.1g
Fibra:  1.5g
Sódio: 16mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 brownie ou 1/16 da receita). Não inclui os peanut butter cups da cobertura. Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
______________________________________________________________________________

Comentários

  1. Ui, ui, que já fiquei cheia de forma, é que comia já o conteúdo desse prato! ;)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Comi um, também de manteiga de amendoim que não gosto, mas epá... estava excelente! Não devia ser tão saudável, mas era mesmo bom e agora apareces-me aqui com isto =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Ai que gulodice. Já comia um quadrado.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/07/asas-de-frango-picantes.html

    ResponderEliminar
  4. Ficou tão bonito mesmo e com aspeto tão bom e com manteiga de amendoim que eu adoro e devoro.


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  5. Já anotei a receita para fazer no fim de semana ;)

    http://adiaryb.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Que brownies fantásticos,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  7. Não consigo parar de olhar para essas fotos, acho que me hipnotizei com o marmoreado!
    Posso salivar?
    Que coisa boa!

    ResponderEliminar
  8. Ai que delícia :D tenho que experimentar!

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar
  9. Hoje fiz o bolo de chocolate com curgete, pra semana faço estes ;)
    Adoro o aspectoooo!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t