Avançar para o conteúdo principal

Tigeladas (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)


Há uns tempos dei por mim a pensar o que aconteceria se levasse a minha receita habitual de papas de aveia ao forno para dourar após estas engrossarem.
Pode parecer estranho, mas sendo elas feitas com farinha de aveia a textura das papas fica semelhante à de algumas tartes de creme, por isso pareceu-me que resultaria bem - e não se perde nada por tentar, o pior que podia acontecer era acabar a comer papas de aveia estranhas :P
O resultado não foi papas de aveia estranhas (o que é sempre bom), mas umas tartes maravilhosas que me fizeram lembrar logo de tigeladas a nível de sabor e de aspeto.
Sintam-se livres para adotar a minha curiosidade em relação a como ficam as papas depois de irem ao forno dourar - garanto que não se vão arrepender :)





Tigeladas (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)
Para duas tigeladas

Ingredientes:
[  20g de aveia de bolacha maria (da EU Nutrition; podem comprar aqui com 15% de desconto + ofertas ao usar o cupão euavela15)
[  100ml de água
[  100ml de leite
[  100ml de claras pasteurizadas
[  1 pedaço de casca de limão (opcional)
[  1 pau de canela (opcional)

Preparação:
| Num tacho pequeno, colocar a aveia. Adicionar um pouco de água e misturar bem até o preparado ficar homogéneo. Juntar então, aos poucos e misturando, a restante água, o leite e as claras. Adicionar também a casca de limão e o pau de canela.
| Levar o tacho ao fogão a lume baixo, mexendo sempre até a mistura engrossar. Deve ficar com uma textura cremosa, semelhante a creme de pasteleiro.
| Retirar a casca de limão e o pau de canela.
| Distribuir o creme por formas de tarteletes (ou outras; de muffins, por exemplo) e levar ao forno pré-aquecido a 200 graus durante cerca de 30 minutos, ou até dourar.



A textura ficou mesmo incrível, super cremosa e com uma película tostadinha por cima! O resultado foi muito melhor do que estava à espera, e a nível de sabor também - então com canela extra por cima nem se fala :)
Só para confirmar que não era impressão minha, fiz duas destas tarteletes destas para a minha mãe, que é a maior fã de tigeladas - e também ela achou muito parecidas, por isso já sabem que não sou eu que estou a inventar :P
Claro que o procedimento não tem nada a ver com o das tigeladas normais, mas também seria difícil fazer uma versão saudável com um procedimento idêntico. De qualquer modo, o que interessa é o resultado, certo? :)
Quanto ao sabor de aveia, penso que o resultado não vai ficar igual se usarem outro. Eu sou parcial, porque já sabem que sou obcecada pela aveia de bolacha maria da EU, mas este sabor em específico é que me lembrou de tigeladas, sendo particularmente agradável e 'clássico'; se usarem outros sabores ficam umas mini-tartes, não propriamente semelhantes a tigeladas. Mas a textura será idêntica, e a nível de sabor embora diferente imagino que também resulte bem - talvez experimente com aveia de coco ou de choco creme de avelãs, por exemplo :)
Caso não queiram usar aveia com sabor, podem substituir por farinha de aveia normal + algo para adoçar (mel, açúcar, adoçante,...); no entanto, nesse caso vai ficar ainda mais diferente e não me parece que o resultado seja de todo tão bom, pelo não recomendo muito que o façam :P
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma tigelada)
Energia: 82kcal
Proteínas: 8.6g
Hidratos de Carbono: 9.6g 
-       Dos quais açúcares: 3.0g
Lípidos: 0.8g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.2g
Fibra:  1.0g

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 tigelada ou a metade da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
____________________________________________________________________________

Comentários

  1. Muito, muito bom!
    Eu hoje tenho lá no blog a queijada =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Olá será que dará o mesmo resultado se aumentar a receita e fizer uma tarte grande?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Nunca experimentei, mas de certeza que resulta :)

      Eliminar
  3. Como é que consegue desenformar as tartes? As minhas ficam sempre agarradas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Normalmente consigo desenformar com facilidade - deixo algumas dicas que acho que podem ajudar:

      - Usar boas formas de silicone
      - Engrossar suficientemente as papas (devem estar cremosas e espessas antes de ir ao forno)
      - Deixar arrefecer por completo e preferencialmente até refrigerar antes de desenformar

      Espero ter ajudado :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Rabanadas Poveiras

Este Natal fiquei encarregada de fazer as tradicionais rabanadas, pelo que no início da semana fui ao Mercadona com a ideia de comprar o cacete para rabanadas deles (que acho particularmente bom). Cheguei ao Mercadona... E o cenário era de razia total - cacete para rabanadas nem vê-lo. Visto que o único pão que abundava era o biju, decidi-me a fazer as rabanadas à moda da Póvoa de Varzim. Andava no vai-não-vai com elas: por um lado queria experimentar, por outro lado tinha medo que corresse mal (estragar as rabanadas no Natal deve dar direito a azar eterno :P). No final, foram os stocks do Mercadona a forçar-me a mão. Se muitas vezes agradeci ao Mercadona por ter produtos excelentes, desta vez agradeço-lhes por não os ter. Bendito seja quem levou o último cacete, porque estas rabanadas com biju são de longe as melhores que já comi :D Rabanadas poveiras Adaptado d aqui e d aqui Ingredientes : [  750ml de leite meio-gordo [  75g de açucar (+ o da cobertura) [  ...

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv...

Bolo de Fécula de Batata (Sem Açúcar/Gordura Adicionados, Sem Glúten, Sem Lactose)

Desde que descobri o xilitol e o eritritol que dou por mim a pensar aleatoriamente em receitas a transformar em versões sem açúcar. Recentemente lembrei-me do bolo de fécula de batata - uma sobremesa que além de simples e deliciosa não tem glúten, lactose, nem gordura adicionada, o que a torna o paraíso das pessoas com alergias/restrições alimentares. Apesar de tipicamente usar essa receita como base de bolos de aniversário recheados, desta vez optei por o deixar brilhar na sua simplicidade. Cozi-o um pouco menos, de forma a deixar uma camadinha húmida por baixo da superfície, e... O resultado está à vista: uma sobremesa tão simples quanto deliciosa, e surpreendentemente saudável. Hoje partilho a receita convosco, para que também possam desfrutar deste milagre dos doces :D Bolo de Fécula de Batata sem Açúcar Ingredientes : [  8 ovos [  250g de xilitol [  150g de fécula de batata Preparação : | Separar as gemas das claras. | Utilizando uma batedeira elétrica, bater as gem...