Avançar para o conteúdo principal

Papas de Aveia com Claras (com aveia de sabor) (Saudável, Sem Lactose*, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)


Já ouvi relatos mirabolantes de desastres na cozinha. Mesmo sendo óbvio que esta é basicamente um aglomerado de aparelhos potencialmente perigosos, continua a surpreender a quantidade de histórias incríveis que sobre ela há: seja sobre panelas de pressão a explodir ou desastres no fogão que originam mini incêndios, praticamente toda a gente tem algumas histórias para contar nesta divisão.
Considerando isto, acho que até tenho tido alguma sorte. Tirando os óbvios e nada originais cortes e queimaduras, não me aconteceu nada de especial. A menos que consideremos... O incidente do gelado frito.
Tudo começou com um inocente pedido de gelado frito para sobremesa num restaurante chinês. Tinha começado há pouco a cozinhar mais sobremesas, apenas com bolos simples, e decidi depois replicar a receita em casa, o que requeria um tacho de óleo a ferver e a necessidade de colocar e retirar rapidamente bolas de gelado deste para que não derretessem - nada fora do comum até aqui, portanto. Por muito estranho que possa parecer, aquilo deu para o torto, resultando numa erupção de óleo quente, imensa fumaça e a minha avó a chamar-me idiota enquanto desligava o lume e eu ficava a olhar (o fogão ficou num belo estado, como podem imaginar. Só de me lembrar dos panos ensopados de gordura fico com arrepios). Até hoje, o meu irmão tem relembrado constantemente o quão bem cheirava a cozinha nesse dia - e, ao contrário do que possam pensar, fala a sério quando o faz. Acho que estraguei permanentemente o seu olfato.
Enfim, isto já foi há imenso tempo embora ainda agora trema à vista de gelado frito e os senhores dos restaurantes chineses que incendeiam perigosamente aquilo na mesa ao servir não ajudem nada. Mas mesmo que soe suficientemente desastroso, não foi a pior coisa que já aconteceu no meu agregado familiar mais próximo. Isto porque a minha avó conquista facilmente o pódio com o seu... Incidente da varinha mágica (só por aqui já se vê que não será boa coisa).
Este não tem tanta história: um dia a minha avó estava a tirar com o dedo qualquer coisa que estava presa na varinha mágica com ela ainda ligada à corrente e ligou-a sem querer. Segundo ela, o dedo quase que saiu fora (a sério, tentem ler isto sem se arrepiarem).
Assim sendo, tenho histórico familiar justificativo de ódio de varinhas mágicas, pelo que será compreensível que nunca tenha tentado triturar papas de aveia para as fazer cremosas - até a aveia em farinha tomar de assalto as redes sociais e a prateleira de baixo do meu armário dos cereais. Agora não há desculpa...






Papas de Aveia com Claras (com aveia de sabor) (Saudável, Sem Lactose*, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)
Adaptado do instagram @_thebestofme_
Para 1 dose

Ingredientes:
[  20g de farinha de aveia com sabor (recomendo especialmente a de bolacha maria da EU Nutrition, que podem comprar com 15% de desconto usando o cupão euavela15)
[  100ml de água
[  100ml de leite (vegetal para a versão sem lactose)
[  100ml de claras pasteurizadas

Preparação:
| Colocar a aveia num tacho. Juntar um pouco de água e mexer até que a mistura fique homogénea e sem grumos. Adicionar então a restante água, o leite e as claras e misturar bem.
| Levar o preparado a lume baixo, mexendo sempre, até engrossar.



Comprei a farinha de aveia na Nutritienda (link do produto aqui), mas há outros sites que vendem. Quanto a possíveis substituições, deverá resultar com farinha de aveia normal + adoçante e eventualmente qualquer coisa para dar sabor (cacau, coco,...), mas como esta receita é específica para esta aveia recomendo a quem não a tenha que faça outras (já têm algumas sugestões pelo blog, tanto no fogão como no microondas).
Esta receita é fantástica - inicialmente quando comprei a aveia de ferrero rocher (bombon rocher) experimentei em papas e não fiquei muito fã, mas esta versão com claras convenceu-me completamente. Tendo as papas bastantes adições, o sabor doce da farinha não fica enjoativo, além de que a textura é maravilhosa. Já experimentei com a aveia de panettone e de nutchoc (aka nutella), tendo ambas ficado mesmo boas! Muito cremosas e com um sabor leve fantástico. Já fiz meia dúzia de vezes (and counting), recomendo ;)
Edição: Entretanto já experimentei com mais sabores de aveia, e ultimamente tenho usado os da EU Nutrition. O meu sabor preferido para estas papas é sem dúvida o de bolacha maria da marca, por isso adicionei a recomendação na receita - têm mesmo de experimentar este sabor de aveia, é fantástico!

*Atenção: A maior parte das aveias com sabor contém vestígios de lactose, por isso o resultado da receita não é completamente isento de lactose.
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 dose)
Energia: 158kcal
Proteínas: 17.1g
Hidratos de Carbono: 11.9g
-       Dos quais açúcares: 0.7g
Lípidos: 3.6g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.0g
Fibra:  2.6g
Sódio: 116mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a cerca de 300g, 1 dose ou a totalidade da receita). O leite considerado é de soja sem açúcar. Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
______________________________________________________________________

Comentários

  1. Com este prato não me safava!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Avelã querida,
    Realmente quem não tem um historial daqueles... acidentes de cozinha! Gordurosos é complicado, mas deixar o dedo na varinha e ligá-la... já me aconteceu e não mais esqueci!!!
    Gostei muito do creme de aveia.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Ah ah ah, devo ser mesmo muito má pessoa por me rir desta forma das desgraças alheias, neste caso refiro-me a ti e ao teu irmão. A parte da tua avó não me deu vontade de rir, só me deu arrepios, coitada!
    Quanto a essas papas até fico aqui a salivar só de olhar para elas, que coisa mais boa! :D
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Têm um aspeto mesmo cremoso! E esse pedaço de chocolate a derreter... hummmm...
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Nunca fiz nem nunca comi papas de aveia com claras! Mais uma experiência para breve! Quanto aos incidentes já aconteceu à minha mãe uma panela de pressão explodir comigo bebé ali por perto (daí o meu pavor por panelas de pressão) e a mim já me aconteceu uma panela com óleo pegar fogo! Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Puxa, ainda bem que nada mais desastroso aconteceu com você e sua avó! O máximo que já me aconteceu foi queimar a mão com água quente fazendo café... Mas nem conta porque passei pouquíssimo tempo na cozinha ahahahah

    Fico desejando essa aveia com esse aspecto delicioso!
    Beijo,
    Vandira

    ResponderEliminar
  7. Ui, ui Avelã.... Que delicia!! Uma óptima sugestão fazer com claras para não enjoar tanto. Boa ideia.
    Esse chocolate aí no meio dá-lhe um toque final irresistível.
    Bjinhos!!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Isto tem bom aspecto, mas como gosto das papas de aveia mesmo com a aveia inteira...

    Mas tem bom aspecto, sério =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Parecem-me muito bem! Vou experimentar ;)

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Nunca comprei farinha de aveia com sabores. Existe à venda nos nossos supermercados ou só mesmo por sites? Nunca vi mesmo. As papas estão mesmo bonitas, com um aspecto bom e que dá vontade de comer. Super simples de fazer e o quadrado de chocolate conquista-me sempre :-) Esses desastres na cozinha é que passam de geração em geração e não são lá grande coisa, principalmente o dedo da tua avó na varinha (arrepiou-me toda) :-(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca vi, mas acho que há em alguns supermercados sabores mais básicos, tipo morango ou chocolate :)

      Eliminar
  11. Ai que esse quadradinho de chocolate mata-me! :D :D
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Fixei-me no dedo da avó e não retive mais nada. Cruzes!
    beijo

    ResponderEliminar
  13. bem acho que sou ainda mais sortuda, não tenho grandes incidentes na cozinha tirando alguns fundos de tachos pretos ou tigelas partidas no microondas (graças ao adorado pudim de ovos!!) :P recentemente voltei as papas de aveia com claras OMG como é que já não fazia há tanto tempo! Eu uso aveia normal e como sugeriste junto-lhe outros ingredientes para "aromatizar"! :)

    ResponderEliminar
  14. Ai com esse quadradinho de chocolate,...bem ia :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  15. As coisas que tu descobres. Aveia com sabores e que parecem tão bons. As papas parecem cremosas e este quadradinho de chocolate é a cereja no topo do bolo.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  16. Que aspecto delicioso, comia agora uma tacinha e com aquele chocolate a derreter, ui, ui ...
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  17. Hummmm, mais uma sugestão que eu não posso perder!
    Bjssss amiga e uma semana abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
  18. Não como papas de aveia há tanto tempo que fiquei com água na boca. E aquele chocolatinho dá ali um sainete!
    Bjs

    ResponderEliminar
  19. OMG que papas de aveia tão apetitosas e esse quadradinho de chocolate hummmmmmm
    Beijinhos
    Cláudia Ralha
    http://vidadeprazeres.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Que aspeto cremoso, acho que me servia e bem desse pratinho. Bjs

    ResponderEliminar
  21. Que incidente culinário :O até me arrepiei!!

    As papas ficaram fantástica, super cremosas e aquele quadrado de chocolate dão-lhe um charme enorme!!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. Tão bom!
    Adoro as tuas papas!! Ficam sempre tão perfeitas!
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  23. rs acho que todos temos estórias de desastres na cozinha... rsrs.
    O pedacinho de chocolate aí deu água na boca, sem contar que este mingau parece estar muito saboroso por causa da cremosidade.
    Abraços e feliz dia.

    ResponderEliminar
  24. Que horror, a tua avó não ganhou para o susto!
    Imagino o terror quando ligou a varinha!
    Até estou arrepiada!
    Quanto ao gelado, a mim não me parece muito fácil fazer aquilo! Sinceramente, imagino perfeitamente o que te aconteceu! Nem quero pensar na cozinha dos restaurantes chineses! Ou têm muita prática ou tenho a certeza de que o fogão fica sempre assustador!
    Quanto às papas, estão fantásticas :D
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  25. Olá Avelã!
    A cozinha tem muitos desastres, o que eu tenho mais medo é do gás e da panela de pressão explodirem. Ainda bem que foi só um susto com a sua avó, um grande susto.
    Eu tbm ficaria com trauma da varinha mágica.
    Que delícia de papas, esse chocolate derretendo me deu água na boca!

    Beijos ♥

    ResponderEliminar
  26. Farinha de aveia com sabor?! isso é novidade para mim! uau, deve ser fantástico!!! vou correr ver o que é, eheheheh.
    Adoro esse quadradinho de chocolate aí a derreter :P
    beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Nossa, deve ficar muito bom msm... Um beijo amore.

    >>Vi e Não Resisti<<

    ResponderEliminar
  28. Que delicia!! Ótima opção para um dejejum.
    Abraços e um lindo final de semana.

    Tânia Camargo

    ResponderEliminar
  29. Querida avelã só tenho a agradecer a partilha da receita! As primeiras tentativas foram desastrosas, depois de experimentar a tua receita... Guess what?? Adorei! É incrível a cremosidade ���� Obrigada
    Agora estou de olho nas pataniscas ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso antes de fazer estas fiz outras papas com aveia de sabor e não fiquei grande fã... Acho que é preciso mesmo acertar com a receita! Fico contente por teres gostado :D

      Eliminar
  30. Olá Avelã!
    Quero muito experimentar esta receita, apenas tenho uma dúvida: as claras são misturadas juntamente com os restantes ingredientes ou batidas em castelo e depois adicionadas? Gostava de saber se já fizeste das duas maneiras e qual a tua opinião. Obrigada. Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Quando faço com farinha de sabor não bato as claras em castelo. A textura fica diferente, ao invés de fofa fica muito cremosa, tipo papas maizena! As claras também ajudam a engrossar... Se só a aveia de sabor o fizesse seria necessário usar uma maior quantidade desta e o sabor poderia tornar-se excessivamente doce :)
      Quando faço com flocos sem sabor é que costumo bater as claras, não o fazendo o sabor fica estranho, tipo omelete :P

      Eliminar
  31. Olá! Estava aqui a pensar, já experimentaste fazer estas papas e comer no dia seguinte? É que acontece que sou mesmo muito preguiçosa de manhã e o tempo é todo contadinho e muito precioso. :p
    Beijinhohs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      A única coisa parecida com isso que fiz foi deixar espessar mais e depois levar ao frigorífico para eventualmente desenformar e comer como se fosse um pudim, o que no verão é uma opção muito boa :)

      De qualquer forma, aquecer no dia seguinte resulta, mas a textura nunca vai ser a mesma. Um atalho possível é por exemplo misturar todos os ingredientes no dia anterior, depois é só levar ao fogão (ou microondas) de manhã!

      Mas também não há de ficar desagradável se feito previamente, é uma questão de experimentar :)

      Beijinhos!

      Eliminar
  32. Olá comecei a mseguir o blogue e as outras redes sociais , e está de parabéns.
    Obrigada porpartilhar estas maravilhas.
    tenho uma duvida eu depois de ver estas coisas maravilhosas já fui às compras na eu notrition.
    Gostava de saber se as claras ao em pó? eu comprei as claras em pó será que dá?

    obrigada
    Catarina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Obrigada pelo feedback, fico contente por gostar das sugestões :)

      As papas da foto, por exemplo, foram feitas com as claras líquidas de pacote - mas as claras em pó também funcionam bem nesta receita! Eu colocaria 15g do pó logo de início, junto com a aveia, para ficarem bem dissolvidos. E depois aumentava a água em 100ml (para um total de 200ml) :)

      De nada, espero que goste!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #69 - Pudins Proteicos da Ehrmann (Caramelo, Baunilha, Chocolate e Chocolate-Coco)

Hoje o post é sobre os famosos pudins proteicos da Ehrmann. Sempre que partilho fotos deles recebo perguntas, é infalível - seja acerca do rótulo, do preço, do sabor, dos locais de compra,... Desta forma, achei que o melhor seria escrever um post sobre eles e acabar com as dúvidas de uma vez por todas :) Começo pelas informações básicas: Locais de Compra Para já, os pudins estão disponíveis em poucas superfícies comerciais: fisicamente apenas os encontram nas lojas  Auchan e Primebody Nutrishop (há três, todas em Lisboa). Podem ainda encomendar online pelos respetivos sites, auchan.pt e primebodynutrishop.com . A cadeia Auchan só faz envios para algumas partes do território nacional, mas a Primebody envia para todo o país. Se optarem por encomendar pelo Auchan , os portes ficam a 5,90€ ; que eu saiba são fixos (acho que não há nenhum valor a partir do qual o envio seja grátis). No site da Primebody os portes ficam a 3,99€ , e são grátis para encomendas a part

As Panquecas Perfeitas! (Saudável, Sem Gordura Adicionada, Sem Glúten)

Desde que tenho o blog já experimentei muitas receitas de panquecas, e já publiquei várias delas. Algumas foram particularmente bem-sucedidas: as de aveia com quark , as de weetabix e as de coco já foram feitas (e aprovadas) por muita gente que me veio dar o seu feedback . Outras tornaram-se em clássicos por aqui, e foram repetidas imensas vezes por mim desde que as publiquei; é o caso das panquecas com aveia de sabor e das de aveia e centeio . Mesmo as panquecas de abóbora , uma das últimas receitas que publiquei, foram bastante apreciadas (por mim e por quem já experimentou e partilhou a sua opinião). E gostei bastante de todas estas receitas, até porque só publico no blog coisas de que tenha gostado realmente. Mas, as receitas antigas que me desculpem, hoje não venho partilhar uma receita de panquecas 'boa', nem sequer muito boa. Hoje venho partilhar A receita, capaz de revolucionar por completo a forma como vêem as panquecas. Apenas as fiz hoje, mas tive de p