Papas de Aveia com Claras (com aveia de sabor) (Saudável, Sem Lactose*, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)
Já ouvi relatos mirabolantes de desastres na cozinha. Mesmo sendo óbvio que esta é basicamente um aglomerado de aparelhos potencialmente perigosos, continua a surpreender a quantidade de histórias incríveis que sobre ela há: seja sobre panelas de pressão a explodir ou desastres no fogão que originam mini incêndios, praticamente toda a gente tem algumas histórias para contar nesta divisão.
Considerando isto, acho que até tenho tido alguma sorte. Tirando os óbvios e nada originais cortes e queimaduras, não me aconteceu nada de especial. A menos que consideremos... O incidente do gelado frito.
Tudo começou com um inocente pedido de gelado frito para sobremesa num restaurante chinês. Tinha começado há pouco a cozinhar mais sobremesas, apenas com bolos simples, e decidi depois replicar a receita em casa, o que requeria um tacho de óleo a ferver e a necessidade de colocar e retirar rapidamente bolas de gelado deste para que não derretessem - nada fora do comum até aqui, portanto. Por muito estranho que possa parecer, aquilo deu para o torto, resultando numa erupção de óleo quente, imensa fumaça e a minha avó a chamar-me idiota enquanto desligava o lume e eu ficava a olhar (o fogão ficou num belo estado, como podem imaginar. Só de me lembrar dos panos ensopados de gordura fico com arrepios). Até hoje, o meu irmão tem relembrado constantemente o quão bem cheirava a cozinha nesse dia - e, ao contrário do que possam pensar, fala a sério quando o faz. Acho que estraguei permanentemente o seu olfato.
Enfim, isto já foi há imenso tempo embora ainda agora trema à vista de gelado frito e os senhores dos restaurantes chineses que incendeiam perigosamente aquilo na mesa ao servir não ajudem nada. Mas mesmo que soe suficientemente desastroso, não foi a pior coisa que já aconteceu no meu agregado familiar mais próximo. Isto porque a minha avó conquista facilmente o pódio com o seu... Incidente da varinha mágica (só por aqui já se vê que não será boa coisa).
Este não tem tanta história: um dia a minha avó estava a tirar com o dedo qualquer coisa que estava presa na varinha mágica com ela ainda ligada à corrente e ligou-a sem querer. Segundo ela, o dedo quase que saiu fora (a sério, tentem ler isto sem se arrepiarem).
Assim sendo, tenho histórico familiar justificativo de ódio de varinhas mágicas, pelo que será compreensível que nunca tenha tentado triturar papas de aveia para as fazer cremosas - até a aveia em farinha tomar de assalto as redes sociais e a prateleira de baixo do meu armário dos cereais. Agora não há desculpa...
Papas de Aveia com Claras (com aveia de sabor) (Saudável, Sem Lactose*, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)
Adaptado do instagram @_thebestofme_
Para 1 dose
Para 1 dose
Ingredientes:
[ 20g de farinha de aveia com sabor (recomendo especialmente a de bolacha maria da EU Nutrition, que podem comprar com 15% de desconto usando o cupão euavela15)
[ 100ml de água
[ 100ml de leite (vegetal para a versão sem lactose)
[ 100ml de claras pasteurizadas
Preparação:
| Colocar a aveia num tacho. Juntar um pouco de água e mexer até que a mistura fique homogénea e sem grumos. Adicionar então a restante água, o leite e as claras e misturar bem.
| Levar o preparado a lume baixo, mexendo sempre, até engrossar.
| Levar o preparado a lume baixo, mexendo sempre, até engrossar.
Comprei a farinha de aveia na Nutritienda (link do produto aqui), mas há outros sites que vendem. Quanto a possíveis substituições, deverá resultar com farinha de aveia normal + adoçante e eventualmente qualquer coisa para dar sabor (cacau, coco,...), mas como esta receita é específica para esta aveia recomendo a quem não a tenha que faça outras (já têm algumas sugestões pelo blog, tanto no fogão como no microondas).
Esta receita é fantástica - inicialmente quando comprei a aveia de ferrero rocher (bombon rocher) experimentei em papas e não fiquei muito fã, mas esta versão com claras convenceu-me completamente. Tendo as papas bastantes adições, o sabor doce da farinha não fica enjoativo, além de que a textura é maravilhosa. Já experimentei com a aveia de panettone e de nutchoc (aka nutella), tendo ambas ficado mesmo boas! Muito cremosas e com um sabor leve fantástico. Já fiz meia dúzia de vezes (and counting), recomendo ;)
Edição: Entretanto já experimentei com mais sabores de aveia, e ultimamente tenho usado os da EU Nutrition. O meu sabor preferido para estas papas é sem dúvida o de bolacha maria da marca, por isso adicionei a recomendação na receita - têm mesmo de experimentar este sabor de aveia, é fantástico!
*Atenção: A maior parte das aveias com sabor contém vestígios de lactose, por isso o resultado da receita não é completamente isento de lactose.
Edição: Entretanto já experimentei com mais sabores de aveia, e ultimamente tenho usado os da EU Nutrition. O meu sabor preferido para estas papas é sem dúvida o de bolacha maria da marca, por isso adicionei a recomendação na receita - têm mesmo de experimentar este sabor de aveia, é fantástico!
*Atenção: A maior parte das aveias com sabor contém vestígios de lactose, por isso o resultado da receita não é completamente isento de lactose.
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 dose)
Energia: 158kcal
Proteínas: 17.1g
Hidratos de Carbono: 11.9g
- Dos quais açúcares: 0.7g
Lípidos: 3.6g
- Dos quais hidrogenados: 0.0g
- Dos quais saturados: 0.0g
Fibra: 2.6g
Sódio: 116mg
A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a cerca de 300g, 1 dose ou a totalidade da receita). O leite considerado é de soja sem açúcar. Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real.
______________________________________________________________________
Com este prato não me safava!
ResponderEliminarIsabel Sá
http://brilhos-da-moda.blogspot.pt
Avelã querida,
ResponderEliminarRealmente quem não tem um historial daqueles... acidentes de cozinha! Gordurosos é complicado, mas deixar o dedo na varinha e ligá-la... já me aconteceu e não mais esqueci!!!
Gostei muito do creme de aveia.
Beijinho
Ah ah ah, devo ser mesmo muito má pessoa por me rir desta forma das desgraças alheias, neste caso refiro-me a ti e ao teu irmão. A parte da tua avó não me deu vontade de rir, só me deu arrepios, coitada!
ResponderEliminarQuanto a essas papas até fico aqui a salivar só de olhar para elas, que coisa mais boa! :D
--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
Têm um aspeto mesmo cremoso! E esse pedaço de chocolate a derreter... hummmm...
ResponderEliminarBjs
Nunca fiz nem nunca comi papas de aveia com claras! Mais uma experiência para breve! Quanto aos incidentes já aconteceu à minha mãe uma panela de pressão explodir comigo bebé ali por perto (daí o meu pavor por panelas de pressão) e a mim já me aconteceu uma panela com óleo pegar fogo! Beijinhos
ResponderEliminarPuxa, ainda bem que nada mais desastroso aconteceu com você e sua avó! O máximo que já me aconteceu foi queimar a mão com água quente fazendo café... Mas nem conta porque passei pouquíssimo tempo na cozinha ahahahah
ResponderEliminarFico desejando essa aveia com esse aspecto delicioso!
Beijo,
Vandira
Ui, ui Avelã.... Que delicia!! Uma óptima sugestão fazer com claras para não enjoar tanto. Boa ideia.
ResponderEliminarEsse chocolate aí no meio dá-lhe um toque final irresistível.
Bjinhos!!!
http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/
Isto tem bom aspecto, mas como gosto das papas de aveia mesmo com a aveia inteira...
ResponderEliminarMas tem bom aspecto, sério =P
Beijocas
Parecem-me muito bem! Vou experimentar ;)
ResponderEliminarBeijinhos
food&emotions
http://fefoodemotions.blogspot.pt
Nunca comprei farinha de aveia com sabores. Existe à venda nos nossos supermercados ou só mesmo por sites? Nunca vi mesmo. As papas estão mesmo bonitas, com um aspecto bom e que dá vontade de comer. Super simples de fazer e o quadrado de chocolate conquista-me sempre :-) Esses desastres na cozinha é que passam de geração em geração e não são lá grande coisa, principalmente o dedo da tua avó na varinha (arrepiou-me toda) :-(
ResponderEliminarNunca vi, mas acho que há em alguns supermercados sabores mais básicos, tipo morango ou chocolate :)
EliminarAi que esse quadradinho de chocolate mata-me! :D :D
ResponderEliminarBeijinho
Recanto com Tempero
http://recantocomtempero.blogspot.pt/
Ahahah que histórias fantásticas =)
ResponderEliminarFixei-me no dedo da avó e não retive mais nada. Cruzes!
ResponderEliminarbeijo
bem acho que sou ainda mais sortuda, não tenho grandes incidentes na cozinha tirando alguns fundos de tachos pretos ou tigelas partidas no microondas (graças ao adorado pudim de ovos!!) :P recentemente voltei as papas de aveia com claras OMG como é que já não fazia há tanto tempo! Eu uso aveia normal e como sugeriste junto-lhe outros ingredientes para "aromatizar"! :)
ResponderEliminarAi com esse quadradinho de chocolate,...bem ia :)
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
As coisas que tu descobres. Aveia com sabores e que parecem tão bons. As papas parecem cremosas e este quadradinho de chocolate é a cereja no topo do bolo.
ResponderEliminarBjn
Márcia
Que aspecto delicioso, comia agora uma tacinha e com aquele chocolate a derreter, ui, ui ...
ResponderEliminarBeijinhos ...
Guloso qb
Hummmm, mais uma sugestão que eu não posso perder!
ResponderEliminarBjssss amiga e uma semana abençoada p/vcs
Não como papas de aveia há tanto tempo que fiquei com água na boca. E aquele chocolatinho dá ali um sainete!
ResponderEliminarBjs
OMG que papas de aveia tão apetitosas e esse quadradinho de chocolate hummmmmmm
ResponderEliminarBeijinhos
Cláudia Ralha
http://vidadeprazeres.blogspot.pt/
Que aspeto cremoso, acho que me servia e bem desse pratinho. Bjs
ResponderEliminarQue incidente culinário :O até me arrepiei!!
ResponderEliminarAs papas ficaram fantástica, super cremosas e aquele quadrado de chocolate dão-lhe um charme enorme!!
http://deaprendizachef.blogspot.pt/
Tão bom!
ResponderEliminarAdoro as tuas papas!! Ficam sempre tão perfeitas!
Beijocas!
rs acho que todos temos estórias de desastres na cozinha... rsrs.
ResponderEliminarO pedacinho de chocolate aí deu água na boca, sem contar que este mingau parece estar muito saboroso por causa da cremosidade.
Abraços e feliz dia.
Que horror, a tua avó não ganhou para o susto!
ResponderEliminarImagino o terror quando ligou a varinha!
Até estou arrepiada!
Quanto ao gelado, a mim não me parece muito fácil fazer aquilo! Sinceramente, imagino perfeitamente o que te aconteceu! Nem quero pensar na cozinha dos restaurantes chineses! Ou têm muita prática ou tenho a certeza de que o fogão fica sempre assustador!
Quanto às papas, estão fantásticas :D
Um beijinho
Olá Avelã!
ResponderEliminarA cozinha tem muitos desastres, o que eu tenho mais medo é do gás e da panela de pressão explodirem. Ainda bem que foi só um susto com a sua avó, um grande susto.
Eu tbm ficaria com trauma da varinha mágica.
Que delícia de papas, esse chocolate derretendo me deu água na boca!
Beijos ♥
Farinha de aveia com sabor?! isso é novidade para mim! uau, deve ser fantástico!!! vou correr ver o que é, eheheheh.
ResponderEliminarAdoro esse quadradinho de chocolate aí a derreter :P
beijinhos
Boa dica, para não variar! :)
ResponderEliminarAi que bom aspecto!
ResponderEliminarNossa, deve ficar muito bom msm... Um beijo amore.
ResponderEliminar>>Vi e Não Resisti<<
Que delicia!! Ótima opção para um dejejum.
ResponderEliminarAbraços e um lindo final de semana.
Tânia Camargo
Querida avelã só tenho a agradecer a partilha da receita! As primeiras tentativas foram desastrosas, depois de experimentar a tua receita... Guess what?? Adorei! É incrível a cremosidade ���� Obrigada
ResponderEliminarAgora estou de olho nas pataniscas ��
Por acaso antes de fazer estas fiz outras papas com aveia de sabor e não fiquei grande fã... Acho que é preciso mesmo acertar com a receita! Fico contente por teres gostado :D
EliminarOlá Avelã!
ResponderEliminarQuero muito experimentar esta receita, apenas tenho uma dúvida: as claras são misturadas juntamente com os restantes ingredientes ou batidas em castelo e depois adicionadas? Gostava de saber se já fizeste das duas maneiras e qual a tua opinião. Obrigada. Bjinhos
Olá!
EliminarQuando faço com farinha de sabor não bato as claras em castelo. A textura fica diferente, ao invés de fofa fica muito cremosa, tipo papas maizena! As claras também ajudam a engrossar... Se só a aveia de sabor o fizesse seria necessário usar uma maior quantidade desta e o sabor poderia tornar-se excessivamente doce :)
Quando faço com flocos sem sabor é que costumo bater as claras, não o fazendo o sabor fica estranho, tipo omelete :P
Olá! Estava aqui a pensar, já experimentaste fazer estas papas e comer no dia seguinte? É que acontece que sou mesmo muito preguiçosa de manhã e o tempo é todo contadinho e muito precioso. :p
ResponderEliminarBeijinhohs
Olá!
EliminarA única coisa parecida com isso que fiz foi deixar espessar mais e depois levar ao frigorífico para eventualmente desenformar e comer como se fosse um pudim, o que no verão é uma opção muito boa :)
De qualquer forma, aquecer no dia seguinte resulta, mas a textura nunca vai ser a mesma. Um atalho possível é por exemplo misturar todos os ingredientes no dia anterior, depois é só levar ao fogão (ou microondas) de manhã!
Mas também não há de ficar desagradável se feito previamente, é uma questão de experimentar :)
Beijinhos!
Olá comecei a mseguir o blogue e as outras redes sociais , e está de parabéns.
ResponderEliminarObrigada porpartilhar estas maravilhas.
tenho uma duvida eu depois de ver estas coisas maravilhosas já fui às compras na eu notrition.
Gostava de saber se as claras ao em pó? eu comprei as claras em pó será que dá?
obrigada
Catarina
Olá!
EliminarObrigada pelo feedback, fico contente por gostar das sugestões :)
As papas da foto, por exemplo, foram feitas com as claras líquidas de pacote - mas as claras em pó também funcionam bem nesta receita! Eu colocaria 15g do pó logo de início, junto com a aveia, para ficarem bem dissolvidos. E depois aumentava a água em 100ml (para um total de 200ml) :)
De nada, espero que goste!