quarta-feira, 8 de julho de 2015

Gelado/Sorvete de Manga e Laranja (Saudável, Sem Glúten, Sem Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)


Há uma coisa interessante que praticamente todas as sobremesas de restaurante têm em comum: não serem grande coisa.
Nunca fui assídua nos estabelecimentos, mas nas vezes em que ia quando era mais pequena, como qualquer criança que se preze, deixava-me levar pelos desenhos apelativos nas páginas com gelados destinadas às crianças.
Escusado será dizer que ficava desiludida - no metro quadrado de espaço que deixavam na embalagem para o presente estavam raquíticas tatuagens que nunca viria sequer a usar (mas que vieram a ficar armazenadas como provas do meu engenho infantil, uma vez que tencionava fazer um monte delas em pessoas da minha família enquanto elas dormiam. Não perguntem como é que lhes ia espetar papéis na cara, cobrir com água e esfregar antes que elas acordassem. Talvez fosse melhor incluir uns sedativos no plano.)
Entre os vestígios destas escolhas de gelado inconsequentes estão um exército de cabeças de pinguim e copos com a cara do pirata da olá (que um dia, tenho a certeza, irá entrar numa luta até à morte com o capitão Iglo. Só pode haver um pirata bondoso na secção de congelados.).
Talvez seja derivada das minhas desilusões em criança a minha falta de confiança quando se fala de gelados - já falei com um psicólogo, mas consta que esta relação nunca mais será a mesma após tantos brindes desapontantes. Como não sou de desistir, e como vocês têm oportunidade de testemunhar, tenho feito uns gelados saudáveis bastante convincentes - e acho que com este dei uns deliciosos passos no sentido da recuperação... 







Gelado/Granizado de Manga e Laranja

Ingredientes:
[  400g de gelo
[  250g de manga congelada
[  200g de laranja (2 laranjas microscópicas ou 1 de tamanho minimamente decente)

Preparação
| Colocar todos os ingredientes no recipiente de uma liquidificadora, um processador de alimentos ou um robot de cozinha.
| Triturar bem até ficar cremoso. 



Os gelados de caju e de banana são mais «ricos», cremosamente densos e semelhantes aos tradicionais gelados de leite; este está mais próximo do «sorbet», é diferente - mas muito delicioso na mesma, até mais refrescante. Tem um sabor muito bom e suave. Se preferirem um sabor mais intenso e doce podem substituir uma porção do gelo por mais manga congelada. Podem até juntar mais laranja ou algum líquido e triturar menos para obter um granizado! Há imensas combinações de fruta que têm potencial, portanto aconselho-vos a ir experimentar - até porque está um calor de morrer (dizem que é perigoso e induz repetitividade). 
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 dose)
Energia: 47kcal
Proteínas: 0.8g
Hidratos de Carbono: 12.4g
-       Dos quais açúcares: 10.6g
Lípidos: 0.1g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.0g
Fibra: 1.8g
Sódio: 2mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 170g, 1 dose, 1 copo ou 1/5 da receita). Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real. 
_________________________________________________________________________

15 comentários:

  1. Faço assim também! Vou variando na fruta! Mais fresco e saudável do que isso e impossível (diria eu)! Em criança a minha mãe obrigava-me a comer o rol! Eu detestava pois preferia perna de pau ou feast! Ganhei uma raiva tão grande ao rol que até hoje nunca mais lhe toquei! Mas ainda quero voltar a experimentar nem seja só pelas recordações ou para ver se o sabor se mantém igual! Mas para compensar a minha mãe fazia uns gelados em casa muito bons! E eu também faço gelados caseiros, são muito melhores e podemos fazer variar nas texturas e nos sabores! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei curiosa...Porque raio é que a tua mãe te obrigava a comer o «Roll»? :P hahaha
      (Eu nunca provei, presumo que não sejas uma testemunha objetiva ;))
      Perna de pau é muito bom :D já viste a versão cilindro-cortado ao meio, tipo bloco avienettado de Perna de Pau? :D
      Olha que ainda te deve saber bem :) mais não seja por memória! Ou então sabe mal por causa da experiência traumática de ficares «ougada» por um Perna de Pau :P
      Concordo, os gelados caseiros são um mundo por descobrir :D

      Eliminar
  2. Eu que adoro manga fiquei com água na boca...coisa tão boa!!
    bj

    ResponderEliminar
  3. Oh! Não gosto de manga! Assim vou-me zangar lol

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É difícil agradar-te :D
      (A minha avó também não gosta de manga - antes adorava, depois comeu uma podre - e comeu um bocado e depois fez cara de nojo. A minha avó NUNCA faz cara de nojo a não ser que a situação envolva caracóis, manga ou pessoas com bigode a beber do mesmo copo. Mas podes usar outras frutas! Morangos congelados, ananás,...)
      Beijinhos :)

      Eliminar
    2. Sim ver se experimento com morangos =)

      Beijocas

      Eliminar
  4. Mas que bela ideia! Palmas, muitas palmas! E obrigada.
    Beijo

    ResponderEliminar
  5. ó pá! ... tb gosto deste :D
    e se se juntar iogurte gelado tb deve ficar mais cremoso! será? :p
    bjs
    Carla
    cromasdacozinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Iogurte gelado como? Aquele já pronto, que se vende nos congelados, ou iogurte natural congelado em casa? Não percebi bem :P mas assumo que o segundo!
      Só tentei triturar iogurte congelado uma vez e a máquina estava um bocado lenta, por isso não ficou grande coisa. Tenho de experimentar agora... Mas se puseres só fresco podes fazer um milkshake :) cremoso não sei se ajudará muito, o gelo ainda está lá e a textura é um bocado diferente :) podes é trocar o gelo por cubos de iogurte congelado! Deve ficar bom :)
      Beijinhos :)

      Eliminar
  6. Antes de experimentar este ainda tenho de fazer o de cajus :P
    Mas porque raio estás sempre a por coisas boas aqui? Não pode ser! Não tenho pedalada para tanta coisa :P
    Mas garanto-te que quando acabar os exames vou tirar a barriga de misérias :D
    Quando era pequenina só comia o pinguim e epá, e confesso que os pinguins davam jeito para arrumar os matutolas (que eram só os melhores brindes de sempre) :P
    Agora fiquei em pulgas com a possível luta entre o capitão da iglo e o pirata da olá ihih é que tens mesmo razão, o mundo é demasiado pequeno para dois piratas bons. Mas temos um problema, depois da luta, sendo que é até à morte, o que sobreviver vai ser mau (porque arrumou com o outro). Assim em vez de termos dois piratas bons íamos ficar com um mau ahahah :D
    Resumindo o meu comentário: vou experimentar fazer este gelado depois de fazer o de caju (que não me sai da cabeça!) :D

    ResponderEliminar
  7. Só de ver, já sou fã dos teus gelados! :P
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Os meus gelados são mesmo os que tu nos trazes, tao simples e tao bom.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  9. Ontem fiz um gelado, à noite, mas só vamos conseguir comer hoje. Gosto de fazer nesta altura do ano, principalmente porque a fruta amadurece mais rápido e eu opto por a congelar quando todos começam a olhar de lado para ela!
    De manga nunca fiz, mas manga e laranja é sempre uma boa fusão! Esse Sorbet ficou a chamar por mim, ou eu por ele!

    ResponderEliminar
  10. eu comia tanto esses gelados!! ahah no verão costumava ir a um café com os meus pais que também era restaurante, então acabava sempre por escolher esses (ridiculamente mais caros e com menos gelado --') enfim!! sobre gelados na verdade nunca me aventurei alem da banana congelada... talvez porque já prevejo que não vá ter a mesma cremosidade :/ já pensei em fazer com outras frutas e voltar a congelar ... bem não sei, tenho de arriscar, tens aqui uma boa sugestão, imaginei o sabor da parte de fora do solero ahah :P

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...