Nas escolas primárias oferecem (quase) sempre leites achocolatados às crianças para beberem no recreio. Eu lembro-me das oscilações de marcas destes - acho que o que mais vezes bebi na minha escola foi um amarelo com a imagem de um miúdo.
Claro que o leite ficava a apanhar sol na janela a manhã toda até chegar a hora de ser distribuído, coisa que a minha avó não poderia suportar. Desenvolveu então o sistema que pôs em prática durante os quatro anos em que frequentei a escola primária: levava o pacote de leite para casa, colocava no frigorífico durante a noite e no dia seguinte lá o levava eu na lancheira hermética, para não aquecer.
(Não perguntem como fazia no primeiro dia, já tentei averiguar e não obtive resposta.)
Nunca fui grande fã de lacticínios bebíveis, mas gostava desses pacotinhos de leite - e ainda me lembro do sabor meio apagado a cacau que tinham.
Desde essa altura poucas vezes bebi leite achocolatado - uma vez provei Ucal (já agora, acho as garrafinhas adoráveis), julgo que no Algarve, e cheguei a beber uns light em pacotes azuis da mimosa que a minha mãe comprava e tinham um sabor estranho.
Quando bebi este batido e percebi que o sabor era muito semelhante ao de leite achocolatado (o sabor a banana é muito ligeiro) lembrei-me de todas estas experiências, só para chegar à conclusão de que este é muito melhor.
Especialmente quando bem fresquinho.
Especialmente quando bem fresquinho.
Batido de Cacau e Banana (Saudável, Vegan, Sem Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Sem Gordura Adicionada, Sem Glúten, Paleo)
Para 2 doses
Ingredientes:
[ 1 banana (100g), previamente congelada às rodelas
[ 250ml de leite (costumo usar de soja, mas pode ser qualquer um)
[ 1 colher de sopa de cacau
Preparação:
| Triturar, num processador de alimentos, liquidificadora ou com a varinha mágica, todos os ingredientes (banana congelada, leite e cacau).
Se há por alguém aí que (acha que) não gosta de batidos, a sério, experimentem este. Eu fazia quase diariamente há uns anos, depois não sei porquê esqueci-me (Inverno?) e quando voltei a provar achei surpreendente que soubesse tão bem! Não sou a maior fã de triturar e beber coisas, mas este é TÃO bom. Uma coisa curiosa acontece com as coisas que levam banana congelada - não têm aquele gosto meio enjoativo que a banana tem quando é aquecida ou quando está à temperatura ambiente, é completamente diferente. Mais leve e agradável. Neste caso, na minha opinião nem ficou a saber a banana - nota-se mais o cacau, mas a banana está lá para que o batido seja mais consistente e imediatamente fresquinho (além de adoçar, claro). E sabe mesmo a leite achocolatado, mas menos enjoativo e mais saudável. Só não tem, há que conceder isso, uma rodinha colorida na embalagem para dizer que é muito saudável.
Adoro beber isto depois de correr - lembram-se daquela onda de indignação por causa de se dizer que leite achocolatado era o pós-treino perfeito? Este é ;)
Por outras palavras: Melhor. Batido. DE SEMPRE.
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 dose)
Energia: 87kcal
Proteínas: 4.2g
Hidratos de Carbono: 17.1g
- Dos quais açúcares: 9.3g
Lípidos: 1.6g
- Dos quais hidrogenados: 0.0g
- Dos quais saturados: 0.0g
Fibra: 2.6g
Sódio: 64mg
A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 180g, 1 dose, 1 copo ou metade da receita). Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real.
_________________________________________________________________________