Avançar para o conteúdo principal

Pão de Batata-Doce e Milho (Saudável, Sem Açúcar Adicionado, Sem Glúten/Lactose)


Desde o primeiro contacto desagradável que tive com a batata-doce já a cozinhei imensas vezes de formas deliciosas, assumindo-me assim como uma fã do famoso tubérculo (eu sei, melhor nome ainda está para lhe ser atribuído). Já a cozinhei no forno, no fogão e até no microondas, em vários acompanhamentos e diferentes pratos principais... Mas até agora só fiz uma mísera receita doce com ela.
Pode parecer estranho, dada a minha clara inclinação para receitas doces - esta batata é largamente usada quer na pastelaria tradicional quer na adaptação de determinados doces a saudáveis, por estar associada a uma alimentação correta. E aqui estou eu, adepta de ambas, a admitir que sou uma degenerada enquanto tal.
A verdade é que, como já disse por aqui, traumáticas experiências passadas provocam em mim um enorme medo de que doces feitos com ingredientes particulares (e não falo só de batata-doce: aqui inclui-se feijão, abóbora, espinafres e todas as outras coisas que as pessoas aventureiras tendem a colocar em bolos) saibam a... Esses mesmos ingredientes particulares. 
Não me culpem - se alguma vez, inspirados na famosa receita de panquecas com dois ingredientes (banana e ovo), pensarem que poderão conseguir fazer panquecas com apenas batata-doce e ovo, poderão então prová-las e compreender que o meu medo é completamente justificado. Logo a seguir a cuspirem as panquecas mais horríveis de sempre. Não que me tenha acontecido.
Porque eu não quero permanecer revoltada contra sobremesas (ou doces no geral) com batata-doce para sempre, aqui está um pão com 'ela': uma receita que não é propriamente doce nem propriamente salgada, quiçá o meio termo que me permitirá fazer uma leve transição entre uns e outros. Dando-me entretanto a possibilidade de provar um pão maravilhoso.
(Escusado será dizer, seguiu-se-lhes um bolo de batata doce. Que, caso não se escuse a adenda, ficou fenomenal. Mas terão de aguardar pela season premiere. :P) 






Pão de Batata-Doce e Milho (Saudável, Sem Açúcar Adicionado, Sem Glúten/Lactose)
Adaptado daqui

Ingredientes:
[  4 ovos
[  250g de batata-doce cozinhada e descascada*
[  4 colheres de sopa de azeite
[  2 colheres de sopa de quark (ou iogurte, vegetal para a versão sem lactose)
[  1 pitada de sal
[  1 pitada de canela (opcional)
[  70g de farinha de milho (podem usar outra farinha)
[  1 colher de chá de fermento
[  Nozes (a gosto) (opcional)

Preparação:
| Num recipiente grande, colocar os ovos, a batata-doce, o azeite, o quark, o sal e a canela e triturar tudo com a varinha mágica (podem também fazê-lo num processador ou liquidificadora).
| Adicionar a farinha, o fermento e as nozes e envolver.
| Colocar numa forma pequena forrada com papel vegetal e levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 30 minutos.

*Podem cozer ou fazer no microondas, segundo este procedimento (mas sem a parte de cortar ou grelhar).



Agora estão em voga pães envolvendo os mais variados ingredientes; no entanto, e sem prejuízo para a sua aprazibilidade, são no geral um verdadeiro atentado às finanças pessoais. Sei que muitas vezes a preguiça fala mais alto na altura de dar tempo às leveduras criadoras de fofura, daí optar frequentemente por 'pães rápidos' com fermento de bolo: aqui está um excelente exemplar resultante desta minha brilhante prática. Em três passos e com ingredientes banais - mas, e talvez a oposição fosse desnecessária, bem saudáveis -, ficam com um pão leve, saboroso, nutritivo e barato. Congelei algumas fatias, e resulta nuns pequenos-almoços bem práticos! Fica bem com doces e salgados, ou mesmo sem nada. A consistência é a ideal e adorei a cor; quanto ao gosto, é suave e bem agradável, sem apelar estranhamente a qualquer dos ingredientes. Resumindo: per-fei-ção. 
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 fatia)
Energia: 64kcal
Proteínas: 2.4g
Hidratos de Carbono: 7.4g
-       Dos quais açúcares: 1.3g
Lípidos: 3.0g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.6g
Fibra:  0.9g
Sódio: 36mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a cerca de 40g, 1 fatia ou 1/15 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
______________________________________________________________________

Comentários

  1. Eu adoro batata doce! Cozinho-a imensas vezes, mas nunca experimentei receitas de pão ou doces com ela... Há-de chegar o dia (=

    ResponderEliminar
  2. Adoro batata doce. Esse pão está a chamar por mim... Deve ser delicioso!
    Beijinho

    http://postigodosmeusdoces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Meu Deussssss, que delícia! Hummm!
    Bjssss amiga

    ResponderEliminar
  4. Parece delicioso! Vou levar a receita, ok?
    Nunca fiz pão certinho, não é a minha praia rsrs
    Mas esse é fácil e adoro batata doce.
    Experimenta cozinhá-la sem sal e comer quentinha com melado por cima.
    Delícia.
    joturquezzamundial
    Beijos.

    ResponderEliminar
  5. Tenho toda uma adoração por batata-doce, por isso tenho MESMO que experimentar este pão!

    ResponderEliminar
  6. Pão de batata doce nunca provei, mas de batata normal costumava comprar num café de uma brasileira e adorava. Acho que também ia adorar este teu! :)
    Quanto aos doces com batata doce eu nunca fiz nenhuma mas a minha mãe já fez vários e ficam sempre muito bons, só não são light. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  7. Este pão ficou com um aspeto fantástico! Estou tentada a experimentar!!

    http://loveskitchen-mycooking.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Adoro batata doce, de certeza que vou gostar deste pão!!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Não sou uma fã de batata doce mas que isto está com bom aspecto, lá isso está e não me importo de fazer um pequeno sacrifício :D
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  10. Por acaso para os doces até me aventuro!! :) Nem sempre corre bem mas é mesmo assim! Mas este teu pão está com uma textura incrível! :)

    Beijinhos Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Tenho que incluir mais a batata doce porque é deliciosa :D
    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar
  12. Gosto imenso de batata-doce e já fiz várias receitas de doces com ela. O teu pão parece bem saboroso.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  13. Estou a imaginar essas panquecas !!! Tb tenho umas quantas aventuras dessas :P
    Estes pães rápidos são óptimos naquelas alturas mais apertadas. Nunca fiz com batata doce porque o homem na gosta... (chato). Esse tem uma cor tão linda e parece muito leve.
    beijinhos
    sara

    ResponderEliminar
  14. Aqui está uma coisa que nunca provei!

    ResponderEliminar
  15. Adoro batata-doce, mas nunca pensei em pão de batada-doce. Adoro as tuas sugestões ;)

    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. Outra receita para testar.
    A última é maravilhosa, fiz e deliciei-me. Sé me esqueci de tirar foto xD

    ResponderEliminar
  17. Avelã,
    Eu adoro batata doce!!
    Confesso que, se bem me lembro, nunca fiz doces com ela, mas em pratos salgados, sou das maiores fãs deste tubérculo.
    Dito isto, confeso também que fiquei co vontade de provar esse pão, pois tem um aspecto fabuloso, tanto em cor, como em textura.
    Um grande beijinho e bom fim de semana,
    Lia

    ResponderEliminar
  18. Gosto muito de batata doce :D Deve ter ficado uma maravilha esse pão!
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Bjsss amiga e uma semana linda e abençoada p/vcs

    ResponderEliminar
  20. Que maravilha 😀 quais as medidas da forma? Obrigada ☺

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Usei uma com 30x10cm de base, mas não ficou muito cheia, por isso pode ser mais pequena :)

      Eliminar
  21. Boa noite :-) desculpe incomodar uma vez mais, mas gostaria de saber qual o fermento que usa para bolos e pães? Muito obrigada :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Costumo usar um fermento em pó (instantâneo) qualquer... Às vezes uso o da Condi ou o da Royal, às vezes o da marca do supermercado, depende dos dias :P
      Não se preocupe, não incomoda nada :)

      Eliminar
  22. Olá! Gosto imenso deste blogue. E esta receita parece demais, mas estou com dificuldade em encontrar farinha de milho :/ Uso outra! Só uma questão. Eu tenho fermento fresco, para utilizar é muito diferente do seco? Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Pode realmente usar outra, mas a farinha de milho é das mais fáceis de encontrar... Acho que há praticamente em qualquer supermercado! Até de várias marcas: Espiga, Ceifeira,... :)

      Os fermentos não são intercambiáveis... O fermento fresco é biológico, assim como o fermento seco biológico ('de padeiro') é utilizado em bolos que levedam e são amassados. Neste caso o indicado é usar fermento seco químico, aquele que vem em latinhas! Esse é normalmente usado para receitas como esta, de pães/bolos instantâneos :)

      Beijinhos!

      Eliminar
    2. Eu fiz a receita e ficou delicioso, só não coloquei a canela. Obrigada

      Eliminar
    3. Obrigada pelo feedback! Ainda bem que gostou :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t