sexta-feira, 31 de março de 2017

Douradinhos de Tofu (Saudável, Vegan, Sem Glúten, Sem Lactose)

Um dos 'escândalos' alimentares mais famosos é o dos nuggets do McDonald's. Acho que não se passa um dia sem que um vídeo ou foto chocante seja partilhado por milhares de pessoas nas redes sociais. Já vi gente a dizer que se tornou vegan por causa disso, ou devido a documentários com exemplos do género.
Eu sinceramente fico um pouco cética. Não acho, como é óbvio, que o McDonald's tenha um processo saudável de preparar os nuggets (ou qualquer outra coisa), mas também sei que fotos chocantes, possivelmente alteradas, e vídeos assim geram oportunidades de lucro.
Esta é só a minha opinião, mas não acho sensato tomar decisões com base em documentários ou vídeos sensacionalistas. Apesar de terem tendência (especialmente os primeiros) a parecer fontes de informação credíveis por representarem (aparentemente) a verdade crua e sem filtros, é inevitável que manipulem (ou pelo menos selecionem convenientemente) os factos de modo a que corroborem a realidade que querem apresentar. E por muito que uma pessoa sinta que a sua opinião sobre as coisas mudou de forma permanente depois de ver este ou aquele documentário, acho que é imprescindível informarmo-nos e procurarmos outras perspetivas.
Num par de pesquisas encontram facilmente artigos, opiniões, reportagens e notícias a contarem-vos o quanto a carne em alimentos processados como douradinhos e nuggets faz mal à saúde, o quão poluente é a indústria associada e a declarar que o melhor é definitivamente optar por alternativas vegetais.
E depois podem informar-se sobre essas alternativas - e aí encontrarão mais artigos, opiniões, reportagens e notícias, desta vez com o intuito de vos alertar para o perigo da soja para a saúde e de vos informar que esta é responsável por vários problemas ambientais graves, ou de espalhar a notícia de que as alternativas vegetais à carne são altamente processadas e prejudiciais para quem as consome.
Quando se tiverem informado tomando conhecimento de várias versões da história, poderão então concluir que nenhuma decisão que tomem será a certa, simplesmente porque o conceito de escolha certa passou a ser cinzento.
E depois podem escolher entre os douradinhos normais, os com peixe de aquacultura, que implicam a destruição de ecossistemas locais e têm vários ingredientes que nos fazem mal, e estes de tofu, que é feito com a mesma soja que tem provocado a extinção de várias espécies e pode resultar em alterações hormonais devido a ter substâncias semelhantes ao estrogénio.
Mas na hora de escolher tenham em consideração que estes são mesmo deliciosos. ;)


Com o óleo de coco que usei, da EU Nutrition. Detalhes aqui; têm 15% de desconto com o código EUAVELA15



Douradinhos de Tofu (Saudável, Vegan, Sem Glúten, Sem Lactose)
Para cerca de 12 douradinhos 

Ingredientes:
[  250g de tofu
[  1 colher de sopa de sumo de limão
[  1 colher de sopa de azeite
[  Alho em pó
[  Sal
[  Orégãos
[  Aveia grosseiramente triturada (para panar; cerca de 20g. Certificada sem glúten para a versão sem glúten)
[  Óleo de coco (usei no total por volta de duas colheres de sopa)

Preparação:
| Cortar o tofu em tiras finas (com aproximadamente 2cm de largura, 8cm de comprimento e 0.5cm de espessura).
| Colocar as tiras num recipiente e cobrir com o sumo de limão, o azeite, o alho em pó, o sal e os orégãos. Virá-las para que fiquem com temperos dos dois lados.
| Deixar marinar durante pelo menos umas horas (será melhor deixarem de um dia para o outro).
| Passar cada tira por aveia de ambos os lados, de forma a que todas fiquem uniformemente panadas (o líquido da marinada deve ser suficiente para fazer com que a aveia se 'agarre', mas se não for podem juntar algum líquido - azeite, sumo de limão, molho de soja,... O que preferirem - para ajudar).
| Fritar os douradinhos numa frigideira com óleo de coco de modo a que fiquem tostados de ambos os lados.


Eu sou suspeita porque gosto bastante de tofu, mas adorei estes douradinhos! Bem fininhos ficam crocantes e nada enjoativos. É importante que usem especiarias de que gostem e que deixem o tofu a marinar durante bastante tempo, para que este possa adquirir os sabores.
Como sempre à última da hora, aproveito estes douradinhos para participar no desafio 'Ingrediente do Mês' da Marta - o limão pode ser secundário, mas dou-vos um conceito para a vida: nunca subestimem a importância do limão em coisas panadas. Agradeçam-me depois ;)
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por um douradinho)
Energia: 38kcal
Proteínas: 1.9g
Hidratos de Carbono: 1.5g
-       Dos quais açúcares: 0g
Lípidos: 3.0g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 1.6g
Fibra:  0g
Sódio: 14mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 douradinho ou 1/12 da receita). As quantidades de azeite, óleo de coco e aveia que usarem influenciarão o informação nutricional do resultado final; as consideradas são as que eu usei e menciono na receita. Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
______________________________________________________________________

15 comentários:

  1. Adoro douradinhos de tofu :D
    Faço exactamente como tu!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Avelãzinha!
    Concordo tanto contigo: não devemos subestimar nunca o poder do limão em receitas panadas! Para mim nem é panado se não tiver um bom e vincado sabor a limão. Fiquei bastante curiosa com usar óleo de coco para fritar os panados, nunca tinha pensado nisso..tenho de experimentar.
    E minha linda, que bom que é saber que os teus meses já não são os mesmos se não participares no "Ingrediente do mês"! Obrigado :)
    Beijoca grande
    Marta

    ResponderEliminar
  3. Querida, se formos a ver anda tudo aldrabado e tudo tem pontos negativos. Não se come isto porque tem glúten ou lactose, não se come aquilo porque faz mal, não se come aquele outro porque é insustentável, etc, etc, etc. Daqui a nada comemos o quê?! Bem, se os ambientalistas me ouvem dizer isto comem-me viva!!! Uma coisa sou obrigada a concordar, há coisas que efetivamente devemos evitar consumir por não serem de todo saudáveis nem benéficas para o nosso organismo. Mas de vez em quando também não há mal nenhum. É por isso que nem imagino tornar-me vegetariana, ou vegan, ou macrobiótica, ou outra coisa qualquer que o valha. Prefiro antes comer um pouco de tudo, com moderação e bom senso. Por acaso falei nisso no blog estes dias. Por isso comia dois ou três desses douradinhos, sem peso nenhum na consciência! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Avelã é bem verdade. Eu estou a meio do curso de health coach e o professor costuma dizer "neste momento já devem alterado mil vezes a vossa opinião, não é?" Com tantas teorias contraditórias, e supostas evidências cientificas a acompanhar, as pessoas ficam perdidas.

    P.S - os douradinhos têm mesmo bom aspecto

    Instragram: balance_bodyandmind

    ResponderEliminar
  5. Oh meu Deus, devem ser tão bons!
    Já comi tofu várias vezes, assim nunca.
    Gosto imenso é do tofu fumado. O "original" a ser temperado por mim, nunca comprei e admito que tenho algum receio =/

    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito de tofu.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/04/dia-um-na-cozinha-e-uns-ovos-no-pao.html

    ResponderEliminar
  7. Se se comer tudo com peso conta e medida não há problema! :) Vou ter que experimentar esta tua sugestão :)
    Ai ai essa visão da aquacultura. :p
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual o problema da visão da aquacultura? :P

      Eliminar
  8. Os douradinhos têm muito bom aspeto e, com estes temperos, devem ser muito bons.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  9. Têm um aspecto maravilhoso ;)
    beijinho
    http://adiaryb.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Estes douradinhos têm mesmo bom ar!


    Ms. Telita | Telita LifeStyleFacebookinstagram

    • passatempo no blog: giveaway

    ResponderEliminar
  11. Que delicia adorei a dica!!! Estou sempre a procura de receitas com baixa caloria para o dia a dia!!! Estou levando a sua comigo! Bjks ;)

    ResponderEliminar
  12. Uma óptima opção para quem gosta deste tipo de alimento.
    Adorei a tua abordagem!

    ResponderEliminar
  13. Ai! Adoro estas coisas, sabes?? <3 <3 <3 <3 <3

    Um beijinho dourado

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...