Avançar para o conteúdo principal

Douradinhos de Tofu (Saudável, Vegan, Sem Glúten, Sem Lactose)

Um dos 'escândalos' alimentares mais famosos é o dos nuggets do McDonald's. Acho que não se passa um dia sem que um vídeo ou foto chocante seja partilhado por milhares de pessoas nas redes sociais. Já vi gente a dizer que se tornou vegan por causa disso, ou devido a documentários com exemplos do género.
Eu sinceramente fico um pouco cética. Não acho, como é óbvio, que o McDonald's tenha um processo saudável de preparar os nuggets (ou qualquer outra coisa), mas também sei que fotos chocantes, possivelmente alteradas, e vídeos assim geram oportunidades de lucro.
Esta é só a minha opinião, mas não acho sensato tomar decisões com base em documentários ou vídeos sensacionalistas. Apesar de terem tendência (especialmente os primeiros) a parecer fontes de informação credíveis por representarem (aparentemente) a verdade crua e sem filtros, é inevitável que manipulem (ou pelo menos selecionem convenientemente) os factos de modo a que corroborem a realidade que querem apresentar. E por muito que uma pessoa sinta que a sua opinião sobre as coisas mudou de forma permanente depois de ver este ou aquele documentário, acho que é imprescindível informarmo-nos e procurarmos outras perspetivas.
Num par de pesquisas encontram facilmente artigos, opiniões, reportagens e notícias a contarem-vos o quanto a carne em alimentos processados como douradinhos e nuggets faz mal à saúde, o quão poluente é a indústria associada e a declarar que o melhor é definitivamente optar por alternativas vegetais.
E depois podem informar-se sobre essas alternativas - e aí encontrarão mais artigos, opiniões, reportagens e notícias, desta vez com o intuito de vos alertar para o perigo da soja para a saúde e de vos informar que esta é responsável por vários problemas ambientais graves, ou de espalhar a notícia de que as alternativas vegetais à carne são altamente processadas e prejudiciais para quem as consome.
Quando se tiverem informado tomando conhecimento de várias versões da história, poderão então concluir que nenhuma decisão que tomem será a certa, simplesmente porque o conceito de escolha certa passou a ser cinzento.
E depois podem escolher entre os douradinhos normais, os com peixe de aquacultura, que implicam a destruição de ecossistemas locais e têm vários ingredientes que nos fazem mal, e estes de tofu, que é feito com a mesma soja que tem provocado a extinção de várias espécies e pode resultar em alterações hormonais devido a ter substâncias semelhantes ao estrogénio.
Mas na hora de escolher tenham em consideração que estes são mesmo deliciosos. ;)


Com o óleo de coco que usei, da EU Nutrition. Detalhes aqui; têm 15% de desconto com o código EUAVELA15



Douradinhos de Tofu (Saudável, Vegan, Sem Glúten, Sem Lactose)
Para cerca de 12 douradinhos 

Ingredientes:
[  250g de tofu
[  1 colher de sopa de sumo de limão
[  1 colher de sopa de azeite
[  Alho em pó
[  Sal
[  Orégãos
[  Aveia grosseiramente triturada (para panar; cerca de 20g. Certificada sem glúten para a versão sem glúten)
[  Óleo de coco (usei no total por volta de duas colheres de sopa)

Preparação:
| Cortar o tofu em tiras finas (com aproximadamente 2cm de largura, 8cm de comprimento e 0.5cm de espessura).
| Colocar as tiras num recipiente e cobrir com o sumo de limão, o azeite, o alho em pó, o sal e os orégãos. Virá-las para que fiquem com temperos dos dois lados.
| Deixar marinar durante pelo menos umas horas (será melhor deixarem de um dia para o outro).
| Passar cada tira por aveia de ambos os lados, de forma a que todas fiquem uniformemente panadas (o líquido da marinada deve ser suficiente para fazer com que a aveia se 'agarre', mas se não for podem juntar algum líquido - azeite, sumo de limão, molho de soja,... O que preferirem - para ajudar).
| Fritar os douradinhos numa frigideira com óleo de coco de modo a que fiquem tostados de ambos os lados.


Eu sou suspeita porque gosto bastante de tofu, mas adorei estes douradinhos! Bem fininhos ficam crocantes e nada enjoativos. É importante que usem especiarias de que gostem e que deixem o tofu a marinar durante bastante tempo, para que este possa adquirir os sabores.
Como sempre à última da hora, aproveito estes douradinhos para participar no desafio 'Ingrediente do Mês' da Marta - o limão pode ser secundário, mas dou-vos um conceito para a vida: nunca subestimem a importância do limão em coisas panadas. Agradeçam-me depois ;)
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por um douradinho)
Energia: 38kcal
Proteínas: 1.9g
Hidratos de Carbono: 1.5g
-       Dos quais açúcares: 0g
Lípidos: 3.0g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 1.6g
Fibra:  0g
Sódio: 14mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 douradinho ou 1/12 da receita). As quantidades de azeite, óleo de coco e aveia que usarem influenciarão o informação nutricional do resultado final; as consideradas são as que eu usei e menciono na receita. Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
______________________________________________________________________

Comentários

  1. Adoro douradinhos de tofu :D
    Faço exactamente como tu!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Avelãzinha!
    Concordo tanto contigo: não devemos subestimar nunca o poder do limão em receitas panadas! Para mim nem é panado se não tiver um bom e vincado sabor a limão. Fiquei bastante curiosa com usar óleo de coco para fritar os panados, nunca tinha pensado nisso..tenho de experimentar.
    E minha linda, que bom que é saber que os teus meses já não são os mesmos se não participares no "Ingrediente do mês"! Obrigado :)
    Beijoca grande
    Marta

    ResponderEliminar
  3. Querida, se formos a ver anda tudo aldrabado e tudo tem pontos negativos. Não se come isto porque tem glúten ou lactose, não se come aquilo porque faz mal, não se come aquele outro porque é insustentável, etc, etc, etc. Daqui a nada comemos o quê?! Bem, se os ambientalistas me ouvem dizer isto comem-me viva!!! Uma coisa sou obrigada a concordar, há coisas que efetivamente devemos evitar consumir por não serem de todo saudáveis nem benéficas para o nosso organismo. Mas de vez em quando também não há mal nenhum. É por isso que nem imagino tornar-me vegetariana, ou vegan, ou macrobiótica, ou outra coisa qualquer que o valha. Prefiro antes comer um pouco de tudo, com moderação e bom senso. Por acaso falei nisso no blog estes dias. Por isso comia dois ou três desses douradinhos, sem peso nenhum na consciência! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Avelã é bem verdade. Eu estou a meio do curso de health coach e o professor costuma dizer "neste momento já devem alterado mil vezes a vossa opinião, não é?" Com tantas teorias contraditórias, e supostas evidências cientificas a acompanhar, as pessoas ficam perdidas.

    P.S - os douradinhos têm mesmo bom aspecto

    Instragram: balance_bodyandmind

    ResponderEliminar
  5. Oh meu Deus, devem ser tão bons!
    Já comi tofu várias vezes, assim nunca.
    Gosto imenso é do tofu fumado. O "original" a ser temperado por mim, nunca comprei e admito que tenho algum receio =/

    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito de tofu.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/04/dia-um-na-cozinha-e-uns-ovos-no-pao.html

    ResponderEliminar
  7. Se se comer tudo com peso conta e medida não há problema! :) Vou ter que experimentar esta tua sugestão :)
    Ai ai essa visão da aquacultura. :p
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  8. Os douradinhos têm muito bom aspeto e, com estes temperos, devem ser muito bons.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  9. Têm um aspecto maravilhoso ;)
    beijinho
    http://adiaryb.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Estes douradinhos têm mesmo bom ar!


    Ms. Telita | Telita LifeStyleFacebookinstagram

    • passatempo no blog: giveaway

    ResponderEliminar
  11. Que delicia adorei a dica!!! Estou sempre a procura de receitas com baixa caloria para o dia a dia!!! Estou levando a sua comigo! Bjks ;)

    ResponderEliminar
  12. Uma óptima opção para quem gosta deste tipo de alimento.
    Adorei a tua abordagem!

    ResponderEliminar
  13. Ai! Adoro estas coisas, sabes?? <3 <3 <3 <3 <3

    Um beijinho dourado

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #69 - Pudins Proteicos da Ehrmann (Caramelo, Baunilha, Chocolate e Chocolate-Coco)

Hoje o post é sobre os famosos pudins proteicos da Ehrmann. Sempre que partilho fotos deles recebo perguntas, é infalível - seja acerca do rótulo, do preço, do sabor, dos locais de compra,... Desta forma, achei que o melhor seria escrever um post sobre eles e acabar com as dúvidas de uma vez por todas :) Começo pelas informações básicas: Locais de Compra Para já, os pudins estão disponíveis em poucas superfícies comerciais: fisicamente apenas os encontram nas lojas  Auchan e Primebody Nutrishop (há três, todas em Lisboa). Podem ainda encomendar online pelos respetivos sites, auchan.pt e primebodynutrishop.com . A cadeia Auchan só faz envios para algumas partes do território nacional, mas a Primebody envia para todo o país. Se optarem por encomendar pelo Auchan , os portes ficam a 5,90€ ; que eu saiba são fixos (acho que não há nenhum valor a partir do qual o envio seja grátis). No site da Primebody os portes ficam a 3,99€ , e são grátis para encomendas a part

As Panquecas Perfeitas! (Saudável, Sem Gordura Adicionada, Sem Glúten)

Desde que tenho o blog já experimentei muitas receitas de panquecas, e já publiquei várias delas. Algumas foram particularmente bem-sucedidas: as de aveia com quark , as de weetabix e as de coco já foram feitas (e aprovadas) por muita gente que me veio dar o seu feedback . Outras tornaram-se em clássicos por aqui, e foram repetidas imensas vezes por mim desde que as publiquei; é o caso das panquecas com aveia de sabor e das de aveia e centeio . Mesmo as panquecas de abóbora , uma das últimas receitas que publiquei, foram bastante apreciadas (por mim e por quem já experimentou e partilhou a sua opinião). E gostei bastante de todas estas receitas, até porque só publico no blog coisas de que tenha gostado realmente. Mas, as receitas antigas que me desculpem, hoje não venho partilhar uma receita de panquecas 'boa', nem sequer muito boa. Hoje venho partilhar A receita, capaz de revolucionar por completo a forma como vêem as panquecas. Apenas as fiz hoje, mas tive de p