Avançar para o conteúdo principal

Ursinhos de Marshmallow com Chocolate (+ Saudável, Sem Gordura Adicionada, Sem Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Sem Glúten)



Inspirações de cozinha são uma área fora do meu domínio.
Percebo a admiração por cozinheiros profissionais que lançam livros, fazem programas de televisão e têm receitas testadas (e que resultam). Ainda assim, nunca comprei um livro de culinária, e quanto a programas de televisão um episódio de C.S.I. ganha facilmente ao Jamie Oliver (que para mim é aquele-que-uma-vez-tirou-leite-açucarado-de-morango-de-uma-escola porque vi essa parte de relance) ou a quem quer que seja. 
Nunca fiz uma receita de um livro de culinária (embora o possa ter feito indiretamente através de blogs), e quando quero alguma receita pesquiso na internet (normalmente com «best ever» atrás) em vez de procurar num livro (embora até me agradasse ter livros de culinária cheios de post its de várias cores :P), apesar de ser normalmente defensora dos livros de papel. 
Sou mais influenciada por blogs do que por chefs conhecidos.
Mesmo considerando tudo isto, acho que estou preparada para admitir a minha fonte de inspiração secreta para a culinária : Os Três Ursinhos. 
Foram eles que me fizeram cozinhar papas de aveia, uma das primeiras coisas de jeito que fiz. E quando descobri, depois de ter cozinhado o meu reconfortante pequeno-almoço, que o saco de aveia tinha sido roído por ratos ou que tinha acidentalmente posto caril nas papas, percebi a tragédia que é estar à espera de um prato quente de aveia e apanhar uma desilusão.
Percebes, loirinha?
E porque ir passear com a comida na mesa, deixar a casa aberta enquanto se vagueia na floresta e ter uma obsessão com a gradação de tamanho/temperatura/conforto de todas as coisas de casa para simbolizar os familiares é completamente normal, aqui fica a minha homenagem. 








Ursinhos de Marshmallow com Chocolate (+ Saudável, Sem Gordura Adicionada, Sem Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Sem Glúten)
Adaptado daqui
Para 20 ursinhos

Ingredientes:

[  250ml de água
[  25g de gelatina em pó neutra ou 15 folhas transparentes de gelatina
[  1 saqueta de gelatina em pó de um sabor à escolha (pode ser com ou sem açúcar) (para isto prefiro usar de framboesa)
[  3 claras (ou 100ml) (de preferência pasteurizadas)
[  110g de chocolate negro, preferencialmente 80% cacau ou mais (sem glúten/lactose se necessário)
[  3 1/2 colheres de sopa óleo de coco

Preparação:

Para a gelatina em pó:
| Ferver a água. Misturar esta água com a gelatina neutra e a gelatina com sabor e mexer até dissolver.
| Deixar que a água com gelatina arrefeça (para que depois as claras não se separem do resto convém deixar arrefecer bastante, mexendo de vez em quando para não solidificar. No mínimo uns 15 minutos, mas convém ser mesmo até que a mistura esteja praticamente fria ao toque).
| Bater bem as claras em castelo.
| Adicionar  a água com gelatina às claras lentamente (colher de sopa a colher de sopa, por exemplo) enquanto se bate a mistura com a batedeira elétrica na velocidade baixa.
| Levar a solidificar no frigorífico  num tabuleiro de 25x25cm.
| Retirar a gelatina da forma (é bastante manuseável) e, com um cortador com forma de ursinho (pode ser de outra forma, só não tem tanta piada), cortar 20 ursos.
| Partir o chocolate em pedaços pequenos e uniformes e colocar numa malga.
| Derreter o óleo de coco.
| Levar o chocolate a derreter no microondas, mexendo frequentemente.
| Juntar o óleo de coco ao chocolate e misturar bem.
| Mergulhar os ursinhos no chocolate (com a ajuda de 2 garfos) e levá-los ao frigorífico num prato/tabuleiro forrado com papel vegetal até solidificarem.

Para a gelatina em folhas:
| Demolhar as folhas em água fria durante 8 minutos.
| Espremê-las bem (retirando o excesso de água) e  juntar 4 colheres de sopa de água a ferver.
| Misturar bem e adicionar água a ferver até a mistura de água e gelatina perfazer 250ml.
| Se ainda não estiver bem uniforme e tiver pedaços de gelatina, levar ao microondas por uns segundos e mexer.
| Juntar a gelatina com sabor e misturar .
| Deixar que a água com gelatina arrefeça (para que depois as claras não se separem do resto convém deixar arrefecer bastante, mexendo de vez em quando para não solidificar. No mínimo uns 15 minutos, mas convém ser mesmo até que a mistura esteja praticamente fria ao toque).| Bater bem as claras em castelo.
| Adicionar às claras a água com gelatina (coar se existirem pedaços - desde que não seja demasiada gelatina perdida) lentamente - colher de sopa a colher de sopa, por exemplo - enquanto se bate a mistura com a batedeira elétrica na velocidade baixa..
| Levar a solidificar no frigorífico num tabuleiro de 25x25cm.
| Retirar a gelatina da forma (é bastante manuseável) e, com um cortador com forma de ursinho (pode ser de outra forma, só não tem tanta piada), cortar 20 ursos.
| Partir o chocolate em pedaços pequenos e uniformes e colocar numa malga.
| Derreter o óleo de coco.
| Levar o chocolate a derreter no microondas, mexendo frequentemente.
| Juntar o óleo de coco ao chocolate e misturar bem.
| Mergulhar os ursinhos no chocolate (com a ajuda de 2 garfos) e levá-los ao frigorífico num prato/tabuleiro forrado com papel vegetal até solidificarem.



Quando provei a gelatina com claras comecei logo a planear uma viagem aos chineses para comprar um cortador em forma de ursinho, e não fiquei desiludida*. A receita foi repetida 3 vezes no último mês, sempre com óptimos resultados. A ideia, claro, é a de imitar os franceses ursinhos-marshmallow cobertos de chocolate, mas numa versão caseira e mais saudável. É muito fácil de fazer, ficam giros e muito bons! O chocolate faz uma camada fina e quebradiça deliciosa, e o conjunto com o  sabor a framboesa e a textura fofa e suave do marshmallow é muito agradável. Faz-me mesmo lembrar o referido produto original, só que a saber a framboesa. São deliciosos!

*apesar de agora também ter uma forma de elefante. Aceitam-se possíveis aplicações (elefantes de marshmallow não contam). 

_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 ursinho)
Energia: 53kcal 
Proteínas: 2.4g
Hidratos de Carbono: 1.2g
-       Dos quais açúcares: 0.7g
Lípidos: 4.3g
-          Dos quais hidrogenados0g
Fibra: 0.1g
Sódio: 11mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 dose, neste caso um ursionho). Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real. 
_________________________________________________________________________

Comentários

  1. Já cá tinha passado mas deu erro... Um quero um desses ursos só para mim! São tão giros!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu serei mesmo a pessoa mais aluada deste mundo. Tenho 1 livro de um chef - o Henrique Sá Pessoa, que foi o primeiro que me levou para a cozinha. De resto, e como alguém me disse muito sabiamente, importante é ter livros de técnicas, não de receitas - para que possamos criar e não imitar e andar à sombra de outras criações. Sou uma ávida consumidora de livros do Cordon Bleu. Quanto a blogs sou a naba maior - antes de ter o meu nunca segui um blog - a minha vida sempre se fez algo longe e distante do computador; e mesmo agora sou um bocado perdida nos blogs. Mas sou como tu, se tenho uma dúvida ou preciso e inspiração divina, recorro ao nosso amigo google. E procuro sempre me inglês - um hábito que até hoje só me trouxe óptimas e deliciosas alegrias.
    Tu tens os três ursinhos, eu tenho a Maga Patalógica que misturava no seu belo caldeirão pelos de rato, caroços de banana, bicos de corvo, etc etc Poções maravilhosas decerto!
    Bem eu cá não curto marshmallows, mas curto-te a ti e era capaz de devorar um ursinho.
    p.s - um urso perneta não se devia mostar na internet :p

    ResponderEliminar
  3. Ficaram bem engraçados esses ursinhos e devem ser muito saborosos. Gostei da ideia da gelatina de framboesa.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. hummmmm
    Não sei se me convenceste! Faço ou não faço? Será que alguma vez irei ultrapassar o trauma do marshmallow??? :P

    ResponderEliminar
  5. Parte de mim tem pena de comer ursinhot ão fofo, parte de mim quer dar logo uma trinca! Dilemas, dilemas...

    ResponderEliminar
  6. Olá avelã,

    Ao olhar simplesmente para as imagens, o que me parece é que esses ursinhos estão irrepreensíveis :-) Lindos! Perfeitinhos... Então o que está 'trincado' com aquele rosinha por dentro... Comia já um!

    E pelo que li da receita não me parece assim muito complicada... Parece uma coisa relativamente fácil de se fazer até! E sem dúvida que devem ser uns marshmallows muito deliciosos :-)

    Gosto!!! Posso roubar um do prato? Já agora... O do meio... Que isto é como as torradas :-) As do meio são sempre as melhores ;-)

    Beijinhos grandes***

    ResponderEliminar
  7. Parabéns por este espaço! Nem sou muito dada a ver receitas mas gostei mesmo deste blog, é inspirador :)

    ResponderEliminar
  8. Eu confesso que adoro livros de culinária, nem queiras saber o quanto!!
    Estão por todo o lado e adoro inspirar-me neles para fazer receitas e coisas novas.
    E adorei os teus ursinhos de marshmallow! Com a camadinha de chocolate, apetece mesmo trincar a perna ao urso!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Gostei da sinceridade, não tenho ídolos chefs, mas confesso que gosto de aprender com alguns deles. E gosto de livros de cozinha, sem obsessão, pois tenho outros interesses na vida. E prefiro as mentes criminosas a um programa de cozinha (aliás nunca assisto)
    Esses teus ursinhos deixaram-me curiosa e já a pensar no futuro, quando o meu neto crescer mais um pouco.Essa combinação é bombástica sempre.

    ResponderEliminar
  10. OMG OMG OMG... eu que estou c a TPM toda ahahah.. Ia mm a calhar xD *

    ResponderEliminar
  11. Eu adoro ver programas culinarios, mas em forma de concurso/competição, caso contrário aborreco-me :p O problema é que ver este tipo de prigramas dá-me sempre fome portanto tento evitar ver muitos :p
    Ahah que boa fonte de inspiração a tua :p
    Apesar de ter alguns livros de receitas, a verdade é que acabo sempre por recorrer à internet quando qyero fazer alguma em especial ou mesmo quando vejo alguma (também no teu blog) que me deixa agua na boca e apetece logo fazer :p
    Realmente esta receita leva poucos ingredientes Gosto disso!! .:p
    A ideia de usares a forma dos ursinhos foi genial, acho que ainda torna mais apetecivel! Imagino isto como um bom snack ou ate sobremesa, algo que a minha afilhada ia adorar e eu poderia dar-lhe sem ficar com peso na consciência ;)

    ResponderEliminar
  12. upaaaaaaa :o
    aquele ursinho que ficou sem uma pata tem um aspecto fantástico por dentro :D
    Nunca comi marshmollows para ser sincera, mas fiquei com vontade de comer esses ursinhos, não tenho é pachorra para os fazer, mas tenho gelatina, claras, falta-me é o chocolate e o tempo que agora começam a aparecer trabalhos e trabalhos :p
    Eu tenho imensos livros de culinaria em casa, mas nunca segui uma receita de nenhum dos livros, quer dizer mentira já fiz receita do livro de culinaria da minha avó :p

    ResponderEliminar
  13. Só pra dizer que o teu blogue é de babar! Tenho que experimentar esta receita! Mas sou tão naba.... lol

    ResponderEliminar
  14. Olá avelã...

    Então? Andas a guardar as receitas todas para ti? :-)
    Espero que esteja tudo bem...
    Cá te esperamos no activo...

    Beijinhos***

    ( Sim, eu sei que só não postas nada à 1 semana e blá, blá, blá... Mas uma pessoa habitua-se que hei-de fazer??? :-) )

    ResponderEliminar
  15. Olá Avelã! Comecei por ler a receita e pensei que coisa boa para fazer para os filhotes e à medida que ia andando para baixo o meu pensamento começou a mudar;) hum que coisa deliciosa para Eu comer! Hummmm! Beijinho.

    ResponderEliminar
  16. Olá Avelã!
    Que perfeição de trabalho e que deliciosos devem ser!
    Gostei muito e vou experimentar a massa dos ursinhos.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  17. Tão fofinhos esses ursinhos!!! O meu pequeno ia delirar :D
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. ai como eu gosto de te ter encontrado :)
    estou cada vez mais a gostar de conhecer a ti e a tua cozinha :*
    adoro o urso perneta :p
    bjs
    Carla

    ResponderEliminar
  19. Olá Avelã :D Desde que o meu marido descobriu o teu blog que quase todos os fins de semana faço uma receita nova e hoje experimentei fazer a receita dos Ursinhos de Marshmallows com chocolate (a minha filha está quase a fazer anos :)) mas acho que as claras ficaram muito batidas e não se espalharam bem no tabuleiro. E ao derreter o chocolate de 85% e juntar ao óleo de coco derretido, começou a engrossar e não se agarravam aos ursinhos! :( Correu quase tudo mal..Há algum segredo para correr bem? ;) Mas pelo menos, as claras com a gelatina ficaram fofas e ligeiramente doces :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t