sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Waffles (Saudável, Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Açúcar Adicionado, Sem Gordura Adicionada, Integral)


Ir ao Lidl é uma aventura.
Ir ao Lidl inclui não saber se vai haver cajus ou quark essa semana.
Envolve olhar para a comida de cão e ver à beira pacotes de massa ou para os pensos higiénicos e ver à beira latas de feijão.
Significa olhar para o lado e ver que há imensa gente a ruminar ovos moles para depois descobrir um pacote que alguém abriu e abandonou. Implica querer comprar pão por causa sistema super giro de pesca de pães.
Envolve sacrifícios, como ter de deixar o bicarbonato de sódio para outra semana porque lá vivem numa realidade aparte em que aquilo não existe/serve para limpar canos. Exige que se ande a tirar os chocolates todos da estante porque o com 81% de cacau está sempre por trás.
Resulta em ter o carrinho insistentemente encaixado no sítio à beira da caixa por um empregado e os ovos  arrumados enquanto se está a escolhê-lhos. 
Cria expectativa: uma pessoa pode encontrar o saco de pasteleiro perfeito (aconteceu), mini conjuntos de mobília adoráveis que dão cenários perfeitos (aconteceu), uma torradeira quadrada (aconteceu, mas não veio comigo), tatuagens para crianças (aconteceu) e até uma máquina de waffles.
Aconteceu.
E, por momentos, vamos fingir que foi um caso de amor inesperado e à primeira vista - não que eu fui lá de propósito comprar uma máquina da waffles.
Numa quinta feira, dia 13 de Novembro de 2014.
Às 17h30 da tarde.







Waffles (Saudável, Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Açúcar Adicionado, Sem Gordura Adicionada, Integral)
Adaptado daqui
Para 3 waffles

Ingredientes:
[  1 ovo 
[  1 clara de ovo L (cerca de 35ml)
[  50g de farinha de milho (já fiz com aveia e também fica bom, mas prefiro com milho)
[  100g de banana
[  1 colher de café de extrato de baunilha (opcional)

Preparação:
| No copo da varinha mágica/processador/liquidificadora/mó (se se sentirem com coragem), colocar o ovo, a clara, a farinha, a banana o extrato de baunilha.
| Triturar tudo muito bem.
| Colocar na máquina de waffles (devidamente aquecida) e retirar quando pronto*.

*Um conselho que vos posso dar devido aos meus empiricamente adquiridos conhecimentos: não queiram fazer waffles que estão pouco tempo na máquina. Durante uns dias os meus waffles ficaram colados à máquina, até que descobri que andava a pôr tempo a menos: Se eles tostarem um bocado (ficam mais crocantes - eu gosto imenso -, mas também podem ficar moles: é uma questão de deixarem menos tempo (mas não tempo a menos)) saem da máquina muito facilmente, é só levantar um bocadinho com uma espátula (é antiaderente, convém não usar coisas que possam raspar).




Melhores. Waffles. De sempre :D Estou sempre a fazer esta receita (fotos no facebook a confirmar), porque além de ser simples é deliciosa! Não se pegam à máquina, saem perfeitamente bem e ficam simplesmente maravilhosos com chocolate negro derretido. Perdi conta do número de vezes que a fiz. Uma foi hoje. Estas fotos são de 4 vezes diferentes :P
Ficam com uma textura muito boa, fofos (mas suficientemente densos) por dentro e (se desejado) crocantes por fora, doces o suficiente e com um sabor mesmo agradável (nem noto a banana, e eu não sou grande fã do sabor).
Fazer com uma mó deve ser um bocado chato, mas não descarto a opção porque a palavra é gira.
Quando tiro os waffles da máquina atiro-os (assim à cowboy) para uma rede do forno segurada por latas de grão de bico porque odeio que os pratos fiquem húmidos e não tenho a paciência necessária para os abanar e esperar que arrefeçam.
(Já usei latas de feijão preto e não ficou tão bom.)
Se tiverem uma máquina como a minha, é possível que uns segundos depois de pôr a massa deite um monte de fumaça e pareça que vai explodir, mas (pelo menos até agora) nunca me aconteceu ter uma máquina de waffles em chamas (lamento imenso, ditado popular). Gelado já, mas máquinas de waffles não.
(Se houver experiências semelhantes passo a considerar comunicação clandestina por sinais de fumo.)
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 waffle)
Energia: 119kcal 
Proteínas: 4.8g
Hidratos de Carbono: 20.6g
-       Dos quais açúcares: 4.4g
Lípidos: 2.4g
-          Dos quais hidrogenados0g
Fibra: 2.1g
Sódio: 43mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 waffle, aproximadamente 78g ou 1/3 da receita). Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real. 
_________________________________________________________________________

14 comentários:

  1. Oiiiiii, passando pra desejar um novo ano repleto de saúde, amor, paz, alegrias e grandes realizações! Agradeço a você por sempre comentar lá no blog, pois eu adoro essa troca. Estou cada dia amando mais suas receitas saudáveis!!! Em 2015 quero ser mais TENTANTE na cozinha! Beijos :-)))

    ResponderEliminar
  2. Hahahahaha! A louca dos waffles! <3 A gente finge que acredita que você não foi lá pra isso!

    O que é mó, hein? Procurei no google, mas não achei nada que possa ser semelhante a liquidificador e mixer (varinha mágica).

    Aqui com a minha humilde sanduicheira também é assim, fumaça a ponto de parecer que vai explodir o.o

    "comunicação clandestina por sinais de fumo" XD

    Já falei, né? Já. Adoroooo que você põe a informação nutricional! Acho de um capricho sem igual! Lindo!

    Beijo, Avelã!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mó é o que eu normalmente chamo (e ouço chamar) ao almofariz :P
      Tipo isto: http://www.laborchemiker.com.br/produto.php?cod_produto=4339082 ;) Não tem grandes semelhanças com uma liquidificadora nem nada, mas para certas coisas dá... Este NÃO é um bom exemplo de uma receita que funciona bem com uma mó :P

      Eliminar
    2. Ahhhhh! Mó é "pilão", aqui! xD Sei o que é! Realmente, seria louco fazer essa receita numa "mó" o.O

      Eliminar
  3. Olá:)

    Não vou muito ao Lidl mas sei que aparece por lá coisas muito jeitosas... Gostei dos waffles:)

    Bom ano!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá avelã...

    Adorei a tua descrição do lidl... Eu cá gosto imenso de ir ao lidl, encontro lá coisas que não se encontra noutros sítios... Mas também me acontece ver cada coisa mais descabida à beira de outra :-)
    A máquina dos waffles, a dos donuts, a iogurteira, e uma sapateira para guardar calçado andam-me debaixo de olho mas quando lá vou já não encontro nada... Por isso já me prometi a mim mesma que no próximo folheto mal veja o dia em que começa vou para lá nessa mesma manhã às 8h30 para conseguir :-)
    Uma compra para cima de espectacular que eu adoro do Lidl é a minha máquina de fazer café... Sem dúvida a melhor aquisição de sempre... Trabalha dia sim dia não, nunca me avariou até agora e já a tenho à mais de 2 anos p'raí... E adoro o cafézinho da feira quentinho feito nela!!!
    O meu pai tem ferramentas do lidl que ele usa mesmo diariamente e usa-as muito e ele também gosta!!!
    Esses waffles teem um aspecto muito bom, quando eu tiver a minha máquina eu experimento essa tua receita... Até lá fico-me apenas pelo babar pelas fotos e contento-me em ir comer waffles lá de muuuuito longe a longe a um sítio na Póvoa de Varzim...

    Beijinhos avelã*** Acho que ainda passo por cá entretanto, senão um Bom Ano-Novo para aí para casa, que corra tudo bem e que tenhas 1 ano de 2015 recheado de coisas boas e rodeado pelas tuas comidinhas boas :-)

    ResponderEliminar
  5. Olá Avelã!
    Nunca sabe mesmo, o que se pode encontrar no lidl, mas valeu a pena... pela máquina de waffles. Gosto muito e já não como há imenso tempo, como só me falta a máqina, vou ao lidl...
    Gosto de lhes chamar bolacha (ainda recordando Lourenço Marques) e estas ficaram perfeitas e, uma tentação.
    Adorei o blog, e os textos que aqui li, quanto eu daria para assim escrever, sou uma aberração na gramática e pontuação, mas gosto de escrever e assim continuarei.
    Obrigada pela visita e pela oportunidade de te conhecer. Também não conhecia o teu blog... e vou seguir.
    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Eu vivo voltando nesse post. Segunda vez essa semana. Dia desses me deu uma vontade de comer waffle! Comprei um congelado que estava péssimo, dois deles até com cheiro estranho. Sofri. Vim aqui olhar os teus waffles lindos e saudáveis pra me distrair da frustração! haha. Queria ter uma máquina pra fazê-los.

    ResponderEliminar
  7. Sabia-me tão bem um waffles desses agora!!!
    Beijinho e bom fim de semana.

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Olá. Comprei a semana passada uma máquina de waffles no Lidl mas ainda não a utilizei e confesso que estou a pensar em devolvé-la porque não tem regulador de temperatura. E pelo que vejo a maioria delas tem e não sei em que isso pode influenciar o cozimento do waffles. A tua tem regulador de temperatura?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinceramente é a primeira vez que oiço falar num regulador de temperatura numa máquina de waffles :P a minha não tem e acho que não há muitas máquinas de waffles que tenham. Não sei se o mecanismo da tua é o mesmo, mas a minha tem uma luz que fica verde quando está aquecida o suficiente, sem muita precisão. Mesmo que não tenha acho que não há grande problema, é uma questão de deixar aquecer bem (uns 5 minutos, talvez) :) nada de muito exacto!

      Eliminar
    2. Bemmm, sendo assim acho que vou arriscar com esta, a ver o que sai :) Obrigada.

      Eliminar
  9. Descobri hoje o blog e ando por aqui a passear entre os posts mais recentes e mais antigos. Parabéns pelo blog, tenho gostado imenso! Parece-me que vou aproveitar muitas ideias :) A começar pela grelha e as latas! Ando já há algum tempo a pensar que tenho de arranjar uma grelha xpto para arrefecer as coisas quando já tinha tudo em casa para o fazer! Quer dizer... tenho de ir confirmar se as latas que moram na dispensa são de grão ou de feijão ;)

    Já agora, a minha máquina de waffles também é do Lidl e também não fui lá de propósito cof cof cof

    Paula,
    http://receitasprovadaseaprovadas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...