Avançar para o conteúdo principal

Batido com Sabor a Leite Achocolatado (Mas Melhor) (Saudável, Vegan, Sem Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Sem Gordura Adicionada, Sem Glúten, Paleo)



Nas escolas primárias oferecem (quase) sempre leites achocolatados às crianças para beberem no recreio. Eu lembro-me das oscilações de marcas destes - acho que o que mais vezes bebi na minha escola foi um amarelo com a imagem de um miúdo. 
Claro que o leite ficava a apanhar sol na janela a manhã toda até chegar a hora de ser distribuído, coisa que a minha avó não poderia suportar. Desenvolveu então o sistema que pôs em prática durante os quatro anos em que frequentei a escola primária: levava o pacote de leite para casa, colocava no frigorífico durante a noite e no dia seguinte lá o levava eu na lancheira hermética, para não aquecer. 
(Não perguntem como fazia no primeiro dia, já tentei averiguar e não obtive resposta.)
Nunca fui grande fã de lacticínios bebíveis, mas gostava desses pacotinhos de leite - e ainda me lembro do sabor meio apagado a cacau que tinham.
Desde essa altura poucas vezes bebi leite achocolatado - uma vez provei Ucal (já agora, acho as garrafinhas adoráveis), julgo que no Algarve, e cheguei a beber uns light em pacotes azuis da mimosa que a minha mãe comprava e tinham um sabor estranho.
Quando bebi este batido e percebi que o sabor era muito semelhante ao de leite achocolatado (o sabor a banana é muito ligeiro) lembrei-me de todas estas experiências, só para chegar à conclusão de que este é muito melhor.
Especialmente quando bem fresquinho.




Batido de Cacau e Banana (Saudável, Vegan, Sem Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Sem Gordura Adicionada, Sem Glúten, Paleo)
Para 2 doses

Ingredientes:
[  1 banana (100g), previamente congelada às rodelas
[  250ml de leite (costumo usar de soja, mas pode ser qualquer um)
[  1 colher de sopa de cacau

Preparação:
| Triturar, num processador de alimentos, liquidificadora ou com a varinha mágica, todos os ingredientes (banana congelada, leite e cacau).



Se há por alguém aí que (acha que) não gosta de batidos, a sério, experimentem este. Eu fazia quase diariamente há uns anos, depois não sei porquê esqueci-me (Inverno?) e quando voltei a provar achei surpreendente que soubesse tão bem! Não sou a maior fã de triturar e beber coisas, mas este é TÃO bom. Uma coisa curiosa acontece com as coisas que levam banana congelada - não têm aquele gosto meio enjoativo que a banana tem quando é aquecida ou quando está à temperatura ambiente, é completamente diferente. Mais leve e agradável. Neste caso, na minha opinião nem ficou a saber a banana - nota-se mais o cacau, mas a banana está lá para que o batido seja mais consistente e imediatamente fresquinho (além de adoçar, claro). E sabe mesmo a leite achocolatado, mas menos enjoativo e mais saudável. Só não tem, há que conceder isso, uma rodinha colorida na embalagem para dizer que é muito saudável. 
Adoro beber isto depois de correr - lembram-se daquela onda de indignação por causa de se dizer que leite achocolatado era o pós-treino perfeito? Este é ;) 
Por outras palavras: Melhor. Batido. DE SEMPRE. 
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 dose)
Energia: 87kcal
Proteínas: 4.2g
Hidratos de Carbono: 17.1g
-       Dos quais açúcares: 9.3g
Lípidos: 1.6g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.0g
Fibra: 2.6g
Sódio: 64mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 180g, 1 dose, 1 copo ou metade da receita). Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real. 
_________________________________________________________________________

Comentários

  1. Parece ser ótimo! Especialmente agora no verão... Um batido fresco sabe sempre bem!
    Ainda por cima é de chocolate, o que é perfeito para uma gulosa como eu :P
    Vou experimentar! :)

    ResponderEliminar
  2. Sortuda! Na minha escola era sempre leitinho branco! O que vale é que eu gostava! E por acaso nunca fui muito do leite com chocolate, era mais do leite com café! Ainda hoje é assim! Mas claro que na minha infância se me oferecessem leite com chocolate eu não recusava! E acredito que se bebesse esse batido ia saber-me muito bem! Ficou com alguma cremosidade, o que o torna ainda mais guloso! Passa no meu blog, há novidades! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ficou bem cremoso! Deve ser ótimo ;)
    Já vi que és fã de banana congelada :P
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro batidos e este ,bem saudável, deve ser muito bom. Já experimentei o gelado de banana e realmente o gosto desta fruta, quase não se nota ( e ainda bem, já que é das frutas de que menos gosto, a não ser ...em bolos)
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  5. Ui, do que me foste lembrar avelã... Os famosos leites escolares :-) Aquilo de sabor a chocolate tem pouco e são um pouco enjoativos, tem aquele sabor inconfundível de 'leite da escola' eheheheh! Mas eu também bebia sempre o meu...
    Esse parece-me muito bem, mais espesso até que um simples leite achocolatado (e eu que sou esquisitinha com esse tipo de leites) sou muito fiel à marca que compro à anos e não gosto de experimentar outras marcas porque são sempre uma desilusão... Mas isto sou eu!
    Comprei bananas hoje na mercearia, vou meter uma no congelador! Não tenho processador mas com varinha mágica vou-me safar. Ai avelã, tenho tantas receitas tuas que quero experimentar :-) Vou compilá-las para nas férias me deliciar a experimentar com mais tempo :-)

    Beijinhos grandes*** Continuação de boa semana...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, muitos sabem a cacau apagado e têm cor de meia de leite sem sal :P
      Fiquei curiosa! Qual é a marca? :) Eu antes tomava, depois enjoei imenso. :P Agora lembrei-me por causa do batido, apesar de não ser a comparação mais actualizada. Prefiro ficar com o meu batidinho :D
      Acho que é uma óptima escolha ;) depois mostra :D com a varinha mágica deve ficar igualmente bom :)
      Beijinhos! E igualmente :)

      Eliminar
  6. Olá :)

    Eu faço capuccino muito parecido (mais ou menos eheh).
    Leite de soja, café em pó, cacau em pó e triturar muito bem até ganhar espuma. Adoro :D

    ResponderEliminar
  7. Bebível pois claro =)

    Então fresquinho =D

    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. Hehehe.. bem sei quem se ia regalar a beber isso tu.... eu! Que ótimo aspeto. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Muito bem! Vamos experimentar. Já agora, como congelas a banana ... já descascada, presumo?!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale a pena :D depois diz qualquer coisa ;)
      Descascada e em rodelas, sim :)

      Eliminar
    2. Vale a pena :D depois diz qualquer coisa ;)
      Descascada e em rodelas, sim :)

      Eliminar
  10. Hummm, já tenho até a banana congelada kk
    Vou experimentar, mas já sei que vou gostar!
    Bjsss e um lindo FDS p/vcs

    ResponderEliminar
  11. Vim agradecer o teu comentário :-)
    Falando de infância recordo-me que já existiam as garrafas da Ucal, que bebia de vez em quando, mas os pacotinhos apareceram muito depois. Os batidos lá em casa eram feitos com cacau ou Milo. Amanhã vou experimentar este que me parece bem apropriado para dar corpo ao leite magro.

    ResponderEliminar
  12. Sempre detestei esses pacotinhos de leite, tinham um sabor estranho....
    Mas a receita do teu batido parece-me mil vezes melhor! Banana e cacau nunca falha!
    um abraço, sara

    ResponderEliminar
  13. Olá Avelã!
    Retrocedi meio século e recordei os frascos de leite com chocolate que bebia no 5º ano em Lourenço Marques, chama-se, Choco-leite e custava 15 tostões. Nunca bebi leite simples, mas deste achocolatado eu gostava. Gostei muito da ligação da banana e deve ter ficado uma delicia.

    ResponderEliminar
  14. Nunca tive tendência para batidos, nem fazer nem beber. Ainda fazia uns de morango, mas já foi à anos!! Agora deste-me vontade de experimentar este, fresquinho deve ser bem agradável!

    ResponderEliminar
  15. Adoro batidos, ainda para mais quando levavam banana e nunca me lembrei de lhe juntar cacau a essa mistura haha!
    É incrivel como as vezes coisas com tão poucos ingredientes dão para fazer coisas maravilhosas, amanha faço já isso!!!! :D

    ResponderEliminar
  16. Eu nunca bebi os leites com chocolate na escola!
    Sempre bebi simples, tinha um papel dos pais a dizer que não gostava de leite com chocolate. E então eu e os esquisitinhos ficávamos numa ponta da mesa :p
    A meio da manhã nunca tínhamos esses pacotes! Graças a Deus!
    Quanto ao batido parece delicioso.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  17. Agora que falas nisso na minha escola o leite também ficava ao sol. E eu lembro-me de no inverno quando estava assim aquele solzinho até sabia bem o leite morninho. lolol. ;)
    Adorei este teu batido, especialmente pelas bananas que dão uma certa substância à cena! :D
    Já tinha saudades de te visitar. (eu digo sempre isto, eu sei!)
    Um beijinho,
    Sara.
    No Conforto da Minha Cozinha

    ResponderEliminar
  18. Ai a minha vida que tinha escrito um comentário tão grande a esta tua publicação e naba carreguei no botão errado e apaguei tudo (é o que dá estar a escrever testamentos enquanto estou na fisioterapia:P). Mas vou tentar reescrever o que tinha :P
    As melhores palavras para descrever esta receita são mesmo: Melhor. Batido. De. Sempre.
    Sem dúvida alguma. Conquistou-me desde a primeira vez que o fiz. Agora culpo-te porque não quero outra coisa. E porque mais nenhum leite achocolatado me enche as medidas :P
    Nas férias comprei uns da Mimosa, que até nem eram maus, mas não eram iguais aos teus e ficava sempre deprimida quando os bebia ihih
    Quando era miúda também tinha na escola esses tais pacotes de leite achocolatado, aquilo nem sabia a chocolate, mas até nem eram maus porque não eram enjoativos. Mas tal como te acontecia a ti, o leite estava sempre morno porque estava guardado numa mesa muito grande (agora já não parece assim tão grande) encostada á janela. Não me lembro de que marca eram (raios para a minha memória de peixe) mas sei que tinham sempre muitos desenhos :)
    Agora espero que não te importes, ou melhor, espero que me dês permissão, para colocar esta maravilha desta receita no blog da minha querida gata :P com os devidos créditos óbvio!
    Ah e não se nota quase nada o sabor da banana, mas fica com aquela cremosidade característica tão boa! A sério, apaixonei-me por este batido!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ODEIO quando isso acontece, fico logo com vontade de partir o computador ao meio :P no telemóvel não consigo escrever mesmo, é horrível :P
      :D Ainda bem que gostaste! Acho que aguento a culpa ;) é bom saber que há alguém tão fã como eu :D
      Pois é, não sabe quase nada a cacau :P até pela cor, era mais cinzento-meia-de-leite-diluída do que castanho! Os meus tinham um rapazinho com aquele balão de desenho-animado que normalmente aparece quando alguém dá um murro a dizer «POW» :P
      Tem piada quando se guarda memória de uma coisa gigante e depois se cresce... Há uns meses tive um encontro com uma bicicleta que me lembrava de ser um monstro e parecia um triciclo :P quase não acreditava que era a mesma... :P
      Havia uns da Mimosa que até eram decentes :)
      Claro que podes pôr! :D A Shizuka tem carta branca ;) nem me atrevia a contrariá-la, já vi que o resultado é um nariz sangrento :P

      Eliminar
  19. Eu também não gosto nada de escrever no telemóvel, mas na altura não tinha outra opção e pensei assim: que raios tenho os comentários para a Avelã todos atrasados, vou ter de aproveitar o tempo aqui e ir pondo em dia (desde a minha tal queda na banana que todos os dias estou duas horas e meia na fisioterapia, já consegui ler dois livros e fazer uns três comentários ao teu blog - este foi o último que fiz lá porque fiquei danada de perder tudo o que tinha escrito ((às vezes sou um bocado confusa a escrever, mas acho que percebes ;P))).
    Isso das coisas gigantes também me aconteceu há pouco tempo com a minha antiga trotinete, aquilo era gigante e agora nem um pé meu cabe lá em cima (estou a exagerar, mas é quase!). :D
    Contrariar a Shizuka não dá muito bom resultado, acredita :P
    Ou é a maneira dela, ou á maneira dela :D ihih
    (antes de publicar a receita aviso-te;)
    Beijinhos e obrigada! :D
    P.S.: Já acabei o cacau aqui em casa à custa deste batido (agora sou eu e a minha mãe viciadas). No outro dia congelei uma taça cheia de banana (mas mesmo cheia), ontem fui a ver já não havia. Foi um grande drama ter de esperar que a nova banana congelasse :D
    Acho que todos os dias tenho feito o batido ihihih :PP

    ResponderEliminar
  20. O meu pequeno almoço de hoje. Mas as bananas não foram congeladas e fiz com leite de aveia. òptimo! A repetir! =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já fiz algumas vezes com leite de aveia e fiquei fã! Fico contente por saber que gostou :D

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t