Avançar para o conteúdo principal

Ervilhas com Ovo Escalfado (Saudável, Sem Glúten, Sem Lactose, Vegetariano)


O mundo moderno está construído de forma a que as pressões sociais se sobreponham às opiniões de cada um, insistindo num conhecimento dogmatizado capaz de lhes toldar o discernimento e impingir verdades fabricadas. Não escapo eu a isto - e é por pretender ser sincera que, com toda a vergonha derivada da falta de caráter que a tal declaração está associada, venho hoje perante vocês assumir que falhei na recusa dos supramecionados dogmas através da aceitação de um em particular: o conceito de ovo escalfado.
Vergonhosamente, ao longo de anos a minha família tem aceitado enquanto definidora de um ovo escalfado a gema não cozinhada, com tudo o que isto implica. Tentem vocês, se isso não vos enojar de tal modo que o exercício se torne impossível, imaginar as consequências disso. Ajudo-vos, já que sou culpada de propagar a hedionda mentira: em tal condenável realidade, um ovo cozido com a gema mole seria um ovo escalfado.
Espero que depois do choque inicial tenham permanecido desse lado do ecrã; sei que não é fácil, mas a motivação de lutar contra absurdidades do género deve permanecer mais forte e clara do que a vexatória realização de que gente com estas noções partilha connosco o mundo, porquanto é nosso dever mudá-lo.
Possivelmente devido à reputação familiar de trazer desonra aos ovos escalfados que nos ombros me pesa qual um fardo, todas as minhas tentativas de instalar a paz entre nós, tentando cozinhá-los como eles realmente são, foram mal sucedidas. O meu falhanço apresenta-se, assim, cruamente sob a forma de uma sucessão de panelas com água quente e ovos todos espalhados, cuja assombração todos os dias me perturba o sono.
Não sendo capaz de o fazer de outra maneira, experimentei então escalfar em ervilhas os ovos, os últimos um pouco aldrabados por cozerem em cima das primeiras, o que obviamente facilita a tarefa. Espero que me desculpem - sempre são uma melhor aproximação aos reais ovos escalfados do que ovos mal cozidos, e o que conta é a intenção.




Ervilhas com Ovo Escalfado (Saudável, Sem Glúten, Sem Lactose, Vegetariano)
Para 1 dose

Ingredientes:
[  1 cebola pequena
[  2 dentes de alho
[  Azeite (a gosto)
[  2 colheres de sopa bem cheias de molho de tomate
[  200ml de água a ferver
[  Sal (a gosto)
[  200g ervilhas (usei congeladas)
[  1 ovo

Preparação:
[  Picar a cebola e o alho. Colocar ambos num tacho pequeno ou wok juntamente com um fio de azeite e levar a lume baixo, deixando refogar.
[  Assim que a cebola estiver translúcida, adicionar o molho de tomate e deixar cozinhar mais um pouco.
[  Juntar a água quente e uma pitada de sal.
[  Quando a água começar a ferver, adicionar as ervilhas. Deixar que estas cozam e parte da água evapore.
[  Partir o ovo, colocá-lo em cima das ervilhas (se necessário fazendo uma cavidade com uma colher) e esperar que a clara coza (deixando a gema ainda líquida).



Sendo este um prato bastante famoso a nível nacional, já tinha ouvido falar / visto fotos extremamente apetitosas dele, mas nunca tinha experimentado. Esta receita (e as fotos) são da primeira vez que fiz e provei, por isso não posso comparar com as tradicionais com vinho branco e enchidos (aaah, o bom velho prato tradicional português), mas garanto que estava maravilhoso! Fiz para o almoço num dia da semana e, além de ser prático e rápido, é um prato muito saboroso e em conta. Ficou aprovado, tenciono repetir muitas vezes!
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 dose)
Energia: 299kcal
Proteínas: 15.9g
Hidratos de Carbono: 16.8g
-       Dos quais açúcares: 7.6g
Lípidos: 17.6g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 3.4g
Fibra:  9g
Sódio: 381mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a cerca de 400g, 1 dose ou a totalidade da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
______________________________________________________________________


Comentários

  1. Olha que bom e apetitoso que ficou! Escalfar um ovo não é tarefa do outro mundo embora, verdade seja dita, nem sempre corre bem! Há dias em que os faço à balda e ficam perfeitos e no ponto! E noutros dias em que preciso deles perfeitos, posso fazer 4 ou 5 e nenhum fica como devia! Escalfar dentro das ervilhas é muito mais prático e ficam ainda mais saborosos! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto deste prato, sou assumidamente fã de ervilhas e assim com ovo escalfado ficam óptimas! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Por acaso sempre consegui escalfar bem ovos. E como sabes adoooro ovos com ervilhas. Maravilhoso ♥♥

    Beijinho
    The-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Gosto tanto e desde o inverno que não faço. Comida reconfortante a que não sei dizer não. Ficou com muito bom aspeto. Beijos

    ResponderEliminar
  5. Também demorei o meu tempo até conseguir escalfar um ovo em condições, não que fiquem perfeitos...
    A forma que encontrei é faze-los numa frigideira mesmo pequenina e coloco-os com a sopa da concha para que não se abram todos! Aqui também há uns saquinhos para os colocar a escalfar, nunca experimentei mas posso-te enviar se quiseres :)
    Quanto à receita, ao contrário de quando era criança eu adoro, o vinha fica muito bom e coloco sempre um bocadinho de cenoura! :)

    ResponderEliminar
  6. Curioso...Na minha família o ovo escalfado teve de ser sempre bem cozinhado, com a gema durinha, sob pena de alguns elementos da família nem lhe tocarem. Portanto, deve ser um conceito relativo, digo eu. Eu cá sou muito flexível quanto a isso... gosto das várias versões e essa ficou com muito bom aspeto. E parece muito saborosa, mesmo sem os famosos, deliciosos e gordurosos enchidos. Hei de pôr esta receita em prática em breve :)

    ResponderEliminar
  7. Os meus ovos escalfados só ficam bons com ervilhas, rsrs. É só abrir um buraco no molho e mergulhar lá o ovo que sai sempre bem. O teu prato está uma maravilha e em versão saudável ainda sabe melhor.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  8. Tenho andado com vontade de comer ervilhas com ovos e agora, que vi o teu prato com este aspecto super apetitoso, ainda mais! Gostei do teu ovo :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Oh! Pááááá!!! Até me assustei com o preâmbulo. Afinal é de ovos escalfados que falamos!
    Tem as suas coisas, é verdade, mas aldrabado ou não é uma solução agradável, barata e apetitosa.
    Beijo

    ResponderEliminar
  10. O meu marido adora esse prato, mais até com favas, é simples, rápido e económica :)
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  11. Olá querida tudo bem? Adoro os ingredientes.... Delicioso e fácil de preparar... além de ser saudável! Adorei.

    Beijo e boa semana,
    Vandira

    ResponderEliminar
  12. Huumm, gosto! Ainda na semana passada comi! :)

    ResponderEliminar
  13. Adoro... para mim é uma comida reconfortante. Já não como à algum tempo e as tuas lindas fotos abriram-me o apetite :)
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Faço muitas vezes, cá em casa todos gostamos. Tenho de experimentar esta tua versão mais saudável ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. É uma refeição que nunca comi mas se optar por o fazer com toda a certeza que opto por esta tua versão mais saudável :)
    Obrigada.
    Bjinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Olá avelã, eu não sou exemplo nenhum no que toca a esse género de ovos, porque cá em casa não apreciamos ovos 'crús'... Isto é, seja cozido ou frito a gema até pode ficar um bocadinho líquida só mesmo para molhar o pão, mas tem que na sua maioria ficar cozinhada. Então cozido, faço-os sempre bem cozidos. Manias. Esse prato está apetitoso e eu servia-me já dessa frigideira sem cerimónias :-) Agora um pequenino desafio, para quando uma quiche saudável neste estaminé? :-) Beijinhos grandes***

    ResponderEliminar
  17. Avelanita, eu detesto ovos, mas escalfo imensos no restaurante, é fácil! a´gua a ferver pouquinho, faes uma especie de um tornado com um batedor de varas, e atiras o ovito no centro, fácil fácil.

    ResponderEliminar
  18. Esta é sem dúvida uma das melhores invenções do homem =)

    ResponderEliminar
  19. Gosto muito!
    É um prato que sempre comi em miúda! E lembro-me de criticar quando a gema vinha completamente cozida!
    Agora entendo porque de facto é complicado, para não ficar a clara crua a gema coze rápido :p
    Mas o teu está perfeito :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  20. Acreditas que antes não gostava desse prato? Quase que chorava para não comer mas agora amo! O teu deve ter ficado mesmo bom! beijinho

    ResponderEliminar
  21. Taí um prato português que adoro e não entendo por que não temos no Brasil, já que é tão simples, prático e delicioso! Estas fotos já deram vontade :)

    ResponderEliminar
  22. rsrs como sempre, seu modo de escrever me diverte...
    Tem um bom aspecto e por ser vegetariana, gosto. As ervilhas são muito saborosas e mesmo que fosse um omelete, ficaria delicioso.

    Abraços esmagadores e feliz dia.

    ResponderEliminar
  23. Avelã,
    Adoro ler o que tu escreve, rs.
    Palavras sábias descontraídas.
    Eu ainda não provei ovos dessa forma, deve ficar bom demais, hummmmm...!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  24. Isto é muitooo bom =D
    Já não como há algum tempo =P

    Opá a sério, farto-me de rir contigo =D

    Beijocas

    ResponderEliminar
  25. Um dos pratos preferidos do casalinho cá de casa!
    Já a minha filha não olha para ele com bons olhos! bha...não sabe o que perde! :)

    ResponderEliminar
  26. Para mim é a típica comida de conforto! Adoro... Quanto aos ovos escalfados: antes fazia à balda e sem técnica nenhuma e a coisa resultava muito bem . Depois comecei a ler sobre como escalfar ovos, "n" técnicas xpto e desde aí nunca mais consegui um bom escafaldo xD

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #69 - Pudins Proteicos da Ehrmann (Caramelo, Baunilha, Chocolate e Chocolate-Coco)

Hoje o post é sobre os famosos pudins proteicos da Ehrmann. Sempre que partilho fotos deles recebo perguntas, é infalível - seja acerca do rótulo, do preço, do sabor, dos locais de compra,... Desta forma, achei que o melhor seria escrever um post sobre eles e acabar com as dúvidas de uma vez por todas :) Começo pelas informações básicas: Locais de Compra Para já, os pudins estão disponíveis em poucas superfícies comerciais: fisicamente apenas os encontram nas lojas  Auchan e Primebody Nutrishop (há três, todas em Lisboa). Podem ainda encomendar online pelos respetivos sites, auchan.pt e primebodynutrishop.com . A cadeia Auchan só faz envios para algumas partes do território nacional, mas a Primebody envia para todo o país. Se optarem por encomendar pelo Auchan , os portes ficam a 5,90€ ; que eu saiba são fixos (acho que não há nenhum valor a partir do qual o envio seja grátis). No site da Primebody os portes ficam a 3,99€ , e são grátis para encomendas a part

Papas de Aveia com Claras (com aveia de sabor) (Saudável, Sem Lactose*, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Já ouvi relatos mirabolantes de desastres na cozinha. Mesmo sendo óbvio que esta é basicamente um aglomerado de aparelhos potencialmente perigosos, continua a surpreender a quantidade de histórias incríveis que sobre ela há: seja sobre panelas de pressão a explodir ou desastres no fogão que originam mini incêndios, praticamente toda a gente tem algumas histórias para contar nesta divisão. Considerando isto, acho que até tenho tido alguma sorte. Tirando os óbvios e nada originais cortes e queimaduras, não me aconteceu nada de especial. A menos que consideremos... O incidente do gelado frito . Tudo começou com um inocente pedido de gelado frito para sobremesa num restaurante chinês. Tinha começado há pouco a cozinhar mais sobremesas, apenas com bolos simples, e decidi depois replicar a receita em casa, o que requeria um tacho de óleo a ferver e a necessidade de colocar e retirar rapidamente bolas de gelado deste para que não derretessem - nada fora do comum até aqui, portanto. Po