Avançar para o conteúdo principal

Ervilhas com Ovo Escalfado (Saudável, Sem Glúten, Sem Lactose, Vegetariano)


O mundo moderno está construído de forma a que as pressões sociais se sobreponham às opiniões de cada um, insistindo num conhecimento dogmatizado capaz de lhes toldar o discernimento e impingir verdades fabricadas. Não escapo eu a isto - e é por pretender ser sincera que, com toda a vergonha derivada da falta de caráter que a tal declaração está associada, venho hoje perante vocês assumir que falhei na recusa dos supramecionados dogmas através da aceitação de um em particular: o conceito de ovo escalfado.
Vergonhosamente, ao longo de anos a minha família tem aceitado enquanto definidora de um ovo escalfado a gema não cozinhada, com tudo o que isto implica. Tentem vocês, se isso não vos enojar de tal modo que o exercício se torne impossível, imaginar as consequências disso. Ajudo-vos, já que sou culpada de propagar a hedionda mentira: em tal condenável realidade, um ovo cozido com a gema mole seria um ovo escalfado.
Espero que depois do choque inicial tenham permanecido desse lado do ecrã; sei que não é fácil, mas a motivação de lutar contra absurdidades do género deve permanecer mais forte e clara do que a vexatória realização de que gente com estas noções partilha connosco o mundo, porquanto é nosso dever mudá-lo.
Possivelmente devido à reputação familiar de trazer desonra aos ovos escalfados que nos ombros me pesa qual um fardo, todas as minhas tentativas de instalar a paz entre nós, tentando cozinhá-los como eles realmente são, foram mal sucedidas. O meu falhanço apresenta-se, assim, cruamente sob a forma de uma sucessão de panelas com água quente e ovos todos espalhados, cuja assombração todos os dias me perturba o sono.
Não sendo capaz de o fazer de outra maneira, experimentei então escalfar em ervilhas os ovos, os últimos um pouco aldrabados por cozerem em cima das primeiras, o que obviamente facilita a tarefa. Espero que me desculpem - sempre são uma melhor aproximação aos reais ovos escalfados do que ovos mal cozidos, e o que conta é a intenção.




Ervilhas com Ovo Escalfado (Saudável, Sem Glúten, Sem Lactose, Vegetariano)
Para 1 dose

Ingredientes:
[  1 cebola pequena
[  2 dentes de alho
[  Azeite (a gosto)
[  2 colheres de sopa bem cheias de molho de tomate
[  200ml de água a ferver
[  Sal (a gosto)
[  200g ervilhas (usei congeladas)
[  1 ovo

Preparação:
[  Picar a cebola e o alho. Colocar ambos num tacho pequeno ou wok juntamente com um fio de azeite e levar a lume baixo, deixando refogar.
[  Assim que a cebola estiver translúcida, adicionar o molho de tomate e deixar cozinhar mais um pouco.
[  Juntar a água quente e uma pitada de sal.
[  Quando a água começar a ferver, adicionar as ervilhas. Deixar que estas cozam e parte da água evapore.
[  Partir o ovo, colocá-lo em cima das ervilhas (se necessário fazendo uma cavidade com uma colher) e esperar que a clara coza (deixando a gema ainda líquida).



Sendo este um prato bastante famoso a nível nacional, já tinha ouvido falar / visto fotos extremamente apetitosas dele, mas nunca tinha experimentado. Esta receita (e as fotos) são da primeira vez que fiz e provei, por isso não posso comparar com as tradicionais com vinho branco e enchidos (aaah, o bom velho prato tradicional português), mas garanto que estava maravilhoso! Fiz para o almoço num dia da semana e, além de ser prático e rápido, é um prato muito saboroso e em conta. Ficou aprovado, tenciono repetir muitas vezes!
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 dose)
Energia: 299kcal
Proteínas: 15.9g
Hidratos de Carbono: 16.8g
-       Dos quais açúcares: 7.6g
Lípidos: 17.6g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 3.4g
Fibra:  9g
Sódio: 381mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a cerca de 400g, 1 dose ou a totalidade da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
______________________________________________________________________


Comentários

  1. Olha que bom e apetitoso que ficou! Escalfar um ovo não é tarefa do outro mundo embora, verdade seja dita, nem sempre corre bem! Há dias em que os faço à balda e ficam perfeitos e no ponto! E noutros dias em que preciso deles perfeitos, posso fazer 4 ou 5 e nenhum fica como devia! Escalfar dentro das ervilhas é muito mais prático e ficam ainda mais saborosos! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto deste prato, sou assumidamente fã de ervilhas e assim com ovo escalfado ficam óptimas! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Por acaso sempre consegui escalfar bem ovos. E como sabes adoooro ovos com ervilhas. Maravilhoso ♥♥

    Beijinho
    The-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Gosto tanto e desde o inverno que não faço. Comida reconfortante a que não sei dizer não. Ficou com muito bom aspeto. Beijos

    ResponderEliminar
  5. Também demorei o meu tempo até conseguir escalfar um ovo em condições, não que fiquem perfeitos...
    A forma que encontrei é faze-los numa frigideira mesmo pequenina e coloco-os com a sopa da concha para que não se abram todos! Aqui também há uns saquinhos para os colocar a escalfar, nunca experimentei mas posso-te enviar se quiseres :)
    Quanto à receita, ao contrário de quando era criança eu adoro, o vinha fica muito bom e coloco sempre um bocadinho de cenoura! :)

    ResponderEliminar
  6. Curioso...Na minha família o ovo escalfado teve de ser sempre bem cozinhado, com a gema durinha, sob pena de alguns elementos da família nem lhe tocarem. Portanto, deve ser um conceito relativo, digo eu. Eu cá sou muito flexível quanto a isso... gosto das várias versões e essa ficou com muito bom aspeto. E parece muito saborosa, mesmo sem os famosos, deliciosos e gordurosos enchidos. Hei de pôr esta receita em prática em breve :)

    ResponderEliminar
  7. Os meus ovos escalfados só ficam bons com ervilhas, rsrs. É só abrir um buraco no molho e mergulhar lá o ovo que sai sempre bem. O teu prato está uma maravilha e em versão saudável ainda sabe melhor.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  8. Tenho andado com vontade de comer ervilhas com ovos e agora, que vi o teu prato com este aspecto super apetitoso, ainda mais! Gostei do teu ovo :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Oh! Pááááá!!! Até me assustei com o preâmbulo. Afinal é de ovos escalfados que falamos!
    Tem as suas coisas, é verdade, mas aldrabado ou não é uma solução agradável, barata e apetitosa.
    Beijo

    ResponderEliminar
  10. O meu marido adora esse prato, mais até com favas, é simples, rápido e económica :)
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  11. Olá querida tudo bem? Adoro os ingredientes.... Delicioso e fácil de preparar... além de ser saudável! Adorei.

    Beijo e boa semana,
    Vandira

    ResponderEliminar
  12. Huumm, gosto! Ainda na semana passada comi! :)

    ResponderEliminar
  13. Adoro... para mim é uma comida reconfortante. Já não como à algum tempo e as tuas lindas fotos abriram-me o apetite :)
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Faço muitas vezes, cá em casa todos gostamos. Tenho de experimentar esta tua versão mais saudável ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. É uma refeição que nunca comi mas se optar por o fazer com toda a certeza que opto por esta tua versão mais saudável :)
    Obrigada.
    Bjinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Olá avelã, eu não sou exemplo nenhum no que toca a esse género de ovos, porque cá em casa não apreciamos ovos 'crús'... Isto é, seja cozido ou frito a gema até pode ficar um bocadinho líquida só mesmo para molhar o pão, mas tem que na sua maioria ficar cozinhada. Então cozido, faço-os sempre bem cozidos. Manias. Esse prato está apetitoso e eu servia-me já dessa frigideira sem cerimónias :-) Agora um pequenino desafio, para quando uma quiche saudável neste estaminé? :-) Beijinhos grandes***

    ResponderEliminar
  17. Avelanita, eu detesto ovos, mas escalfo imensos no restaurante, é fácil! a´gua a ferver pouquinho, faes uma especie de um tornado com um batedor de varas, e atiras o ovito no centro, fácil fácil.

    ResponderEliminar
  18. Esta é sem dúvida uma das melhores invenções do homem =)

    ResponderEliminar
  19. Gosto muito!
    É um prato que sempre comi em miúda! E lembro-me de criticar quando a gema vinha completamente cozida!
    Agora entendo porque de facto é complicado, para não ficar a clara crua a gema coze rápido :p
    Mas o teu está perfeito :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  20. Acreditas que antes não gostava desse prato? Quase que chorava para não comer mas agora amo! O teu deve ter ficado mesmo bom! beijinho

    ResponderEliminar
  21. Taí um prato português que adoro e não entendo por que não temos no Brasil, já que é tão simples, prático e delicioso! Estas fotos já deram vontade :)

    ResponderEliminar
  22. rsrs como sempre, seu modo de escrever me diverte...
    Tem um bom aspecto e por ser vegetariana, gosto. As ervilhas são muito saborosas e mesmo que fosse um omelete, ficaria delicioso.

    Abraços esmagadores e feliz dia.

    ResponderEliminar
  23. Avelã,
    Adoro ler o que tu escreve, rs.
    Palavras sábias descontraídas.
    Eu ainda não provei ovos dessa forma, deve ficar bom demais, hummmmm...!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  24. Isto é muitooo bom =D
    Já não como há algum tempo =P

    Opá a sério, farto-me de rir contigo =D

    Beijocas

    ResponderEliminar
  25. Um dos pratos preferidos do casalinho cá de casa!
    Já a minha filha não olha para ele com bons olhos! bha...não sabe o que perde! :)

    ResponderEliminar
  26. Para mim é a típica comida de conforto! Adoro... Quanto aos ovos escalfados: antes fazia à balda e sem técnica nenhuma e a coisa resultava muito bem . Depois comecei a ler sobre como escalfar ovos, "n" técnicas xpto e desde aí nunca mais consegui um bom escafaldo xD

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #69 - Pudins Proteicos da Ehrmann (Caramelo, Baunilha, Chocolate e Chocolate-Coco)

Hoje o post é sobre os famosos pudins proteicos da Ehrmann. Sempre que partilho fotos deles recebo perguntas, é infalível - seja acerca do rótulo, do preço, do sabor, dos locais de compra,... Desta forma, achei que o melhor seria escrever um post sobre eles e acabar com as dúvidas de uma vez por todas :) Começo pelas informações básicas: Locais de Compra Para já, os pudins estão disponíveis em poucas superfícies comerciais: fisicamente apenas os encontram nas lojas  Auchan e Primebody Nutrishop (há três, todas em Lisboa). Podem ainda encomendar online pelos respetivos sites, auchan.pt e primebodynutrishop.com . A cadeia Auchan só faz envios para algumas partes do território nacional, mas a Primebody envia para todo o país. Se optarem por encomendar pelo Auchan , os portes ficam a 5,90€ ; que eu saiba são fixos (acho que não há nenhum valor a partir do qual o envio seja grátis). No site da Primebody os portes ficam a 3,99€ , e são grátis para encomendas a part

As Panquecas Perfeitas! (Saudável, Sem Gordura Adicionada, Sem Glúten)

Desde que tenho o blog já experimentei muitas receitas de panquecas, e já publiquei várias delas. Algumas foram particularmente bem-sucedidas: as de aveia com quark , as de weetabix e as de coco já foram feitas (e aprovadas) por muita gente que me veio dar o seu feedback . Outras tornaram-se em clássicos por aqui, e foram repetidas imensas vezes por mim desde que as publiquei; é o caso das panquecas com aveia de sabor e das de aveia e centeio . Mesmo as panquecas de abóbora , uma das últimas receitas que publiquei, foram bastante apreciadas (por mim e por quem já experimentou e partilhou a sua opinião). E gostei bastante de todas estas receitas, até porque só publico no blog coisas de que tenha gostado realmente. Mas, as receitas antigas que me desculpem, hoje não venho partilhar uma receita de panquecas 'boa', nem sequer muito boa. Hoje venho partilhar A receita, capaz de revolucionar por completo a forma como vêem as panquecas. Apenas as fiz hoje, mas tive de p