Avançar para o conteúdo principal

Bolo de Alfarroba e Amêndoa (Saudável, Sem Glúten/Lactose, Sem Gordura/Açúcar Adicionados)


A primeira vez em que experimentei alfarroba coincidiu com uma das minhas primeiras tentativas de fazer muffins. Fiz uns muffins de alfarroba e morango (já que isto não estava explícito o suficiente ;)) que quase me fizeram desistir do reino dos muffins; felizmente não o fiz, e viria em breve a fazer as pazes com novas e deliciosas receitas. Com muita pena minha, a minha capacidade de perdoar não chegou para ambos, e a alfarroba foi o elemento renegado e esquecido no meu armário até eu me fartar de limpar farinha lançada para os outros recipientes por ocasionais espirros do pacote mal fechado. Até agora.
Esforçando-me no sentido de uma reconciliação, trouxe numa ida ao supermercado um pacote de farinha de alfarroba. A primeira experiência voltou a não ser das melhores: fiz uma broa de alfarroba e aveia, mas penso ter exagerado na primeira, o que teve como consequência um sabor demasiado forte. Desta vez, perdoando o ingrediente e não a forma, para variar, em vez de fazer uma broa de sabor diferente fiz uma nova experiência com farinha de alfarroba, um bolo com esta e farinha de amêndoa. Como podem adivinhar pelo post, este é o final feliz que procurava - na forma de um bolo delicioso. Não são os melhores? ;)





Bolo de Alfarroba e Amêndoa (Saudável, Sem Glúten/Lactose, Sem Gordura/Açúcar Adicionados)
Adaptado daqui

Ingredientes:
[  6 ovos
[  60g de mel
[  100g de farinha de amêndoa
[  50g de farinha de alfarroba

Preparação:
| Separar as gemas das claras e colocar ambas em recipientes grandes.
| Juntar o mel às gemas e bater a mistura com uma batedeira elétrica até que fique mais clara (cerca de 2 minutos).
| Adicionar às gemas com mel as farinhas (de amêndoa e de alfarroba) e envolver com uma espátula.
| À parte, bater as claras em castelo e, aos poucos, envolvê-las também na mistura anterior.
| Colocar o preparado numa tarteira ou forma antiaderente e levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 25 minutos.



O bolo ficou com um sabor muito bom, com aquele travo caraterístico dos bolos de amêndoa e um toque ligeiro e 'achocolatado' a alfarroba (depois das minhas experiências anteriores não querem saber o quanto prezo o adjetivo 'ligeiro' :P). A textura ficou agradável, muito fofa e a combinar na perfeição com o sabor! Gostei tanto da experiência que fiquei entusiasmada com futuras experiências no campo da alfarroba. É todo um mundo por descobrir ;)
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 fatia)
Energia: 154kcal
Proteínas: 6.7g
Hidratos de Carbono: 12.8g
-       Dos quais açúcares: 8.2g
Lípidos: 10.2g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 1.4g
Fibra:  3.9g
Sódio: 39mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a cerca de 50g, 1 fatia ou 1/10 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
______________________________________________________________________

Comentários

  1. Ainda não experimentei farinha de alfarroba mas a avaliar o aspecto delicioso deste bolinho fiquei muito curiosa.
    bjns

    ResponderEliminar
  2. Já me fizeste rir pois identifiquei-me contigo. Tenho sempre um pacote de alfarroba que "espirra" para cima das outras farinhas. A alfarroba tem uma personalidade ( sabor) bastante forte e por isso deve ser usada com moderação ( aprendi por experiência própria,eheh). Este bolinho deve ser muito bom.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. Gosto de alfarroba e adoro amêndoa! Por isso, uma fatia dessas ia-me agradar certamente ^_^
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada! :D Ai meu Deus, estou velha :p ahahahah
    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin

    ResponderEliminar
  5. Deve ser tão bom! Sou fã de amêndoa e alfarroba. Eu ando desejosa para chegar a casa e experimentar a farinha de alfarroba. Aqui não há! Ao contrário de ti nunca a utilizei. Mas o ano passado numa praia de Alvor comi uma bolinha de Alfarroba e rendi-me. A minha sorte foi que as férias estavam a findar... Porque me teria provavelnente, transformado numa bolinha de alfarroba. :D
    Beijinho

    http://postigodosmeusdoces.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Tem muito boa cara!
    Nunca experimentei essa farinha - chegou a hora de o fazer.

    ResponderEliminar
  7. Uma maravilha Avelã, é o que posso dizer deste bolo, pois tem tudo o que adoro, desde a farinha de alfarroba, à farinha de amêndoa, da qual também sou fã.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  8. Eu nunca experimentei a farinha de alfarroba, mas depois de olhar p/o seu bolo tenho certeza que vou gostar caso venha a experimentar!
    Bjsss amiga e um ótimo domingo p/vcs

    ResponderEliminar
  9. Também ali tenho um frasco com farinha de alfarroba. Receita vem mesmo a calhar :-)

    ResponderEliminar
  10. Infelizmente por estes lados, só mesmo eu é que gosto do sabor da alfarroba! Os bolos ficam mais leves e aquele sabor característico lembra-me sempre o bolo de mel da madeira que venero! :)
    Gostei desta tua sugestão e acho curioso que quando uso alfarroba os bolos ficam sempre castanhos muito escuros e o teu não! :)

    ResponderEliminar
  11. Óptima sugestão para a farinha de alfarroba que tenho cá em casa a ganhar pó!

    ResponderEliminar
  12. Nunca experimentei farinha de alfarroba, fiquei muito curiosa para saber como será o seu sabor! Essa fatia está mesmo a piscar-me o olho!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Adorei a simplicidade desta receita! Deve ter ficado uma delicia.

    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Eu adoro o sabor da alfarroba nos bolos e no pão mas nunca fiz nada em casa usando a dita cuja. Mas a verdade é que a cada dia que passa ando mais curiosa para comprar e experimentar! :)
    Mais uma receita a guardar! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  15. Ele tem um excelente aspecto, mas eu provei alfarroba e não gostei nada do sabor. Será que com a amêndoa ajuda a disfarçar o sabor? =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
  16. Este bolo tem cheiro e sabor do meu algarve :)
    É bem verdade que a farinha de alfarroba tem muito que se lhe diga ;) mas vale muito a pena ;)
    Por aqui a 'malandra' também se espalha por toda a prateleira e depois ao usar ainda suja mais qualquer coisa ahahahahahah

    ResponderEliminar
  17. Nunca experimentei fazer um bolo com alfarroba! Mas, verdade seja dita, nem sequer me lembro da última vez que fiz um bolo =P

    ResponderEliminar
  18. Tive uma primeira experiência com a alfarroba desastrosa, tal como tu!
    Achei que abusei nela, nuns muffins (também) e não gostei mesmo nada!
    Felizmente mudei a opinião.
    Já fiz uns bolos e um pão e gostei sempre!
    Este bolo ficou lindo :) Simples e imagino que super saboroso :)
    Amêndoa e alfarroba combinam bem!!!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  19. Já eu adoro alfarroba pelo que esta tua receita é uma candidata ideal para a minha cozinha ;)

    ResponderEliminar
  20. Hummm que delicia!!! Gostei muto da sua receita, adoro receitas saudáveis!!! Bjks

    ResponderEliminar
  21. Que aspecto delicioso! Gosto imenso de tudo o que tem alfarroba =)

    ResponderEliminar
  22. Graças a Deus não tenho problemas com gluten ou lactose, mas quem não tem alguem na família que tenha isso não é? É ótimo conhecer receitas alternativas para eles.

    ResponderEliminar
  23. Não sei se alguma vez experimentei alfarroba!

    ResponderEliminar
  24. Bom dia, Avelã!
    Pra mim, parece delicioso. Gosto muito dessas receitas integrais. Pena que ainda não podemos experimentar pela telinha.
    Abração esmagador e feliz final de semana.

    ResponderEliminar
  25. A alfarroba tem um sabor intenso o que normalmente não resulta em amor à primeira vista :)
    Quando bem balanceada com outros ingredientes fica deliciosa, com um sabor entre o chocolate e o café.
    Deliciosa sugestão!

    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
  26. Gostei muito desta tua sugestão pois gosto bastante dos dois sabores, alfarroba e amêndoa. Vou experimentar. :)
    Bjinhos

    Bimby & Sabores da vida

    ResponderEliminar
  27. Adoro alfarroba e adoro estes bolos super simples, com poucos ingredientes!

    ResponderEliminar
  28. Que delícia e com tão poucos ingredientes :)

    ResponderEliminar
  29. Nunca provei farinha de alfarroba, mas lembro-me do cheiro e estou tao curiosa de experiemntar, mas aqui nao há. Aqui não há nada! Já fiz o gelado que pediste, publico esta semana :)

    ResponderEliminar
  30. Teria que experimentar mas parece delicioso :D

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar
  31. Não conheço alfarroba fiquei curiosa...
    Boa continuação de semana.
    janicce.

    ResponderEliminar
  32. Ola!
    Acabei de conhecer o blog e achei simplesmente adorável e querido!^-^
    Acho q aqui poderei encontrar receitas apropriadas para o meu estilo de vida actual.
    Já segui no instagram e no facebook tb, espero ansiosa pelas próximas actualizações

    Fighting!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que sim, fico contente :D
      As atualizações têm estado em banho-maria, mas estão a chegar :)

      Eliminar
  33. excelente. Tenho de voltar aqui para tirar a receita.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t