Avançar para o conteúdo principal

Produtos #5 - Barras e Wafers Proteicos da Diese

Há pouco tempo estava a fazer compras no E. Leclerc e, vendo os produtos da Diese em promoção, resolvi trazer alguns para experimentar. Escolhi as barras de chocolate/frutos secos e baunilha e os wafers de chocolate, chocolate/frutos secos e baunilha. Na verdade, apesar de passar por eles com frequência no supermercado, acho que demorei a dar-lhes uma oportunidade devido à sua embalagem branca e azul que a mente rapidamente associa a remédio. 

O departamento de marketing de *alguma* empresa anda a falhar...
O rio adorável que banha os wafers nas embalagens destes até compensa o resto - nas barras, no entanto, a história passa-se de forma diferente. Até o paracetamol tem uma embalagem mais apelativa - mas chega de falar do meu ódio pelas embalagens, passemos ao que realmente interessa.

Onde Comprar, Preço, Ingredientes e Informação Nutricional

Como já disse, comprei estas barrinhas no E. Leclerc, mas há também à venda no Continente e imagino que noutras grandes superfícies comerciais o mesmo se verifique. Sem promoção, as wafers custam por volta de 2 euros e as barras por volta de 3.

Todos os produtos que comprei e mostrei acima têm um elevado teor em proteína; a marca também tem umas barras energéticas, mas nunca provei. Os ingredientes são bastantes, deixo a transcrição da lista das de baunilha: 

Mistura de proteína do soro do leite e de proteína de soja (22,5%), xarope de glucose, cobertura branca (18%) (açúcar, óleo de palma, soro de leite em pó, leite em pó magro, emulgente: lecitina de soja, aroma:baunilha), oligofrutose, passas (7%), óleo de palma, coco (3,5%), flocos de soja, humectante: glicerol, emulgente: lecitina de soja, mono e diglicéridos de ácidos gordos, regulador de acidez: ácido láctico, extrato de malte de cevada, sal, vitaminas (B1, B2, B6, B12, niacina, ácido pantoténico, ácido fólico, E, C), minerais (carbonato de cálcio, óxido de magnésio), aromas: (coco e baunilha), conservante: ácido sórbico.

Como podem ver, em termos de ingredientes as barras não são propriamente saudáveis, mas isto verifica-se com a maior parte das barras proteicas que andam por aí. Pessoalmente não recomendo o consumo regular deste género de produtos, eu própria só compro para experimentar ocasionalmente. As listas de ingredientes dos outros sabores andam dentro do mesmo, por isso não vou colocá-las aqui.

A mesma barra (de baunilha) tem 242kcal, 9.1g de gordura, 15g de proteína, 22.5g de hidratos de carbono e 14g de açúcar. Novamente, não é uma informação nutricional propriamente brilhante, é até pobrezinha dentro das barras proteicas. Os wafers são algo melhores, com um pouco mais proteína e gordura e menos hidratos de carbono (menos açúcar também). 

Para além dos sabores que escolhi, há barras de chocolate e de morango, mas acho que os sabores de wafers disponíveis são só estes. 

Já que estamos a falar das barrinhas, no outro dia estava a passear no site da Prozis (informação sobre a loja aqui) para fazer uma encomenda e deparei-me com isto:

?!

São umas barrinhas muito parecidas a estas da Diese de que tenho falado, tanto na embalagem como em termos nutricionais, mas aparecem associadas à marca 'max sport'. Não me perguntem porquê, mas se quiserem experimentá-las aproveitem, porque no site são bem mais baratas - as barras ficam a 1.49 euros e as wafers a 1.29, havendo também a opção de comprar caixas com várias, que ficam mais em conta. ;)

Sabor e Textura

Barra de baunilha
Já provei barras proteicas suficientes para saber que nem todas são grande coisa, mas mesmo assim estas conseguiram surpreender-me de tão más. São rígidas mas não crocantes, tanto que depois de comer meia barra me doía o maxilar (e acreditem que não sou uma fraca de maxilares, adoro torrão ;)). Pelo meio tem umas passas que não ajudam em nada, pelo contrário. Acrescentam uma textura mole no meio, sendo o resultado mesmo estranho. 

'Só a de baunilha é que é má, certo? A outra é de chocolate e frutos secos, tem de ser decente, não?' - perguntam vocês. 

Pois... Não. (Para compensar, as sobremesas da Alpro são maravilhosas)
Lamento, mas as barras da Diese não valem de todo a pena o preço. Não as recomendo a ninguém. A de chocolate é ligeiramente mais tragável, mas tem a mesma textura estranha e um sabor meio disfarçado a chocolate. 

Será que é neste tom depreciativo que terminará a review, que nada pode salvar os produtos da Diese de um lugar permanente no escuro canto de desprezo do meu coração? *Suspense*

E eis que chegam...

Os wafers-salvadores-da-pátria!
Não num cavalo branco, antes numa embalagem branca e feia. Depois da desilusão das barras, os wafers foram uma boa surpresa. São leves, com uma textura crocante caraterística deste tipo de bolachas e na minha opinião até melhores do que as versões tradicionais do produto.

Uma particularidade interessante: estes wafers têm um cheiro mesmo muito forte. E com isto não quero dizer que cheiram mal ou são desagradáveis, quero dizer que se estiverem numa sala grande e abrirem a embalagem de um a sala inteira vai ficar com um aroma a baunilha. Não é nada de especial ou desagradável, até porque cheiram bem, mas achei isto engraçado de uma forma caricata :P 

Versão chocolate
Embora tenha preferido a versão de baunilha, também achei esta muito boa. Tem mesma textura leve e crocante e um sabor clássico a chocolate - a barra-não-wafer podia definitivamente aprender alguma coisa com esta.

O de chocolate e avelãs
Também adorei este sabor, acho que está entre o de baunilha e o de chocolate no meu ranking pessoal. O sabor a avelã não é particularmente forte, mas é agradável :)

Caso não tenham tido paciência para ler o post inteiro, fiquem com esta ideia que vos pode ser muito útil no futuro: no que à Diese diz respeito, wafers sim, barras não. Não precisam de agradecer. ;)

Comentários

  1. olha, eu gosto imenso destas barras! como muitas vezes, é um dos meus snacks preferidos ;)

    o meu blog faz 1 ano, e para comemorar estou a sortear alguns produtos da lush!
    dá um saltinho no meu blog e participa!
    beijinho!
    the-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Avelã,
    Apesar que aqui não encontro essa marca, gostei de saber.
    Outro dia eu comprei umas barras de proteínas que não valeu a pena o preço, terríveis!
    Nem todas são ruins, tem marcas e sabores que são deliciosas!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  3. Já experimentava os wafers!!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Nunca experimentei dessas, mas de certeza que eu ia gostar e muito ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Já vi esses produtos à venda mas nunca provei, para mais tens toda a razão essas embalagens nem nos despertam a curiosidade de comprar. Acho que deviam apostar mais no marketing da coisa. Os wafer têm realmente um ar apetitoso, mas assim sendo, não são a comida indicada para quando tentas comer às escondidas/discretamente. :D
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  6. Ainda bem que alguma coisa se salvou né amiga?
    Fiquei preocupada com o seu prejuízo, já que as barrinhas eram tão duras a ponto de machucar o seu maxilar, aff!
    Bjsss amiga e que vcs tenham uma semana de sucesso e abençoada

    ResponderEliminar
  7. Não sou nada adepta desse género de barras. Se é para comer um snack prefiro uns frutos secos ou bolacha maria :-)

    ResponderEliminar
  8. Não conheço mas devem ser muito boas :) :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Adoro os teus posts, especialmente os de reviews. Consegues colocar o dedo na ferida e rodar um bocadinho para ver se sai sangue :) Tem cuidado é se começares a receber hate mail dos senhores da Diese. Mas pelo menos vou ver se experimento os wafers (vá senhores da diese nem tudo está perdido!)

    ResponderEliminar
  10. Não conheço os produtos nem a marca. Mas é sempre bom saber a opinião :)
    Fiquei tentada a experimentar as waffles:)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  11. Só tenho que te dizer que por causa de ti já ando a ver estas coisas para dar ao namorado como prenda de anos =P
    Já andei a ver e vais-me fazer gastar dinheiro. Bem, bem =P

    Beijocas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Bolo de Spéculoos

  Com quase dois meses de atraso, venho deixar a receita do bolo que fiz para o meu aniversário. Mais pequeno que o habitual, tendo em conta a situação pandémica na altura (nos últimos dois anos não tive muita sorte com o timing do meu dia de anos). Para compensar, fi-lo em modo *overdose de spéculoos*: spéculoos  alegram qualquer situação :D O recheio foi improvisado à última da hora: tinha planeado fazê-lo com natas batidas e creme de spéculoos, mas aqueci o creme para ficar mais fluido e a temperatura fez com que as natas coalhassem. Fiquei sem o único pacote de natas que tinha, mas felizmente sou  exagerada  precavida e tinha meia dúzia de frascos do creme de barrar.  Acabei por desenrascar um recheio misturando-o com o pudim de caramelo da Ehrmann como base, o que de resto prova a minha tese de que há poucas coisas que não se resolvam com um pudim de caramelo da Ehrmann :P Foi tudo pelo melhor, porque ficou delicioso! Deixo a receita para que possam experimentar :)  Bolo de Spécul

Madalenas Sem Açúcar

Tenho a tradição de testar uma receita nova de cada vez que recebo ou compro uma nova forma. Por vezes as ideias são muitas e não é fácil escolher, mas quando a My Tup Love  me enviou esta forma não houve sequer um momento de indecisão: forma de madalenas pede madalenas :D  Juntei o útil e agradável, e usei na receita a recentemente lançada aveia de custard. O seu aroma docinho a lembrar bolos com limão não podia ser mais adequado para o efeito :)  Madalenas Sem Açúcar Para 6 madalenas Ingredientes : [  1 ovo [  50g de quark natural [  25ml de leite [  75g de farinha de aveia com sabor (usei a de custard da EU Nutrition , que tem um saborzinho a limão fantástico; podem encomendar com 15% de desconto usando o cupão euavela15 no site) [  1 colher de café de fermento Preparação : | Bater o ovo com o quark durante dois ou três minutos. | Baixar a velocidade para o mínimo e adicionar o leite, batendo apenas até este estar incorporado.  | Juntar a farinha e o fermento envolver com uma espát