Já mencionei que tenho por natureza alguma tendência para preferir receitas complicadas. Associo a estas um melhor resultado, o que às vezes é verdade, mas não sempre.
Quando comecei a tentar fazer versões saudáveis de receitas tinha medo de não seguir a receita à risca fosse ter um mau resultado, pelo que fazia substituições estúpidas: achava que era boa ideia usar uma dúzia de farinhas integrais diferentes em quantidades ridiculamente pequenas em vez da branca, uma colher de sopa de azeite em vez de óleo, clara e totalmente indispensável... Com o tempo comecei a perceber que isto não servia para nada, pelo que agora a maior parte dos bolos saudáveis que faço são muito simples (e deliciosos, nunca é demais reforçar).
No entanto a tendência persiste em termos de doces, e se nos bolos de camadas já desisti do buttercream e passei a fazer os infalíveis bolo com fruta e chantilly e bolo alemão ainda é raro fazer um bolo simples de laranja - e quando faço um complico na mesma, com ideias maravilhosas como 'vou totalmente fazer o melhor bolo de laranja de sempre! *Peneirar as gemas* *usar parte farinha maizena* *bater as claras à parte* *mexer tudo com uma lentidão e cuidado exagerados* *acabar com um bolo exatamente igual a todos os outros e mesmo assim ficar insistentemente a observar as caras das pessoas enquanto comem tentando descobrir uma expressão de encanto desmedido*'.
Poder-se-ia dizer que sou um caso perdido; tenho, no entanto, esperança na minha evolução, em grande parte fundada nestes quindins. Este é um doce que nunca provei até fazer pela primeira vez, utilizando uma receita que exigia o preparo de uma calda de açúcar para hidratar o coco. O sabor convenceu-me, mas o aspeto ficou um pouco duvidoso - quindim que é quindim parece ter luz própria, e os meus ficaram demasiado baços e imperfeitos para o trabalho que deram. Quando voltei a fazer esta sobremesa a receita que utilizei foi a que deixo abaixo: extremamente simples, com apenas quatro ingredientes que misturei de uma só vez. O resultado, dando-me uma lição sobre a simplicidade e o seu potencial, ficou perfeito.
(Ainda vos hei-de mostrar os patinhos feios da primeira tentativa!)
(Ainda vos hei-de mostrar os patinhos feios da primeira tentativa!)
Quindins
Adaptado daqui
Para 12 quindins
Ingredientes:
[ 10 gemas
[ 200g de açúcar
[ 150ml de leite de coco
[ 100g de coco ralado
Preparação:
| Misturar bem as gemas com o açúcar, o leite de coco e o coco ralado.
| Distribuir o preparado por forminhas untadas e polvilhadas com açúcar (podem usar várias pequenas ou uma grande).
| Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus em banho maria (costumo usar um tabuleiro de muffins com água: coloco as formas de metal com a massa nas cavidades) durante cerca de 45 minutos. Se começarem a queimar podem cobrir com uma folha de papel de alumínio.
Além de terem ficado muito brilhantes (o que é sempre agradável), estes bolinhos foram muito apreciados. A textura é deliciosa, tendo eles uma parte 'mais pudim' e outra fofinha; para além do mais, envolvendo coco já se sabe o fascínio que suscitam - se são amantes do ingrediente, têm aqui uma mina de ouro. A cor e o formato são amorosos, mas depois da primeira trinca não vão ficar com pena de os 'destruir'! São ainda um pouco menos doces que os tradicionais, não sendo portanto tão enjoativos - conjugando este facto com a consistência perfeita que se vê, saber-se-ia de antemão que iriam desaparecer uns atrás dos outros, o que a experiência corroborou. Uma receita a repetir, portanto :)
Nossa, gosto muito se deixar toda a semana como alguns kkk;
ResponderEliminarPrazer em conhecer seu blog.
janicce.
Que maravilha!!! Ficaram mesmo um mimo ;)
ResponderEliminarBeijinho
Recanto com Tempero
http://recantocomtempero.blogspot.pt/
Isto tem tao bom aspecto. Alias, tudo o que fazes tem sempre tao bom aspecto. Parece-me facil tenho de experimentar ;)
ResponderEliminarBeijinho
The-not-so-girlygirl.blogspot.com
Fiquei curiosa em relação aos patinhos feios já que estes estão super amorosos e uma perfeição! :) Eu adoro coco por isso os quindins são mesmo a minha cara. :)
ResponderEliminar--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
que belos quindins uma cor perfeita e devem estar tão saborosos.
ResponderEliminarO Cantinho dos Gulosos
Que quindins fantásticos,...é uma sobremesa que nunca experimentei, tenho que me atrever a fazer!!
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
Eu tenho essa tendência, já tive mais na verdade, porque tenho comprovado que muitas vezes as receitas mais simples dão fantásticos resultados e são as que repetimos mais vezes!
ResponderEliminarEstes quindins estão lindos mesmo! :)
Beijinhos Ana
https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt
Olá Avelã: parecem pequenos sóis. Estão lindos e devem ser muito bons.
ResponderEliminarBjn
Márcia
Vi isto no instagram e tive que vir a correr ver a receita! Adoro quindins, que delícia!
ResponderEliminarAdoro! Ficaram perfeitinhos e com uma cor linda linda!!
ResponderEliminarFiz uma vez um em modo gigante e jurei nunca mais pq foi uma desgraça!!
Comi quase tudo sozinha!!!! :D
Mas agora já não posso ter devaneios desse tipo , antes engordava 1 grama a comer assim agora engordo 1 tonelada!! ahahah
Ficaram tão mimosos! Mesmo lindos! Sim sim diz lá que os outros ficaram feios que nós fingimos que acreditamos... tu não sabes fazer coisas feias!
ResponderEliminarBeijinho
http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/
Mas que bom aspeto :D fiquei cheia de vontade de ir para a cozinha fazer!!! Quem sabe um dia destes... e depois partilho a opinião ;)
ResponderEliminarHummm...que aspecto delicioso!!!
ResponderEliminarBjs :)
Ficaram perfeitos!
ResponderEliminarÉ óptimo tentar tornar as receitas mais saudáveis, nem que seja à 2ª ou 3ª ou 4ª tentativa! eheh Depois até sabem melhor!
Adorei os teus, bem bonitos, brilhantes e devem ser uma verdadeira tentação.
Um beijinho
muit bom gosto. Um quindim é sempre uma boa opção. Ia agora um, ai se ia........
ResponderEliminarNem imaginas o quanto eu adoro quindins mas nunca fiz.
ResponderEliminarQuanto às receitas, sou como tu. Embora faça receitas simples, claro, adoro as complicadas, pois essas sim, mesmo que os resultados não sejam perfeitos, dão prazer e dão luta a ajudam-nos a aprender e a evoluir enquanto cozinheiras.
Um beijinho,
Lia
Adoro coco mas acreditas que nunca fiz nem comi quindins, que grande falha a minha!
ResponderEliminarBeijinhos ...
Guloso qb
Hummm, isso é uma perdição! kkkk
ResponderEliminarQue delícia, e como ficaram lindos os seus quindins!
Bjsss amiga
Gosto muito de quindins, estes que tens nas fotos estão com um aspecto super apetitoso e muito perfeitinhos. Ainda só fiz uma vez quindins, mas a coisa não correu muito bem... tenho de votar a tentar! :)
ResponderEliminarNa penúltima foto os teus quindins estão com um ar triste, o que foi que lhe disseste? :p
Beijinhos
www.petiscana.com
A aparência ficou ótima e pelo jeito, o sabor deve estar maravilhoso também!
ResponderEliminarNão gosto de quindins que ficam com um cheiro forte de ovos. Quando são saborosos, mas com cheiro suave, aí sim!
Abração esmagador e feliz dia.
Ai... Que aspecto magnífico. Adoro coco. Estão perfeitos :)
ResponderEliminarBjinhos
Bimby & Sabores da Vida
Maravilhosos! Vou roubar a receita, nunca fiz. :)
ResponderEliminarBeijinho
Parece eu com a Bimby - olho para uma receita complicada e penso, Yes I Can! 45 minutos depois e a Bimby já quase a voar pela janela penso Vou Acabar esta PIIII dê por onde der mas da próxima vez faço uma omelete e tá a andar!
ResponderEliminarAh os quindins ficaram deliciosos!
Acho que os quindins teem um ar muito simpático, mas por acaso não é bolo que me desperte nada quando vou a uma pastelaria. Mas tenho mesmo que experimentar fazer em casa, pode ser que me renda a esses brilhantes bolinhos :-) Beijinhos avelã.
ResponderEliminarAdoro! Pena serem uma pequena bomba calórica!
ResponderEliminarAqui esta um doce que adoro, receita simples e fácil mas com um resultado magnifico. Quindim e um doce brasileiro na qual o seu nome tem origem africana que significa dengo, encanto, etc, como este doce uma verdadeira doçura. Com ascendência portuguesa das famosas Brisas de Liz. Um doce para ser doce tem que ser doce, não vale a pena inventar.............Bom apetite.
ResponderEliminarTão perfeitinhos!
ResponderEliminarNunca comi acreditas? Mas a serem de coco, têm tudo para ser perfeitos =D
Beijocas
ficaram tão giraços :p
ResponderEliminarmas confesso que esperava que me trouxesses uma versão mais saudável deles :D hehe
bjs
Carla