Avançar para o conteúdo principal

10 Receitas Saudáveis com Quark

Sendo um produto tão popular e falado, o quark (queijo fresco batido) vai suscitando algumas dúvidas. Acho que o facto de ser um queijo assusta um bocadinho as pessoas - há sempre quem compre e depois não saiba o que fazer, porque é queijo. No entanto, é tão semelhante a iogurte que o uso mais comum que eu (e acredito que a maior parte das pessoas) lhe dou é mesmo como lanche, juntamente com fruta e algumas sementes ou granola, por exemplo. Assim, se alguma vez o comprarem e se encontrarem sem saber o que lhe fazer, procurando receitas e tendo medo que estas corram mal, pensem iogurte

Apesar de todo esta discurso, hoje trago um post com algumas sugestões de receitas mais elaboradas com o quark - a verdade é que, mesmo sendo um ótimo queijo-iogurte, o quark também dá uma textura ótima a algumas receitas. Ajuda os bolos sem gordura a ficarem mais fofos e ainda dá um up aos níveis de proteína do que quer que seja que preparem - um sonho. ;)

Deixo ainda a nota de que é muito comum as pessoas fazerem gelatina com quark, acho que é até uma das receitas mais populares com este queijo. No entanto, eu odeio (odeio) gelatina com sabor, por isso tal receita não estará presente por aqui :P

Panquecas


Esta receita é recente, mas tem tido muito sucesso e conquista sempre quem as experimenta. Apesar de a receita inteira apenas ter 1/2 colher de chá de mel (que depois é dividida por 10 panquecas - ou mais, se forem pequenas. Para registo, da última vez (anteontem) fiz 24 :P) e nenhum outro adoçante (nem fruta) não são nada amargas como algumas panquecas com pouco açúcar conseguem ser! São muito leves, fofas e saborosas. Fiquem atentos, *é possível* que haja um vídeo em breve no canal com esta receita ;)

Bolo de Bolacha


Sempre soube que se alguma vez fizesse bolo de bolacha saudável a cobertura iria ser feita com quark, e assim que descobri a aveia de bolacha maria fiquei também com certezas em relação à sua presença nesta. Foi só lembrar-me de usar panquecas em vez de bolachas (porque 'bolachas de compra' e 'saudável' são conceitos paralelos um ao outro e ainda não tenho uma receita perfeita de bolachas caseiras) e lá concretizei o bolo que tinha idealizado :) A receita está aqui.

Cheesecake de Oreo


Eu sei que não é a primeira vez que esta pequena perdição aparece numa seleção deste género, mas o que é que querem, o cheesecake de oreo conquistou-me completamente. ;) E acho muito sinceramente que cheesecake de forno é das melhores coisas que se pode fazer com quark!

Ovos Mexidos

Espero que não estejam sensíveis a alternações doce/salgado, porque os meus posts não são para fracos ;)
Pode parecer uma ideia estranha - não é o tipo de queijo que estamos habituados a ver em ovos mexidos - mas garanto que experimentando não vão querer outra coisa. Gosto particularmente deles mal cozidos e super cremosos, e o quark ajuda imenso nesta última parte :)
A receita já é bastante antiga, mas podem desenterrá-la aqui.

Mini Cheesecakes (no bake)

Acho que acabei de reparar que a minha mesa é feita de manteiga de amendoim... Tudo começa a fazer sentido agora.
Sou admitidamente mais fã dos cheesecakes de forno, mas uma versão sem forno de vez em quando também sabe bem (e é mais fácil de fazer)! O da foto é uma variação: usei whey com sabor a banana para adoçar em vez de mel e manteiga de amendoim na base (em vez de ghee), criando assim um cheesecake de manteiga de amendoim e banana (porque eu não faço as coisas por menos). Podem ver aqui a receita original.

Croissants de Alfarroba


Há mais ou menos um ano fiz uns croissants brioche que tinham iogurte grego ou quark ou qualquer coisa do género e admito que pensei no potencial de uma versão saudável, mas na verdade eles tinham quark e um bocadinho menos de gordura e ficavam-se por aí quanto a serem saudáveis (em compensação, eram deliciosos). Felizmente entretanto descobri esta maravilhosa receita e estou já a pensar em milhentas variações (de sementes, recheados com chocolate ou manteiga de amendoim - chocolate e manteiga de amendoim, na loucura -, de coco,...). Claro que todas elas terão em comum a presença do quark, que disso não abdico. ;)

Quiche


Nunca fui muito de quiches e que me lembre nunca cheguei a fazer uma com natas. Só me lembro de fazer duas - uma simples, só com pedaços de mozzarela fresco, e esta, com base de pizza e bastantes ingredientes pelo meio. Ambas tinham quark e ambas ficaram com uma textura muito boa! Ainda vou publicar a receita desta última, mas adianto que usei 150g de quark para 4 ovos. Juntando uma pitada de sal e ingredientes saudáveis temos uma refeição saudável muito prática (mesmo para marmitas) :)

Cheesecake


Prometo que é o último cheesecake que aparece por aqui, mas como eu disse cheesecakes e quark são inseparáveis. Esta versão é a mais simples/básica, que podem personalizar recorrendo à imaginação!

Café Gelado


Não faço esta receita há séculos, mas com o incentivo das bananas a apodrecer do solinho bom que se faz sentir congelei a semana passada algumas bananas, por isso não devo demorar muito a abrir a época dos gelados, smoothies, batidos e cafés deste tipo. Podem encontrar a receita aqui.

Crepiocas


Como imagino que saibam, a receita mais tradicional de crepiocas não inclui iogurte, quark nem nada do género. Eu própria tenho aqui no blog uma versão só com ovo, polvilho e um bocadinho de leite - mas as crepiocas com quark são as que faço mais frequentemente, até porque utilizam claras e dão jeito para acabar com os restinhos de pacote. Podem também ser feitas com iogurte (como escrevi na própria receita), mas como tenho sempre um pacote de quark aberto no frigorífico uso-o para os crepes muito frequentemente!

E pronto, fico-me por aqui com as minhas sugestões. Gostaram? Já experimentaram alguma? Quais os vossos usos preferidos para o quark? :D

Comentários

  1. Excelente compilação :D
    Beijinho e bom fim de semana.

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  2. O cheesecake de oreo é tão lindo *.* Que encanto. Nunca fiz um cheesecake, querem lá ver que é agora?

    Os ovos mexidos devem ficar 5 estrelas com o quark. Sei que não tem muito a ver, mas quando tenho queijo "dos triângulos" em casa, até nas omeletes ponho. Fica tão bom.

    ResponderEliminar
  3. Usei quark pela primeira vez para fazer o cheesecake de forno e depois comi um restinho com granola. Agora que falas nos ovos vou ter que comprar para experimentar com os ovos. :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. AVELÃ, este deve ser o meu post preferido desde sempre no teu blogue... sabes bem porquê ;)
    Quark é a minha perdição e o ingrediente mais versátil de sempre!
    Beijinhos, bom fim-de-semana!*

    ResponderEliminar
  5. Tenho uma embalagem de quark no frigorífico, se calhar vou roubar daqui umas ideias :D
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Preciso de fazer esses croissants de alfarroba urgentemente ;)

    ResponderEliminar
  7. Não comento quase nunca blogues porque os leio pelo feedly. Mas acho que os meus favoritos merecem que deixe a preguiça de lado para agradecer os bons posts. Estou mortinha por comer um chesse cake de forno.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço o tempo dispensado, fiquei muito contente por saber que gosta do blog :D
      Beijinhos :)

      Eliminar
  8. Bom dia!!
    Abriu novamente o meu apetite com tanta coisa boa. Tomei café as 5h00 da manhã e vou preparar algo novamente, quem sabe uma crepioca.
    Lindo domingo,
    Bjs

    Tânia Camargo

    ResponderEliminar
  9. Hello, minha querida Avelã!

    Seleção perfeita, todas saudáveis e lindas!
    Quanto a panqueca por levar 1/2 colher de mel, tem um aspecto divino vou
    levar a e fazer a receita.
    Parabéns pelas receitas maravilhosas que você nos proporciona!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  10. Adorei todas as receitas. Talvez a minha preferida o café gelado. :-)

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/03/cupcakes-de-iogurte-e-coco.html

    ResponderEliminar
  11. O aspecto nunca desilude, mas eu não gostei muito desse queijo...
    Aliás, eu não gosto de queijo, mas até como quando é assim misturado na comida =P

    E aliás, esse queijo, apesar de eu não ter ficado grande fã, vai passar a ser usado, pois calorias poucas, hidratos poucos, tudo pouco =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
  12. Obrigada por publicar todas estas receitas com quark! Também eu sou fã há já muitos anos deste queijo, e ver as suas receitas deu-me vontade de fazer mais umas (para além de experimentar as suas, claro!) para pôr no meu blog...
    Beijinhos;)

    ResponderEliminar
  13. No outro dia a minha irmã fez-me um lanche fantástico: uma camada de aveia com sabor a ferrero rocher, uma camada de queijo batido e depois completou com raspas de amêndoa e côco.. Estava divinal! =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Essas panquecas, ficaram a olhar para mim,...Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  15. Tantas sugestões deliciosas. Amanhã vou postar os croissants de alfarroba, baseados na tua receita.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  16. Gosto imenso de quark,ainda hoje o meu pequeno almoço foi, gelatina, morangos,quark e Granola.
    Obrigada pela partilha das receitas para utilizar o queijo, fiquei de olho no bolo de bola.
    Bj

    Susana

    ResponderEliminar
  17. Obrigada, Avelã, por me teres ensinado o que é o quark! :)

    ResponderEliminar
  18. Também adoro usar quark, excelente fonte de proteína pra quem pratica bastante atividade física!:D


    http://thewolfofpopcornstreet.blogspot.pt/ visitem o meu blog onde falo sobre filmes e séries, espero que gostem! :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t