quarta-feira, 3 de maio de 2017

Petits Gâteaux (Saudável, Sem Açúcar Adicionado)

Há um ou dois anos fazia frequentemente um bolo de chocolate usando a receita de eleição da altura (não era saudável, aviso já - muitos pacotes de chocolate em pó e manteiga se gastaram :P). A receita rendia mesmo muito e no fim ficava sempre com um bolo colossal, que enchia a minha maior forma e durava mais de 1 hora a cozer - e isto para ficar húmido
Como não tinha grande prática a fazer bolos assustava-me frequentemente com o tempo que este demorava (nada mais horrorizante que o tempo excessivo de cozedura de um bolo, certo? Acho que é uma daquelas coisas que nos perseguem a todos :P). Passavam vinte minutos e eu ainda ia esperançosa fazer o teste, como se os tremeliques todos do bolo enquanto eu puxava um bocadinho o tabuleiro para conseguir espetar o palito não fossem sinal suficiente de que não estava cozido.
Não sei por alma de quem, qualquer dia decidi que estava mesmo cozido, apesar de não ter absolutamente nenhum sinal que sugerisse isso (that's me). Fiquei com uma quantidade surpreendente de bolo de chocolate líquido na forma - porque bolos que se conseguem cortar com uma faca são demasiado mainstream
Digo isto, não para ficarem a achar que devia deixar os bolos porque não nasci para isto (isso é só um efeito colateral mesmo), mas para contextualizar a minha falta de jeito a avaliar pontos de cozedura de bolos de chocolate - e quem diz 'bolos de chocolate' diz outra coisa qualquer, porque também tenho a história na versão 'brioche mal cozido', 'crème brûlée líquido' e 'bolo rainha cru' (vou poupar-vos a mais detalhes, agradeçam-me). 
Acho que só desta forma ficam a perceber o ato suicida que é, não só tentar fazer petits gâteaux, mas tentar fazer petits gâteaux saudáveis, sem as toneladas de manteiga, açúcar e gemas que estes frequentemente têm para ficar com a textura tradicional. 
Como acho que não corro o risco de estragar a surpresa, que já está estragada há muito tempo (ou não fossem os spoilers massivos que são os elogios rasgados que teci a estes bolinhos no facebook e instagram, as fotos, este post existir e eu estar a escrever este texto autodepreciativo que claramente só serve para dar mais importância ao facto de os bolinhos terem ficado perfeitos), adianto que afinal não foi má ideia: pelo contrário, esta foi uma das melhores receitas que fiz nos últimos tempos (e não se deixem enganar pela pequena quantidade de posts novos - tenho feito muitas receitas sou só uma lesma a publicá-las).
Sem mais demoras (engraçado como digo isto como se alguém ainda estivesse a ler o texto, não é? :P), deixo-vos a receita para que possam experimentar - e não deixem de o fazer, porque têm a garantia de que se uma máquina de fazer bolos crus como eu acertou no ponto de cozedura dos bolinhos, então é mesmo muito fácil :)





Petit Gâteau (Saudável, Sem Açúcar Adicionado)
para 3 petits gâteaux

Ingredientes:
[  50g de chocolate negro (preferencialmente com mais de 70% de cacau)
[  1 colher de sopa de óleo de coco
[  2 ovos
[  40g de oats & go evolution (podem comprar aqui com 15% de desconto usando o código EUAVELA15)

Preparação:
| Colocar o chocolate e o óleo de coco num tacho pequeno e levá-lo a lume baixo até a mistura derreter, mexendo ocasionalmente.
| Bater os ovos com uma batedeira elétrica até ficarem de uma cor clara e textura espumosa (cerca de 1 minuto).
| Envolver o chocolate derretido nos ovos. Adicionar o preparado 'oats & go' e mexer até a mistura ficar homogénea.
| Distribuir a massa por formas individuais (tipo ramequins) untadas e enfarinhadas e levá-las ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 5 a 10 minutos (convém não deixar cozer demais - vão tocando na superfície, quando já não estiver crua mas ainda se notar que o interior está líquido podem tirar).
| Deixar arrefecer uns minutos, desenformar e servir.



Acho que as fotos falam por si, mas se ainda precisam de mais elogios aqui vai: melhores. Bolinhos. De sempre. O interior super cremoso e intenso ainda quentinho e o exterior fofo são uma dupla de fazer uma pessoa ir aos céus e voltar! Juro que fiquei surpreendida com o resultado desta receita, nunca pensei que fosse possível fazer uma sobremesa decadente assim de forma tão simples e saudável :P
Relativamente ao preparado oats & go da EU Nutrition (que podem comprar com desconto usando o meu código, euavela15), se estiverem a pensar adquiri-lo mas acharem que não dão conta de 1kg só com bolos de chocolate, aviso que este também serve para fazer papas de aveia (aliás, é o objetivo principal), é uma espécie de aveia instantânea proteica em farinha. Para quem não quer/gosta/pode usar claras nas papas, é uma boa alternativa para as fazer um pouco mais baixas em hidratos e ricas em proteína!
Como já sei que me vão perguntar se o podem substituir por alguma coisa: haverá eventualmente substituições que resultam, mas eu não as experimentei e não garanto que sejam tão boas. O preparado consiste em farinha de aveia e whey e tem sabor a chocolate - desta forma, podem substituir por exemplo por uma mistura de whey e farinha de aveia (tendo pelo menos uma destas sabor a chocolate), mas isto vai alterar tanto a consistência como o sabor.
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma dose)
Energia: 206kcal
Proteínas: 11.6g
Hidratos de Carbono: 13.1g 
-       Dos quais açúcares: 4.8g
Lípidos: 12.5g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 7.2g
Fibra:  2.5g
Sódio: 98mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 dose, um petit gâteau ou 1/3 da receita). O chocolate considerado foi o da Lindt com 85% de cacau. Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
__________________________________________________________________________

15 comentários:

  1. OMG! Estou a gostar tanto deste teu regresso que nem imaginas! Metade do meu entusiasmo deve-se às saudades que tinha das tuas publicações/receitas e a outra metade deve-se às receitas maravilhosas que nos tens trazido! Eu adoro bolos de chocolate, e então estes consistentes por fora e húmidos por dentro fazem-me ir às nuvens e voltar! Tenho o meu filho mais velho doente em casa, por isso é já amanhã que vou fazer! Apenas vou usar farinha de aveia simples e juntar um pouco de cacau que é a única coisa que tenho! Se me correr bem depois publico! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ficou com aspecto delicioso!! Como eu costumo dizer, nós podemos comer de tudo, basta cozinharmos os alimentos da melhor forma :)

    ResponderEliminar
  3. hummm guloso...adoro petits gateaux e assim saudável..podemos comer mais não é ? :D vá adiciona uma bola de gelado :D


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  4. A receita parece ser maravilhosa ;)
    http://adiaryb.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Tem um aspecto maravilhoso, e sendo saudável melhor ainda.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Adoro petit gateaux, quando se abre o meio e escorre o chocolate até fico de olhos a brilhar. Sendo esta tua sugestão saudável, comia logo dois. ;)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  7. Oh meu Deus! O que é isto???
    Eu não vi nada, eu nem gosto nada disto... isto sabe mal e é feio e tem mau aspecto :P

    Eu vou deixar de cá vir rapariga. Que vontade de comer já um prato cheio deles e com gelado =D

    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. Parecem muito bons e se são saudáveis ainda melhor.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  9. Pequeninos, lindos, gulosos e (mais) saudáveis!!! MARAVILHA :P
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  10. Ai que isto não se faz. Adoro esta sobremesa e não vou descansar enquanto não a fizer.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. guloso......mesmo sem açucar. Só falta mesmo provar.

    ResponderEliminar
  12. Gosto muito desse bolo, mas nunca experimentei uma receita mais saudável, como essa. Em relação ao aspeto, ficou ótimo. :)

    ResponderEliminar
  13. Modéstia à parte, tenho olho para o ponto de cozedura dos bolos - são muitos anos de experiência.
    Mas vou experimentar a tua receita, vou!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Que saudades de ler os teus textos espirituosos! Esta receita parece muito boa mesmo! Mas como tenho um grande problema com excesso de chocolate, enjoo muito fácil, acho que vou arriscar e fazer para partilhar com o E =)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...