Avançar para o conteúdo principal

Bolacha Húmida de Amendoim Proteica (Saudável, Sem Açúcar Adicionado)


Bolachas são sempre relativamente fáceis de fazer, mas como já mencionei antes costumo ter um problema com elas: acabo por subestimar o quanto se espalham quando estão no tabuleiro, e por isso muitas vezes ficam coladas.
Acho que podem imaginar a relação que isto tem com as bolachas que partilho hoje: no caso, coloquei a massa em tacinhas (que fãs da Carte D'Or reconhecerão), o que eliminou por completo o problema - pelo menos no caso de a massa não transbordar, mas esta é de qualquer modo uma coisa que me acontece mais com papas de aveia do que propriamente com bolos/bolachas (ultimamente nem tanto, mas também já limpei microondas com aveia suficientes para a vida inteira).
Para ser sincera, nem sequer sei se posso chamar a estes doces bolachas: a massa não é muito sólida e a textura é mais de bolo do que de outra coisa. Além disso, são mesmo muito húmidas, caraterística não propriamente clássica em bolachas.
Mas são deliciosas, viciantes e não passíveis de se espalharem - por isso se não são bolachas acho que podemos encará-las uma versão melhorada destas.
De qualquer modo, acho que quando provarem não vão querer saber do nome para nada. :)







Bolacha Húmida de Amendoim Proteica (Saudável, Sem Açúcar Adicionado)
Para 2 bolachas

Ingredientes:
[  1 barra proteica de amendoim (é da EU Nutrition, pelo que podem comprar com 15% de desconto se usarem o cupão euavela15)
[  1 colher de sopa de óleo de coco derretido
[  1 ovo
[ 1 scoop de whey (usei whey isolada de bolacha maria; é da EU Nutrition, também, pelo que o podem igualmente comprar com desconto)
[  1 colher de sopa de farinha de aveia
[  1 colher de sopa de aveia em flocos
[  1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
[  1 pitada de sal
[  Pepitas de chocolate negro (a gosto, opcional)

Preparação:
| Num processador ou liquidificadora, triturar a barra durante uns segundos para ficar em pedaços pequenos.
| Juntar o óleo de coco, o ovo e a whey e triturar novamente até a mistura ficar homogénea.
| Adicionar a farinha de aveia, a aveia em flocos, o bicarbonato de sódio, o sal e as pepitas de chocolate e misturar até estar tudo envolvido (sem triturar).
| Dividir a massa por duas formas pequenas e levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 6 minutos (para ficarem mal cozidas - eu acho que resulta muito bem assim, mas se preferirem podem deixá-las mais uns minutos, de forma a cozinharem completamente).
| Servir as bolachas ainda mornas.



A consistência destas 'bolachas' lembrou-me de pão de ló de Ovar: são mais fofas por cima, e húmidas no interior.  Tendo em conta isto e os ingredientes envolvidos (sabor a amendoim da barra & sabor a bolacha maria da whey), acho que conseguem entender o quão deliciosas ficaram! E é uma receita super simples, com poucos ingredientes e um perfil nutricional interessante. Mas experimentem vocês e contem-me o que acham ;)
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma bolacha)
Energia: 238kcal
Proteínas: 24.4g
Hidratos de Carbono: 9.4g 
-       Dos quais açúcares: 1.1g
Lípidos: 10.2g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 5.0g
Fibra:  8.4g
Sódio:  203mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 bolacha ou metade da receita). Não inclui ingredientes opcionais. Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
____________________________________________________________________________

Comentários

  1. Depois de ver as fotos o nome já não me interessa nada, que aspecto tentador! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Oh Deus, não parecem bolachas, mas têm um aspecto....

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Que delicia de sugestão.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/03/folar-de-amendoa-fit.html

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t