sábado, 3 de março de 2018

Tarteletes de Noz Pecan e Caramelo (Saudável, Sem Glúten/Lactose)


Há uns tempos encontrei num Carrefour, em Espanha, umas forminhas de silicone para fazer tarteletes. Na altura por acaso até já tinha pensado em procurar um sítio que vendesse, porque várias pessoas que sigo tinham publicado fotos de tarteletes saudáveis com bom aspeto e porque não posso ver nada
Depois encontrei no Lidl nozes pecan e trouxe um pacote, já decidida quanto ao seu destino: tarteletes de noz pecan com caramelo numa versão saudável.
Isto em Julho do ano passado.
Não sei se é absurdo ter esperado tanto tempo ou perseverante tê-las feito depois de largos meses, mas vou deixar o julgamento para vocês - o que interessa é que finalmente as fiz a semana passada, e ficaram deliciosas. Vieram parar ao blog em tempo recorde, porque perguntei no Facebook e no Instagram que receita as pessoas preferiam que publicasse primeiro e esta foi a mais votada.
De qualquer modo, acho que é justo: estas tarteletes já esperaram demasiado tempo no passado. Talvez agora possa equilibrar as coisas.





Tarteletes de Noz Pecan e Caramelo (Saudável, Sem Glúten/Lactose)
Para 4 tarteletes

Ingredientes:

Para a base:
[  1 ovo
[  1 colher de sopa de açúcar de coco
[  2 colheres de sopa de leite (pode ser magro, vegetal, sem lactose - para a versão sem lactose,...)
[  40g de farinha de aveia (certificada sem glúten para a versão sem glúten)
[  10g de polvilho doce
[  1 pitada de fermento

Para o caramelo:
[  80g de mel
[  40g de manteiga de amendoim
[  2 colheres de sopa de leite (pode ser magro, vegetal, sem lactose - para a versão sem lactose -,...)

Para a 'montagem':
[  Nozes pecan (a gosto; usei 20 no total)

Preparação:

Para a base:
| Utilizando uma batedeira elétrica, bater o ovo com o açúcar de coco durante cerca de 1 minuto.
| Adicionar o leite e bater mais uns segundos para incorporar.
| Parar de bater e adicionar a farinha, o polvilho e o fermento. Envolver com uma espátula.
| Dividir a massa por 4 formas de tarteletes e levá-las ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 8 minutos, ou até que estejam cozidas. Entretanto, preparar o caramelo.

Para o caramelo:
| Colocar o mel num tacho pequeno e levar a lume médio. Deixar fervilhar cerca de 1 minuto, retirar do fogão, adicionar a manteiga de amendoim e mexer bem.
| Levar novamente a lume médio, mexendo sempre, durante cerca de 2 minutos.
| Retirar do lume e adicionar o leite, mexendo vigorosamente.

Para a 'montagem':
| Depois de retirar as tarteletes do forno, aumentar a temperatura deste para 220 graus.
| Colocar em cada uma algumas nozes pecan, e cobrir com o caramelo.
| Levar as tarteletes ao forno novamente para dourarem (cerca de 5 minutos).



As tarteletes estavam mesmo boas! Pensei que a base pudesse ficar 'sem graça', mas ficou perfeita para o efeito: fofinha, macia e consistente. E este caramelo, do mesmo estilo do que já usei para fazer receitas como a tarte de amêndoa caramelizada e as pipocas caramelizadas, é incrível! Só com mel ficaria enjoativo, mas com a manteiga de amendoim fica com uma textura gooey e um sabor mesmo viciante :)
Claro que as tarteletes ainda têm algum açúcar e gordura, ainda que não sejam refinados. No entanto, também é óbvio que não são para comer sem moderação, e são sem dúvida bem mais saudáveis do que umas tarteletes 'normais'!
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Informação Nutricional (por uma tartelete)
Energia: 255kcal
Proteínas: 7.2g
Hidratos de Carbono: 32.3g 
-       Dos quais açúcares: 21.3g
Lípidos: 12.1g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 1.9g
Fibra:  2.5g
Sódio:  27mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 tartelete ou 1/4 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
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3 comentários:

  1. Fiquei doida para as provar! Adorei o aspecto e gosto de tudo =D

    Beijocas

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  2. Não tenho formas de tarteletes, mas vou comprar agora pois estão em promoção no Lidl! :) Talvez experimente estas tuas deliciosas e bonitas tarteletes. :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

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  3. Hummm que bom aspeto e ainda para mais saudável.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

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