Avançar para o conteúdo principal

Bolo de Chocolate com Courgette no Microondas (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)


Já fiz vários bolos com vegetais com sucesso - por exemplo, o bolo de chocolate com courgette e o bolo de abóbora -, mas continuo a ter algum receio de cada vez que faço um utilizando uma nova receita, por achar que o sabor vai ficar estranho. Talvez seja por isso que nunca me aventurei a fazer caulioats ou zoats (papas de aveia com couve-flor e com courgette respetivamente): chamem-me antiquada, mas prefiro as minhas papas de aveia sem vegetais.
Assim sendo, não é de estranhar que a minha reação quando vi vários bolinhos de microondas com courgette na conta de Instagram da Inês (sigam-na se ainda não o fizeram!) não tenha sido ir para a cozinha a correr experimentar. Para além de ter courgette, tinham uma quantidade surpreendente de courgette - quase 100g por um bolinho individual.
Mas depois continuei a ver os bolinhos, cada um com melhor aspeto do que o outro, e decidi experimentar (para não morrer burra, como diz a minha avó :P). E mais uma vez, os meus receios mostraram-se infundados: não só o bolo não sabia a courgette como ficou com uma textura e sabor maravilhosos.
Se têm o mesmo 'medo' que eu experimentem - prometo que não se vão arrepender :)




Bolo de Chocolate com Courgette no Microondas (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)
Adaptado da conta de instagram @ines_fitandfash

Ingredientes:
[  1 ovo
[  25g de aveia com claras com sabor a EU Cookies (podem comprar na EU Nutrition com 15% de desconto se usarem o cupão euavela15. Podem usar outros sabores de aveia, inclusivamente da versão 'normal', sem claras)
[  100g de courgette descascada

Preparação:
| Num processador/liquidificadora ou utilizando uma varinha mágica, triturar todos os ingredientes (ovo, aveia e courgette).
| Colocar o preparado num recipiente apropriado e colocá-lo no microondas a potência máxima durante cerca de 2 minutos (é melhor ir vendo se está cozinhado, visto que a potência máxima varia de microondas para microondas).


Como disse, o bolo surpreendeu - ficou com uma textura mesmo boa, entre o bolo e a queijada, e um sabor ótimo a chocolate. Escusado será dizer que com manteiga de amendoim por cima ficou simplesmente perfeito!
Além disso é mesmo simples de preparar, por isso é perfeito para um lanche diferente quando não há muito tempo :)
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (pelo bolinho inteiro)
Energia: 168kcal
Proteínas: 14.3g
Hidratos de Carbono: 14.3g 
-       Dos quais açúcares: 2.5g
Lípidos: 6.1g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 1.8g
Fibra:  3.6g
Sódio:  165mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 bolinho individual ou a totalidade da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
____________________________________________________________________________

Comentários

  1. Tenho que experimentar, deve ser bem bom =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Nunca provei papas de aveia com vegetais! Mas já bolos com curgete sou fã!
    Ficam com uma textura perfeita!
    Esse bolinho deve ser óptimo. Adorei.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Bolo tipo queijada: onde é que me inscrevo? Já conheces a minha relação com bolos queijada. Ainda não estou plenamente convencida com courgette num bolo, mas vendo bem as coisas já experimentei um de chocolate e feijão e até gostei, por isso nada como experimentar. Vou fazer e depois digo-te de minha justiça. Outra coisa, a aveia, pode ser aveia normal? Já sabes que eu sou uma careta que ainda não tive coragem de comprar nada dessas coisas modernas das aveias com sabores e whey e tal e tal :)
    (no outro dia escrevi um comentário no teu post dos skyr e acho que não o enviei como deve de ser :O)
    Ainda outra coisa, não sou 100% careta porque já experimentei manteiga de amendoim e não é que gostei? E a culpa é tua, que eu só via manteiga de amendoim por aqui e no insta, desgraçada! E queres saber mais? Agora até a faço em casa! Agora já espero de tudo deste mundo:)
    Beijinhos ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haha, também sou obcecada por bolos queijada, e a culpa é em grande parte tua :P
      Por acaso também cheguei a fazer um bolo qualquer com feijão há uns anos, mas nunca mais repeti! Qualquer dia tenho de fazer :)
      Pode ser aveia normal, mas é melhor juntares qualquer coisa para adoçar (açúcar, mel, etc.) porque senão não vai saber a nada :P E nesse caso também podes juntar essência de baunilha, cacau, coco ou etc., para dar sabor!
      O comentário no post dos skyr está lá, eu é que tinha alguns pendentes na moderação. Ups :P Tenho de começar a controlar o tempo que demoro a publicar os comentários!
      Haha, fico contente por saber que andas fã de manteiga de amendoim :D É um dos meus alimentos preferidos hands down :P Eu não tenho paciência para fazer em casa, mas fica muito boa também!
      Obrigada pelo comentário e beijinhos :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t