quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Overnight Oats Proteicas de Banana e Noz (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)


Ontem abri uma embalagem de bebida de noz da Shoyce pela primeira vez. Andava bastante curiosa, porque nunca tinha usado uma bebida vegetal com este sabor, e decidi estreá-la numa queijada. 
Acabei por optar por uma queijada de bolacha e noz com queijo fresco, que como previa ficou ótima - a combinação de sabores não podia desiludir, como acho que conseguem imaginar! Se estiverem interessados, deixei a receita no grupo de facebook :)
Depois desta experiência bem sucedida fiquei a pensar no que fazer com a bebida que sobrou. Ocorreu-me fazer uma versão de banana e noz das overnight oats do costume, aproveitando para usar creme de caseína em vez da camada de chocolate - uma substituição que andava para experimentar há imenso tempo.
Mais uma vez, foi uma experiência bem sucedida. Fica a receita para quem quiser pôr em prática :D





Overnight Oats Proteicas de Banana e Noz (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Ingredientes:

Para as papas de aveia
[  1/2 banana (cerca de 50g)
[  25g de farinha de aveia com sabor a banana (usei a da EU Nutrition; podem comprar aqui, e ao usar o cupão euavela15 recebem desconto e ofertas)
[  20g de flocos de aveia
[  100ml de bebida de noz (usei a da Shoyce)
[  150ml de água
[  150g de skyr natural (ou outro iogurte bem espesso, como quark)

Para a cobertura de chocolate
[  12.5g de caseína de chocolate (1/2 scoop; uso e recomendo a da EU Nutrition. Há sacos de 500g e potes de 2kg; em ambos podem ter desconto + ofertas usando o cupão euavela15)
[  1 colher de café de cacau em pó
[  30ml de bebida de noz (novamente, usei da Shoyce)

Preparação:

Para as papas de aveia
| Cortar a banana em pedaços. Colocar numa malga, juntamente com a farinha e os flocos de aveia.
| Juntar aos poucos a bebida de noz e a água, mexendo bem para dissolver a farinha.
| Levar ao microondas durante cerca de 10 minutos, retirando para mexer a cada 2. No final devem obter umas papas bastante espessas e cremosas.
| Deixar arrefecer durante uns minutos.
| Incorporar o skyr.

Para a cobertura de chocolate
| Num recipiente pequeno, misturar a caseína com o cacau.
| Adicionar aos poucos a bebida de noz, mexendo bem. O creme deve ficar espesso mas cremoso, de modo a ser possível espalhá-lo na superfície das papas.
| Utilizando uma colher pequena, cobrir as papas (podem ainda estar quentes) com o creme de caseína. Por cima ainda coloquei algumas nozes, mas podem não o fazer.
| Refrigerar durante pelo menos algumas horas (recomendo que deixem no frigorífico de um dia para o outro).



À primeira vista este pode parecer um sabor menos interessante do que coco ou baunilha, mas garanto que não fica nada atrás das versões anteriores! Até eu fiquei surpreendida com o resultado, porque não costumo ser a maior fã de coisas com aroma a banana :P 
O skyr natural dá um toque fresco à mistura, que resulta mesmo bem conjugado com o sabor docinho a banana. A bebida de noz tem um sabor mais intenso e uma textura mais cremosa que leite, por isso também fica interessante.
Quanto à cobertura de caseína, superou as expectativas - eu bem digo que a caseína não desilude :P Ficou consistente e cremosa, com um sabor intenso e maravilhoso a chocolate. Adiciona um toque pecaminoso às papas, e ainda melhora o perfil porque praticamente só tem proteína :)
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Informação Nutricional (por uma dose)
Energia: 460kcal 
Proteínas: 35g 
Hidratos de Carbono: 57g 
-       Dos quais açúcares: 27g 
Lípidos: 9g
-          Dos quais hidrogenados: 0g
-     Dos quais saturados: 2g 
Fibra:  6g 

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde à totalidade da receita). Não inclui as nozes decorativas. Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
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