domingo, 22 de setembro de 2019

Preparação de Refeições #51 - Arroz de Feijão Vermelho com Frango e Penca



A sugestão de meal prep que partilho hoje (fiz na semana passada) é de um prato tradicional que adoro: arroz fresco com muitas couvinhas :)

Vejo frequentemente gente a queixar-se de que comer refeições saudáveis é chato e a dizer que estão fartos de peixe cozido e frango grelhado. Este prato é um bom exemplo de uma refeição 'normal' que é bem interessante nutricionalmente! Tem alimentos muito bons e saciantes, como arroz e feijão, tem vegetais (e logo couves de folha escura, especialmente ricas em micronutrientes e fibra), tem proteína de qualidade (frango), tem uma gordura interessante (azeite)... E este é só um exemplo - a maior parte dos pratos são adaptáveis às necessidades de cada um, ninguém precisa de comer comida de que não gosta!


Algumas pessoas mostraram interesse na receita. É mais do mesmo, mas aqui vai:

No dia anterior cozi (em água com sal) feijão vermelho previamente demolhado. Reservei tanto o feijão como a água da cozedura.

Na hora piquei cebola, alho e pimentos e refoguei os três num fio de azeite. Pouco depois juntei um tomate em pedaços. Deixei cozinhar bem e triturei tudo com a varinha mágica.

Devolvi o refogado já triturado ao tacho, juntei água de cozer o feijão e corrigi o sal. Levei a lume alto até ferver, e então adicionei peito de frango em pedaços. A seguir juntei penca aos poucos (como era imensa tive de ir juntando e esperando que murchasse, o que ainda demora algum tempo. É triste, a vida de quem adora couves :P). Se a água de cozer o feijão não chegar ou não tiverem guardado, podem simplesmente usar água (preferencialmente quente) :)

Deixei as couves cozer um pouco e depois juntei o arroz (vaporizado, que é o que uso sempre em pratos deste género por não se desfazer). Quando o arroz estava quase cozido adicionei o feijão, deixei mais uns minutos ao lume e pronto!

Como estão a ver, é basicamente a receita tradicional - só adicionei pimentos no refogado (porque adoro, e é uma boa forma de incluir na alimentação vegetais que de outra forma não costumo comer) e usei frango. Claro que há alternativas, podem usar outras carnes que prefiram ou até opções vegan como tofu ou seitan - eu não o fiz porque era semana de usar carne, e peito de frango é aquela que prefiro e que tenho sempre congelada :)

(Na verdade neste caso não - pensei que tinha, mas quando ia tirar para descongelar reparei que tinha acabado. Isto implicou uma visita express ao Pingo Doce, o que mesmo não sendo o cenário ideal para uma tarde de fim-de-semana valeu totalmente a pena porque o arroz ficou delicioso. ;))

(Se bem que podia ao menos estar em promoção para compensar. Que tristeza :P)
Quanto aos restantes ingredientes, penso que toda a gente conhece. Por acaso no Facebook perguntaram-me o que era penca - talvez conheçam como tronchudas ou couve portuguesa. Normalmente há nos supermercados, mas há alternativas que também resultam bem: grelos de couve, couve lombarda... Até repolho :)

Só mais uma foto da perfeição materializada num tacho < 3

Comer isto todos os dias é o meu conceito de semana ideal :P
Não há muito mais a dizer - não é o prato mais elaborado de sempre e quase toda a gente sabe como se faz, mas vale meeesmo a pena :) Sei que há quem não aprecie particularmente comer arroz aquecido, mas pessoalmente acho que fica igualmente bom ou até melhor do que fresco :D

1 comentário:

  1. Refeições cheias de sabor e deliciosas certamente!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...