domingo, 1 de setembro de 2019

Preparação de Refeições #49 - Feijoada de Chocos com Couscous de Vegetais



Hoje trago o último meal prep das férias. Para a semana vou estar em Itália, por isso o único meal prep que vou fazer é pensar se me apetece pizza ou massa :P Na semana seguinte volto à rotina, com aquela que será a quinquagésima preparação de refeições que publico no blog - um número redondinho para celebrar o regresso :D

Esta semana fiz uma receita que andava para experimentar há algum tempo: feijoada com moluscos. Para acompanhar, e de modo a variar do tradicional arroz, lembrei-me de fazer um salteado de vegetais com couscous :)

Ou seja, comida de tacho... Outra vez. Há pessoas dadas a refogados, e eu sou claramente uma delas :P
A feijoada :)
Já comi algumas vezes feijoadas deste género, mas nunca tinha feito. Apesar de ter algum receio que o sabor fosse demasiado forte para comer tantas vezes, decidi arriscar - afinal, com a obsessão que tenho por qualquer prato que envolva moluscos não podia correr assim tão mal :P

Fi-la como de costume:

No dia anterior cozi feijão branco em água com sal e reservei (tanto o feijão como a água).

Na hora de preparar a feijoada coloquei cebola, alho e pimentos picados num tacho grande com um fio de azeite e levei ao fogão para refogar. Quando a cebola estava translúcida acrescentei tomate picado e um pouco de água de cozer o feijão. Deixei cozinhar bem, tirei do lume e triturei tudo com a varinha mágica.

Devolvi o preparado ao fogão e quando voltou a ferver juntei chocos e tiras de pota em pedaços (eram ambos congelados; deixei descongelar ao natural). Esperei que ambos estivessem quase prontos e acrescentei então o feijão previamente cozido. Deixei ferver novamente e pronto!

Não juntei sal porque os moluscos já são de si salgados, e como o feijão também foi cozido com sal não senti necessidade. Mas claro que o melhor é provar e ajustar conforme for preciso :)

Ficou deliciosa :D
O acompanhamento :)
Esta parte foi ainda mais simples. Preparei o couscous, colocando-o numa malga e juntando sal e água a ferver na mesma medida (usei cerca de 200g de couscous e 250ml de água, que equivalem aproximadamente ao mesmo volume). O couscous não precisa de ir ao lume; apenas juntei a água, tapei a malga com um pano e aguardei uns minutos. No fim soltei os grãos com um garfo.

Depois cozinhei os vegetais numa espécie de stir-fry: aqueci azeite numa frigideira e adicionei alho picado, cebola,  cenoura, brócolos e pimentos picados por esta ordem. Temperei com sal, e quando estava tudo pronto adicionei o couscous e deixei saltear mais um pouco :)

Nunca falha :D
Já no prato :D
Ficou tudo muito bom, e achei que os dois componentes combinaram lindamente. Espero que tenham gostado das sugestões!

1 comentário:

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