domingo, 15 de setembro de 2019

Preparação de Refeições #50 - Tofu Assado com Espinafres, Cebola Caramelizada e Broa



Como prometido, aqui estou eu com a meal prep número 50, que marca o regresso à rotina habitual. Foi há cerca de um ano que comecei a preparar refeições adiantadas para a semana, e sem dúvida que foi uma ótima ideia. Há dias em que chego a casa à hora de almoço ou jantar e já ter a comida pronta é perfeito! Além disso, dá muito menos trabalho do que se se fizer refeições diferentes todos os dias para o almoço e jantar :)

Desta vez optei por um assado, para variar :D

Com estes 4 componentes :)
Basicamente, dispus os elementos da fotografia acima num tabuleiro (em camadas) e levei ao forno. Primeiro vou deixar a ordem das camadas, mais abaixo explico detalhadamente como fiz cada uma!

1ª camada: espinafres

2ª camada: tofu grelhado

3ª camada: cebola caramelizada

4ª camada: broa
Começo por explicar a primeira camada:

Espinafres salteados com alho
Esta não tem grande segredo - apenas dourei alho picado num fio de azeite, juntei os espinafres previamente escaldados e deixei saltear um pouco (temperei com sal). 

Gosto de escaldar os espinafres antes, especialmente quando são congelados, para não ficarem com muita água. Para fazer isto apenas os coloco num recipiente grande, cubro com água a ferver e tapo com um pano durante uns minutos. Escorro bem e ficam prontos a saltear :)

Passando para a segunda...

Tofu grelhado com alho, lima e ervas
Preparo o tofu assim muitas vezes e adoro. Neste caso apenas cortei o tofu em fatias e temperei com sal, sumo de lima, alho em pó, orégãos, manjericão e salsa. Deixei absorver os sabores durante umas horas (podem deixar de um dia para o outro) e depois grelhei dos dois lados para ficar douradinho :)

Usei este tofu:

É do Lidl
Comprei há algum tempo já a pensar em usar numa preparação de refeições. Foi muito barato (1,49€ por cada embalagem de 400g) e adorei o sabor e textura. Fazia parte de uma campanha especial, por isso infelizmente não está sempre disponível. Mas nem tudo é mau: o Lidl tem permanentemente embalagens de 200g de tofu (natural e fumado) de outra marca de que também gosto muito. Ficam um pouco mais caras (1,19€ cada), mas o preço continua a ser baixo para tofu.

Deixo o perfil nutricional do tofu que usei abaixo. Achei interessante; é relativamente baixo em gordura para tofu e os ingredientes são simples.


Continuando, terceira camada:

Cebola caramelizada
Esta é possivelmente a minha componente preferida - adoro cebola caramelizada, conseguia comer à garfada :P 

Para a preparar, apenas cortei cebola em rodelas e coloquei numa frigideira com um pouco de azeite. Levei ao fogão a lume médio e tampei, mexendo ocasionalmente. Quando começou a ficar dourada baixei o lume para o mínimo e deixei-a cozinhar (ainda tampada) até ficar com a textura no ponto, misturando com uma colher de pau de vez em quando para não queimar. No fim temperei com vinagre balsâmico e um pouco de sal :)

Ficou mesmo boa, e dá um sabor maravilhoso ao prato. O único senão é que não rende nada: na foto acima estão quinhentos gramas de cebola. Quinhentos. Gramas. Uma tristeza, eu sei. Pior só nabiças :P

Por último:

Broa :)
Para esta camada apenas desfiz a broa com as mãos e juntei um pouco de azeite, alho em pó e salsa. Usei broa congelada (descongelei no microondas), mas claro que pode ser fresca.

E pronto :D Depois de colocar as camadas todas no tabuleiro foi só levar ao forno pré-aquecido a 200 graus para dourar :)

Já no prato. Não consegui tirar um quadrado bonitinho, mas independentemente do aspeto desmanchado juro que estava delicioso :P
Acho que esta foi um dos melhores pratos vegan que já comi. Estava mesmo bom, e quando o tabuleiro saiu do forno a casa ficou com um cheirinho mesmo reconfortante :D

Caso experimentem, espero que fique aprovado!

1 comentário:

  1. Muito bom aspecto =)
    Esse 2º tofu de que falas, foi o que eu comprei e não achei caro =D

    Beijocas

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