segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Overnight Oats Proteicas de Morango (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionados)


Na semana que passou, quando o tempo de Verão ainda não se tinha ido embora de vez (custa acreditar que há uns dias as temperaturas estavam agradáveis :P), aproveitei para fazer mais uma nova versão de overnight oats proteicas. Claro que um pequeno-almoço deste calibre sabe bem esteja a temperatura que estiver, mas quando chega o frio o que apetece mesmo são papas quentinhas e aconchegantes :P
Morango estava mesmo a fazer falta no meu reportório de overnight oats. Esta semana a aveia de morango faz parte das ofertas associadas ao meu cupão na EU (podem ver a campanha aqui - acaba dentro de umas horas!), o que acabou por catalisar a experiência.
Tinha dito que ia tentar partilhar a receita no fim-de-semana, mas não tive oportunidade. Entretanto já se instalou o tal frio que leva uma pessoa preferir papas quentinhas e aconchegantes, mas o que conta é a intenção :P





Overnight Oats Proteicas de Morango (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionados)
Para 1 dose

Ingredientes:

Para as papas de aveia:
[ 15g de farinha de aveia com sabor a morango (usei a da EU Nutrition, que podem comprar aqui com 15% de desconto e ofertas aplicando o cupão euavela15)
[  15g de flocos de aveia
[  65ml de leite (usei magro)
[  100ml de água
[  Parte do iogurte de 1 skyr de morango (usei o skyr de framboesa e morango do Pingo Doce. Podem usar outro, mas recomendo que não usem um cuja calda seja muito espessa - os do Lidl por exemplo não devem resultar muito bem aqui.)

Para a cobertura de chocolate:
[  Parte da calda do skyr de morango 
[  20g de chocolate negro (usei 81% cacau)

Preparação:

Para as papas de aveia:
| Misturar a farinha e os flocos de aveia numa malga (que vá ao microondas).
| Juntar aos poucos o leite e a água, mexendo bem para dissolver a farinha.
| Levar ao microondas durante cerca de 10 minutos, retirando para mexer a cada 2. No final, devem obter umas papas bastante espessas e cremosas.
| Deixar arrefecer durante uns minutos.
| Incorporar o skyr (apenas a parte do iogurte, sem a calda).

Para a cobertura de chocolate:
| Colocar a calda de maracujá do skyr numa malga à parte e aquecê-la no microondas (até ficar quente ao toque).
| Adicionar o chocolate partido em pedaços e mexer vigorosamente para que derreta.
| Cobrir as papas anteriormente feitas com este creme de chocolate.
| Refrigerar durante algumas horas (por exemplo, durante a noite), para que as papas ganhem consistência e a cobertura solidifique.



O resultado ficou muito agradável! Por alguma razão achei que sabia a infância  - acho que associei o sabor a morango ao sabor da parte vermelha do perna de pau, que se não é a vossa definição de infância devia ser :P
A textura ficou bem densa e fofa como sempre, a lembrar um híbrido de um marshmallow com um pudim (receitas fora de série exigem descrições anómalas, que fazer).
O suficiente para me desculpar da ausência de receitas dos últimos tempos, parece-me. ;)
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Informação Nutricional (por uma dose)
Energia: 316kcal 
Proteínas: 20g 
Hidratos de Carbono: 31g 
-       Dos quais açúcares: 12g 
Lípidos: 11g
-          Dos quais hidrogenados: 0g
-     Dos quais saturados: 6g 
Fibra:  7g 

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde à totalidade da receita)Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
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