Por muito incrível que pareça, a preparação de refeições desta semana não incluiu um refogado. Surpreendente, eu sei :P Decidi variar um bocadinho, e saíram uns panados de pota acompanhados de couve salteada :)
Só mesmo moluscos e couvinhas para me fazerem esquecer os refogados por uma semana :P |
Foi a primeira vez que fiz panados de pota. Modéstia à parte, saíram muito bem! |
Como não usava pota há algum tempo lembrei-me de experimentar fazê-la panada, mas numa versão não frita. Usei a pota congelada do Lidl:
Uso sempre a congelada, porque acho mais prático. Assim posso comprar com antecedência, e antes de usar é só descongelar no frigorífico de um dia para o outro (ou à temperatura ambiente, se estiver frio).
A preparação foi muito simples: cozi a pota durante cerca de 25 minutos, e depois passei os tentáculos por ovo e por farinha e dourei-os na frigideira antiaderente. Não usei sal na preparação porque não achei necessário, mas dependendo do vosso gosto podem temperar a água da cozedura.
Não tenho a certeza (porque nunca tinha feito isto antes), mas penso que o mais comum é panar a pota com farinha primeiro e só depois passá-la por ovo, como se faz nos filetes de peixe; eu fiz ao contrário (primeiro ovo, depois farinha) porque gosto da textura e sabor da camada de farinha tostadinha. Mas claro que isso fica ao critério de cada um :)
Usei farinha de milho, porque dá uma cor mais apetecível e gosto do sabor :) |
A propósito, aproveito para fazer referência ao novo site da Origens Bio - acho que ainda não tinha falado sobre ele no blog! Foi lançado recentemente, e podem aceder no link www.origensbio.pt. Lá podem encomendar todos os produtos da marca, sendo que há vários descontos e packs promocionais que podem aproveitar.
Além disto, como sou parceira da marca, se aplicarem o meu cupão - cremedeavelas10 - têm 10% de desconto. O cupão é acumulável com outras campanhas do site, pelo que podem obter preços ótimos combinando descontos!
Como se não fosse suficiente, até ao final do mês quem fizer encomendas superiores a 30€ com o meu cupão ainda recebe 3 ofertas:
O site tem muitos produtos básicos e bons: farinhas (a de milho que referi e muitas outras), leguminosas, sementes, misturas para fazer papas de aveia, manteiga de amendoim,... Dêem uma espreitadela :)
Só mais uma foto desta pota deliciosa :P |
O acompanhamento, ainda mais simples :D |
Esta parte não tem mesmo ciência nenhuma: apenas coloquei alho picado e azeite num tacho e levei ao fogão. Quando o alho estava dourado juntei couve-galega e salteei. No fim temperei com sal, adicionei feijão cozido, deixei saltear mais um pouco e pronto :)
Quanto à couve, uso aqueles pacotes prontos para caldo-verde. São mesmo muito práticos, e uma boa forma de incluir vegetais na alimentação quando o tempo aperta!
Entre a couve e o feijão esta dose de fibra não é para meninos :P |
Almoço da semana :) |
Ficou tudo muito bom! A pota tenrinha e crocante por fora, a couve... Bem, é couve, o que é preciso dizer mais? :P
Como sempre, aproveitei para adiantar também os jantares:
Porque começar a semana sem um conjunto enorme de tupperwares bem recheados não é para mim :P |
Por partes, fiz:
Frango salteado com cogumelos |
Apenas dourei alho picado em azeite, juntei frango em tiras (previamente temperado) e cogumelos de lata e deixei cozinhar. Nada mais simples! E fica delicioso :)
Deu-me para 2 refeições |
Para acompanhar: arroz basmati com espinafres |
Recebi muitas perguntas em relação ao arroz! Foi muito simples de fazer: primeiro escaldei espinafres com água a ferver e escorri bem (para retirar a água). Num tacho dourei alho picado em azeite, juntei arroz basmati e deixei refogar um pouco. Juntei os espinafres escorridos e deixei saltear. Adicionei água a ferver, temperei com sal e tampei até o arroz estar cozido. Fica delicioso e com um aroma a alho mesmo agradável :D
O prato completo :) |
Gosto de variar entre refeições de peixe, de carne e de 'nenhum dos anteriores', por isso fiz ainda 3 jantares vegetarianos:
Tofu e tempeh assados |
Produtos que usei |
O tofu fumado já é comum por aqui - para quem não conhece (shame), é do Lidl, custa 1,19€ por embalagem (200g) e é só-a-melhor-coisa-que-o-mundo-alguma-vez-viu.
Quanto ao tempeh, comprei no Continente, é bastante mais caro... E não é tão bom. Eu até pensei em suavizar o facto, mas não vale a pena. O tofu fumado é muito melhor, fica registado para a posterioridade :P
Quanto à preparação, apenas cortei ambos em fatias e levei ao forno pré-aquecido a 200 graus até ficarem com uma tonalidade dourada. Para acompanhar fiz batata-doce, também no forno:
Apenas lavei bem as batatas, cortei em metades e assei. Demoraram um pouco mais tempo que o tofu e o tempeh, mas nada de especial, até porque eram pequenas.
Eu como-as com casca mesmo porque gosto, mas ela sai facilmente depois de as batatas irem ao forno - por isso se não gostarem o melhor é mesmo assar com a casca e só tirar depois :)
Eu como-as com casca mesmo porque gosto, mas ela sai facilmente depois de as batatas irem ao forno - por isso se não gostarem o melhor é mesmo assar com a casca e só tirar depois :)
Como apenas tinha batatas para 2 vezes, fiz ainda um outro acompanhamento:
Trigo cozido |
Já partilhei esta sugestão por aqui antes. Uso uns grãos pré-cozido que compro no E. Leclerc, adoro e são muito práticos! Apenas é preciso cozer uns minutos em água temperada com sal, e depois escorrer. O sabor e textura são deliciosos :)
E ainda: sopa |
A sopa serviu para acompanhar estas últimas refeições vegetarianas, que por si só não incluíam vegetais. E uma sopinha sabe sempre bem :) Nesta usei abóbora e courgette, se não me engano.
Refeição mais reconfortante da vida :D Já disse que adoro tofu fumado? :P |
Acompanhado do tal trigo e de tomates cherry, porque sopa fria não tem grande piada :P |
Admito que custou um bocado comer o tempeh, já tinha comido uma vez e tinha ideia que era melhor. Achei a textura muito pastosa e o sabor ligeiramente amargo, parece um queijo estranho :P Em jeito de compensação, o trigo e os tomates cherry estavam deliciosos! O trigo frio fica mesmo bom. A textura é surpreendentemente satisfatória :P
Acabou o camião de fotografias que tinha para partilhar. Estes posts estão cada vez mais longos, ups :P Como podem ver preparo antecipadamente quase todas as refeições que como durante a semana, por isso não é de surpreender.
De qualquer modo, espero que as ideias vos sejam úteis :)
Adorei as marmitas,.....gosto tanto de tentáculos!
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/
Olá, Avelã! Também gosto muito de tofu fumado. Compro esse do Lidl e o do Aldi também. Acho que agora o Pingo Doce também já tem, mas ainda não provei! Esse arroz de espinafres deve ser DELICIOSO! Vou experimentar de certeza.
ResponderEliminarO meal prep é, realmente, um hábito que facilita o dia-a-dia. Ainda ando a aprimorar a minha técnica para o fazer de forma eficaz e esta tua rubrica vai dar-me uma ajuda preciosa com novas ideias. Tenho sempre receio é da duração dos alimentos cozinhados no frigorífico. Digamos que preparas os 5 almoços da semana no domingo. Guardas no frigorífico e 6.ª feira ainda está bom para comer? Congelas? Quais os alimentos que aguentam mais tempo? Se calhar até já fizeste algum post sobre isso, mas andei desaparecida da blogosfera e confesso que não acompanhei durante algum tempo. Beijinhos!
Já ouvi falar desse do Pingo Doce! Mas na segunda fui à procura e não encontrei. Que tristeza :P Tenho ouvido falar bem do do Aldi, mas nunca lá vou porque não há cá. De qualquer maneira o do Lidl enche-me as medidas :D
EliminarQuanto à conservação, eu não costumo congelar a comida porque acho que fica pior. Normalmente preparo os almoços/jantares no domingo ou na segunda-feira e nunca se estragaram até sexta. Acho que a parte fundamental é colocar cada refeição num recipiente individual (para não estar constantemente a abrir) e usar recipientes de boa qualidade. Manter na parte de cima do frigorífico também ajuda!
Não tenho más experiências com nenhum alimento em particular, embora, claro, alguns tenham maior tendência para ver a textura alterada quando são mantidos no frigorífico por muito tempo depois de cozinhados. A única coisa que me ocorre é que será boa ideia evitar usar ovos! Mas lá está, por vezes uso ovos (para panar esta pota, por exemplo) e não costumo ter problemas.
Espero ter ajudado :) Beijinhos