Hoje trago mais uma sugestão de meal prep perfeita para o tempo frio: peito de frango desfiado e refogado com cogumelos, acompanhado de puré :)
Os tachos |
Mais uma vez, aproveitei a desculpa de ser outono para fazer comida de fogão :P Em minha defesa, nada bate um bom refogado. ;)
O frango. É muito semelhante àquele que fiz para alguns jantares na semada passada! |
Embora não seja nada de novo, aqui vai a preparação:
Previamente, cozi alguns peitos de frango em água com sal e desfiei-os.
Na hora piquei cebola, alho e pimentos e levei a refogar num fio de azeite. Esperei um pouco e juntei tomate em pedaços e alguma água quente. Deixei cozinhar bem, retirei do lume e triturei tudo.
Devolvi ao fogão e temperei com manjericão, salsa, orégãos, pimentão-doce e paprika (não coloquei mais sal porque o frango já tinha). Esperei que fervesse e adicionei os cogumelos. Uns minutos depois juntei o frango desfiado e deixei refogar mais um pouco.
E pronto. Tão simples e tão bom :) |
Passando para a parte do puré |
O puré suscitou bastante curiosidade, com muita gente a perguntar-me como fiz. O procedimento foi bem simples: apenas cozi batata e couve-flor em água com sal, escorri e triturei com a varinha mágica. Temperei com pimenta branca e noz-moscada et voilà :)
Nem sequer levei ao lume no fim, como se costuma fazer, porque não me apetecia ter trabalho extra :P De qualquer forma a consistência agrada-me igualmente assim.
Quanto às proporções, usei cerca de 1.5kg de couve-flor para 1.2kg de batata (com estas quantidades rende bastante, não fiz só para mim).
Ficou delicioso! |
Couve-flor não é dos meus vegetais preferidos, mas achei que resultou muito bem aqui. A textura deste puré fica muito cremosa, e mais leve que a de um só com batata. Quanto ao sabor, nota-se um pouco que tem couve-flor, mas não muito - até porque o sabor do próprio vegetal já é bastante neutro. Como disse não sou grande fã e ainda assim adorei o resultado :)
Almoço da semana |
Algumas pessoas também ficaram curiosas relativamente à textura do puré aquecido no microondas. Por acaso surpreendeu-me pela positiva, para mim ficou tão bom como fresco! Mas não sou a pessoa mais esquisita com comida aquecida, acho que já deu para perceber :P
Ainda fiz umas coisinhas extra, como na semana passada :) |
Medalhões de peixe estufado |
Assim como da última vez, fiz refogado a mais; depois de o triturar usei parte para o frango com cogumelos e parte para adiantar outras refeições. Para o peixe foi só mesmo temperar o refogado com sal, colocar no tacho juntamente com os medalhões, tampar e deixar cozer em lume baixo. Ficou muito saboroso :)
Se acham que pescada é aborrecida, experimentem comê-la assim. < 3 |
Também fiz sopa de couve-flor e cenoura |
Como comprei uma quantidade exagerada de couve-flor para o puré e sobrou, aproveitei para usá-la como base de uma sopa. Coloquei bastante couve-flor e um bocadinho de cenoura para dar cor. Usei a yammi, mas de qualquer forma não tem nada que saber, é só cozer bem os vegetais em água com sal e triturar :)
Serviu para acompanhar o peixe, juntamente com couscous |
O volume de água que devem usar é sensivelmente o mesmo que o volume de couscous.
Ainda guardei algum refogado num tupperware :P |
Esta não é a fotografia mais glamourosa de sempre, mas não subestimem o poder de um refogado pronto. Virtualmente qualquer prato português pode ser feito em minutos na posse deste poderoso elemento :P
Utilizei-o para fazer alguns jantares durante a semana, em vez de preparar tudo com antecedência. Fiz:
Favas com ovos escalfados (apenas coloquei uma porção de refogado na frigideira, cozi nele favas e no fim coloquei uns ovos por cima e deixei cozinhar a clara) |
Feijoada de feijão vermelho vegetariana (coloquei o refogado num tacho, juntei tofu fumado em tiras, passado um bocadinho adicionei feijão cozido e deixei cozinhar mais uns minutos) |
Feijoada de feijão preto vegetariana (igual, mas com feijão preto). Em ambos os casos acompanhei a feijoada com couve-galega salteada :) |
Finalmente acabei de partilhar tudo, por isso já podem respirar :P
Tenho-me organizado bem desta forma: gasto umas horas no domingo ou segunda e depois praticamente não tenho trabalho com as refeições durante a semana. Espero que as minhas sugestões sejam úteis a quem procura fazer o mesmo em menor ou maior grau :)
Tudo com muito bom aspecto, muito bom =)
ResponderEliminarBeijocas
Bom aspecto.
ResponderEliminarBoa semana.