domingo, 6 de outubro de 2019

Preparação de Refeições #53 - Rancho Vegetariano com Cotovelinhos, Soja, Batata, Nabiças e Grão-de-Bico



Parece-me óbvio que, apesar de as temperaturas ainda não terem baixado tanto quanto isso, já entrei no mood de outono - todas as últimas sugestões de meal prep têm sido pratos tradicionais e reconfortantes, que de resto são o tipo de comida de que mais gosto :)

A desta semana foi uma espécie de versão vegetariana de rancho:

Aproveito para vos apresentar o maior tacho que tenho em casa, porque desta vez nem o grandão do costume chegou :P
Quanto ao modo de preparação:

Previamente, demolhei grão-de-bico, cozi-o em água com sal e reservei tanto o grão-de-bico cozido como a água (também podem usar de lata, para facilitar). 

Cerca de 30 minutos antes de começar a cozinhar demolhei soja fina em água fria.

Na hora comecei, como de costume, por picar cebola, pimentos (verdes e vermelhos) e alho e levar a refogar num fio de azeite. Pouco depois adicionei tomate picado e deixei cozinhar bem.

Triturei tudo (usei a Yammi), devolvi ao tacho, juntei um pouco de água de cozer o grão-de-bico e temperei com sal. Voltei a levar ao lume, esperei que fervesse e juntei a soja.

Depois de deixar a soja cozinhar um pouco adicionei batata em cubos. Esperei algum tempo e acrescentei as nabiças, uns minutos depois a massa (cotovelinhos) e quando esta estava quase cozida o grão-de-bico. Deixei ferver mais um pouco e pronto :)

Usei este azeite, que o Continente me enviou. É virgem extra e está muitas vezes em promoção a um preço acessível, recomendo :)

Assim se faz um belo de um tacho de comida sem grandes complicações :D
Ficou mesmo muito boa, acho que é o melhor prato vegetariano que já fiz ou comi!
Além destas refeições (para os almoços) ainda preparei, à semelhança da semana passada, refeições extra para alguns jantares. Fiz refogado a mais, e depois de o triturar transferi duas porções para dois outros tachos - num preparei peru, noutro lulas. Ainda coloquei batata-doce no microondas, e com isto fiquei com mais um conjunto de refeições:



O peru
Para preparar esta parte cozi peito de peru em água com sal e desfiei. Depois deixei ferver o refogado, juntei cogumelos, adicionei o peru desfiado e temperei com manjericão, orégãos, pimentão-doce e paprika. Deixei uns minutos ao lume e pronto :)

Batata-doce
Para acompanhar o frango fiz batata-doce no microondas, de forma a posteriormente apenas ter de preparar uma porção de vegetais rápida para ter uma refeição completa (vegetais crus, por exemplo, não dão trabalho nenhum). Apenas lavei bem as batatas e coloquei no microondas até ver que estavam prontas. Caso as vossas batatas tenham tendência para explodir, podem fazer uns furinhos com um garfo - eu não o fiz e não houve percalços, mas mais vale prevenir do que remediar :P

Lulas
As lulas também foram bem simples: deixei o refogado ferver e juntei batata em cubos seguida de lulas, ervilhas e cenoura em rodelas. Sendo um prato bastante completo, na hora de comer foi só mesmo aquecer :)

Estas refeições 'extra' não deram trabalho quase nenhum, porque depois de fazer o refogado é tudo muito simples e rápido. E é uma ajuda enorme a nível de poupança de tempo, porque durante a semana praticamente não precisei de cozinhar! As lulas como referi foi só aquecer, e o mesmo para o frango e batata-doce, aos quais apenas juntei legumes crus que preparei em minutos. Num dos casos optei por cenoura em palitos:

Ficou ótimo! Eu adoro palitos de cenoura  :)
 Noutro dia serviu-me como refeição fria, e acompanhei com tomates cherry:
Admirem a minha marmita adorável
Imagino que algumas pessoas tivessem dificuldade em comer este tipo de comida fria, mas eu por acaso não tenho problemas com isso, pelo contrário - gosto bastante, desde que as temperaturas não estejam muito baixas. E é particularmente prático!

Espero que tenham gostado das dicas. Com o tempo tenho cada vez mais facilidade em organizar-me de forma a preparar comida deliciosa, nutritiva e rápida, e é mesmo muito conveninente :)

1 comentário:

  1. Que refeições fantásticas,...até me deu fome!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...