Avançar para o conteúdo principal

Preparação de Refeições #62 - Feijoada de Soja com Arroz Basmati



Esta semana voltei a fazer uma (quasi-clássica) feijoada para os almoços semanais. Os jantares também não foram nada de novo. Eu sei que estou sempre a repetir-me, mas quando não tenho grande tempo para pensar (nem para solucionar eventuais desastres culinários :P) gosto de recorrer aos básicos que sei que não falham :)

E feijoada é sem dúvida um deles :D
 A preparação é a da praxe, mas aqui vai:

No dia anterior cozi feijão vermelho (previamente demolhado) em água com sal e reservei a água. 30 minutos antes de começar a cozinhar demolhei a soja (usei grossa) em água.

Na hora piquei cebola, pimentos e alho e levei ao lume a refogar num fio de azeite. Quando a cebola estava translúcida adicionei tomate picado. Deixei cozinhar bem, triturei e adicionei água de cozer o feijão. Temperei com sal e esperei que fervesse.

Juntei então a soja (previamente demolhada). Deixei ferver novamente e adicionei penca em pedaços. Quando a penca estava quase pronta acrescentei o feijão. Esperei uns minutos, para o molho engrossar, e pronto :)

Nunca desilude :D

Para acompanhar, o clássico arroz seco :) 
Fiz o arroz como tenho feito sempre: piquei alho e levei a dourar num fio de azeite. Juntei o arroz basmati e deixei refogar um pouco. Depois adicionei água quente e sal (ambos a olho), tampei e deixei cozer a lume baixo. Quando estava quase pronto tirei do fogão e deixei-o tampado uns minutos para acabar de cozer.

Tenho demolhado sempre o arroz antes de cozer, porque acho que ajuda a ficar soltinho - se o vosso arroz tem tendência a ficar melado experimentem!

Ficou perfeito, com um aroma a alho que nem é bom lembrar < 3

Almoço-padrão desta semana :)
E sim, eu comi feijoada com imensas couves ao almoço toda a semana sem efeitos colaterais a nível do intestino. Treinei a vida toda para isto comendo frequentemente couves e leguminosas, não é para toda a gente :P

Para os jantares voltei a fazer duas alternativas.

Uma delas foi a clássica dupla: frango e batata-doce


Salteei o frango com cogumelos
A preparação também foi muito simples: cozi um peito de frango e desfiei. Piquei alguns dentes de alho e levei a dourar num fio de azeite. Adicionei cogumelos laminados e salteei, depois juntei o frango desfiado e deixei mais uns minutos ao lume.

Gosto de cozer o frango e desfiar porque acho a textura interessante, prefiro fazer assim do que saltear diretamente em pedaços!

Em vez de temperar com sal e ervas, como costumo fazer, no fim acrescentei este molho:

É da EU Nutrition. Podem comprar com desconto e ofertas usando o cupão euavela15 :)

Ingredientes. Achei interessantes para o tipo de produto :)

A informação nutricional é ótima!
Ando muito fã deste molho! É super saboroso, e mesmo um bocadinho é suficiente para dar um sabor completamente diferente a pratos banais. Tenho usado em massa, sandes, crepes, frango,... Fica bom em tudo :P

Para acompanhar, a referida batata-doce...

E sopa, claro :)
Preparei a batata-doce da mesma forma que na semana passada. Quanto à sopa, desta vez usei abóbora, chuchu e couve-flor. Ficou deliciosa, como sempre :)

Um prato tão simples e tão bom :D


O outro prato: pescada estufada com batata, cenoura, espinafres e ervilhas
Também foi bastante rápido de preparar porque fiz refogado a mais para a feijoada. Para preparar o peixe apenas transferi parte do refogado para outro tacho (depois de triturar) e juntei batata, peixe, ervilhas, cenoura e espinafres (por esta ordem). Não é a comida mais apresentável de sempre, mas é deliciosa :D

E, claro, dá para adaptar ao gosto de qualquer pessoa escolhendo os vegetais/leguminosas mais apreciados.

Bela mixórdia, eu sei :P Mas juro que gosto muito disto :D
Mais uma semana sem grandes novidades, mas sinceramente também não me farto deste tipo de comida :) Espero que tenham gostado das sugestões!

Comentários

  1. Excelentes sugestões!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #69 - Pudins Proteicos da Ehrmann (Caramelo, Baunilha, Chocolate e Chocolate-Coco)

Hoje o post é sobre os famosos pudins proteicos da Ehrmann. Sempre que partilho fotos deles recebo perguntas, é infalível - seja acerca do rótulo, do preço, do sabor, dos locais de compra,... Desta forma, achei que o melhor seria escrever um post sobre eles e acabar com as dúvidas de uma vez por todas :) Começo pelas informações básicas: Locais de Compra Para já, os pudins estão disponíveis em poucas superfícies comerciais: fisicamente apenas os encontram nas lojas  Auchan e Primebody Nutrishop (há três, todas em Lisboa). Podem ainda encomendar online pelos respetivos sites, auchan.pt e primebodynutrishop.com . A cadeia Auchan só faz envios para algumas partes do território nacional, mas a Primebody envia para todo o país. Se optarem por encomendar pelo Auchan , os portes ficam a 5,90€ ; que eu saiba são fixos (acho que não há nenhum valor a partir do qual o envio seja grátis). No site da Primebody os portes ficam a 3,99€ , e são grátis para encomendas a part

As Panquecas Perfeitas! (Saudável, Sem Gordura Adicionada, Sem Glúten)

Desde que tenho o blog já experimentei muitas receitas de panquecas, e já publiquei várias delas. Algumas foram particularmente bem-sucedidas: as de aveia com quark , as de weetabix e as de coco já foram feitas (e aprovadas) por muita gente que me veio dar o seu feedback . Outras tornaram-se em clássicos por aqui, e foram repetidas imensas vezes por mim desde que as publiquei; é o caso das panquecas com aveia de sabor e das de aveia e centeio . Mesmo as panquecas de abóbora , uma das últimas receitas que publiquei, foram bastante apreciadas (por mim e por quem já experimentou e partilhou a sua opinião). E gostei bastante de todas estas receitas, até porque só publico no blog coisas de que tenha gostado realmente. Mas, as receitas antigas que me desculpem, hoje não venho partilhar uma receita de panquecas 'boa', nem sequer muito boa. Hoje venho partilhar A receita, capaz de revolucionar por completo a forma como vêem as panquecas. Apenas as fiz hoje, mas tive de p