Avançar para o conteúdo principal

Preparação de Refeições #64 - Lulas com Ervilhas, Batatas e Cenoura



O post voltou a atrasar-se uns dias, desta vez não por falta de tempo mas por culpa da internet, que tem andado uma miséria por estes lados. Dramas à parte e indo direta ao que interessa...

Comidinha :D Para os almoços desta semana fiz um belo estufado de lulas :)
Não variei nada do costume, é mesmo mais um daqueles pratos básicos :P Mas aquece mesmo bem e se têm pouco tempo é particularmente prático, até por ser 'comida de um só tacho' :)

A preparação é a de sempre: piquei cebola, alho e pimentos e refoguei tudo num fio de azeite. Passado algum tempo juntei tomate picado. Triturei e acrescentei água. Depois juntei batatas em cubo e deixei cozer um pouco. Em seguida acrescentei as lulas, alguns camarões e por fim ervilhas e cenoura em rodelas. Ajustei o sal e deixei no fogão a lume baixo até estar pronto :)

Usei lulas congeladas, que encontrei no Lidl em embalagens de 1kg a bom preço (5,99€, se não me engano). Apenas deixei à temperatura ambiente de um dia para o outro para descongelarem. O mesmo para os camarões.

As ervilhas também eram congeladas, mas essas vão diretamente para o tacho, não é preciso descongelar :P

A batata e a cenoura eram normais mesmo, só descasquei e cortei em pedaços na hora como uma verdadeira plebeia - mas se precisarem de atalhos também há versões congeladas já prontas em alguns supermercados.

Ficou delicioso :D

Haverá comida mais reconfortante?
Ultimamente a minha preferência para refeições de peixe/moluscos é sempre um estufadinho com ervilhas e cenoura. Mas conseguem culpar-me? Estufados são deliciosos, e uma pessoa também não é de ferro :P

Além dos almoços, voltei esta semana a preparar dois tipos de jantares diferentes. O de carne foi este:

Feijoada de frango com couve lombarda

Sou um bocado snob no que toca a couves, confesso que me fere o orgulho fazer feijoada com couve lombarda ou repolho :P Mas não consegui ir comprar penca perto do fim-de-semana, e a couve lombarda preserva-se muito melhor. De qualquer modo, ficou bem boa :D

Como de costume, aproveitei o facto de ter de fazer refogado para os almoços para fazer a mais e usar na feijoada. Depois de o triturar passei parte para um tacho grande, juntei água (toda a de cozer o feijão e alguma extra) e temperei com sal e cominhos. Coloquei no lume e quando ferveu adicionei as folhas de couve. Juntei feijão cozido e frango (também cozido, e desfiado) quando a couve estava praticamente pronta. Deixei engrossar um bocadinho e pronto :)

Nunca desilude :D Nem mesmo com couve lombarda :P

E também é um prato que aquece particularmente bem!
A opção vegan para os jantares foi uma ainda mais comum por aqui:

Já se estava mesmo a ver, não já? :P
Para quem não me segue há mais do que uma semana: o que está na foto acima é batata-doce e tofu fumado, ambos assados. Como já expliquei em posts anteriores, apenas corto ambos em fatias e levo ao forno a 200 graus até estarem prontos (o tofu demora menos tempo), virando a meio. Adoro esta dupla e estou sempre a repeti-la, preparo isto quase todas as semanas :P

Em minha defesa, a minha mãe tem arranjado umas batatas-doces caseirinhas e ando viciada nisto :D
Visto que faltavam os vegetais nestas refeições, voltei a fazer sopa. Optei por fazer duas versões; numa delas usei esta mistura, que comprei no E. Leclerc:



Pareceu-me ter uma variedade interessante de legumes :)

Apenas cozi tudo em água com sal e triturei. Ficou assim, bastante cremosa :)
A outra fiz com courgette, pimento vermelho, abóbora e cenoura.

Ficou bem laranjinha, como se quer :D

Portanto metade dos jantares foram assim :)
Esta semana não deixei mesmo nenhuma ponta solta, sabia que não ia ter grande tempo então preparei mesmo todas as refeições de que ia precisar até ao fim-de-semana seguinte :P Mais uma vez, estava tudo muito bom e não estive nem perto de me fartar do que preparei :D

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #69 - Pudins Proteicos da Ehrmann (Caramelo, Baunilha, Chocolate e Chocolate-Coco)

Hoje o post é sobre os famosos pudins proteicos da Ehrmann. Sempre que partilho fotos deles recebo perguntas, é infalível - seja acerca do rótulo, do preço, do sabor, dos locais de compra,... Desta forma, achei que o melhor seria escrever um post sobre eles e acabar com as dúvidas de uma vez por todas :) Começo pelas informações básicas: Locais de Compra Para já, os pudins estão disponíveis em poucas superfícies comerciais: fisicamente apenas os encontram nas lojas  Auchan e Primebody Nutrishop (há três, todas em Lisboa). Podem ainda encomendar online pelos respetivos sites, auchan.pt e primebodynutrishop.com . A cadeia Auchan só faz envios para algumas partes do território nacional, mas a Primebody envia para todo o país. Se optarem por encomendar pelo Auchan , os portes ficam a 5,90€ ; que eu saiba são fixos (acho que não há nenhum valor a partir do qual o envio seja grátis). No site da Primebody os portes ficam a 3,99€ , e são grátis para encomendas a part

Madalenas Sem Açúcar

Tenho a tradição de testar uma receita nova de cada vez que recebo ou compro uma nova forma. Por vezes as ideias são muitas e não é fácil escolher, mas quando a My Tup Love  me enviou esta forma não houve sequer um momento de indecisão: forma de madalenas pede madalenas :D  Juntei o útil e agradável, e usei na receita a recentemente lançada aveia de custard. O seu aroma docinho a lembrar bolos com limão não podia ser mais adequado para o efeito :)  Madalenas Sem Açúcar Para 6 madalenas Ingredientes : [  1 ovo [  50g de quark natural [  25ml de leite [  75g de farinha de aveia com sabor (usei a de custard da EU Nutrition , que tem um saborzinho a limão fantástico; podem encomendar com 15% de desconto usando o cupão euavela15 no site) [  1 colher de café de fermento Preparação : | Bater o ovo com o quark durante dois ou três minutos. | Baixar a velocidade para o mínimo e adicionar o leite, batendo apenas até este estar incorporado.  | Juntar a farinha e o fermento envolver com uma espát