sábado, 25 de janeiro de 2020

Papas de Aveia Proteicas no Microondas (com Claras e Whey) (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionados)


Quando mergulhei de cabeça no mundo das papas de aveia fiz várias tentativas de incluir proteína nas papas de microondas que costumava fazer.
Na altura papas eram o meu pequeno-almoço praticamente todos os dias, e como tinha aulas de manhã cedo não tinha tempo de as fazer no fogão - as que fazia no tacho com claras eram as minhas preferidas, mas ficavam reservadas para alturas em que tivesse mais tempo. 
No dia-a-dia fazia versões mais simples no microondas; às vezes com coco ou cacau para aromatizar, mas muitas vezes apenas com aveia em flocos e leite (na altura ainda não se falava de aveia com sabor - tempos antigos, portanto :P).
Cheguei a tentar várias vezes usar claras para aumentar o teor proteico, mas nunca me saí muito bem: o mais frequente era as claras cozerem nas bordas e ficarem em pedaços. Ainda me lembro distintamente do cheiro a omelete que ficava na cozinha - nada que recorde com carinho, como podem imaginar.
Fiz ainda algumas experiências com whey, mas também falharam miseravelmente, tanto que até hoje evito usar whey em coisas quentes. A memória do sabor forte e enjoativo de experiências passadas assombra-me até hoje :P
A propósito de hoje... Hoje foi o dia em que decidi ignorar os demónios passados e experimentar fazer umas papas proteicas no microondas. Ultimamente não tenho tido imenso tempo para cozinhar, e uma das coisas de que mais falta sinto é comer umas papinhas quentes ao lanche ou ao pequeno-almoço - tudo porque todas as minhas receitas preferidas são feitas no fogão.
Inspirada na @carollicious, decidi-me por fim a experimentar uma nova receita. Para verem o meu nível de coragem, não usei só claras, nem só whey - usei claras e whey. E o universo recompensou-me, entregando-me as papas de microondas mais deliciosas de todas as papas de microondas. Mesmo com claras. E whey. Os meus lanches serão definitivamente mais interessantes a partir de agora :D






Papas de Aveia Proteicas no Microondas (com Claras e Whey) (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionados)
Inspiradas na conta de instagram @carollicious

Ingredientes:
[  40g de flocos de aveia
[  350ml de água (podem usar menos, se preferirem uma textura mais espessa, ou mais, se preferirem uma textura mais líquida)
[  100ml de claras de ovo
[  20g de whey (uso e recomendo a da EU Nutrition; podem encomendar com 15% de desconto usando o cupão euavela15)

Preparação:
| Numa malga grande, colocar os flocos de aveia e a água e levar ao microondas até a água ficar quente ao toque, mas sem queimar (deve demorar perto de 1 minuto; este passo é importante para que as claras não cozam em pedaços).
| Adicionar as claras e mexer bem. Levar novamente ao microondas até as papas engrossarem, retirando de vez em quando para misturar.
| Quando as papas estiverem quase com a textura desejada, retirar do microondas, adicionar a whey e mexer bem. Com a whey a textura fica mais consistente, por isso devem adicioná-la quando as papas ainda estiverem um pouco mais líquidas do que desejam. Caso depois de adicionar a whey as papas não estejam ao vosso gosto, podem adicionar água quente (se estiverem demasiado grossas) ou levar novamente ao microondas (se estiverem demasiado líquidas).



Foi tão simples e rápido fazer estas papas que fiquei a sentir-me uma idiota por não ter experimentado isto antes. Depois de as ter comido nem me consigo lembrar das versões horrorosas que tentei fazer! Estas são perfeitas: cremosas, sem saber a claras, com um sabor docinho da whey mas não em demasia... Estava mesmo com receio, mas surpreenderam-me a todos os níveis.
As claras e a whey ajudam imenso na textura! Ambas dão volume e ajudam a textura a ficar espessa e cremosa sem usar imensa aveia, resultando num perfil de macronutrientes excelente para umas papas tão aprazíveis. Por não engrossar apenas à conta da aveia, a receita rende bastante: 40g de flocos só com água não renderiam nada, mas assim enchem a taça (e olhem que não é uma taça pequena!).
Com fruta como topping ainda ficam melhores, parece-me que se tornarão no meu lanche mais frequente dos próximos tempos :D
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Informação Nutricional (pela dose das fotos)
Energia: 277kcal 
Proteínas: 33.7g 
Hidratos de Carbono: 24.5g 
-       Dos quais açúcares: 0.7g 
Lípidos: 3.5g
-          Dos quais hidrogenados: 0g
-     Dos quais saturados: 0.7g 
Fibra:  0g 

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a uma dose como a das fotos ou à totalidade da receita)Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
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1 comentário:

  1. Apesar de não ser muito adepta, até tem muito bom aspecto que até chegaria a provar!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

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