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Bolo de Amêndoa (Saudável, Sem Açúcar Adicionado)


Com o frio cada vez apetece mais fazer bolinhos caseiros, e a aproximação do Natal foi a desculpa perfeita para fazer um de amêndoa :D 
Inspirei-me novamente numa receita antiga, a do bolo de amêndoa e mel, mas como de costume omiti o mel em favor da aveia de sabor. A receita ficou com um perfil nutricional ainda mais interessante, além de mais simples: usei um total de 3 ingredientes!





Bolo de Amêndoa (Saudável, Sem Açúcar Adicionado)

Ingredientes:
[  6 ovos
[  100g de farinha de amêndoa (usei a da EU Nutrition; o cupão euavela15 dá-vos desconto e ofertas no site)
[  100g de farinha de aveia com sabor (usei a de bolacha maria da EU Nutrition; atualmente está esgotada, mas podem usar as panquecas proteicas do mesmo sabor, que não são mais que uma aveia de sabor enriquecida com claras e chia. O cupão euavela15 dá-vos desconto e ofertas no site)
[  15g de amêndoa palitada torrada

Preparação:
| Utilizando uma batedeira elétrica, bater os ovos durante 2 ou 3 minutos, para aumentarem de volume e ficarem fofos.
| Parar de bater, juntar as farinhas (de amêndoa e de aveia) e envolver com uma espátula.
| Transferir o preparado para uma forma forrada com papel vegetal (ou uma antiaderente, de silicone, por exemplo). 
| Polvilhar com a amêndoa laminada e levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 15 minutos, até o bolo estar cozido mas ainda húmido.



Acho que as fotos ilustram bem o quão fofo o bolo ficou! Levemente húmido, com a textura rica da farinha de amêndoa a fazer-se notar... Um sonho, resumindo :D 
O sabor também é tudo o que se podia desejar - marca presença um aroma autêntico a amêndoa, com um toque leve a bolacha dado pela minha aveia de sabor de eleição. Novamente, gabo-lhe as virtudes: consegue adoçar o bolo sem o deixar artificial, e não se sobrepõe ao sabor da amêndoa, que fica perfeito enquanto aroma principal :)
Abaixo podem ver o perfil nutricional por fatia, e confirmar que é ótimo! Evidentemente, o teor em gordura é razoável, pois dois dos ingredientes são ricos neste macronutriente - mas vem de fontes interessantes, visto que não usei óleo nem manteiga. O açúcar é apenas o naturalmente presente, a quantidade de proteína por fatia é significativamente superior ao costume, e o teor calórico é bem reduzido, em especial para um bolo de amêndoa (tipicamente mais denso).
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Informação Nutricional (por uma fatia)
Energia: 193kcal 
Proteínas: 9.0g 
Hidratos de Carbono: 9.8g 
-       Dos quais açúcares: 1.1g 
Lípidos: 12.7g
-          Dos quais hidrogenados: 0g
-     Dos quais saturados: 1.8g 
Fibra:  2.5g 

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a uma fatia ou 1/8 da receita)Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
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