domingo, 12 de janeiro de 2020

Preparação de Refeições #67 - Massa com Couve Lombarda, Feijão Branco e Pescada



Desta vez foi semana de fazer um prato de peixe para os almoços, e obcecada como ando por massas repletas de couves decidi quebrar um limite há muito auto-imposto e fazer um prato de que desdenhava desde pequena: massa de peixe :P

Sim, aquele terror de qualquer criança, apenas superado na escala de ódio por sopa de peixe. O mais estranho é que na verdade eu sou bastante fã de peixe no geral, e de pescada em particular - mas nunca tinha comido nenhum prato do género de massa/arroz fresco com pescada, e por isso parecia-me uma coisa quase bizarra.

Esta semana decidi ultrapassar preconceitos, e ainda bem: a massa de peixe surpreendeu :D

Peixe < 3

Massa < 3
Não misturei o peixe mesmo na massa para não se desfazer - cozi-o no refogado, depois retirei e cozi no mesmo refogado a massa. E a verdade é que ficou com um sabor delicioso! Além de ser mais um prato particularmente reconfortante :)

Quanto à receita em detalhe, aqui vai:

No dia anterior cozi feijão branco (previamente demolhado) em água com sal. Reservei tanto o feijão como a água.

Na hora piquei quantidades generosas de cebola, pimentos (verdes e vermelhos) e alho e levei a refogar num fio de azeite. Quando a cebola começou a ficar translúcida juntei tomate picado e um pouco de água de cozer o feijão. Deixei os vegetais cozerem bem e triturei tudo.

Juntei a restante água do feijão, temperei com sal e esperei que fervesse. Nessa altura juntei os lombos de pescada (com cuidado para não se partirem). Esperei que cozessem, virando-os mais ou menos a meio do tempo, e retirei para os recipientes usando uma escumadeira. 

Depois de tirar o peixe, coloquei no mesmo tacho (ainda com o refogado, claro) as folhas de couve lombarda, adicionando água quente conforme necessário. Quando as couves estavam quase cozidas juntei o feijão branco previamente cozido e a massa (usei espirais tricolor, porque quem é que não gosta de massa colorida? Eu não sou de certeza :P). Esperei que a massa cozesse e pronto :)

Fiquei com a maravilha que se vê :D

Assim foram os meus almoços esta semana :)
Devo um pedido de desculpas a massa com pescada, agora cabe-me a mim remediar a situação compensando o tempo perdido com muitos pratos destes no futuro :P

De resto, esta semana voltei a fazer 2 pratos diferentes para os jantares, ambos já muito batidos por aqui. O de carne foi...

Feijoada, claro :D Mais precisamente: feijoada com frango e penca, claro :D
A preparação é a mesma do costume: no dia anterior cozi feijão vermelho em água com sal (e reservei a água). De resto, como sempre, aproveitei o facto de ter de cozinhar os almoços para fazer refogado a mais. Depois de o triturar passei parte para outro tacho, juntei a água de cozer o feijão e temperei com sal e cominhos. Juntei frango (previmente cozido em água com sal e desfiado) e deixei ferver. Nessa altura adicionei folhas de penca, e quando estavam quase cozidas acrescentei o feijão. Deixei mais um pouco ao lume para o refogado engrossar et voilà :D

Estou sempre a fazer isto, mas podem culpar-me apreciando aqueles trocinhos maravilhosos? :P

Mais uma dose de tupperwares

3 dos jantares da semana foram assim :)
Para os restantes jantares usei o forno para fazer um prato vegetariano:

Tofu fumado e batata-doce assados + sopa
Também está longe de ser uma novidade, já fiz isto para os jantares da semana inúmeras vezes :P E o procedimento é sempre o mesmo: fatio o tofu e a batata-doce e levo ambos ao forno a 200 graus até estarem prontos, virando a meio. Quanto à sopa, desta vez usei abóbora, cenoura e courgette. Fiz apenas duas doses, e na terceira vez acompanhei com tomates cherry:

Ando viciada em tomates cherry, admito. Se quiserem o meu conselho, os do Lidl e do Mercadona são particularmente bons! :)
Assim se passou mais uma semana. Novamente, não partilho nada de inovador, mas espero que ajude algumas pessoas a organizarem-se e prepararem refeições equilibradas que apreciam sem gastar horas na cozinha :)

1 comentário:

  1. Couve lombarda, tão bom =)

    Até a pescada ficou com bom aspecto, apesar de eu não ser grande fã.

    Beijocas

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...